JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quarta-feira, 3 de julho de 2013

IPU PODERÁ IR AS URNAS PARA DECIDIR O FUTURO DA POLÍTICA

O município de Ipu no estado do Cerá, assim com no resto do país, poderá ir as urnas nos próximos meses para mudar o futuro da política com o plebiscito que decidirá sobre a reforma política no país. Assim como no 'Plebiscito das armas' o voto poderá ser obrigatório para todo cidadão que possua título de eleitor.

E será no mesmo moldes de uma votação comum serão convocados mesários e no município de Ipu o Cartório Eleitoral ficará responsável pela realização do Plebiscito que de acordo com TSE poderá ocorrer no dia 8 de setembro.

Em Brasília o governo apresentou, na manhã de ontem, terça-feira (02/07) ao Congresso as sugestões de temas para a formulação do plebiscito sobre a reforma política. 

São elas: A forma de financiamento das campanhas, do sistema eleitoral, a possibilidade do fim da suplência de senador, a manutenção das coligações partidárias e o fim do voto secreto nas votações do Congresso.

O documento foi entregue ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A possibilidade da consulta popular para pontos da reforma política foi uma das sugestões dadas pela presidente Dilma Rousseff em respostas às manifestações populares das últimas semanas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ontem que o prazo mínimo para organizar um plebiscito sobre a reforma política é de 70 dias, a contar de 1º de julho, quando recebeu a consulta da presidente Dilma Rousseff sobre o tempo necessário. Com isso, de acordo com o tribunal, o plebiscito poderia ser realizado em 8 de setembro.

A cúpula da oposição ao Governo Dilma no senado defenda um referendo e não um plebiscito. Numa reação ao plebiscito sobre a reforma política sugerido pela presidente Dilma Rousseff, a oposição quer aprovar proposta de emenda constitucional que obriga a realização de referendo para a população aprovar mudanças no sistema político.