JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

terça-feira, 17 de setembro de 2013

SAIBA QUAL A DIFERENÇA DO AUTÊNTICO PARA O FALSO LÍDER VEJA..

SERÁ QUE VOCÊ CONHECE
ALGUÉM QUE VESTE A CARAPUÇA?

APRENDA A MATAR PRA VIVER FELIZ DICA DE JUNIOR XIMENES RADIALISTA VEJA..

PRECISAMOS APRENDER A MATAR PRA SER FELIZ,MATE A SAUDADE,QUANDO PUDER FAÇA UMA VIAGEM PRA REVER LUGARES E PESSOAS SIGNIFICATIVAS EM SUA VIDA,OUÇA UMA BOA CANÇÃO,ASSIM VOCÊ MATARÁ A A SAUDADE E SERÁ FELIZ,MATE O DESEJO DE SER FELIZ, PRATIQUE A CARIDADE,FAÇA UMA VISITA A UMA PESSOA QUE PRECISA DESTA VISITA,TRANSMITA UMA PALAVRA DE AMOR DE PAZ E CARINHO,FAÇA UMA ORAÇÃO NA INTENÇÃO DOS QUE LHE PERSEGUEM ASSIM VOCÊ MATA INVEJA DELES,COMPRE AQUILO QUE VOCÊ PUDER COMPRAR PARA SEU CONFORTO E DAS PESSOAS QUE VOCÊ GOSTA,MAS NÃO SE ESQUEÇA DE QUANDO POSSÍVEL DIVIDIR ESTA SATISFAÇÃO COM OS QUE NÃO PODEM,ASSIM VOCÊ MATA A INSATISFAÇÃO DE SEUS SEMELHANTES MENOS FAVORECIDOS E SERÁ FELIZ,MATE OS DESEJOS ERRADOS BUSCANDO A MEDITAÇÃO E A REFLEXÃO NA PALVRA DE DEUS,NÃO SEJA APENAS MAIS UM A FALAR DO BEM ,DO AMOR,PRATIQUE ESTE BEM,VIVA ESTE AMOR E MATE O MISERÁVEL EXISTENTE DENTRO DE CADA UM DE NÓS,MATE DENTRO DE VOCÊ OS IMPULSOS QUE FAZEM MAGOAR A QUEM AMAMOS E SEJA FELIZ,PERDOE AOS QUE LHE OFENDEM VEJA NELES UM SER QUE PRECISA DE AJUDA POR ESTÁ COM UMA DOENÇA QUE AINDA NÃO CONSEGUIU DETECTAR ,ORE POR ELES COMPREENDA-OS, E MATE A INCOMPREENSÃO E SEJA FELIZ,VALORIZE A SIMPLICIDADE,A NATUREZA O CÉU E A TERRA,VALORIZE O POUCO OU O MUITO QUE VOCÊ TEM, ASSIM SERÁ MERECEDOR DO QUE AINDA VEM ASSIM VOCÊ MATARÁ O INGRATO EXISTENTE DENTRO DE CADA UM DE NÓS,VEJA CADA PESSOA COMO UM SER IMPORTANTE ASSIM VOCÊ MATA O ARROGANTE,MATE O ORGULHO DENTRO DE VOCÊ CONHEÇA A HUMILDADE,ASSIM VOCÊ CONHECERÁ A VERDADE,E A VERDADE É DEUS E TENDO DEUS VOCÊ TEM O MILAGRE DA RESSURRIEÇÃO POR TER MATADO A CRIATURA QUE EXISTIA DENTRO DE VOCÊ PRA FAZER RENASCER UM VERDADEIRO CRISTÃO,SENDO ASSIM VOCÊ MATOU SEM A VIDA TIRAR, MAS FEZ TUDO COM AMOR PRA VER UMA NOVA CRIATURA RESSUSCITAR.AUTORIA JUNIOR XIMENES RADIALISTA IPU 17/9/13.

Inspiri-se em bons exemplos

Inspiri-se em bons exemplos

Eles estão mais dispostos, mais em forma, mais felizes. As histórias de quem escolheu correr são cheias de sorrisos e satisfação e servem de convite para quem quer começar, pela corrida, a ter uma vida saudável
notícia 1 comentários
FOTOS SARA MAIA
Dona Fátima esbanja disposição. Ela corre três vezes por semana, pelo menos 7 quilômetros ao redor do Lago Jacarey ou na Beira Mar

Os sorrisos da senhora são do tipo contagiante. É tanta disposição e vitalidade que conversar com dona Fátima Maria Lopes e Silva faz qualquer um ter vontade de levantar da cadeira e começar a praticar exercícios. A dona de casa de 61 anos sempre foi “rata de academia” - conforme a própria definição. Começou a correr há mais ou menos oito anos. Viciou na prática e, “faz tempo”, diz, deixou de correr 5 quilômetros em competições. “Corro 10 quilômetros e, dependendo do percurso, chego que parece que não fiz nem uma corrida”, confidencia.

Dona Fátima corre três vezes por semana. Cada vez são, pelo menos 7 quilômetros - ou ao redor do Lago Jacarey, na Cidade dos Funcionários, ou na Beira Mar. Na equipe de assessoria esportiva, é a mais velha. Tornou-se exemplo. Porque não é qualquer um que encara, além das corridas de rua, corridas de aventura - subindo e descendo dunas. “Dona Fátima, quando crescer quero ser igual a senhora. A senhora é minha inspiração”, ouve dos colegas de treino.

“Eu acho que eu termino, não só na assessoria, mas para os filhos, os amigos, sendo exemplo de vida”, orgulha-se. Com a experiência, dona Fátima tem credencial para dar dicas para quem quer começar a sair pelas ruas. “O primeiro passo é você querer e começar, dar o primeiro passo que você vai trocar coisas não benéficas pela modalidade”, ensina.

Além disso, acompanhamento profissional é básico, diz a dona de casa. “É super importante correr com orientação e muito importante fazer exames pra saber como está a sua saúde”, lembra. Pelo menos uma vez no ano, dona Fátima faz uma avaliação médica.

“Eu aconselho quem está sentado no sofá, vendo televisão, que troque isso, comece caminhando depois participe de uma corrida e vai ver que delícia que é. É uma maravilha! Se Deus me der a qualidade de vida que tenho agora, eu sei que vou longe!”, comenta. E será correndo!

Emagrecimento
Foi a necessidade de mais saúde que “empurrou” Larissa Feitosa, 33, para as ruas. A administradora precisava perder peso. Optou pela prática que mais a encantava. “Gosto da corrida porque é na rua, não é repetitivo, é ao ar livre”, explica. Assim, um ano atrás, com aval dos médicos, procurou uma assessoria esportiva indicada por uma amiga, começou a correr, gostou e, com a prática e a dieta regrada, perdeu 12 quilos.

“Eu cheguei com um propósito e disse: ‘a partir de hoje, vou começar uma vida diferente’. Comecei a treinar, fazer as primeiras competições, correr 5 quilômetros, 10 quilômetros… Participei agora, no Rio de Janeiro, da minha primeira meia-maratona. Vinte e um quilômetros! E é muito gratificante. Terminei a prova, pisei na linha de chegada e comecei a chorar. Não acreditei que fosse conseguir terminar uma prova”, comemora Larissa.

Com o novo corpo e os novos hábitos alimentares, veio uma nova vida de mais disposição, mais alegria. “É preciso ter força de vontade porque você vai fraquejar, mas, na assessoria, sempre tem alguém perto que diz que você consegue, é capaz. O exercício em si faz você se revitalizar, revigorar. É muito bom”. (Mariana Lazari)

"É SUPER IMPORTANTE CORRER COM ORIENTAÇÃO E MUITO IMPORTANTE FAZER EXAMES PRA SABER COMO ESTÁ A SUA SAÚDE"

Fátima Maria Lopes e Silva

Técnica milenar indiana tranquiliza o bebê e intensifica ligação com a mãe

BEM-ESTAR

Técnica milenar indiana tranquiliza o bebê e intensifica ligação com a mãe

O universo do bebê é complexo e exige de seus pais paciência e intimidade para compreender suas nuances. O choro da criança, por exemplo, nem sempre é causado pela cólica intestinal. Aspectos emocionais – como estresse, horário biológico desregulado ou genética – também podem influenciar no nervosismo das crianças. A Shantala, uma técnica indiana de massagens, aproxima mãe e filho, no mesmo tempo em que estimula o padrão respiratório. Ela também contribui para o funcionamento correto do sistema gastrointestinal e endócrino.

A Shantala, que é um método de massagem especialmente desenvolvido para o bebê, é uma arte de dar e receber amor. O livro Shantala, do obstetra francês Dr. Frederick Leboyer, ajudou a divulgar a técnica. O médico, encantado com a intimidade criada entre sua mulher e filho, homenageou a obra com o nome de sua esposa.

A massagem indiana, no entanto, é terapia milenar. O objetivo é ampliar os momentos de contato com o seu filho e fortalecer o vínculo entre ele e a mãe. Nesta perspectiva, o mais importante é o elo entre os dois. Cada bebê é um indivíduo e o seu sinal de satisfação é o melhor indício para saber se os movimentos estão adequados.

“Sem dúvida, trata-se de um fortalecimento do vínculo entre a mãe/pai e o bebê. A terapia consiste na resposta ao toque, ou seja: é uma forma de se comunicar diretamente com o bebê’’, conta Pedro Vasco, diretor-executivo e massoterapeuta na SPA & Cia. Além disso, recomenda-se que a mãe esteja relaxada quando estiver à frente do procedimento. “Há uma grande diferença entre cólica e estresse. A cólica ocorre desencadeada pela imaturidade do sistema digestivo do bebê; já o estresse pode ser genético ou, ainda, provocado por fatores externos que incomodam o neném’’, explica o massoterapeuta.

Estudos
Estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa do Toque, da Faculdade de Medicina da Universidade de Miami (EUA), comprovaram que esta técnica deixa a criança menos chorosa, até na hora de trocar as fraldas e tomar banho, por exemplo. A Shantala é dividida em quatro momentos: energização, massagem, exercícios finais e banho de relaxamento. “Ela deve ser aplicada respeitando a sequência: peito, braço, mão, abdômen, perna, pé, costas e face’’, sinaliza Pedro Vasco.

Desta forma, as mães precisam estar atentas ao óleo que será usado na massagem. Vasco sugere que os óleos sejam vegetais – extraído das plantas – para que também hidratem o corpo da criança. Vale lembrar que o bebê não pode estar com fome ou de estômago cheio. O ideal é que a Shantala seja feita antes do banho. Segundo ele, “os papais e mamães devem aguardar o filho completar um mês de vida para aderir à técnica. Antes disso, não é aconselhável’’.

Passos importantes
  • Aqueça suas mãos em água morna ou friccionando-as com óleo vegetal puro.
  • Se o dia estiver frio, aqueça o óleo levemente em banho-maria ou deixe próximo ao aquecedor.
  • Deslize toda a mão pela pele do bebê.
  • O banho de imersão, em água morna, com apenas o rostinho e os ouvidos do bebê de fora, elimina as tensões que ainda possam existir no corpo dele e retira o excesso de óleo. Segure-o por baixo e deixe-o flutuar por entre cinco e dez minuto

Exemplo pioneiro que oferece Alagoas: Secretaria de Estado para promover a Paz

CULTURA DE PAZ

Em todo o Brasil, iniciativas para promover a Cultura de Paz no lugar da Cultura da Violência existem. Mas, em Alagoas, o Governo do Estado assumiu o desafio de institucionalizar políticas públicas de promoção da paz e foi além: criou a Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), em 2009. Dentre os vários projetos, a entidade, que tem à frente o Secretário Jardel Aderico, também está atenta à questão do papel da Comunicação nesse processo e articula um seminário para jornalistas e demais comunicadores a ser realizado neste semestre. A Agência da Boa Notícia é uma das instituições contatadas para o evento.
 
Enquanto a programação do Seminário é elaborada, vale divulgar para reforçar o exemplo pioneiro de Alagoas que já chamou a atenção de outros estados brasileiros e motivou o Governo de Rondônia a criar secretaria nos mesmos moldes, em 2011. Adalberon Sá Júnior, Superintendente de Promoção da Cultura de Paz da Sepaz de Alagoas, enviou por e-mail edição especial do Diário Oficial dedicada à Secretaria, com informações sobre os projetos e entrevista do Secretário Jardel Aderico.
 
“A intenção do Governo de Alagoas foi combater a violência não apenas com repressão policial e ações de justiça, havia a necessidade de envolver a sociedade com atitudes de paz e prevenção social à criminalidade e à violência”, explicou o Secretário sobre a iniciativa do   governador Teotônio Vilela Filho  em criar a Sepaz. Embora prevenir a violência e promover a paz estejam nas ações das várias secretarias – Saúde, Educação, Defesa Social – o Secretário explica que “o desafio foi organizar essas ações com um caráter estratégico”, numa secretaria específica.
 
Na formulação das estratégias da pasta, o Secretário revela que um dos pontos foi enfrentar a relação drogas e violência, uma vez que as estatísticas na época em que a Sepaz foi criada indicavam que “85% das ações criminosas tinham como ambiente o tráfico e o consumo de drogas”. Para prevenir a criminalidade e afastar o dependente químico desse ambiente foi criado o projeto Acolhe Alagoas, por onde passaram mais de dez mil pessoas pelo Centro de Triagem. Entre os que foram acompanhados pelas Comunidades Acolhedoras e outros serviços do estado, os dados dão conta que, de 100 jovens assistidos nessas comunidades por um período de seis meses, apenas quatro voltaram a se envolver com a criminalidade. O modelo serviu para o Estado do Espírito Santo criar a Rede Abraço.
 
Educação emocional e desarmamento
 
Outro eixo da Sepaz são ações na linha da educação emocional nas escolas. Crianças dos seis anos de idade até os 12 anos aprendem a lidar com as próprias emoções e enfrentar as provocações e conflitos sem apelar para a violência seja física ou verbal. Quem lida com os alunos necessita de capacitação em Cultura de Paz. Um exemplo de atividade nessa área foi o recente Seminário Internacional de Educação Emocional e Social, ministrado pelo professor espanhol Rafael Bisquerra, da Universidade de Barcelona.
 
O evento, ocorrido no último dia 6, numa promoção da Sepaz e da Inteligência Relacional, teve a participação de professores, diretores e coordenadores da rede pública de ensino de Maceió, mobilizados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na sociedade em geral, universitários e outras pessoas com liderança em suas comunidades também recebem capacitação para atuar como Agentes da Paz.
 
Outro ponto de destaque da Sepaz diz respeito à Campanha Nacional do Desarmamento, do Ministério da Justiça. Além dos tradicionais pontos fixos em delegacias, batalhões e quartéis, o Governo de Alagoas, por meio da Sepaz, conta com o Ônibus do Desarmamento, que circula pela capital e interior facilitando a entrega voluntária de armas de fogo pelos cidadãos. Em maio, a ideia foi posta em prática no estado de Pernambuco, com a Van do Desarmamento, enviada a cidades sem postos fixos da campanha. 
 

Agência Pública aposta em jornalismo independente via financiamento coletivo

COMUNICAÇÃO

Desde o dia 8 de agosto, a Agência Pública está fazendo uma campanha de financiamento coletivo para a realização do projeto Reportagem Pública. É o primeiro crowdfunding realizado pela Pública e o objetivo do projeto é arrecadar fundos para a concessão de bolsas a jornalistas para execução de diversas reportagens investigativas, relacionadas à assuntos de interesse público. As doações podem ser feitas até o dia 20 de setembro, pelo site http://catarse.me/pt/reportagempublica. Faltam apenas cinco dias para financiar e viabilizar o Reportagem Pública. Os interessados podem doar entre R$20,00 a R$ 2.000,00.

Pioneira do Brasil, a Agência Pública aposta num modelo de jornalismo sem fins lucrativos para manter a independência. Fundada em 2011, todas as suas reportagens são livremente reproduzidas por diversos veículos sob a licença creative commons. Atualmente, a Agência conta com mais de 50 republicadores no Brasil e no exterior. Sua missão é produzir reportagens de fôlego pautadas pelo interesse público, sobre as grandes questões do país do ponto de vista da população – visando ao fortalecimento do direito à informação, à qualificação do debate democrático e à promoção dos direitos humanos. A Agência tem três eixos investigativos principais: os preparativos para a Copa do Mundo de 2014; megainvestimentos na Amazônia; e a ditadura militar.

Além de produzir, a Pública atua para promover o jornalismo investigativo independente, através de programas de mentorias para jovens jornalistas e bolsas de reportagem. “Para nós, o jornalismo não está em crise – está em renovação. A Pública acredita na reportagem. E no repórter”, diz Natalia Viana, codiretora da Agência Pública.

Crowdfunding
Além de doar a sua “vaquinha”, cada doador poderá votar nas reportagens que gostaria de ver apuradas. Aqueles que doarem poderão votar nas reportagens a partir do dia 7 de outubro, pelo site demo http://www.apublica.org/Reportagem-Publica/. Quem acessar o site poderá interagir com a pauta, seja através de comentários com sugestões ou pelo compartilhamento em redes sociais. A ideia do site demo é mostrar ao repórter como a sua pauta ficará disposta e apresentar ao público uma prévia do hotsite especial do Reportagem Pública, que entrará no ar em sua versão definitiva no início de outubro.

Inspirado nos concursos Microbolsas que distribuíram R$ 32 mil em 2012 e 2013 para diversos repórteres, o Reportagem Pública vai oferecer dez bolsas de R$ 6 mil reais para os projetos de investigação eleitos pelo público, e pretende arrecadar R$ 47.500,00 através de doação pelo Catarse – o restante será obtido através de um match funding com a Fundação Omidyar que vai doar um real para cada real arrecadado  via crowdfunding.

Todos os que doarem para o projeto terão direito a votar nas pautas inscritas pelos repórteres, que serão publicadas em um site próprio ao final da arrecadação. “O maior ganho do projeto de crowdfunding é a possibilidade de realizar dez reportagens autorais e de fôlego sobre temas publicamente relevantes, com a seleção de pautas feita pelo público, e não apenas pelo nosso conselho editorial, como no projeto Microbolsas”, explica Marina Amaral, uma das diretoras da Pública.

Sobre as pautas
As pautas eleitas pelo público serão realizadas com curadoria da Pública, como no concurso Microbolsas, da apuração à edição final, a cargo da agência e a ONG Artigo 19 dará consultoria legal para os repórteres. Depois, serão publicadas no site e oferecidas à rede de republicadores, sempre no sistema Creative Commons, adotado pela Pública desde sua fundação, em 2011.

Até agora a campanha já conseguiu arrecadar mais de R$ 25 mil, com mais de 340 apoiadores - entre eles os jornalistas Eliane Brum, Vanessa Bárbara, João Brant, Carlos Azevedo e Tatiana Farah.  Os jornalistas Paulo Markum, Audálio Dantas e Leonardo Sakamoto expressaram seu apoio doando livros para serem ofertados como "recompensa" para os doadores.  

Os repórteres interessados em inscrever pautas no Reportagem Pública devem preencher um formulário. Todas as propostas serão pré-selecionadas pela equipe da Pública com base na viabilidade e relevância dos projetos e em seguida apresentadas para a votação do público. Todos os que participarem do crowdfunding terão direito a voto. Como é praxe nos projetos do Catarse, outras recompensas são oferecidas conforme o valor da doação – livros de jornalistas, e-book com todas as reportagens do projeto, e até um workshop sobre jornalismo em rede.

Conheça o projeto: http://catarse.me/pt/reportagempublica

Gentilezas em imagens que restauram a esperança na humanidade

SOLIDARIEDADE

Gentilezas em imagens que restauram a esperança na humanidade

Há, ainda, quem diga que boa notícia é informação idealizada. Uma concepção, talvez, calcada num contexto cada vez mais problemático, refém da violência e, por que não dizer, do desuso do sentimento de esperança. O mundo contemporâneo, é verdade, está cada vez mais corrido, limitado por sua própria dinamicidade. São muitas coisas acontecendo no agora, neste exato momento. Enrolada na própria rede de compromissos e preocupações, a sociedade demora, às vezes, a perceber a singela dos detalhes, a delicadeza do comum. Mas, são justamente pequenos gestos e ações voluntárias que transformam o olhar de quem consegue tempo para enxergar além do óbvio.

Nesta semana, por exemplo, uma imagem inesperada ganhou as redes sociais. Tratava-se de um fenômeno, onde o planeta Vênus figurou forte ao lado da lua. O resultado, um espetáculo! A cena chamou atenção e inspirou diversas interpretações. O momento foi registrado na noite do último domingo, 8. No Ceará, onde milhares de pessoas estavam concentradas na Arena Castelão para assistir ao show da diva pop Beyoncé, uma grande rede de amigos do fotógrafo André Salgado, morto em maio deste ano e fã da cantora, encarou a imagem como um sorriso do amigo, feliz pela homenagem que o grupo organizou para ele aquela noite.


Gentilezas
No aboanoticiadodia.tumblr.com foram expostas imagens que mostram como gentilezas ainda não estão fora de moda. “São gestos que impressionam pelo cuidado com o próximo. As cenas foram gravadas no centro do Recife por câmeras instaladas pela Secretaria de Defesa Social, posicionadas para flagrar a ação de bandidos e ladrões”, descreve o post. Veja algumas:




Em seguida, outros exemplos de como gentilezas restauram nossas esperanças de uma sociedade melhor. Nem tudo precisa ser frio ou analítico demais. O mundo tem lugar ainda para todos os tipos de reflexões.

A multidão levanta um deficiente para que ele possa ver a performance de sua banda preferida

Bombeiro resgata gata de um incêndio

Atleta em Ohio parou para ajudar uma competidora machucada a atravessar a linha de chegada numa “track meet”. Vogel colocou o braço de McMath nos seus ombros, carregou 30 metros e então empurrou-a para a linha de chegada antes de atravessá-la.

Homem oferece suas sandálias para uma moradora de rua no Rio de Janeiro.

Durante um protesto no Brasil um general pediu para não ter luta no dia de seu aniversário. Então um grupo de protestantes fez uma surpresa para ele.

Dicas de segurança podem evitar que idosos sofram acidentes domésticos

TERCEIRA IDADE

A dona de casa Noeme Alves, 68, percorre sua cozinha com muito cuidado, olhando para o chão e caminhando com cuidado. A cautela não a acompanha a toa. Um chão molhado causou diversos problemas à idosa, que torceu um pé e machucou um braço. Como resultado, a certeza de que teve até um pouco de sorte, pois o acidente poderia ter causado danos maiores. “Esta não foi a primeira vez que me acidentei em meio a afazeres domésticos. Já caí no quintal de casa, enquanto varria. E também queimei um braço com óleo quente. Além de várias topadas que não resultaram em queda. Eu não entendo como fiquei tão suscetível a acidentes depois que fiquei mais velha. Tenho até sorte, pois devido aos pequenos incidentes da minha rotina, já poderia ter me acontecido algo mais sério”, relata a dona de casa.

O pensamento de dona Noeme encontra fundamentação nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme as estatísticas, 75% das lesões que levam os idosos aos hospitais públicos têm sua origem dentro de casa. Em relação aos idosos, as quedas são as principais causas de acidentes domésticos. Pisos molhados, degraus, tapetes e até chinelos podem potencializar esse tipo de acidente.

De acordo com alguns especialistas, a causa desse crescimento de acidentes domésticos entre idosos está diretamente ligada a diminuição da visão, da audição, dos reflexos e da coordenação motora, fatores próprios da terceira idade. Além disso, a pele do idoso é muito mais fina e, portanto, mais suscetível, do que a de um adulto ou mesmo de uma criança, uma vez que com o tempo vai perdendo o colágeno - camada de sustentação da pele.

Prevenção
A população brasileira está envelhecendo. Segundo dados do IBGE divulgados nos últimos anos, o Brasil é um país que caminha velozmente rumo a um perfil demográfico cada vez mais idoso. Se por um lado a longevidade é algo positivo, por outro, requer atenção especial em vários aspectos. Um deles é a preocupação com os riscos de acidentes que ocorrem dentro de casa.

A adoção de medidas de segurança e modificações nos interiores dos cômodos tornam o lar um ambiente mais seguro e adaptado para os idosos, contribuindo, assim, para a prevenção de acidentes domésticos. Os acidentes mais recorrentes acontecem no banheiro. É indicado que este local da casa seja bem adaptado com barras de apoio, tanto no vaso como dentro do box, piso antiderrapante e prateleiras baixas de fácil manuseio.

Dicas de segurança
• Colocar corrimão nas escadas e utilizá-los sempre;
• Utilizar as escadas sempre com a luz acesa;
• Colocar fita adesiva colorida e antiderrapante nos degraus;
• Aumentar a altura dos móveis e do vaso sanitário;
• Manter os objetos e utensílios mais utilizados entre a altura dos ombros e da cintura,
• Evitar subir em banquinhos e cadeiras ou abaixar-se demais;
• Evitar o uso de chinelos e sapatos mal calçados ou soltos;
• Evitar o uso do fogão, devido ao maior risco de queimaduras;
• Evitar contato com produtos químicos como inseticidas e cloro pelo risco de intoxicação e alergias;
• Remover tapetes e proteger os cantos de mesas com utensílios apropriados de silicone;
• Manter os remédios de uso contínuo organizados em caixas e etiquetados, evitando ingestão acidental;
• Ter sempre à mão telefones de emergência

Com informações da Takeda -  www.takedabrasil.com/br

18/09 - Dia dos Símbolos Nacionais

18/09 - Dia dos Símbolos Nacionais


Dia dos Símbolos Nacionais
As cores nacionais são o verde e o amarelo; podem ser usadas sem restrições, mesmo associadas ao azul e ao branco. O verde, presente no retângulo de nossa bandeira, simboliza nossas matas. O amarelo, presente no losango, simboliza as riquezas minerais do solo brasileiro. O azul, presente no círculo, simboliza nosso céu estrelado. O branco, presente na faixa que corta o círculo, representa a paz.
Há quatro símbolos significativos da pátria, ou seja, símbolos nacionais: a Bandeira Nacional, o "Hino nacional", as Armas Nacionais e o Selo Nacional.

A Bandeira Nacional foi adotada pelo decreto no 4, de 19/11/1889, com as alterações da lei no 5.700, de 1o/9/1971, e da lei no 8.421, de 11/5/1992. As estrelas gravadas na bandeira são as mesmas que se apresentavam no céu da cidade do Rio de Janeiro, às 20h30 do dia 15 de novembro de 1889, Dia da Proclamação da República. Na faixa branca, que corta o círculo, está inscrita, em verde, a expressão: "ORDEM E PROGRESSO".

O "Hino nacional" foi instituído pelo decreto no 171, de 20/1/1890, e oficializado pelo decreto no 15.671, de 6/9/1922. A composição musical é do maestro Francisco Manoel da Silva, e a letra é um poema de Joaquim Osório Duque Estrada. A marcha batida é de autoria do mestre de música Antão Fernandes. O arranjo, a ser executado por instrumental, é em si bemol; para a adaptação vocal, usa-se fá maior. As condições para a execução do "Hino nacional" estão previstas nos artigos 6o, 24 e 25 da lei no 5.700/1971, alterados pela lei no 8.421/1992.

As Armas Nacionais são símbolos criados pelo decreto nº 4/1889, com as alterações da lei no 5.700/1971 e da lei no 8421/1992. Consta de um escudo em campo azul-celeste, contendo cinco estrelas de prata na forma da constelação do Cruzeiro do Sul. O escudo sobrepõe-se a uma estrela partida - gironada. Ao fundo há uma espada, com uma estrela de prata sobre o cimo do punho, sobre uma coroa de um ramo de café com frutos, à direita, e à esquerda, de um ramo de fumo florido. O conjunto repousa sobre um esplendor de ouro, cujos contornos formam uma estrela de vinte pontos. Sobre o punho da espada, há um listel com a inscrição: "República Federativa do Brasil"; à direita, "15 de novembro"; à esquerda, "de 1889". O seu emprego está previsto no artigo 8o da lei no 5.700/1971.

O Selo Nacional, conforme o artigo 9? da mesma lei, compõe-se de um círculo igual ao encontrado na Bandeira Nacional, com a inscrição: "República Federativa do Brasil". O Selo Nacional é usado para autenticar atos do governo e diplomas expedidos por estabelecimentos de ensino oficiais ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

As cores nacionais são o verde e o amarelo; podem ser usadas sem restrições, mesmo associadas ao azul e ao branco. O verde, presente no retângulo de nossa bandeira, simboliza nossas matas. O amarelo, presente no losango, simboliza as riquezas minerais do solo brasileiro. O azul, presente no círculo, simboliza nosso céu estrelado. O branco, presente na faixa que corta o círculo, representa a paz.

MENSAGEM DO DIA 18 SETEMBRO DE 2013


18/09 A palavra de Deus ilumina o nosso caminho



A palavra de Deus ilumina o nosso caminho.

Tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho. Sl 119,105

Tu és o meu refúgio e o meu escudo, eu espero pela tua palavra. Sl 119,114.

Sustenta-me, conforme a tua promessa, e eu viverei.
Apóia-me, e serei salvo e estarei
sempre atento aos teus statutos. Sl 119,116

Que o meu clamor chegue à tua presença, Javé!
Dá-me discernimento conforme a tua palavra!
Que a minha súplica chegue à tua presença!
Liberta-me, conforme a tua promessa!
Que os meus lábios publiquem o louvor, pois tu me ensinas os teus estatutos.
Que a minha língua cante a tua promessa, pois os teus mandamentos todos são justos.
Que a tua mão venha socorrer-me, pois escolhi os teus preceitos.
Eu desejo a tua salvação, Javé, e a tua vontade é a minha delícia.
Que eu possa viver para te louvar, e tuas normas me auxiliem. Sl 119,169-175

SANTO DO DIA 18 DE SETEMBRO

Santo do Dia


São José Copertino
1603-1663

18 de Setembro - São José Copertino

No dia 17 de junho de 1603, nasceu, no reino de Nápoles, na aldeia de Copertino, um menino de nome José. Era o filho mais novo da família Desa, cujo pai, um pobre carpinteiro, mal conseguia sustentar a família. Ele veio ao mundo num pequeno estábulo, onde permaneceu nos primeiros meses de vida, porque o pai, endividado, teve de vender o pouco que possuíam.

Já naquela época os desníveis sociais geravam miséria, insegurança e sofrimento, impedindo que filhos de famílias pobres estudassem e desenvolvessem sua cultura e inteligência. Mas, apesar de iletrado, o menino foi criado no rigor dos ensinamentos de Cristo, pois sua família era muito religiosa. Assim foi a infância de José. Os únicos talentos por ele manifestados foram de ordem espiritual: o da oração e o da caridade para com os mais necessitados, que sofriam as agruras da miséria, como ele.

Quando completou dezessete anos, estava determinado a tornar-se frade. Mas até os capuchinhos que o haviam aceitado como irmão leigo fizeram-no devolver o hábito, por causa da sua grande confusão mental. Isso causou a José um sofrimento muito grande. Mas não desistiu. Finalmente, foi aceito no Convento de Grotella, pelos Frades Menores, que o acolheram e lhe deram uma tarefa simples: cuidar de uma mula.

Mesmo renegado, estava determinado a ser sacerdote. Foi então que as graças divinas começaram a intervir na sua vida. Apesar da dificuldade que tinha em estudar, milagrosamente saía-se muito bem nas provas para tornar-se sacerdote. Desde então, começaram a aparecer sinais de predileção divina e fenômenos que atestavam sua santidade interior, presenciados pela comunidade de fiéis e irmãos da Ordem. Eram manifestações extraordinárias, como, por exemplo, curas totalmente milagrosas de doentes de todos os tipos de enfermidades. Ainda: em êxtases de oração, caminhava pela igreja sem colocar os pés no chão e, sem tomar nenhum cuidado com o corpo, exalava um fino e delicado odor. Por tudo isso, já era venerado em vida como santo.

Outro fato relevante na vida de José de Copertino é que, apesar de quase não ter nenhum estudo teológico, tinha o dom da ciência e era consultado por teólogos a respeito de questões delicadas. Espantosamente, tinha sempre respostas sábias e claras. Com isso, José conquistou a glória máxima e, mesmo sendo considerado o frade mais ignorante de toda a Ordem franciscana, sua fama de bom cristão, seu comportamento peculiar e seus milagres chegoaram a Roma. O papa Urbano VIII convocou-o e recebeu-o com as honras de que era merecedor. Talvez esse tenha sido um dos dias mais felizes na vida de José de Copertino.

Em 1628, foi ordenado sacerdote. José de Copertino mergulhou tão profundamente nas coisas de Deus que acabou se tornando um conselheiro de padres, bispos, cardeais, chefes de Estado e religiosos em geral. Todos o procuravam. E ele os atendia com paciência, humildade e sabedoria, indicando-lhes a luz de que necessitavam.
José de Copertino morreu aos sessenta anos de idade, no dia 18 de setembro de 1663, no Convento de Osímo, Itália. O local, que se tornara um ponto de peregrinação com ele ainda vivo, tornou-se, imediatamente, um santuário a ele dedicado. Festejado liturgicamente no dia de sua morte, este singular frade franciscano é considerado pelos estudiosos como "o santo mais simpático da hagiografia católica".

Os freqüentes êxtases espirituais, que lhe permitiam "voar" literalmente pela igreja, fizeram de são José de Copertino o padroeiro dos aviadores e pára-quedistas. Também, devido à sua determinação diante das numerosas dificuldades encontradas nos estudos e exames de seleção, é considerado o santo padroeiro dos estudantes que se encontram nessa condição, anualmente.

PM prende idoso de 70 anos com porte ilegal de ama de fogo em Ipu


Notícia de Fagner Freire // segunda-feira, setembro 16, 2013 16 de setembro de 2013 // 0 comentários


Um aposentado de 70 anos foi preso e autuado em flagrante com porte ilegal de arma de fogo. Manoel Campos de Lima se encontrava em um Bar próximo ao distrito de Abílio Martins por volta das 3h da madrugada com um revolver calibre 32 com seis cartuchos intactos.

Após abordagem os policiais militares Cabo Sousa e Sd's Cristiano, Vianna e J. Oliveira sob o comando do Sargento Ferreira encontraram com o idoso o revolver.

Ele foi autuado em flagrante na delegacia de policia de Tianguá-CE.
Caderno: CIDADE , DESTAQUE , POLICIAL LOCAL , PRINCIPAL

Dupla é presa após cometer assalto a mercadinho em Ipu


Dois jovem foram presos após assaltarem um mercadinho no bairro da Caixa D'água, em Ipu. Francisco Eduardo Menezes da Costa, 23 anos vulgo "Nego Fera" e Francisco Márcio Marciano da Silva, 27 anos renderam o dono do estabelecimento e um representante comercial e levaram dinheiro do estabelecimento e do vendedor.

O assalto aconteceu nesta segunda-feira (16/09) por volta das 10 da manhã e de acordo com a polícia os acusados renderam as vítimas com o uso de uma faca e outro com uma sugesta que estaria armado de revolver.

Uma hora depois do crime a PM conseguiu efetuar a prisão dos jovem no bairro dos Pereiros em Ipu. A PM acredita que a dupla possa ter participação em outros assaltos na cidade.

Eles foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Ipu foram reconhecidos e serão enquadrados pelo crime de assalto. 

CÂMARA GASTA FORTUNA EM SAÚDE PARA DEPUTADOS

segunda-feira, 16 de setembro de 2013


A Câmara dos Deputados gasta por ano R$ 2,7 milhões em convênios com os hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, de São Paulo, para atender deputados e ex-deputados, apesar de manter um completo e dispendioso Departamento Médico (Demed) – praticamente um hospital de primeira linha, com atendimentos ambulatorial e de emergência, dotado de laboratórios de análise e com capacidade de fazer cirurgias. (Diário do Poder)

MENSAGEM DO DIA


17/09 O preço da comunicação - Pe. Zezinho, scj

O mundo tem 40 mil empresas transnacionais, mas 0,3% delas são tão poderosas que detém a terça parte do estoque de capital do mundo. Das 100 maiores, 32 são americanas e 19 japonesas. A receita anual das 220 maiores corporações do planeta somam US $ 7,1 trilhões, isto é, mais do que 80% do dinheiro do mundo. As matrizes delas situam-se no grupo G-8. O campo da comunicação e dos direitos de utilizar (copy rights) é um dos que mais riqueza aportam a estes países. Vinte conglomerados faturam entre US$ 5 a 35 bilhões só com a indústria da mídia global. Dois terços das informações e do conteúdo cultural disponíveis no planeta são veiculados por estas vinte empresas que possuem estúdios, produtoras, gravadoras, distribuidoras, parques de diversões, TVs abertas e pagas, emissoras de rádio, revistas, jornais, serviços on line, portais e provedores de Internet, vídeos , videogames, jogos, softwares, CD-ROMs, DVDs,equipes esportivas, megastores, agências de publicidade e marketing, telefonia celular, telecomunicações, transmissão de dados, agências e noticias e casas de espetáculos. Só a VIACOM controla 40% da TV norteamericana e 150 estações de rádio. A MTV um de seus canais a cabo alcança 400 milhões de lares em 164 paises. A Simon & Schuster é a holding de 10 editoras que publicam por ano 2.100 títulos. 

Estes dados se encontram no excelente livro " Por uma outra comunicação" organizado por Denis de Morais . Ler estes autores competentes e bem informados pode mudar nossa opinião a respeito de democracia. Alguém com enorme poder econômico está fazendo a cabeça da humanidade e não são as igrejas nem as escolas. É a industria da comunicação que se vale da publicidade para quase tudo e por isso quer o lucro 400% acima do custo de seus produtos porque, divulgar uma canção ou uma marca custa caro. Nós pagamos também a divulgação do tênis ou da bebida que compramos.

Donos do dinheiro que não foram eleitos por nós, conseguem direitos de vender e negociar, num país onde os cidadãos que elegemos não têm outra escolha senão permitir que venham, porque caso contrário o país não terá a telefonia, a informação, os espetáculos, o conhecimento, ou aqueles bens que o que o resto do mundo possui. Saber alguma coisa hoje custa caro. E quem fornece conhecimento, diversão e comunicação aufere um lucro fantástico. O discurso da vida que por muito tempo esteve nas mãos dos religiosos e educadores está nas mãos desses homens. O que você quer saber passa por eles e custa muito dinheiro. É por isso que um livro que poderia custar 8 reais acaba custando 80 e um CD que pode ser vendido a 3 reais custa mais de 20. Aquele conteúdo tem preço!

www.padrezezinhoscj.com
Comentários: online@paulinas.com.br

SANTO DO DIA 17 DE SETEMBRO


São Roberto Belarmino
1542-1621

17 de Setembro - São Roberto Belarmino

Roberto Francisco Rômulo Belarmino veio ao mundo no dia 4 de outubro de 1542, em Montepulciano, Itália. Era filho de pais humildes e católicos de muita fé. Tiveram doze filhos, dos quais seis abraçaram a vida religiosa, tal foi a influência do ambiente cristão que proporcionaram a eles com os seus exemplos.

O menino Roberto nasceu franzino e doente. Talvez por ter tido tantos problemas de saúde nos primeiros anos de existência, dedicou atenção especial aos doentes durante toda a vida.

Embora constantemente enfermo, Roberto demonstrou desde muito cedo uma inteligência surpreendente, que o levou ao magistério e a uma carreira eclesiástica vertiginosa. Em 1563, foi nomeado professor do Colégio de Florença e, um ano depois, passou a lecionar retórica no Piemonte. Em 1566, foi para o Colégio de Pádua, onde também estudou teologia e, em 1567, mudou para a escola de Louvain, sendo, então, já muito conhecido em todo o país como excelente pregador.

Em 1571, tendo concluído todos os estudos, recebeu a ordenação sacerdotal e entrou para a Companhia de Jesus. Unindo a sabedoria das ciências terrenas, o conhecimento espiritual e a fé, escreveu os três volumes de uma das obras teológicas mais consultadas de todos os tempos: "As controvérsias cristãs sobre a fé", um tratado sobre todas as heresias.

Mais tarde, em 1592, Belarmino foi nomeado diretor do Colégio Romano, que contava com duzentos e dois professores e dois mil estudantes, entre os quais duzentos jesuítas. Lá, realizou um trabalho de tamanha importância que, algum tempo depois, foi nomeado para o cargo de superior provincial napolitano, função em que ficou apenas por dois anos, pois o papa Clemente VIII reclamava sua presença em Roma, para auxiliá-lo como consultor no seu pontificado. Nesse período, produziu outra obra famosa: "Catecismo", que teve dezenas de edições e foi traduzido para mais de cinqüenta idiomas.

Com a morte do papa Clemente VIII, o seu sucessor, papa Leão XI, governou a Igreja apenas por vinte e sete dias, vindo a falecer também. Foi assim que o nome de Roberto Belarmino recebeu muitos votos nos dois conclaves para a eleição do novo sumo pontífice. Mas, no segundo, surgiu o novo papa, Paulo V, que imediatamente o chamou para trabalharem juntos no Vaticano. Esse trabalho ocupou Belarmino durante os vinte e dois anos seguintes.

Morreu aos setenta e nove anos de idade, em 17 de setembro de 1621, apresentando graves problemas físicos e de surdez, conseqüência dos males que o acompanharam por toda a vida. Com fama de santidade ainda em vida, suas virtudes foram reconhecidas pela Igreja, sendo depois beatificado, em 1923. A canonização de são Roberto Belarmino foi proclamada em 1930. No ano seguinte, recebeu o honroso título de doutor da Igreja. A sua festa litúrgica foi incluída no calendário da Igreja na data de sua morte, a ser celebrada em todo o mundo cristão.

VEJA TAMBÉM