JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Ônibus universitário de Ipu se envolve em acidente sem vítimas


 
O ônibus da Transpec que transporta diariamente os universitários de Ipu para Sobral se envolveu em um engavetamento com outros dois ônibus que levam universitários de Viçosa do Ceará e Guaraciaba do Norte, o acidente aconteceu na noite desta quinta-feira (20-09-2013)  a 10 km da saída do município de Sobral. Uma carreta virada na BR-222 próximo ao Posto Ipiranga foi o pivô do acidente sem vítimas, apenas danos materiais no ônibus que ficou com sua frente avariada. A Prefeitura de Ipu deu todo o suporte no retorno dos alunos ao município.


*Com informações do blog Aconteceu Ipu

Papa quer que a Igreja acompanhe os gays e os divorciados


O papa Francisco, na primeira entrevista à imprensa no pontificado, publicada ontem pela revista jesuíta italiana La Civiltà Cattolica, recomendou à Igreja Romana o acompanhamento de gays e divorciados “com misericórdia e a partir de suas condições de vida reais”. O santo padre também explicou que nunca foi de direita, mas que sua “maneira autoritária de tomar decisões criou problemas”. Foi uma referência de quando ainda era um jovem provincial (superior) dos jesuítas em Buenos Aires. “Minha maneira autoritária e rápida de tomar decisões me trouxeram problemas sérios e cheguei a ser acusado de ultraconservador. Teve um momento de grande crise interna quando estava em Córdoba”. 
 O chefe da Igreja Católica também falou sobre as reformas que a instituição necessita passar. Assegurou que considera urgente “curar feridas”, “dar calor” e “acompanhas as pessoas a partir de sua condição”, o que inclui os homossexuais e os divorciados. “Em Buenos Aires, recebia cartas de pessoas homossexuais que são verdadeiros ‘feridos sociais’, porque me diziam que sentiam que a Igreja os condenava. Mas a Igreja não quer isso”, comentou. “Temos que encontrar um novo equilíbrio, porque de outra maneira o edifício moral da Igreja corre o risco de cair como um castelo de cartas, de perder o frescor e o perfume do Evangelho”, insistiu.
Francisco também falou da atuação das mulheres dentro do Catolicismo: “É necessário ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja”, assegurou Francisco, ressaltando que ”o gênio feminino é necessário nos locais onde se tomam decisões importantes”. (O Povo)

Jornal Alerta Geral denuncia maus tratos e abandono no Hospital de Ipueiras


No hospital e Maternidade Otacílio Mota faltam equipamentos e médicos, disse o jornal Alerta Geral nesta sexta-feira (20/09), transmitido pela Somzoomsat. A população denuncia também que ninguém pode entrar de short, mesmo sendo acompanhantes ou pacientes.

A reportagem citou uma  Sra. Ana Maria, que fora convidada a se retirar porque estava utilizando um "capre". Ela estava em visita a seu irmão, que falecera dias depois.

Um sr. João, irmão de um vereador também foi muito maltratado porque foi ao hospital solicitar que prescrevessem outro remédio, pois o que estava na receita, não tinha em canto nenhum.

TCE suspende contrato com empresa que construiria letreiro de R$ 1,4 mi em Juazeiro

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu a contratação da empresa que executaria a obra do letreiro “Juazeiro Capital da Fé” na colina do Horto, em Juazeiro do Norte. O orçamento da obra estava avaliada em R$ 1,4 milhão.
A suspensão foi realizada com base em manifestação do Ministério Público de Contas (MPC) que, após analisar a licitação realizada pela Secretaria das Cidades, constatou diversas irregularidades na contratação da empresa que executaria a obra.
Entre as irregularidade apontadas pelo MPC estão: a composição dos custos do empreendimento por meio de unidades genéricas, a indicação das Bonificações e Despesas Indiretas (BDI) de forma linear, a ausência de justificativa técnico-econômica – no processo licitatório – sobre a impossibilidade de parcelamento do objeto licitado e a falta de demonstração da Razoabilidade da contratação.

Greve dos bancários também pode paralisar atendimento em caixas eletrônicos

O diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, Bosco Mota, afirmou nesta quinta-feira (19) em entrevista ao Ceará News (Expresso FM e Plus FM), que a greve iniciada nesta quinta-feira (19) deve atingir agências da capital e do interior do Ceará.
Segundo ele, nesse primeiro momento somente os serviços de auto-atendimento estão disponíveis, mas podem sofrer paralisações também, dependendo do andamento da paralisação.
A aprovação da greve segue orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, que avaliou como uma “provocação” a proposta apresentada pela Fenaban no último dia 5.
Ouça abaixo entrevista com o diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, Bosco Mota, veiculada na edição de hoje do Ceará News no rádio:

Caveirão é aprovado por especialistas em segurança desde que PM seja bem treinada

A chegada do equipamento de segurança conhecido por “caveirão” para auxiliar na luta contra a criminalidade deve melhorar o aparelhamento da polícia, desde que adequado as reais necessidades da cidade. A análise é de César Barreira, ex-diretor da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP ) e atual coordenador do Laboratório de estados da Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC ).
No primeiro momento, César Barreira vê de bom grado a soma de mais equipamentos de segurança no combate ao crime, no entanto, precisa fazer as contas no lápis para saber o quanto oneroso poderá resultar para o governo. Mas, ao ser informado que o caveirão é um presente dos empresários do setor de transporte de valores, ele completou: “Que seja bem-vindo”.
O especialista em violência pontua que de nada adianta o equipamento se não houver qualificação dos policias, para operá-lo. “Não só a polícia precisa estar preparada, a cidade e a própria população
também”, ressalta.
*Reportagem completa na edição desta sexta-feira (20) do jornal Aqui Ce.

Cid Gomes fica no PSB; aliados devem ir para o PROS


Ao contrário de Cid Gomes, que, mesmo criticando, acabou aceitando a saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB) da base aliada do Governo Federal, parlamentares cearenses filiados ao PSB, que não concordam com o novo perfil adotado pela agremiação, já buscam por outra estratégia de atuação política.
A proposta, articulada pelo próprio Cid, é a de mudança para o Partido Republicano da Ordem Nacional (PROS), legenda que aguarda apenas a liberação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para abrir espaço aos descontentes.
"Os deputados do Ceará que têm mais afinidade com a Dilma, e são os meus amigos, o caminho mais recomendado é o PROS", afirmou o governador.
Entre os que estariam dispostos em assumir a nova bandeira estão os deputados Ariosto Holanda, Domingos Neto, Antônio Balhmann e Edson Silva, todos ligados aos irmãos Ferreira Gomes.
EM SÃO PAULO
Em entrevista concedida nesta quinta-feira (19) à Rádio Estadão, o governador de Cid Gomes criticou novamente a decisão da executiva nacional do PSB, mas deixou claro que aceitou a definição do partido em sair a base de apoio do governo Dilma Rousseff.
Quando perguntado sobre uma possível candidatura dele nas próximas eleições, Cid declarou, mais uma vez, que pretende se ausentar da conjuntura política nacional com o fim de sua gestão no governo do Ceará, indo morar nos Estados Unidos, como fez quando deixou a Prefeitura de Sobral/CE, onde deverá atuar junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Sobre o abandono dos cargos, Cid confirmou que Leônidas Cristino irá apresentar-se à Dilma Rousseff para por o cargo de comando na Secretaria Nacional dos Portos à disposição. No entanto, o governador fez uma espécie de suspense sobre se a possibilidade da presidenta não aceitar a saída do cearense da gestão.
 

Policial sequestrado por 3 bandidos reage, mata 1, fere outro e prende o terceiro na PB (fotos)


bandido ferido
Três bandidos armados sequestraram um policial militar, na manhã desta quarta-feira (18), no Retão de Manaíra, em João Pessoa.
Durante o sequestro relâmpago, o Cabo PM Valdomiro Bandeira (que estava à paisana), foi levado até uma agência do banco Santander no Retão de Manaíra. O trio mandou o policial estacionar o carro na frente do banco e um dos bandidos entrou na agência com o cartão e a senha da vítima.
bandido morto
Neste momento, o PM reagiu e atirou nos dois assaltantes que estavam no automóvel. O que estava com a arma, levou um tiro preciso no rosto, morrendo na hora, já o outro que estava no banco de trás foi atingido com um disparo cirúrgico entre os olhos e foi socorrido em estado gravíssimo.

bandido preso
O policial militar desceu do carro e, com a ajuda de um policial civil que estava no interior da agência bancária, conseguiu prender o terceiro assaltante que foi conduzido para a central de Policia.
O ferido foi identificado como sendo um menor, de apenas 17 anos. Ele segue em tratamento no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, em estado gravíssimo.


Reriutaba: Ex-prefeito da cidade é acusado de improbidade administrativa

Reriutaba: Ex-prefeito da cidade é acusado de improbidade administrativa

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Ítalo Souza Braga, propôs, nesta quarta-feira (18), uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Reriutaba, Osvaldo Honório Lemos Júnior. A ação requer a suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos; pagamento de multa civil e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

A Promotoria de Justiça instaurou um Procedimento Administrativo a partir de encaminhamento do Tribunal de Contas dos Municípios (TCE) dando conta da nulidade de contrato de trabalho da ex-servidora da Prefeitura de Reriutaba, Francisca Morena da Mota, contratada sem concurso público. O TCM foi provocado pela 29ª Vara do Trabalho de Tianguá, que comunicou a existência de contrato de trabalho celebrado entre o Município de Reriutaba em total desrespeito a Constituição Federal.

De acordo com a sentença proferida pela 29ª Vara do Trabalho em Tianguá, a servidora pública foi contratada de forma temporária, sem concurso público, sendo admitida em 14 de fevereiro de 2005 e demitida em 30 de novembro de 2005, portanto, durante o mandato do requerido. Em razão de sua demissão, ingressou com reclamação trabalhista, a qual foi julgada parcialmente procedente, condenado o Município de Reriutaba ao pagamento de apenas parte das verbas pleiteadas, uma vez que a Justiça Trabalhista entendeu que o contrato celebrado entra à servidora e o município era nulo em razão da não realização de concurso público.

O relatório do TCM concluiu pela irregularidade na contratação de Francisca Moreno da Mota, por expressa desobediência ao art. 37, inciso II, da Carta Magna. Portanto, a contratação configura ATO NULO, não produzindo efeitos, salvo no que diz respeito aos depósitos do FGTS, sob pena de enriquecimento sem causa por parte da Administração Pública, conduta esta incompatível com os princípios da moralidade, probidade e boa-fé, basilares em qualquer Estado Democrático de Direito.

A conduta do gestor, além de grave infração à norma legal ou regulamentar, poderá também configurar crime de responsabilidade, nos termos do art. 1º, inciso XIII, do Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, bem como ato de improbidade administrativa, consoante insculpido no art. 11, caput, da Lei Federal nº 8.429, de 02 de junho de 1992.

Fonte: Ceará News 7