JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CONHEÇA A VERDADE SOBBRE A SAÚDE DAS CIDADES DA SERRA DA IBIAPABA NO DESABAFO DE UM DENTISTA VEJA.


PARA PREFEITO, ESTÁ TUDO BEM!

Chegamos a Croatá aproximadamente às 17:00 horas. Havíamos sido informados que nessa cidade ocorreria a reunião da Associação dos Municípios da Ibiapaba (AMI), com a presença de todos os prefeitos da região. Estávamos em um número expressivo de dentistas. Tínhamos representantes de todos os municípios da Serra.

Colocamos nossas camisas de greve e abrimos nossas faixas em frente à prefeitura daquela cidade. Esperamos a chegada dos prefeitos, que insistiam em demorar. Quem não tardou foi a polícia, que chegou logo depois de nós.

Duas horas depois, os prefeitos começaram a aparecer em seus confortáveis carros. Senhores e senhoras elegantes, bem afeiçoados, trajando belas roupas. Acenavam em nossa direção simpaticamente com seus belos sorrisos. Sorrisos esses cuja probabilidade de terem sido cuidados nos postos de saúde de que tanto se orgulham é praticamente nula.

Ficou combinado que eles se reuniriam sem nossa presença em um primeiro momento, depois, nos chamariam. A fome bateu, e um colega mais corajoso solicitou ao pessoal que preparava o lanche de suas excelências para que nos desse um pouco daquela comida. Felizmente fomos atendidos. Aqueles refrigerantes e salgadinhos nos ajudaram a ficar de pé por mais algumas horas, quando finalmente a dois de nós foi dada a oportunidade de entrar na reunião.

Na sala com os prefeitos, após reapresentarmos nossas reivindicações, foi-nos dito que nada de concreto poderia ser proposto naquele momento; que teríamos ainda de esperar mais um mês para que uma posição fosse tomada. "Sendo assim, seremos obrigados a continuar nossa paralisação ", falou nosso sindicalista. De longe, pôde ser ouvida a seguinte declaração de um dos prefeitos: "POR MIM, TUDO BEM". Frase curta, direta e desastrosa, digna de um 11 de setembro, data da reunião.

Um outro prefeito, vendo a tamanha infelicidade da frase de seu colega, tentou contornar aquele embaraço, pedindo-nos que voltássemos a trabalhar: " não por nós, mas pela população, que tanto precisa".

É a população, que tanto precisa, que gostaríamos de nos dirigir neste momento.

FUNÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA E O PORQUÊ DE CONTINUARMOS EM GREVE.

Antes de recontarmos nossa situação enquanto servidores municipais, acreditamos ser importante aproveitarmos este espaço para falar da função do dentista, pois entendemos que só uma população que entende o que é de fato SAÚDE BUCAL poderá compreender o quão histórico é o movimento que os cirurgiões-dentistas da Serra da Ibiapaba estão realizando.

Alguém poderia dizer: dentista é aquele que cuida dos dentes das pessoas. Comentário correto, porém, muitíssimo INCOMPLETO. Outros, com maior grau de entendimento, diriam que a função do dentista é promover a saúde bucal. É uma resposta bem melhor, desde que se tenha em mente a relação da saúde bucal com o resto do corpo.

A cavidade bucal, muitas vezes, serve de janela para o corpo. É possível, através de sinais encontrados na boca, diagnosticarmos diversas doenças de maneira precoce. A consistência da saliva; a coloração da gengiva, lábios, língua e garganta; exames radiográficos de rotina; tudo isso nos permite reconhecer em nossos pacientes patologias que estão presentes e que, de outro modo, só seriam percebidas quando a situação estivesse bem mais grave. Em campanhas que realizamos nos postos, temos diagnosticado várias doenças e retirado várias lesões bucais que, se lá permanecessem, mais cedo ou mais tarde se tornariam cânceres.

Claro, tudo isso só é possível com um profissional bem preparado, que procura estar atualizado. Agora, como pode um dentista estar em constante estudo se os cursos em nossa área, muitas vezes, são superiores aos salários que recebemos das prefeituras da Serra da Ibiapaba?

Para um correto diagnóstico, faz-se necessário um exame detalhado da boca, não aquele feito às pressas que alguns gestores querem que sejam feitos para que se atenda um número maior de pessoas em período de eleição; nem aqueles feitos por profissionais que precisam correr para seus consultórios particulares, já que seu salário da prefeitura não está dando para pagar suas contas.

Pacientes diabéticos e hipertensos respondem melhor ao tratamento médico quando acompanhados periodicamente pelo dentista. Partos prematuros e abortos podem ser consequência de problemas que foram iniciados por um grupo de bactérias presente nas gengivas das gestantes. É por isso que reservamos vários dias nos mês para atender a esses grupos.

Antes de se realizar transplantes, cirurgias cardíacas, radioterapias e uma porção de outros procedimentos, o paciente deve estar em dia com a saúde bucal, caso contrário, há uma grande chance de complicações.

Quanto aos dentes, órgãos que tanto estudamos e de onde veio o nome de nossa amada profissão, eles são mais importantes do que tendemos a imaginar. São importantíssimos na alimentação e fonação; são eles que dão forma à nossa boca e ao rosto de um modo geral. Os dentes são os protagonistas do sorriso; este, nosso cartão de visita. Um belo sorriso abre portas.

A odontologia tem avançado. Vários são os métodos preventivos e terapêuticos desenvolvidos. Se o dente está cariado, faz-se restauração; se atingiu a parte viva, existe canal; se houve a necessidade de extração, confecciona-se uma prótese; caso a gengiva esteja infeccionada, existem meios de torná-la saudável; se por algum motivo os dentes estão tortos, podem ser corrigidos.

O controle da dor em cirurgias sempre foi uma busca nossa. Não foi à toa que a primeira intervenção cirúrgica com anestesia geral, uma retirada de um tumor no pescoço de um rapaz em 1846, foi possível graças às técnicas desenvolvidas por dois dentistas, William Morton e Horace Wells, que revolucionaram a história da medicina. De lá pra cá, as técnicas foram avançando, e dor na cadeira do dentista tem se tornado coisa do passado; coisa que as novas gerações desconhecem.

Alguém mais desavisado poderia dizer: "tem problema não, doutor, é um dente lá de trás; nem dá pra ver". Porém, uma boca nunca é a mesma depois que um dentinho se vai e não é reposto de algum modo. Os dentes vizinhos tendem a entortar-se em direção ao espaço que ficou vazio; suas raízes ficam mais expostas, e uma sensibilidade começa a incomodar.

Às vezes, o organismo se reajusta, e os problemas cessam. Em outros casos, em especial quando se perde muitos dentes, a coisa complica mais: os elementos dentários que sobraram passam a exercer o papel dos que se foram, desgastam-se; o que muda toda a forma de mastigar, ocasionando dores que vão desde a região da cabeça a locais tão distantes quanto à coluna. Do ponto de vista estético, a falta dos dentes muda o rosto do paciente, e sua aparência fica envelhecida.

Durante nossa luta por uma maior valorização da odontologia na região da Ibiapaba, temos recebido muito carinho e apoio da população, que entende ser justa a nossa causa. Quando descobrem que nosso salário é em torno de 3 a 4 x menos o que eles achavam que nós recebíamos, eles se chocam: "eu monto minha barraquinha aqui, trabalho só de manhã e ganho mais que vocês", foi o que nos disse uma simpática senhora; "é só isso, doutor? prefiro continuar vendendo aqui minha cachacinha, ganho bem mais", foi outra frase que ouvimos.

Mais chocante ainda é saber que a desvalorização do nosso salário nas prefeituras chegou ao ponto de hoje nossa remuneração ser inferior ao preço mensal da faculdade. Investimento estranho, né? Nem é preciso entender tanto de matemática para ver que a conta não bate. Muitos gestores sabem tanto que a situação do dentista está precária que, para acalmar os ânimos dos profissionais, fazem acordos tácitos do tipo VOCÊ FINGE QUE TRABALHA; EU FINJO QUE PAGO! E mais uma vez quem sofre é a população.

Amigos da Ibiapaba, NÃO QUEREMOS FINGIR. Este movimento é formado por profissionais sérios e que amam sua profissão; que vestem a camisa do SUS e entendem que são vocês que pagam nosso salário. Defendemos que o usuário do posto de saúde merece o mesmo atendimento dos nossos pacientes do consultório particular.

Por incrível que pareça, chegamos a ouvir frases como esta: "nunca ouvi falar de ninguém que houvesse morrido por causa de dente". Quando algo assim é dito por alguém com pouca instrução e influência, é mais fácil de perdoar; mas quando uma TOLICE dessa natureza é proferida por um gestor, com o objetivo de diminuir a importância do nosso movimento e profissão, é de doer.

Os dentes são dotados de nervos, veias e artérias. Quando infectados, são uma porta de entrada para micro-organismo se instalarem em diversos órgãos do nosso corpo. TODOS OS DIAS MORREM PESSOAS POR COMPLICAÇÕES QUE TIVERAM INÍCIO EM PROBLEMAS BUCAIS.

O consultório do cirurgião-dentista é um local peculiar dentro de um posto de saúde. Diferente de qualquer outra sala de uma unidade básica de saúde, a sala do dentista é um centro cirúrgico.

Em nossa prática diária, fazemos procedimentos nos quais cortamos tecido mole e osso, removemos tecido patológico, drenamos material purulento, entramos em contato com saliva e sangue, estamos expostos a bactérias, fungos e vírus. Era de se esperar que o consultório odontológico fosse o ambiente mais limpo, mais bem cuidado e olhado com o maior respeito pelos gestores. Infelizmente, o que acontece é algo diametralmente oposto.

Quando solicitamos a instalação de um ar condicionado (já que o ventilador espalha micróbios) ou quando pedimos uma segunda pia para o consultório (para não lavarmos as mãos no mesmo local que lavamos os instrumentos contaminados) não se trata de um luxo : são condições mínimas para que o ambiente esteja preparado de modo que os procedimentos realizados não gerem contaminação nos pacientes e profissionais que estão naquela sala. Recusar-se a fazer atendimento clínico quando não há condições higiênicas mínimas é DEVER do dentista.

Devido à natureza de nosso trabalho, por lei, deveríamos receber um adicional de INSALUBRIDADE. Mesmo assim, ainda há municípios na Serra da Ibiapaba que insistem em não pagar esse adicional ou o fazem de maneira incorreta. A lei não está sendo respeitada. Ao contrário da frase proferida por aquele prefeito, NÃO ESTÁ NADA BEM. Não é possível a coisa estar bem quando a condição de trabalho está inadequada e o trabalhador, devido a não reposição inflacionária, está recebendo bem menos da metade do que era para receber.

Salários baixos, insalubridade desrespeitada e condições de trabalho não adequadas são realidades que precisamos mudar. Outro grande problema que encontramos na região é a grande quantidade de dentistas que não são concursados; são apenas contratados e com um vínculo precário. Devido à precariedade desses contratos, há relatos de intimidações por parte das lideranças dos municípios para que nossos colegas não participem do nosso movimento. Todo aquele CORONELISMO, que acreditávamos que havia acabado nos anos 80, parece continuar a existir na região.

Queremos deixar claro que o movimento DENTISTAS DA IBIAPABA não tem um caráter partidário. Na verdade, o que queremos é construir com os gestores uma melhor promoção da saúde bucal. Queremos sair do blá blá blá das campanhas eleitorais e efetivamente concretizar uma melhoria nas ações de saúde, que hoje estão bem problemáticas.

Esperamos que a AMI, que foneticamente lembra uma conjugação do verbo AMAR, possa cumprir sua missão de melhor cuidar do nosso povo; afinal, QUEM AMA, CUIDA! Que ela não sirva de um meio onde um prefeito ensina ESQUEMAS para o outro; nem de CARTEL onde o salário dos profissionais são nivelados por baixo.

Sem dúvida, as conquistas que alcançarão os dentistas terão como maior beneficiada a população a quem servimos, pois será atendida em melhores consultórios, com material adequado e com profissionais mais motivados. Continuaremos a fazer um movimento de caráter ordeiro, pacífico e democrático. Porém, sem abrirmos mão do que nos é de direito.

MOTO ÓTIMA A VENDA LINDA LINDA










VENDE SE UMA MOTO 2011.2012 EM ÓTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO COM APENAS 260 KM RODADOS INTERESSADOS LIGAR PARA OS CELULARES 99620600 OU 92919888 ARO DE LIGA LEVE,FREIO A DISCO,FLEX,MODELOS ESPORTIVO LINDA LINDA CONSERVADA DEMAIS..

Cartório de Registro Civil de Ipu celebra o primeiro casamento civil homossexual


As ipuenses Maria Rita Mota, de 50 anos residente na localidade de Olho D'água dos Facundos, e  Marta Helena Martins Barros, de 29 anos moradora da Avenida José Carvalho de Aragão, formalizaram nesta quinta-feira (03/10) o primeiro casamento civil gay do Ipu. Juntas há cinco anos, elas receberam no Cartório de Registro Civil de Ipu (Cartório Tavares), interior do estado, do escrevente substituto Wendel Tavares a certidão que oficializa o casamento.
"O nosso objetivo de estarmos hoje aqui oficializando nosso casamento é para acabar o preconceito, principalmente nas 'Barreiras' [localidade de Ipu] não de todos, mas alguns ainda tem preconceito. Não só com nós mais com várias delas" afirmou a homossexual Rita.
O casamento civil gay tem como base uma decisão inédita no Brasil, tomada pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ através da resolução de nº 175 de 14 de maio de 2013. Porém esse fato só foi possível depois de uma decisão do Supremo Tribunal Federal do dia 5 de maio de 2011, que reconheceu a união estável entre casais homoafetivos e abriu precedentes para o casamento civil.

De acordo com texto da resolução de nº 175 de 14 de maio de 2013, publicada em 15 de maio de 2013 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ  "é vedada ás autoridades competentes a recusa de habilitação, celebração de casamento civil ou conversão de união estável em casamento entre pessoas do mesmo sexo".

Esse acontecimento de hoje na cidade de Ipu é considerado o primeiro casamento homossexual da região do estado do Ceará, os únicos que se tem notícias no estado foi realizado na Capital Cearense. No caso registrado na cidade de Sobral (CE) onde um ipuense oficializou uma união homossexual não foi considerado casamento civil e sim uma união estável.

"Eu queria que todo mundo aceitasse do jeito que a gente é. Muitos aceitam e outros não" desabafa Marta Helena feliz da vida por estar segundo ela realizando um sonho de vida. Marta aproveita os holofotes e a mídia presentes no casamento e manda um recado a para a presidente do Brasil. "Eu queria mandar um recado para a Dilma que olhe mais para o interior, aqui precisa muito de recursos para a cidade de Ipu" disse.

SAIBA AGORA, TASSO JEREISSATI É OU NÃO CANDIDATO A GOVERNADOR EM 2014

Tasso Jereissati nega candidatura ao governo do Estado FONTE JORNALISTA ANTONIO VIANA

Durante o evento realizado nesta quinta-feira (3) na sede do Partido em Fortaleza, dois desses novos integrantes foram apresentados. Trata-se dos médicos João Batista Lins e Maira Pinheiro.

Raimundo Matos, Luiz Pontes, Tasso e dois novos filiados
Na tarde desta quinta-feira, 03, o ex-governador e ex-senador Tasso Jereissati ao anunciar novas filiações ao PSDB negou sua candidatura ao governo do Estado em 2014. Segundo Tasso, a atual política estaria apodrecida e precisando de sangue novo. “O que precisamos é de gente nova. Hoje o que vemos é a sociedade civil entrando no partido com seus representantes sem vícios políticos e sem nenhum tipo de comportamento que seja parecido com o que vemos atualmente”, disse.
Outro motivo para não se lançar candidato seria a oligarquia que, assim, estaria se estabelecendo. “Eu já fui doze anos governador, depois foram 12 anos com a família Gomes. Um dos princípios que me fez entrar na política no passado foi o fato de o Ceará ser um estado moderno, que tivesse um processo de renovação de idéias e de partido, com rotatividade e não fazer política com os mesmos se perpetuando como foi no passado. Então nesse sentido digo que o ideal é que apareça gente nova”.
Novas filiações
Segundo informações da assessoria do PSDB, nas últimas 24 horas foram realizadas mais de 50 filiações, mas a expectativa é de que nos próximos dias um grupo de pelo menos 500 profissionais das mais diversas categorias estejam aderindo à sigla. Durante o evento realizado nesta quinta-feira (3) na sede do Partido em Fortaleza, dois desses novos integrantes foram apresentados. Trata-se dos médicos João Batista Lins e Maira Pinheiro. “Sabemos o quanto será difícil o nosso desafio, mas acima de tudo temos uma causa e é por ela que vamos lutar”, disse Maira já se colocando como candidata à deputada estadual em 2014.
Senado
Se Tasso Jereissati negou veementemente disputar o cargo de governador, o mesmo não aconteceu para o Senado. “Isso é coisa para se ver somente em 2014. Lógico que sempre que se vê uma pesquisa positiva para seu lado, todo mundo gosta, mas a questão não é bem essa”, comentou.

As 9 cidades submersas mais incríveis do mundo Leia mais em http://misteriosdomundo.com/9-cidades-submersas-incriveis-mundo#ixzz2gg8n9bIt Follow us: @misteriomundo on Twitter | mmh.misteriosdomundo on Facebook

Nenhum grande cidade pode existir para sempre. Eventualmente, elas podem cair. Algumas devido à guerra, outras o desastre. Mas as mais pungentes cidades em ruínas são aquelas que foram varridas para debaixo do oceano. Aqui estão algumas das mais belas cidades submersas do mundo.

Alexandria, Egito, fundada por Alexandre, o Grande, em 331 aC

Algumas das seções mais interessantes da magnífica cidade, incluindo o Palácio de Cleópatra na Ilha de Antirhodos, ficaram submersas por maremotos e terremotos mais de 1200 anos atrás.
Alexandria
Alexandria
Alexandria
Alexandria
Alexandria
Alexandria

Heracleion (também conhecida como Thonis), no Egito, fundada no século 8 aC

Esta ruína foi descoberta em 2000 pela Equipe IEASM (Institut Européen d’Arqueologia Sous-Marine). Antes da fundação de Alexandria, era o porto mais importante do Egito. E foi afundado no século 8.
Heracleion
Heracleion
Heracleion 3
Heracleion
Heracleion
Heracleion
Heracleion
Heracleion

Canopus, na periferia leste de Alexandria moderna

Mencionada pela primeira vez no século 6 aC, Canopus era conhecida pelos santuários de Osíris e Serápis.
Canopus
Canopus
Canopus
Canopus
Canopus

Yonaguni: Místicas estruturas de pedra na costa do Japão, descobertas por um mergulhador local, em 1986

Uma cidade de 5.000 anos de idade, afundada por um terremoto 2.000 anos atrás. Tinha uma incrível pirâmide monolítica, um castelo, cinco templos, um arco triunfal e pelo menos um grande estádio – tudo ligado por estradas e canais de água, de acordo com Masaaki Kimura, geólogo marinho da Universidade de Ryukyu, no Japão.
Yonaguni
Yonaguni
Yonaguni
Yonaguni

Port Royal, na Jamaica, fundada em 1518 e destruída por um terremoto, um tsunami e incêndios em 1692

Era um local popular para os corsários ingleses e holandeses gastarem seu tesouro no século 16, mas depois transformou-se em uma base para piratas. Um terramoto em 1692 liquidificou a areia, e muitos edifícios deslizaram na água ou simplesmente afundaram.
Port Royal

Cidade de Baiae (também conhecida como Campania)

Baiae foi saqueada por invasores muçulmanos no século 8, e foi totalmente abandonada por causa de uma epidemia de malária por volta de 1500. A maioria dos edifícios estão agora debaixo da água, devido à atividade vulcânica local.
Baiae
Baiae
Baiae
Baiae

Pavlopetri, Grécia

Pavlopetri

A aldeia neolítica de Atlit-Yam, ao largo da costa de Atlit, em Israel

Este sítio, que está entre 8 e 12 m abaixo do nível do mar, data de pelo menos 6900 -6300 aC. Existem algumas casas retangulares, poços e uma pedra semicular com sete megalitos. Dez sepultamentos foram descobertos, incluindo uma mulher e uma criança que foram os primeiros casos conhecidos de MTB (tuberculose).
Atlit-Yam
Atlit-Yam

Shi Cheng, China

A cidade foi inundada em 1959 para criar um lago artificial para o projeto da barragem do rio Xin. 290.000 pessoas foram deslocadas. Shi Cheng foi construída durante a dinastia Han Oriental (entre o ano 25 e 200). Nos séculos 7 e 8, este lugar era um centro cultural, econômico e político, mas agora ele se encontra a 27 m abaixo da superfície.
Shi Cheng
Shi Cheng
Shi Cheng
Shi Cheng


Leia mais em http://misteriosdomundo.com/9-cidades-submersas-incriveis-mundo#ixzz2gg8eDp4Q 
Follow us: @misteriomundo on Twitter | mmh.misteriosdomundo on Facebook

Planta que produz batatas e tomates ao mesmo tempo [vídeo]


Por Vinicius   Postado As  21:27   Bizarro

Uma empresa britânica está divulgando uma novidade que pode trazer desconfiança de muita gente: uma planta  capaz de produzir tomates e batatas ao mesmo tempo. O apelido é “TomTato” (em inglês: tomato + potato) que mistura as espécies Solanum lycopersicum e Solanum tuberosum. os responsáveis pelo experimento garantem que os tomates do tipo cereja tem um sabor inigualável e a planta chega a produzir até 500 tomatinhos. As batatas, é claro, crescem na raiz e também são bastante saborosas.

Na verdade, essa planta maluca é resultado de um enxerto entre pé de batata e um tomateiro usando técnicas tradicionais de enxertarem não muito complicadas, segundos especialistas. Tanto o tomate quanto a batata são vegetais da família Solanaceae  e isso provavelmente favorece para o sucesso do processo. O enxerto consiste em ligar partes de duas plantas, fazendo com que cresçam juntas. Em momento algum acontecem cruzamentos genéticos que dão origem a vegetais híbridos. Como é impossível cruzar tomateiro com um pé de batata, o enxerto consiste de duas plantas diferentes em uma só e não um híbrido.

A grande novidade vem sendo testada a mais de 15 anos, mas só agora produziu batatas e tomates ao mesmo tempo. Pode ser comprada pela internet por cerca de 55 reais e enviada pelo correio.

Vídeo:
 

 Fontes: [ Diario de Biologia ] 

Bola de fogo cruzou pelo céu durante a noite e causou pânico nos EUA


Por Vinicius   Postado As  09:37   Universo

O fato ocorreu no estado de Ohio.

Nem todo mundo estava entendendo oque estava acontecendo, e centenas de pessoas ligaram desesperadas para o servido de emergência para testemunhar a cena.

O espetáculo foi capturado por uma câmera da NASA operada pelo Meteoroid Ambiental. Bill Cooke era o responsável pelas operações do instituto no momento que a bola de fogo cruzou o céu.

  A primeira imagem é de uma pequena massa que começa a crescer na tela e ganha proporções luminosas rapidamente.

Os usuários do Twitter falou sobre ter visto o objeto, o que poderia ter sido um meteoro. O perfil
OxStarsMayCollide escreveu: “Minha mãe viu ontem à noite, quando ela estava sentada na nossa varanda. Ela disse que a coisa parecia verde”.

GreatBolshy acrescentou: “Eu estava me perguntando que diabos era que estava iluminando meu quarto durante à noite”.

  Mais de 400 pessoas disseram nas redes sociais ter presenciado a cena, de acordo com dados da Sociedade Americana de Meteoros.

Veja o vídeo:
 

10 fotos do antes e depois de usuários de drogas

 Nos Estados Unidos, O gabinete do xerife do Condado de Multnomah organizou algumas imagens de usuários de drogas pesadas, que mostram o antes e o depois das pessoas. As fotos servem de alerta para mostrar os efeitos reais das drogas, confira.
1)


2)


3)


4)


5)


6)


7)


8)


9)


10)