JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Confira os 7 motivos que especialistas julgam como fatores positivos para alienígenas invadirem nosso planeta.


Por Vinicius   Postado As  05:22   Universo

Conheça aqui alguns bons motivos que mereceriam nosso alerta.

Por que será que nós, meros terráqueos, achamos que criaturas extraterrestres têm tanta curiosidade acerca de nosso planeta azulzinho a ponto de querer invadi-lo? 

Veja alguns motivos sensatos que vão além das razões óbvias e toscas para invasão, confira e comente se você concorda com essas razões. 


1- E se viagens espaciais fossem baratas?

Tudo bem, você está careca de saber que viagens espaciais são supercaras, mas e se o que for caro para nós não for para os aliens? E se, para eles, viajar para outro planeta é como, para nós, ir a algum país vizinho?

Bom, aparentemente, esse não é o caso. De acordo com o físico Craig J. Rodger, isso é impossível. Caso contrário, sofreríamos invasões a todo o momento, por qualquer razão como política, guerra e roubos. Além do mais, se a viagem espacial fosse realmente fácil para eles, aí é que não teríamos motivos para nos preocupar mesmo, afinal, eles teriam o Universo inteiro para explorar.

2- Se os planetas habitáveis forem mesmo raros

Imagine que os aliens têm um sistema tecnológico superpoderoso e podem viajar para outros sistemas além do nosso, mas não o suficiente para criar planetas artificiais ou tornar alguns habitáveis. Nesse caso, a Terra correria certo perigo, já que os extraterrestres poderiam pensar em uma maneira de acabar com a vida existente aqui e planejar outra, ideal para os invasores.

3- Informação

Sabe-se que os conceitos da Física e da Química são válidos em qualquer lugar do Universo. Nesse sentido, os extraterrestres poderiam ter interesse em nossas descobertas de biotecnologia, por exemplo. Mas isso só seria uma vantagem caso a viagem espacial fosse realmente fácil e barata para eles.

4- Ideologia

Se por algum motivo passarmos a ser vistos como ameaças para os aliens, a coisa pode ficar feia para o nosso lado. Sean Willians, autor de algumas obras a respeito de vida extraterrestre, afirma que é possível que E.T.s iniciem guerra contra tudo aquilo que represente vida, inteligência e realidade, ou seja, hora de correr para as colinas.

5- Cultura Pop

Talvez a produção cultural do nosso planeta cause inveja nos moradores dos planetas vizinhos. Nesse caso, segundo Willians, eles poderiam invadir a Terra e fazer de nós, humanos, eternos escravos culturais.

6- Vingança

Isso é possível, já que a raça humana tem certa idade e, em algum ponto antigo da História, pode ter feito mal a invasores alienígenas. Hora de aprender a pedir perdão.

7- Xenofobia

Se os alienígenas odiarem a raça humana, invadir nosso planeta seria desnecessário. O melhor, nesse caso, seria reunir meteoros e enviá-los em direção à Terra, à máxima velocidade possível, para acabar com os moradores daqui. Mas, se isso não aconteceu ainda, é bom nos mostrarmos simpáticos e evitarmos que criaturas extraterrestres nos odeiem. Fica a dica.

Fontes: [ Os Guelos/ io9 ]
Autor:

Vinicius Delmondes



Artigo:

Data: 10/10/2013
Mistérios Do Mundo

Hilton Belém (PSL) indica a colocação de hidrômetros em todas as residências atendidas pela adutora Engelho/Barrinha


O vereador Hilton Belém (PSL) indicou ao executivo municipal dois projetos de lei em um o edil indica ao chefe do executivo a autarquia municipal de água SAAE para que sejam colocados hidrômetros em todas as residências atendidas pela adutora Engelho/Barrinha. 

"Considerando que no momento e da forma como estão os usuários desse serviço na sua grande maioria estão sendo prejudicados de várias formas: A 1ª que estão sendo cobrados por um serviço por um serviço e fornecimento de água que não está sendo oferecido a contento. Alguns tem água enquanto outros recebem de vez enquanto e os demais não recebem é de jeito nenhum, porem continuam pagando a mesma tarifa como se estivessem recebendo tão precioso líquido de forma totalmente normal" lamenta o edil através da justificativa do projeto. Hilton justifica ainda que a colocação dos hidrômetros irá resolver em parte todo o problema que hoje é verificado na distribuição dessa água em todo o percurso da adutora Engelho/Barrinha.

Passagens molhada

Em outro projeto de indicação apresentado na última sessão ordinária (03/10) o parlamentar indica a construção de duas passagens molhadas na estrada denominada de "Estrada do São Mateus" via de carroçável que interliga o bairro da Mina a comunidade de Engelho dos Beléns, zona rural do município.

Hilton indica no projeto de lei que uma das passagens fique próximo ao sítio Juremal, na passagem da Gruta de Santa Luzia e a outra no Riacho São Mateus. "Já que nesses locais é onde ocorrem a maior incidência de enxurrada, quando os invernos são mais rigorosos. A colocação de boeiros é uma ação complementativa das passagens molhadas, isso porquê vai ajudar a manter a estrada que hoje está toda recuperada e com serviço de terraplenagem feita cada vez mais em melhores condições de tráfego" Justifica Hilton.
   




   
Caderno: POLITICA LOCAL

Mulher é detida após desacatar PM e teve o carro cheio de bebidas apreendido


Uma mulher 34 anos foi detida na madrugada desta quarta-feira (09/10) por volta das 0h acusada de desacatar policiais militares, na Cidade de Ipu.

Aparentando está sob o efeito alcoólico a mulher foi levada para a Delegacia de Platão de São Benedito e o carro dela  apreendido, dentro do veículo os policiais encontraram vários cascos de cervejas.

A PM disse que fazia patrulhamento pela Avenida Manoel Assis no bairro dos Pereiros em Ipu (CE) quando avistou uma mulher que abordou a patrulha denunciado a acusada de fazer desordens.

A autora ao ser abordada começou a desacatar os policiais dizendo palavras de baixo calão. Ela foi detida e conduzida ao Plantão Policial onde foi qualificada em um TCO e em seguida liberada.


Caderno: CIDADE IPU PRINCIPAL
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias

Professora Francisca Cleya morre depois de passar 26 dias na UTI


Faleceu na manhã dessa quarta-feira (09/10) depois de passar quase 26 dias na UTI a professora Francisca Cleya de Oliveira Carmo, 34 anos, vítima de complicações da infecção generalizada obtida depois da retirada do bebê morto na gravidez.

A professora foi parar na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital de Sobral depois de ter perdido o filho e carregá-lo morto por 3 dias e 13 dias depois passar mal sendo transferida para o Hospital Regional Norte em estado grave, devido ter contraído uma infecção generalizada supostamente deixada por resto de parto deixado em seu útero após operação feita do Hospital Municipal de Ipu no dia 3 de setembro.

O marido ainda revoltado com tudo o que aconteceu com a esposa não se conforma com o final trágico que mulher e filho viveram nos últimos dias. "Ela sofreu muito. E não merecia isso"conta Manoel Messias. Ele disse ao IN que durante o período em que teve na UTI Cleya teve uma pequena melhora chegando a sair, porém passou menos de cinco hora fora da UTI até voltar novamente.

Entenda o Caso

Há quase nove meses de gestação, uma mãe viveu o drama de perder o bebê e ainda carregar o filho morto em seu ventre durante três dias e o mais grave, treze dias depois da retirada da criança, mãe vai parar em UTI em estado grave de saúde. O caso aconteceu em Ipu (CE) no mês passado. (reveja a matéria)

Caderno: CIDADE IPU PRINCIPAL

BRIGA DE FACÇÕES EM PRESÍDIO DE SÃO LUÍS (MA), DEIXA MORTOS E FERIDOS

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Uma rebelião na Casa de Detenção do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, deixou pelo menos 10 mortos, de acordo com a Secretaria de Segurança do Estado.

No fim da noite dessa quarta-feira (9), o secretário de Estado de Segurança, Aluísio Mendes, havia informado que eram 13 mortos, mas, na manhã desta quinta-feira (10), admitiu ter ocorrido duplicidade na contagem dos corpos.

No Instituto Médico Legal (IML), foram confirmadas a entrada de seis corpos vindos da Casa de Detenção. Nos hospitais municipais de São Luís — Djalma Marques, o Socorrão I, e Clementino Moura, o Socorrão II — há outros quatro.
De acordo com Mendes, a confusão foi motivada por uma briga entre facções criminosas e por causa da suspeita de um túnel no Bloco F, Pavilhão 2. Aproximadamente 60 presos pretendiam sair da penitenciária através de um túnel.

"As mortes todas são em decorrência de brigas entre detentos de facções adversárias. O tumulto começou após a inteligência da SSP ter descoberto que 60 presos estavam cavando um túnel pelo qual pretendiam sair essa madrugada (de quinta-feira). Quando agentes penitenciários tentaram acessar a cela onde ficava o início do túnel, os presos se rebelaram tentando evitar a revista", explicou o secretário.

Familiares seguiram à Cadet em busca de informações dos presos no início da noite (quarta-feira). O cabo Campos, da Polícia Militar, que estava no local, disse que houve um forte incêndio lá dentro, que foi apagado por volta das 23h30. Além disso, ele falou que o movimento de familiares era muito intenso no local, e, que houve princípio de confronto. Familiares jogaram pedras e outros objetos contra agentes penitenciários.
Familiares estavam na porta da Cadet em busca de informações sobre presos (Foto: César Hipólito/TV Mirante)

Com o motim desta quarta-feira (9), chegam a 16 o número de detentos mortos em São Luís somente no mês de outubro, em rebeliões. No dia 1º, a transferência de 18 presos que estavam na Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas provocou a morte de três presos. Um deles foi decaptado.

Na ocasião, dois presos foram levados para o Hospital Socorrão II com ferimentos, e um agente penitenciário também foi hospitalizado, após ser atingido com uma pedra na cabeça.

AUTOR: G1/MA

Presidente do PHS de Ipu diz não apoiar candidatura de Sávio a deputado federal


O presidente do PHS de Ipu disse através de nota e por meio de comentário no IN que não apoiará a possível candidatura do ex-prefeito de Ipu Henrique Sávio Pereira Pontes ao cargo de Deputado Federal nas próximas eleições pelo partido PHS.

De acordo com Mendes as notícias vinculadas na mídia local não passam de especulações. E completa dizendo que o partido apoiará um único nome para deputado federal que é o do Deputado Estadual Adail Carneiro.

Leia na íntegra a Nota de Esclarecimento

Comunicamos a Sociedade Ipuense que sábado dia 5 de Outubro de 2013 a execultiva estadual do PHS-CE., realizou na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará à Convenção Estadual para eleições 2014, esta, presidida pelo Deputado Tim Gomes. Participação especial da Execultiva Nacional na pessoa do nosso presidente França, participaram também, os Presidentes e representantes dos partidos do PV, PSL, PT do B, PMDB, PC do B, PMN, autoridades, deputados e todos os presidentes das municipais. Na convenção o PHS-CE decidiu como estratégia lançar um único nome para Deputado Federal. O nome aprovado foi do Deputado Estadual Adail Carneiro.  Atenção: As notícias vinculadas na mídia local não passam de especulações.

Atenciosamente, Ivonaldo Mendes
Presidente PHS/Ipu 85.3221.6890 85.8617.2736 85.9808.6987

HOMICÍDIO A BALA, COM APREENSÃO DE MENOR AUTOR EM UBAJARA (CE)

quinta-feira, 10 de outubro de 2013


Ontem, 09/10, por volta de 19h55, os policiais militares do DPM de Ubajara SGT Airton, SD M Gomes e SD Arraes na viatura CP 3402, foram acionados por populares a comparecerem a uma residência situada na Rua Luiz Fernandes de Souza s/nº Bairro Alto São Sebastião em Ubajara. 

Em virtude de que neste local teria acontecido uma ocorrência de lesão corporal à bala, sendo também acionada uma ambulância do hospital de Ubajara, porém quando da chegada do socorro por lá já se encontrava sem vida a mulher de nome Taiane Alves Araújo, estudante, nascida em 23/12/1997, natural de Ubajara, residente no mesmo local desta ocorrência. 

Onde a mesma fora lesionada fatalmente com um disparo de arma de fogo no braço que transfixou seu abdômen, e que o autor do disparo segundo populares teria se evadido, de imediato deu-se inicio a uma investigação por parte dos militares acima descritos, a qual já nas proximidades da câmara municipal local culminou com a apreensão dos menores infratores envolvidos no crime, sendo eles: 

1º- D.O.S., 17 anos, desocupado, natural de Ubajara, residente próximo ao local do homicídio; 

2º- J.P..O., 15 anos, estudante, residente próximo a rodoviária de Ubajara, sendo que os mesmos relataram que estavam na residência desta vítima fumando maconha com a mesma e que “D.” proprietário da arma de fogo, foi mostrar o revólver para a vitima, dado momento em que fez o disparo acidental, em seguida D. e J.P., se evadiram deste local, seguindo para a residência de um amigo maior de idade de nome Danilo de Souza Araújo, 19 anos, desocupado, natural de Ubatuba-SP, residente na Rua Abdom Cunha  no Centro de Ubajara. 

Relatando todo o acontecido para o mesmo, o qual decidiu guardar a arma do crime em sua casa, sendo assim feito rápido deslocamento da guarnição policial militar para este endereço, prendendo Danilo de Souza e recuperando a arma do crime, um revolver Taurus Nº 1030299, calibre 38, capacidade para 06 tiros, com 05 munições intactas e 01 deflagrada. 

Onde todos os envolvidos neste caso foram conduzidos a delegacia de policia civil de São Benedito, onde o menor autor do crime foi autuado no artigo 121 homicídio e o maior pela posse e ocultação da arma de fogo, vale lembrar que a vítima era companheira de um indivíduo conhecido como “Yago”, que atualmente se encontra preso na cadeia pública local, e que todos os envolvidos neste crime eram de um mesmo grupo criminoso.

COLABOROU: SD PM ROCHA
AUTOR: TIANGUÁ AGORA

HOMICÍDIO A BALA, COM APREENSÃO DE MENOR AUTOR EM UBAJARA (CE)

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Ontem, 09/10, por volta de 19h55, os policiais militares do DPM de Ubajara SGT Airton, SD M Gomes e SD Arraes na viatura CP 3402, foram acionados por populares a comparecerem a uma residência situada na Rua Luiz Fernandes de Souza s/nº Bairro Alto São Sebastião em Ubajara. 

Em virtude de que neste local teria acontecido uma ocorrência de lesão corporal à bala, sendo também acionada uma ambulância do hospital de Ubajara, porém quando da chegada do socorro por lá já se encontrava sem vida a mulher de nome Taiane Alves Araújo, estudante, nascida em 23/12/1997, natural de Ubajara, residente no mesmo local desta ocorrência. 

Onde a mesma fora lesionada fatalmente com um disparo de arma de fogo no braço que transfixou seu abdômen, e que o autor do disparo segundo populares teria se evadido, de imediato deu-se inicio a uma investigação por parte dos militares acima descritos, a qual já nas proximidades da câmara municipal local culminou com a apreensão dos menores infratores envolvidos no crime, sendo eles: 

1º- D.O.S., 17 anos, desocupado, natural de Ubajara, residente próximo ao local do homicídio; 

2º- J.P..O., 15 anos, estudante, residente próximo a rodoviária de Ubajara, sendo que os mesmos relataram que estavam na residência desta vítima fumando maconha com a mesma e que “D.” proprietário da arma de fogo, foi mostrar o revólver para a vitima, dado momento em que fez o disparo acidental, em seguida D. e J.P., se evadiram deste local, seguindo para a residência de um amigo maior de idade de nome Danilo de Souza Araújo, 19 anos, desocupado, natural de Ubatuba-SP, residente na Rua Abdom Cunha  no Centro de Ubajara. 

Relatando todo o acontecido para o mesmo, o qual decidiu guardar a arma do crime em sua casa, sendo assim feito rápido deslocamento da guarnição policial militar para este endereço, prendendo Danilo de Souza e recuperando a arma do crime, um revolver Taurus Nº 1030299, calibre 38, capacidade para 06 tiros, com 05 munições intactas e 01 deflagrada. 

Onde todos os envolvidos neste caso foram conduzidos a delegacia de policia civil de São Benedito, onde o menor autor do crime foi autuado no artigo 121 homicídio e o maior pela posse e ocultação da arma de fogo, vale lembrar que a vítima era companheira de um indivíduo conhecido como “Yago”, que atualmente se encontra preso na cadeia pública local, e que todos os envolvidos neste crime eram de um mesmo grupo criminoso.

COLABOROU: SD PM ROCHA
AUTOR: TIANGUÁ AGORA

PRF apreende adolescente vendendo 105 avoantes em Irauçub| 10.10.2013


A jovem de 17 anos foi encaminhada ao Conselho Tutelar

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida na manhã desta quinta-feira (10), no quilômetro 175 da BR-222, em Irauçuba, vendendo 105 unidades de avoante (Zenaida auriculata) abatidas e 3 periquitos vivos.
Os animais foram levados ao Ibama de Sobral. Foto: Divulgação/PRF
A jovem foi flagrada pela Polícia Rodoviária Federal após ronda na região. Ela foi encaminhada ao Conselho Tutelar de Sobral, onde responderá por crime ambiental.
Os animais foram levados ao Ibama de Sobral, onde serão feitos os devidos procedimentos.

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE 08 À 09/10, DA 2ª CIA/3º BPM NA SERRA DA IBIAPABA

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

APREENSÃO DE MENOR PILOTANDO/CARNAUBAL

Ontem, 08/10, por volta de 19h30, conforme o ato Infracional de nº 547-74/2013, foi apreendido o menor: P.H.M.P., nascido em 02/08/1998, natural de Carnaubal, residente no bairro São Luiz, em Carnaubal/CE.

O menor pilotava uma motocicleta FAN de cor preta e placa LQQ-1316 Carnaubal/CE, no centro daquela urbe, quando foi abordado por PMs, que o conduziram até a DPC, plantonista, e foi apresentada a autoridade competente onde foi feito os procedimentos cabíveis; os PMs, que participaram desta abordagem: Cabos Marcio e Everton, e soldados Gurgel e Tiago, na CP 3382.
APREENSÃO DE MENORES EM SÃO BENEDITO/CE

Ontem, 08/10, por volta de 22h30, conforme o ato Infracional de nº 547-00075/2013, foi apreendido os menores:

1º - JOSÉ RODRIGUES DA SILVA, nascido em 03/01/1999, natural de São Benedito, residente no sítio Santos Reis em São Benedito; 

2ª - M.A.A.P., nascida em 16/09/1998, natural de São Benedito, residente no sítio Cajueiro;

3ª - N.R.S., natural de São Benedito, nascida em 14/06/1999, residente no sítio Cajueiro; 

4º - C.E. R.S., natural de Ibiapina/CE, residente no sítio Cajueiro;

5º - J.A.R.S., nascido em 06/10/1998, natural de Ibiapina/CE;

Os PMs, receberam a denúncia através do 190, em que no sítio referido acima, na casa do seu' LICO', tinha vários indivíduos, com bebedeiras, algazarra e fazendo assalto. 

Os PMs na composição VTR 3332, ao comando do Sargento Sousa e auxiliado pelos soldados Sales e Markus, foram ao local, e foi realizado busca, e foi encontrado com os acusados, uma foice e um punhal, os mesmos, foram apreendidos e levados a DPC de São Benedito, e apresentado a autoridade competente.
LEI MARIA DA PENHA EM TIANGUÁ/CE

Ontem, 08/10, por volta de 21h30, na rua Vereador Raimundo Lima , nº 180, bairro centro de Tianguá , conforme o inquérito de nº 547-00214/2013, foi preso e autuado no artigos 129 parágrafo 9º, 147, 163 parágrafo único do CPB , Lei Maria da Penha o acusado: 

EDILSON NUNES CARNEIRO FILHO, residente à rua acima citada, nesta urbe, natural de Tianguá, nascido em 03/03/1985.

Segundo a vítima : Edilane Vieira Ferreira , nascida em 06/10/1991, assistente social, que ligou para o 190, denunciando seu companheiro, que estava lhe agredindo, então foi acionada a RD 2772, com os PMs SD 22910 Fontinele e SD 26708 Sene, que deram voz de prisão ao acusado e o conduziram a DPC de plantão onde foi feito os procedimentos cabíveis, e o mesmo já está à disposição da justiça.

COLABOROU: CABO PM J. SILVA
AUTOR: TIANGUÁ AGORA

JOVEM DE 25 ANOS MORRE APÓS CIRURGIA DE CÁLCULO RENAL, EM HOSPITAL DE GUARULHOS (SP

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Jovem morreu após cirurgia para retirada de pedra no rim (Foto: Reprodução/Divulgação)

A morte da jovem Fabiane da Silva Mesquita, de 25 anos, ocorrida na quinta-feira (3), é questionada pelo pai da paciente, que acusa um hospital de Guarulhos de erro médico durante cirurgia para extração de cálculo renal. O advogado Ademar Gomes pediu abertura de investigação policial e diz que vai pedir reparação judicial.

O G1 procurou o Hospital Stella Maris, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e aguarda retorno. A equipe de reportagem também tentou falar com o médico responsável, que não atendeu as ligações.

Para Fabio Silva Mesquita, de 45 anos, pai da jovem, o hospital fez a retirada não autorizada de um rim da vítima durante um procedimento cirúrgico após a extração da pedra ter apresentado algum tipo de complicação.

O pai disse que a cirurgia a laser do cálculo estava marcada para 16h de 2 de outubro. "Depois da cirurgia, achei que ia encontrar ela bem, no quarto de hospital, mas não foi o que aconteceu. O médico disse que a cirurgia tinha sido um sucesso, mas que ela teria que ficar na UTI para repor o sangue perdido no procedimento. Ele pediu para voltarmos no dia seguinte", contou.

"No outro dia, liguei lá e me pediram para ir direto para o hospital com urgência, porque tinham feito uma outra cirurgia nela", disse Fabio. Segundo o pai, ele e sua família tiveram que aguardar três horas para poder visitar a filha e só puderam vê-la por volta das 15h desta quinta-feira.

"Minha filha tinha entrado linda no hospital, falando bem e andando, mas encontrei ela desfigurada no quarto", afirmou. De acordo com Fabio, o médico teria dito que Fabiane estava tomando medicamentos pesados e aguardava a chegada de um remédio, que viria de Taubaté.

"Eu queria ir atrás desse tal remédio, para agilizar o processo, mas ninguém sabia dizer que remédio era esse", disse. Fabio contou que voltou com a família para casa, mas que recebeu uma ligação do hospital por volta das 18h30 do mesmo dia, informando que sua filha havia morrido.

Ainda segundo Fabio, o médico responsável pela paciente teria tentado impedir que o corpo de Fabiane fosse levado para o Instituto Médico-Legal (IML) para perícia. De acordo com ele, foi constatada a falta do rim direito e a causa da morte teria sido hemorragia interna ocasionada pela perfuração de órgãos.

O advogado dos pais da vítima, Ademar Gomes, pediu a abertura de um inquérito policial sobre o caso junto ao 1º Distrito Policial de Guarulhos e a instauração de um procedimento administrativo com o Conselho Regional de Medicina (CRM) para apuração de responsabilidade. Ele disse que vai entrar com um processo de danos morais e materiais contra médicos do hospital.

AUTOR: G1/SP

GAROTAS QUE ESFAQUEARAM MÉDICA NO CEARÁ IRIAM COMPRAR DROGAS, DIZ JUIZ

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Faca usada para ferir médica tinha o nome da adolescente grafado no cabo (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
As adolescentes de 13 e 14 suspeitas de assaltar e esfaquear uma médica em Fortaleza estão em um abrigo para menores infratores. Outra criança, de 11 anos, que também participou da infração, voltou para a família após ser ouvida por policiais. O caso será encaminhado nesta quarta-feira para Vara da Infância do Fórum Clóvis Beviláqua. Se em 45 dias não for julgado, as adolescentes serão liberadas.

“Elas disseram que abordaram a vítima com uma faca e a vítima não queria entregar os pertences. Com essa reação, e também com uma mordida, que a vítima teria dado nelas, essa menina que deu a facada resolveu agredir”, diz o juiz Manoel Clistenes, responsável pelo caso, da 5ª Vara da Criança e do Adolescente.

Em depoimento ao juiz, as adolescentes afirmaram que o dinheiro assaltado da médica seria para comprar roupas, hipótese que ele descarta. "Pela experiência que a gente tem aqui, provavelmente seria para comprar drogas. Elas dizem que não estavam sob efeito de drogas, mas a gente acredita que sim. O perfil delas é de quem está comprometido com o uso de drogas”, diz.

O caso foi recebido pelo Juizado da Infância e da Juventude e em seguida deve ser encaminhado para a Vara da Infância. O juiz Manoel Cristenes optou pela privação de liberdade das adolescentes e internação de 45 dias.

A menina de 11 anos não pode ser punida já que, de acordo com a Constituição Federal, a idade mínima para cumprir uma punição é de 12 anos. As meninas de 11 e 14 são irmãs e a garota de 13 é amiga das outras duas. Elas moram na favela do Coco, próxima ao local do crime.

“Elas passam a maior do dia totalmente à mercê da vontade delas em uma comunidade altamente perigosa, cercada por traficante de drogas, assaltantes, pessoas envolvidas na criminalidade de todos os gêneros.”

Na opinião de Clistenes, há "uma forte possibilidade" de que elas possam voltar a cometer crimes, caso não haja uma programa de recuperação das crianças. 

"Lamentavelmente como a gente não tem um grande projeto social voltado para pessoas que estão envolvidas em situações de risco, como essa menina está, também não temos ações preventivas, há uma possibilidade muito grande de essa menina voltar à delinquência."
Uma das adolescentes assumiu o crime, segundo a polícia (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Apreensão
As adolescentes foram apreendidas na segunda-feira (7) suspeitas de terem agredida a médica Larissa Amorim na tarde de sábado (5), na Praia do Futuro. Larissa foi ferida com duas facadas, uma delas perfurou o pulmão, e passou por uma cirurgia.

Larissa Amorim foi assaltada quando voltava para casa e se dirigia ao carro dela, estacionado na Praia do Futuro, área turística de Fortaleza. Ela foi socorrida por amigas e levadas a um hospital particular. Ela teve bolsa e celular roubados e foi ferida mesmo sem reagir ao assalto, segundo testemunhas.

"O sentimento vai muito além da indignação. Ele é uma mistura de vários sentimentos, o primeiro é de revolta, depois vem a insegurança, a impotência, a gente se sente refém", diz o pai da médica, Tibério Amorim.

AUTOR: G1/CE