JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sábado, 12 de outubro de 2013

IBIAPABANO BRILHA NO RADIO DE SOBRAL, RADIO CAIÇARA NOVO BRILHO.

Adicionar legenda
SÃO PROGRAMAS COMUNITÁRIOS QUE DÃO OPORTUNIDADE AS PESSOAS DE PARTICIPAREM E FAZEREM SEUS RECLAMES,AGRADECIMENTOS ELOGIOS, CRITICAS,HERNANE DECLARA QUE NO RÁDIO AINDA FALTA MUITAS MUDANÇAS A NÍVEL DE CEARÁ E TALVEZ ATÉ DE BRASIL,FALTA INDEPENDÊNCIA VERDADEIRAMENTE,QUE A PARTIR DO MOMENTO QUE LEVAREM A SÉRIO O RÁDIO COMO UMA CONCESSÃO PÚBLICA SENDO ASSIM UMA OPORTUNIDADE DE TODOS E PARA TODOS,ASSIM SENDO COM CERTEZA TEREMOS UM VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO MAIS AUTÊNTICO,ACRESCENTA QUE A GRANDE VANTAGEM DE UM PROFISSIONAL FAZER RÁDIO EM UMA DAS MAIS IMPORTANTES CIDADES DO CEARÁ ,SOBRAL.NO CASO DA RÁDIO CAIÇARA DESTACA A LIBERDADE QUE A EMISSORA DA DE PODER TRABALHAR JUNTO COM A POPULAÇÃO,DIZ QUE O EMPRESÁRIO PRECISA ENTENDER QUE PUBLICIDADE NÃO É GASTO E SIM INVESTIMENTO,O MESMSO FEZ SUA ESTREIA NOS DOIS PROGRAMAS QUE APRESENTA ATUALMENTE NO DIA 24 DE JUNHO DE 2013,MAS JÁ APRESENTAVA UM PROGRAMA NA EMISSORA O RAIO X QUE ESTREOU EM FEVEREIRO DE 2008.
RECONHECE A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE COMPOSTA POR GRANDES PROFISSIONAIS QUE JÁ SÃO ANTIGOS N CASA,E QUE COM A PARCERIA DELES FICA MAIS FÁCIL DESENVOLVER UM TRABALHO MAIS EFICIENTE PARA A COMUNIDADE,QUE COM O ATUAL HORÁRIO A AMPLITUDE É MUITO MAIOR E TEM UMA MAIOR ABRANGÊNCIA,OS OUVINTES TEM TOTAL LIBERDADE PARA ELOGIAREM,RECLAMAREM E ELOGIAREM QUEM QUISER PELO TELEFONES 36144500 E 36144777,DIZ QUE SEU GRANDE SONHO É PODER UTILIZAR O ESPAÇO DO RÁDIO BRASILEIRO PARA SE FAZER JUSTIÇA SOCIAL,DE MODO QUE POSSA CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DE TODOS E NÃO DE PEQUENOS GRUPOS,OS PROGRAMAS TEM COM SONOPLASTAS  JEAN CARLOS E FERREIRA JUNIOR OS MELHORES DA REGIÃO,NA EQUIPE O COMPETENTE REPÓRTER POLICIAL OLIVANDO ALVES,NO PLANTÃO DOS HOSPITAIS O BRILHANTE E COMPETENTE GG ROMÃO,E MARCOS VINÍCIUS COBRINDO OS ACONTECIMENTO DA REGIÃO NORTE,E TONY JOSÉ COM AS INFORMAÇÕES ESPORTIVAS.NA DIREÇÃO DE PROGRAMAÇÃO A CIAÇARA TEM O SILVESTRE STALLONE FIGURA D MAIS ALTA QUALIDADE.
NOSSOS PARABÉNS A DIREÇÃO DA RÁDIOCIÇARA UMA DAS MELHORES DO CEARÁ, PROGRAMA DE UM CONTEÚDO MUITO BOM E COM GRANDES PROFISSIONAIS.

Os desafios com a seca no Ceará": Aos 90 anos, o agricultor e agropecuarista, Sr. Luis Alberto plantou 1 hectare de "Mandacaru sem Espinhos" em Ipu.


Do Sítio Barrinha em Ipu para o Mundo. Aos 90 anos de idade, o agricultor e agropecuarista de Ipu, Sr. Luis Alberto Fontenele Saboia alavancou mais um grande desafio em seu sítio "Barrinha", desta feita, a plantação de 1 hectare de Mandacaru sem Espinhos, foram vários meses estudando uma maneira de suprir as necessidades de seu sítio com a estiagem que hora se alastra em todo o Estado do Ceará. A priori, ele pensou em planta "Palma", uma planta de teor de proteína acima de 4,2 a 6,4%, ao passar dos dias, foi amadurecendo a idéia que o Mandacaru em Espinhos apresenta o teor proteico bem acima da palma, na ordem de 10,2% acima dos teores necessários para o gado de corte e, crescimento e engorda. O Portal de Notícias Aconteceu Ipu na pessoa de Afrânio Soares conversou com o Sr. Luis Alberto, segundo ele, apesar de todos os avanços dos técnicos nos estudos de novas soluções para o convívio da seca e alimentação do gato, a sua intuição vai mais além e está desafiando aqueles que não acreditam em soluções a curto prazo com a plantação do mandacaru.

Recentemente o Jornal Diário do Nordeste publicou em suas páginas líricas uma notícia de extrema importância para os agricultores cearense, segundo o jornal, a Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE), desenvolveu uma espécie de mandacaru sem espinhos, de fácil manejo, que já foi plantada em propriedades na Paraíba. Aqui no Ceará, a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Centro de Zootecnia, desenvolve projetos numa reserva de 246 hectares em Tauá, com o mandacaru tradicional, utilizando também algumas mudas da espécie sem espinhos, além do xiquexique (Polosocerela polygonus) e do facheiro (Pilosocereus pachycladus). Por estas características de resistência às altas temperaturas e às chuvas irregulares da região, é que o técnico Nilton de Brito Cavalcante, da Embrapa Semiárido, recomenda aos agricultores o cultivo do mandacaru nas suas propriedades, a exemplo do que fazem com a palma, os capins ou o milho. Há dez anos, ele avalia o plantio de mandacaru em uma área experimental do centro de pesquisa. Para ele, os resultados são "animadores", a começar pela produção. As técnicas simples para o plantio e manejo do mandacaru favorecem a implantação dos cultivos nas propriedades do Semiárido. Segundo Nilton, em 1 hectare de caatinga, no espaçamento de 1 m para 1 m, é possível cultivar cerca de 10 mil plantas e colher aproximadamente 78 t de matéria verde por ano. Uma novidade no trabalho do pesquisador são os testes em áreas de agricultores com variedades de mandacaru sem espinho no sertão. Estes materiais são originários de zonas próximas ao litoral do Ceará e Rio Grande do Norte. Na área, apresenta altura que varia de 3,5 a 5.5 metros, com copa bastante desenvolvida aos três anos. Nos plantios instalados nos sertões da Paraíba e Pernambuco, o crescimento verificado é menor, em função da quantidade inferior de chuvas.
Todavia, apresenta a vantagem de não ter espinhos, o que facilita o seu manejo e utilização na alimentação dos animais na seca. Conforme Nilton, ainda no primeiro ano de plantio, com espaçamento de 1m x 1,5 m - o que equivale a mais de 6.660 plantas/ha, o agricultor consegue colher cerca de 30 t/ha com o corte dos brotos que nascem no período. Convertida para massa seca, que é a medida de referência para indicar o impacto sobre o ganho de peso dos animais, essa quantidade equivale a 5,1 toneladas/ha. No décimo ano do plantio, a produção pode alcançar 285,17 ton/ha de massa verde e 48,47 ton/ha de matéria seca. "Trata-se de volume de alimento muito bom, que fica disponível para ser ofertado aos animais quando a seca alcança o seu pico de maior intensidade na região, garante Nilton de Brito. Segundo ele, trata-se de planta excelente para o pecuarista formar uma reserva forrageira estratégica na sua propriedade. No Semiárido, de maneira geral, este papel cabe a outra cactácea já muito difundida que é a palma (Opuntia cochenillifera). Porém, o mandacaru tem mais vantagens: possui maior teor de proteína, resiste melhor à falta de chuvas e o primeiro corte acontece no primeiro ano. O plantio em áreas cercadas é uma alternativa de exploração e que aumenta a capacidade de suporte das propriedades. Além disso, é um modo de substituir o extrativismo da espécie durante a estiagem, por um aproveitamento sustentável da espécie. [Fonte de pesquisa DN]. Desde já o Portal de Notícias Aconteceu Ipu agradece ao Sr. Luis Alberto pela confiança na divulgação de nosso trabalho em prol da notícia de Ipu para o mundo virtual da internet. 

FONTE  MATÉRIADE AFRÂNIO SOARES,ACONTECEU IPU

 

PRINCIPAL AVENIDA DE IPU ELEM DE PERIGOSA É ESCURA, CUIDADO!! O PERIGO MORA AQUI VEJA

CINCO E TRINTA DA TARDE

 AQUI FICA NAS PROXIMIDADES DA OFICINA JOGLAVEL BEM NO MEIO DA AVENIDA
                                 AS CINCO DA TARDE TAVA ASSIM,MAS UM PERIGO
OS CARROS PASSAM EM ALTA VELOCIDADE,A POUCOS DIAS FIZERAM UM REPARO MAS PASSARAM POUCOS DIAS E JÁ ESTÁ ESCURO NOVAMENTE SERÁ SERVIÇO MAL FEITO OU MATERIAL QUE NÃO PRESTA,ENQUANTO ISTO  NO IPU TODOS PAGAM A TAXA DE ENERGIA SEM VEREM UM SERVIÇO DE QUALIDADE,E QUANDO COBRAMOS O QUE TEMOS É UMA VERDADEIRA TRANFERÊNCIA DE CULPA,QUEM PODERÁ NOS SALVAR SOCOOOOOOOORRO"!!!! IPU PEDE

FM NOVO TEMPO DE IPU COM NOVO PROGRAMA

 XIMENES FILHO O PORTA VOZ DO POVO DA ZONA NORTE NA FM NOVO TEMPO
ROMEU EVANGELISTA DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO E KATIA COELHO COMUNICADORA E SONOPLASTA


 APÓS O PROGRAMA QUE FOI MUITO BOM,FOMOS A UM RESTAURANTE DA CIDADE LA CHEGANDO ENCONTRAMOS O CRIADOR DO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE IPUENSE MAURICIO XEREZ CUMPRIMENTOS COM ALEGRIA DE AMBAS AS PARTES.
 NA MESA DEBATENDO AS PRÓXIMAS PAUTAS DO PROGRAMA COM OS RADIALISTA ADAUTO PONTES,JUNIOR XIMENES E O DEPUTADO VANDERLEI PEDROSA SO SORRISOS
VEM AI UM SUPER PROGRAMA COM MUITO CONTEÚDO NA RESENHA POLÍTICA DO CEARÁ

Homem é fuzilado com 19 disparos em Fortaleza

sábado, 12 de outubro de 2013

Um homem, identificado como Genival Campos de Oliveira, 39, foi morto com 19 tiros, na tarde de ontem, no Morro de São Tiago, na comunidade Goiabeiras, na Barra do Ceará.
Segundo a Polícia, a vítima já respondia por tráfico, assalto e furto. Além disto, seria responsável por guardar armas de traficantes. "Um pastor foi morto, em fevereiro de 2012, no bairro Goiabeiras, e ele Genival) cumpriu a tarefa de esconder as armas usadas no crime", afirmou o coronel Francisco Souto, comandante do 5ºBPM (Centro).
A vítima estava na casa de uma irmã, quando cerca de cinco homens chegaram e efetuaram vários disparos. Genival foi atingido por 12 tiros de pistola calibre 380; cinco de pistola calibre Ponto 40; e mais dois de escopeta, calibre 12.
Segundo o coronel F. Souto, os suspeitos da execução saíram recentemente do presídio. Dois dels foram identificados pelo oficial somente como ´Zé´ e ´Mário´. "Eles fazem parte de gangues que brigam com frequência. Aqui no morro, pelo menos duas gangues entram em confronto, mas vamos conter r os crimes motivados por isto".

Operações

O comandante do 5ºBPM disse ainda, que uma operação foi deflagrada durante a noite e a madrugada de ontem para prevenir mortes. "Patrulhas do BPRaio, do BPChoque e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) foram deslocadas para ocupar a região e prevenir que aconteçam outros confrontos". O comandante da 3ª Cia/5ºBPM, major Océlio Alves, coordena as ações. 
Fonte: Diário do Nordeste 

Forquilha: Traficante de drogas é preso

Destacamento de policia da cidade de forquilha juntamente com os policiais SD Sousa SD Morais SD Miranda receberam uma denuncia de trafico de drogas, ao chega no local da abordagem depararam com um indivíduo identificado como Thiago Martins Bizzera, natural do Rio de Janeiro mas residi em Forquilha, com o mesmo foi encontrado 18 papelotes de maconhas e uma quantia em dinheiro, o acusado foi conduzido a delegacia regional onde ira responder o artigo 33 do código penal brasileiro.
Fonte: Blog Sinhá Sabóia

Polícia fecha abatedouro de jumentos, que vendia carne como se fosse de gado

sábado, 12 de outubro de 2013

O Núcleo de Inteligência do Sertão da polícia de Salgueiro, Pernambuco, desarticularam na última terça feira, naquela cidade, um abatedouro clandestino que abatia jumento e passava a carne como sendo de gado aos comerciantes do Mercado Público local.Na ação foram presos os irmãos Maricélio de Carvalho Martins, 37 anos, solteiro, “comerciante de carnes” no Marcado Público de Salgueiro e Mauricio de Carvalho Martins 32 anos, solteiro, ambos moradores do local onde os animais estavam sendo sacrificados.
Na localidade, que fica no Bairro da Primavera em Salgueiro, também foi preso Cícero Henrique dos Santos, 32 anos, que era o responsável pelo sacrifício dos animais.
Os policiais que participaram da missão se surpreenderam com tamanha crueldade, ao visualizarem um dos animais (uma fêmea) já totalmente destroçada e restos de seu ventre com um feto bem desenvolvido, além de mais 05 (cinco) jumentos, entre fêmeas e machos que também seriam abatidos durante a madrugada.
Restos de outros animais também foram encontrados dentro do freezer e geladeira, no entanto, não se pode afirmar se realmente seriam da mesma espécie. Em conversa com os policiais, o acusado Maricélio declarou que aquilo era apenas uma brincadeira e que os animais eram capturados na rua.

MENSAGEM DO DIA 12 DE OUTUBRO


12/10 Criança



Tudo pode acontecer, 
se é feito pra você ou por você. 

Tudo pode aparecer numa folha de papel, 
no chão ou lá no céu. 

Se você acreditar, brincar, criar, 
inventar e puder ver. 

Nada tem tamanho, 
espaço ou tempo definido. 
Tudo pode existir. 
Tudo pode ser. 
Se é você quem crê. 

Você é fantasticamente. 
Você é completamente. 
E, por isso, tudo é possível pra você e em você. 

Você é mágica. 
E o todo e tudo podem caber em você. 

Você é música, é dança. 
E assim, criança, faz tudo lindo parecer. 

Admiro você, criança, 
pelo que consegue ser, 
por ser tão transparente, 
por ser tão evidente 
sua vontade de viver. 

Invejo você, criança, 
porque não há limites 
na sua dimensão de ser. 

Amo você, criança, 
porque não há limites 
na sua dimensão de ser. 

Amo tanto você, criança, 
porque é concretamente 
o amor que a gente sente 
e não sabe mais dizer. 

Acredito no mundo, criança, 
porque acredito em você. 

Luciana Brito Izzo

12/10 - DIA DA INAUGURAÇÃO DO CRISTO REDENTOR


Dia da Inauguração do Cristo Redentor
O Cristo Redentor é a maior estátua do Brasil e uma das maiores do mundo. Transformou-se em um dos símbolos do nosso país e é um dos cartões-postais mais conhecidos no mundo.
No século XIX, o padre Pedro Maria Bos teve a idéia de colocar uma estátua de Jesus Cristo sobre o Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro, mas faleceu sem realizar seu sonho. No início da década de 1920, o arcebispo Sebastião Leme organizou uma campanha para angariar fundos para a construção da estátua. O projeto foi elaborado por Heitor da Silva Costa, com a colaboração do escultor francês Paul Landowsky e do artista italiano Paulo Landucci.

Em 12 de outubro de 1931, o monumento do Cristo Redentor foi inaugurado, com 30 metros de altura e pesando 1.145 toneladas, a setecentos metros acima do nível do mar, no cume do Corcovado. Ao seu redor há um mirante, do qual se pode avistar uma das mais belas paisagens do mundo: a baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, a enseada de Botafogo e a lagoa Rodrigo de Freitas.

Sob o Cristo Redentor, há uma capela, na qual já estiveram o cardeal Pacceli, depois papa Pio XII; o cardeal Montini, depois papa Paulo VI, e o papa João Paulo II, que abençoou o Rio de Janeiro e o Brasil.

O Cristo Redentor é a maior estátua do Brasil e uma das maiores do mundo. Transformou-se em um dos símbolos do nosso país e é um dos cartões-postais mais conhecidos no mundo.

A cada ano, milhares de turistas brasileiros e estrangeiros visitam a cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de ver o Cristo Redentor de perto, iluminado, de braços abertos, como a abençoar a todos.

SANTO DO DIA 12 DE OUTUBRO


Nossa Senhora Aparecida
Padroeira do Brasil

12 de Outubro - Nossa Senhora Aparecida

Não bastasse ser um dos maiores países católicos do planeta, o Brasil tem também um dos maiores centros de peregrinação mariana da cristandade do mundo. Trata-se, é claro, do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, São Paulo. A cidade foi batizada com o nome da Senhora, "aparecida" das águas, mas o Brasil inteiro também recebeu sua bênção desde o nascimento, graças aos descobridores e colonizadores que a tinham como advogada junto a Deus nas desventuras das expedições. A fé na Virgem Maria cresceu com os séculos e a confiança não esmoreceu, só se fortaleceu.

Em 1717, quando da visita do governador a Guaratinguetá, foi ordenado aos pescadores que recolhessem do rio Paraíba a maior quantidade possível de peixes, para que toda a comitiva pudesse ser alimentada e festejada com uma grande recepção. Todos se lançaram às águas com suas redes. Três deles, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, partiram juntos com suas canoas e juntos também lançaram as redes por horas e horas, sem pegar um único peixe. De repente, na rede de João Alves apareceu o corpo da imagem de uma santa. Outra vez lançada a rede, e a cabeça da imagem vem também para bordo. A partir daí, os três pescaram tanto que quase afundaram por causa da quantidade de peixes.

A pesca, milagrosa, eles atribuíram à imagem da santa. Ao regressarem foram para a casa de Filipe Pedroso e, ao limparem a imagem com cuidado, viram que se tratava de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de cor escura. Então, cobriram-na com um manto e a colocaram num pequeno altar dentro de casa, onde passaram a fazer suas orações diárias. A novidade se espalhou e todos da vizinhança acorriam para rezar diante dela. Invocada pelos devotos como "Aparecida" das águas, durante quinze anos seguidos, a imagem ficou na casa da família daquele pescador.

A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por todos aqueles que rezavam diante da imagem. Eram tantos os devotos que acorriam ao local que, em 1732, a família de Filipe construiu o primeiro oratório. Mas a fama dos prodigiosos poderes de Nossa Senhora Aparecida foi se espalhando até atingir todos os recantos do Brasil. Assim, foi necessário, então, construir uma pequena capela, em seguida uma sucessão de outras capelas cada vez maiores. Até que o local se tornou a cidade de hoje. Em 1888, houve a bênção do primeiro templo, que existe até hoje, conhecido como "Basílica Velha".

A primeira grande peregrinação de católicos "de fora", oficial e historicamente registrada, aconteceu em 1900. Eram mil e duzentos peregrinos viajando de trem desde São Paulo, liderados por seu bispo. Atualmente, são milhões de peregrinos vindos, diariamente, de todos os estados do país e de várias outras nações católicas, especialmente das Américas. A atual Catedral-Basílica de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como "Basílica Nova", foi consagrada pessoalmente pelo papa João Paulo II, em 1980, quando de sua primeira visita ao Brasil.

Quanto ao amor do nosso povo por Maria, em 1904 a imagem foi coroada, simbolizando a elevação da Senhora como eterna "Rainha do Brasil", com todo o apoio popular. A coroa foi oferecida pela princesa Isabel. Foi também por aclamação popular e a pedido dos bispos brasileiros que, em 1930, o papa Pio XI proclamou solenemente Nossa Senhora Aparecida a "padroeira oficial do Brasil". O dia de sua festa, 12 de outubro, desde 1988 é feriado nacional.

MATRIMÔNIO EM LUGAR NÃO-SAGRADO


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghVX54n-U42noRcIMhZPGpQooEm3zg2TkxPaCx_E0slp8Ck5kQ6NiUY3YwGZEeSQ5Daup2L9Zm5JqQiOBSorhJoH3yqIpsjLKLyx05IpK6UOFkrzbp8MAuJbFIbOZ-nnBdEhObe_wbUXA/s1600/Pe.+Nery.png11/10/2013 - Com a Licença do Ordinário local, porém, não do Pároco, o Matrimônio pode ser celebrado também em um lugar não – sagrado, desde que seja digno; não são excluídas as “causas privadas” , a teor do c.1118, parágrafos 2-3:
Parágrafo 2. O Ordinário local pode permitir que o matrimônio seja celebrado em outro lugar conveniente.
Parágrafo 3. O matrimônio entre uma parte católica e outra não – batizada poderá ser celebrado na igreja ou em outro lugar conveniente.
É espontânea a dúvida dos Ordinários locais: Requer – se uma causa grave? Durante os trabalhos de redação do CIC 1983, foi proposto de acrescentar, formalmente, a cláusula limitativa da gravi ex causa. Mas os Consultores consideraram que fosse tarefa do Ordinário local avaliar, caso por acaso, os motivos apresentados pelos Nubentes e decidir, segundo o seu prudente juízo, se conceder ou não a Licença de celebrar Matrimônio fora do lugar sagrado, a saber: capelas privadas, casas privadas, salões comunitários, etc.
No CIC 1983, não menciona as igrejas e oratórios dos seminários e Casas Religiosas, onde era proibida a celebração dos Matrimônios, exceto que o Ordinário local, por motivos de necessidade e com as devidas cautelas – urgente necessitate acopportunis adhibitis cautelis – autorizasse. Tal “proibição” em vigor no CIC 1917, deve ser considerada abrogada.
Tratando – se do Matrimônio entre uma parte católica e outra não batizada – com a devida Dispensa do Impedimento de Disparidade de Culto – pode ser celebrado numa igreja ou em outro lugar “conveniente” , livremente, sem a necessidade de uma Licença, a teor do c. 1118, parágrafo 3:
O matrimônio entre uma parte católica e outra não – batizada poderá ser celebrado na igreja ou em outro lugar conveniente.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6AjuxvH5N737TBQHwwrrNKwZSWGkMJQnDTWqwQEmGvSsqpLH6quCMSyX7REaBpuNJv0lEfpbXfmtxOTkxB4v7WCGxFFfnwFH7b4LT8tFnqGEtS6AcnL__qSen7yPW_V86HOmo_vnbhbI/s1600/Rodap%C3%A9+Nery.png

ATUALIZAÇÃO: COLISÃO PROVOCA 5 MORTES NA ESTRADA

sábado, 12 de outubro de 201


Os corpos de três vítimas do acidente foram colocados nas margens da rodovia e cobertos com lençóis até a chegada da Perícia Forense (Pefoce) e do rabecão fotos: José Leomar
O trecho da BR-116, no quilômetro 103, é de reta, sinalizado e tem boa condição de tráfego. As causas do desastre, portanto, são desconhecidas / O micro-ônibus, que procedia da cidade de Tabuleiro do Norte em direção a Fortaleza, ficou completamente destruído pela força do impacto da colisão. 


Cinco pessoas morreram e quatro ficaram feridas em consequência de uma colisão envolvendo uma carreta-tanque e um micro-ônibus. O desastre ocorreu por volta de 4 horas de ontem, no quilômetro 103 da BR-116 (Rodovia Santos Dumont), no distrito de Boqueirão de Cesário, limite dentre os Municípios de Beberibe e Morada Nova.

O micro-ônibus de placas NWP-0011, procedente da cidade de Tabuleiro do Norte (209 KM de Fortaleza), trafegava no sentido Interior-Capital. O caminhão, que transportava combustível para a cidade de Icó (375 Km de Fortaleza), teria invadido a pista contrária e batido lateralmente no veículo de menor porte.

O micro-ônibus tombou na margem da rodovia, deixando três mortos no local. O condutor da carreta, José Vieira Teixeira, 64 também teve morte imediata. A carreta ficou parada na contramão de direção.

Feridos

Além do condutor do caminhão, morreram Antônio Machado Freire, 53; Gerusa Maurício Maia, 54; e Francisco Harrison Rodrigues, 24, que eram passageiros do micro-ônibus. Três dos feridos foram levados para Russas, visto que as lesões foram consideradas leves.

Os feridos mais graves foram encaminhados ao Instituto Doutor José Frota (IJF), nesta Capital O motorista do micro-ônibus, Manoel Tomás da Costa, 49, foi levado de ambulância. Ele teve várias paradas cardíacas. Chegou a ser encaminhado à Sala de Ressuscitação, mas não resistiu.

O médico Helder Pinto, diretor da Emergência do IJF, informou que o motorista faleceu às 9h30. Ele teve politraumatismo. Já a passageira Maria Cecília Costa foi transportada no helicóptero ´Fênix 03´, da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Foi o primeiro pouso de uma aeronave, no heliponto do hospital, em situação real de emergência. O equipamento havia sido inaugurado no dia anterior pelo prefeito Roberto Cláudio.

A mulher foi encaminhada ao Risco I, setor do IJF considerado uma semi-UTI. A paciente, de acordo com as informações da Assessoria de Comunicação do hospital, está entubada, tendo em vista que sofreu traumatismo craniano. O estado de saúde dela é considerado gravíssimo.

Causas

O que provocou o desastre na estrada ainda não pode ser determinado, embora exista a suspeita de que o motorista da carreta tenha cochilado no volante. O caminhão de placas OCN-8792 (cavalo mecânico) e OCN-9312 (tanque) seguia para Icó.

A sinalização no asfalto indica que o caminhão não poderia ultrapassar. Como não havia outros veículos além dos dois envolvidos no acidente, a suspeita é de que o caminhoneiro tenha dormido ao volante e passado para a pista contrária e provocado a tragédia. O laudo pericial deve ser divulgado dentro de um mês.

Outro acidente

Três pessoas ficaram feridas em consequência de um acidente ocorrido no começo da manhã de ontem, no cruzamento das avenidas Olavo Bilac e Sargento Hermínio, no bairro Ellery.

Uma topique do transporte alternativo de Fortaleza colidiu com uma motocicleta.

AUTOR: DN

Varjota: Caminhão de entrega de bebida é alvo de assalto por 3 elementos na zona rural

sexta-feira, 11 de outubro de 2013


O fato ocorreu no final da manhã desta sexta (11/10/13), por volta das 11h30, em uma estrada carroçável, que da acesso a beira rio Acaraú, na zona rural de Varjota.
O alvo foi este caminhão de entrega de cerveja, de cor branca, placas HVC 0650, inscrição de Sobral, conduzido pelo cidadão que se identificou como Fernando, residente em Sobral, que estava na companhia de dois ajudantes.
Em entrevista ao Jornal Regional e site Roberto Lira Notícias, ele falou que os acusados são três elementos, onde dois estavam encapuzados, que saíram do mato e, um armado de faca e os outros na sugesta, anunciaram o assalto e levaram uma pequena quantia em dinheiro, os documentos do condutor e a chave do caminhão. Em seguida entraram novamente no matagal, esquecendo no local este boné (foto). Uma garrafa com resto de cachaça foi encontrada no local, que deve ser dos acusados.
A Força Tática do Pelotão da Polícia Militar de Varjota, através do sargento B Sousa e sua equipe, ao tomarem conhecimento, saíram imediatamente para o local, divididos em duas viaturas, onde uma ficou no local dando apoio à vítima e a outra passou a diligenciar, na tentativa de capturar os assaltantes.
A qualquer momento podemos ter novidades sobre o caso, aqui no site.

ASSISTA AO VÍDEO FEITO NO LOCAL AQUI AGORA:


Fonte: RobertoLiraNotícias

Sobral: Ciro Gomes vai ao HRN esclarecer desaparecimento de material avaliado em R$ 819 mil

sexta-feira, 11 de outubro de 2013


Uma auditoria realizada pelo Ministério da Saúde no Hospital Regional Norte, em Sobral, constatou o desaparecimento de equipamentos, avaliados em R$ 819 mil, comprados pelo Governo do Estado do Ceará. O processo apontou também que a maioria dos equipamentos adquiridos e identificados encontra-se sem uso. O secretário estadual de Saúde, Ciro Gomes, convocou coletiva de imprensa e vistoria neste sábado, 12, no hospital, inaugurado com show de Ivete Sangalo, em janeiro deste ano.
A vistoria foi realizada entre maio e junho de 2013 na Secretaria de Saúde do Ceará e no HRN. Não foram encontrados, segundo o relatório, 13 ventiladores pulmonares (R$ 556.385,31), um aparelho de anestesia (R$ 72.962,00), dois Raios-X móveis (R$ 130 mil) e um foco cirúrgico (R$ 59.926,96).
“Por falta de localização de equipamentos pagos, o que contraria o disposto na Lei n° 4.320/64, Decreto n° 93.872/86 e o item 10.3 da Instrução Normativa do Ministério da Administração Pública Federal, os valores constam da proposição de ressarcimento deste relatório e totalizam R$ 819.274,27 que, atualizados monetariamente, na forma da legislação, deverão ser restituídos ao Fundo Nacional de Saúde”, afirma o relatório da auditoria. 

Justificativas da Sesa

O relatório de auditoria apresenta as justificativas da secretaria para a ausência do material, que não foram aceitas. Os ventiladores pulmonares não foram localizados comprovantes da entrega do material. Questionada, a Sesa informou que "todos foram entregues pela empresa Intermed, no Hospital Regional Norte, recebidos pela equipe técnica do Nuplac/Sesa e, encontravam-se encaixotados aguardando montagem pelos técnicos responsáveis”. 
Os auditores não acataram a justificativa, alegando que a falta de comprovação de recebimento e a resposta da Sesa não comprovam a existência dos equipamentos. Sobre o foco cirúrgico, o governo informou os locais onde seriam encontrados, mas a auditoria considerou que a resposta também não comprovou a existência. Os registros dos aparelhos de Raio-X divergiram dos encontrados pelos auditores, no que diz respeito aos dados das notas fiscais de compra.

Ministério Público Federal

A auditoria foi solicitada pelo procurador da República, Oscar Costa Filho, em fevereiro. “A origem da auditoria foi a partir do problema do show da Ivete Sangalo, depois a marquise caiu e nós pedimos a auditoria no hospital para investigar se tinha recurso federal envolvido”, afirmou Oscar. Ele destaca que a auditoria foi feita somente sobre os R$ 25 milhões repassados pela União.
“Isso é algo que temos de individualizar os responsáveis. Os equipamentos foram contratados e pagos, então onde é que estão?”, questionou o procurador. Segundo Oscar, o relatório já foi repassado para o Fundo Nacional de Saúde, que deve pedir o ressarcimento do valor, caso o material desaparecido não seja apresentado. O trabalho do Ministério Público Federal no Ceará será o de avaliar possível ação de improbidade administrativa contra os responsáveis.

Secretaria de Saúde

O secretário de Saúde, Ciro Gomes, irmão do governador do Estado, Cid Gomes (Pros), anunciou que fará vistoria no Hospital Regional Norte neste sábado, 12, às 11 horas. Ao jornal Folha de S. Paulo, a administração do HRN negou o desaparecimento dos equipamentos.
Sobre os equipamentos sem uso, a Secretaria da Saúde do Ceará informou que duas novas áreas começarão a funcionar até o final deste mês.

Fonte: O Povo