JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PMDB quer cassar mandato de Genecias por infidelidade partidária

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A executiva nacional do PMDB decidiu nessa quinta-feira (17) que vai ingressar na Justiça para exigir o mandato de Genecias Noronha, recém-filiado ao Solidariedade (SDD), por infidelidade partidária, e de outros três deputados federais: Wilson Filho (PTB-PB), Benjamin Maranhão (SDD-PB) e Carlos Pitiman (PSDB-DF).
Com exceção do senador Eunício Oliveira, que se absteve da votação, toda a cúpula peemedebista votou a favor da norma, de autoria do líder do PMDB na Câmara Federal, Eduardo Cunha, que obriga o partido a cobrar judicialmente o mandato dos quatro congressistas.
Em entrevista ao jornal Aqui CE, Genecias afirmou que esteve reunido com Eduardo Cunha e Eunício Oliveira no começo da semana, mas não foi informado sobre o processo.
“Eles têm o direito de espernear, agora não vão cassar apenas o Genecias, não. Vão ter que cassar uns 50 que deixaram o partido também”, reclamou.
Antes de sair do PMDB, o parlamentar cearense tentou conseguir um salvo conduto para deixar a legenda e acompanhar o vice-governador Domingos Filho (PROS). O esforço foi em vão.
Na época, o próprio Eduardo Cunha alertou que a executiva nacional não “perdoaria os desertores”.
Genecias, então, pagou para ver. “Eles não podem cassar o mandato porque eu não cometi infidelidade nenhuma. Tenho certeza que essa é mais uma cartada do Eunício para me perseguir”, lança, voltando atrás na versão dada no dia de sua filiação ao SDD, em que garantia ter deixado o PMDB “numa boa” com o senador e líder do partido no Senado.

Fonte: Jornal Aqui CE

RONDA PRENDE SUSPEITOS APÓS TENTATIVA DE HOMICÍDIO

sexta-feira, 18 de outubro de 2013


Francisco Wedgleison Santos foi capturado com uma mulher e um adolescente dentro de uma casa. Ele foi reconhecido por testemunhas FOTO: KIKO SILVA

Um casal foi preso e um adolescente apreendido durante a tarde de ontem, no bairro Acaracuzinho, em Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza). Segundo a Polícia, o trio é suspeito de envolvimento em uma tentativa homicídio minutos antes.

Francisco Wedgleison Santos Pontes, 21, Ana Carolina Catunda Soares, 18 e um adolescente de 16 anos, foram capturados em uma residência na Rua 112 B, também no Acaracuzinho. De acordo com informações do cabo PM Nunes, do Ronda do Quarteirão, o homem e o adolescente tentavam fugir e a mulher abrigava os dois. A arma do crime, uma pistola de calibre.45, foi apreendida, com 47 munições e dois cartuchos. Ainda segundo informações do cabo Nunes, Francisco Wedgleison é foragido do 20º DP (Acaracuzinho) e responde na Justiça por sete homicídios.

A testemunha do crime reconheceu o adolescente como o autor do disparo contra Francisco Gleidson Oliveira, 20. A vítima levou um tiro na cabeça foi levada ao hospital local, mas devido a gravidade do ferimento, encaminhada ao Instituto Doutor José Frota (IJF).

De acordo com a PM, a motivação do crime seria uma partilha de roubo. O grupo teria tomado uma moto de assalto e o adolescente foi cobrar uma quantia em dinheiro pela venda do veículo, mas a vítima não realizou o pagamento e foi baleada. A prisão foi realizada pela equipe das viaturas RD 1093,1096 e 1124, do Ronda de Maracanaú, que perseguiu os homens.

AUTOR: DN

SECRETÁRIO QUER DETALHES DA ATUAÇÃO DO PCC NO CEARÁ


Em fevereiro de 2011, integrantes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) teriam resgatado dez presos do IPPOO II, em Itaitinga FOTO: BRUNO GOMES

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, Servilho Silva de Paiva, solicitou informações ao Ministério Público de São Paulo sobre a atuação de membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) em atividades criminosas neste Estado.

O titular da SSPDS enviou ofício no último dia 15 ao procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, O documento assinado por Paiva foi enviado ao procurador-geral de São Paulo no mesmo dia em que o Diário do Nordeste publicou matéria sobre as investigações do MP paulista, que identificaram a presença de 120 membros do PCC atuando no Ceará.

Conforme a reportagem, parte dos integrantes da facção estaria recolhidos em presídios e outros grupos agiriam no planejamento e na linha de frente de assaltos a bancos e carros-fortes, sequestros, tráfico de drogas e corrupção de agentes públicos.

O secretário solicita "a remessa de informações pormenorizadas" sobre a presença de membros do PCC no Ceará, para que as autoridades da Segurança Pública possam tomar medidas sobre o fato.

Segundo as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de São Paulo, dos 120 integrantes do PCC atuando no Ceará, 69 estariam presos e 51 em liberdade. Os promotores investigaram os passos da facção criminosa por três anos e meio.

Nos últimos anos, autoridades de Segurança do Ceará identificaram a participação de integrantes do PCC em ações criminosas no Estado. Em maio de 2011, um membro da facção, identificado como Nilson Espíndola de Sousa, o ´Nilsinho´, foi preso em Pacajus. Três meses antes, uma fuga cinematográfica foi executada pelo PCC em um presídio cearense.

Bandidos armados metralharam a unidade e resgataram 10 presos, entre eles, três envolvidos no furto milionário ao Banco Central, em 2005, que teria sido financiado pelo PCC.

Marcos Rogério Machado de Morais, o ´Rogério Bocão´; Fernando Carvalho Pereira, o ´Fernandinho´; e Edésio Batista das Neves Sobrinho; todos envolvidos no ataque ao BC foram resgatados. Além deles, Alexandre de Sousa Ribeiro, o ´Alex Gardenal´ também foi levado do IPPOO II pelos comparsas.
Marcos Machado, o ´Rogério Bocão´, envolvido no furto ao BC, foi resgatado da cadeia em 2011 FOTO: FUTURA PRESS/ Fernando Carvalho, o ´Fernandinho´, também foi levado pelos comparsas do IPPOO II, em 2011 FOTO: REPRODUÇÃO/ Nilson de Souza, o ´Nilsinho´, que seria do PCC acabou preso em Pacajus, em maio de 2011 FOTO: BRUNO GOMES/ Marcos Camacho, o ´Marcola´, chefe do PCC, comanda as ações da facção de dentro da cadeia FOTO: DIVULGAÇÃO

O resgate teria sido comandado por Fabiano da Silva Aquino, o ´Fabinho da Pavuna´, que ao ser preso pouco mais de um mês depois no Maranhão com Alex Gardenal, disse ao ser interrogado que era integrante do PCC.

Mais procurados

´Rogério Bocão´ e ´Fernandinho´ estão na lista dos bandidos mais procurados do Ceará contida no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A relação foi atualizada e foi reformulada. O capitão PM Carlos Augusto Lima, da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), disse que a sociedade pode contribuir passando detalhes sobre o paradeiro dos foragidos por meio do Disque-Denúncia (181). O anonimato é garantido, segundo o oficial. O cidadão pode acompanhar o andamento da denúncia pois receberá um número de protocolo.

AUTOR: DN

AUMENTA EXPECTATIVA PARA EMANCIPAÇÃO DE DISTRITOS NO CEARÁ


Lideranças políticas e comunitárias favoráveis à emancipação de distritos no Interior do Estado comemoraram a aprovação na quinta-feira, pelo Senado Federal, de projeto de lei complementar que define novas regras para a criação de municípios. No Ceará, cerca de 30 distritos pleiteiam a independência, mas esse número pode ser reduzido porque há critérios mais rígidos a serem observados.

A emancipação é um sonho alimentado há mais de uma década por lideranças políticas, comunitárias e de parcelas da população dos distritos que se enquadram nos requisitos legais de população, renda e edificação de imóveis. Com a aprovação, pelo Senado Federal, do projeto de lei complementar que regulamenta a matéria, as esperanças dos emancipacionistas foram renovadas.

Antes, porém, é preciso aguardar a decisão da presidente da República Dilma Rousseff que vai sancionar ou vetar o projeto, em um prazo de 15 dias. "Tenho certeza que a presidente Dilma Rousseff irá sancionar a lei, pois é fruto de um acordo e o texto aprovado manteve a proposta da Casa Civil da Presidência da República", disse o presidente da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa, Luiz Carlos Mourão.

Os defensores das emancipações e da proposta aprovada anteontem no Senado Federal argumentam que projeto apresenta critérios mais rigorosos e, por isso, alguns distritos podem ficar fora do processo.

Segundo Mourão, a partir da sanção presidencial, o próximo passo no Ceará é aprovar emendas para adequar a lei estadual que trata das emancipações ao texto federal. "Há um consenso entre os deputados", observa. "O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, vai reunir o colégio de líderes e acredito que as modificações serão aprovadas rapidamente", prevê.

Depois, os distritos poderão apresentar pedidos de abertura do processo de emancipação à Assembleia Legislativa com pelo menos 20% de assinatura dos eleitores de todo o município. Em seguida, será feito o Estudo de Viabilidade Municipal (EVM), que deverá ser concluído em um prazo de 180 dias. "Esse processo deve começar no início do próximo ano", observa Mourão. "Aqueles processos anteriores estão nulos e a lista dos distritos que querem emancipação com certeza será modificada porque os critérios agora são outros", alerta.

A lei federal estabelece que, preferencialmente, os plebiscitos sobre a emancipação deverão ser realizados em eleições nacionais e estaduais. É o caso de outubro de 2014. Para isso, todo o processo deve estar concluído até junho do próximo ano, para que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) inclua quesitos na urna eletrônica. Os eleitores de todo o município serão consultados com o voto do "sim" ou "não" pela emancipação do distrito. É preciso metade mais um dos votos para a aprovação da proposta emancipacionista.

O EVM inclui levantamento atualizado do censo demográfico e dos indicadores econômicos e sociais dos distritos. O texto aprovado pelo Senado Federal prevê que o distrito deve ter, pelo menos, 8.781 habitantes e 651 unidades habitacionais aptas a receber famílias. Várias instituições públicas estaduais e federais participam do EVM.

A proposta da criação de novos municípios divide opiniões. Para os críticos, representará maior despesa pública, implantação de Prefeituras, de Câmaras Municipais, secretarias, empregos e possível favorecimento de políticos na região.

Já os que são favoráveis mostram argumentos históricos e citam exemplos de distritos que se emanciparam e demonstraram crescimento, como é o caso de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. "A maioria das emancipações deu certo. Houve um ganho para a região", observou Irineu Carvalho, consultor econômico e financeiro da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

Sem receita

O professor de Economia da Universidade Federal da Paraíba, Cristiano Oliveira, observa que a metade dos municípios brasileiros não tem receita própria e depende de repasses do FPM. "É preciso mais rigor na emancipação para evitar problemas futuros e favorecimento de lideranças políticas locais", disse. "Basta olhar para as pequenas cidades para ver a incapacidade de solucionar problemas básicos".

José Mourão prevê que haverá uma redução do número inicial de distritos que pretendem se emancipar. "É preciso alcançar os critérios da legislação, que está mais rigorosa", frisou.

Irineu Carvalho observa que a Lei de Responsabilidade Fiscal deverá ser observada. Nos casos em que a emancipação provocar perda de receita para o município mãe, causando aumento das despesas com pessoal acima do índice constitucional, o processo emancipacionista será inviável. "Há de se observar cada caso, mas o bolo financeiro a ser dividido entre os novos municípios é um só, do Estado", frisou Carvalho. "Alguns perderão receitas, mas perderão também população e área de investimentos que passam a ser de responsabilidade do ente recém-criado".

A Constituição Federal de 1988 concedeu poderes aos Estados para legislarem sobre a criação, incorporação, desmembramento e fusão de municípios. Entretanto, a Emenda Constitucional nº15, de 1996, retirou essa prerrogativa e previu que uma lei federal complementar iria regular a matéria. Somente agora, essa normal foi aprovada.

Mais informações

Assembleia Legislativa do Ceará
Comissão de Novos Municípios
Telefone: (85) 3277. 2735
Aprece
Telefone: (85) 4003.4006

Gestores temem perda de receitas

Crato. A aprovação do projeto de lei complementar sobre criação de novos municípios não agradou alguns prefeitos do Cariri, de cidades onde há perspectivas de emancipação de distritos. Em Crato, por exemplo, a possibilidade do distrito de Ponta da Serra ser elevado à nova categoria gera preocupação à administração do prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Matos. Segundo o secretário de governo do município, Rafael Branco, a matéria deveria ter sido melhor debatida, nos municípios popularmente denominados como "mães".

 
 Distrito de José de Alencar, em Iguatu, está entre os que pleiteiam tornar-se cidade, conforme processo encaminhado em 2010 FOTO: HONÓRIO BARBOSA

"A discussão precisa ser ampliada. Não basta ouvir a população que reside nos distritos que buscam sua emancipação. Nós defendemos que todos os demais distritos e, ainda, a zona urbana da cidade seja chamada para dizer se aprova ou não a emancipação de Ponta da Serra", defende o secretário.

Ele também aponta para possíveis perdas de receita que os município poderiam passar a sofrer a partir dos desmembramentos de distritos. "O distrito que for emancipado vai nascer com o bônus das arrecadações, enquanto que aqueles que já existem continuarão contabilizando o ônus das contas à pagar", avalia Rafael Branco.

A visão é divida pelo titular do setor de Controladoria da prefeitura de Missão Velha, Marcel Marinho. Embora procure esclarecer que em todo o município haja interesse na emancipação do distrito de Jamacaru, o secretário também levanta dúvidas de como ficarão os municípios sedes. "A emancipação é vista com bons olhos pela administração do prefeito Tardini. Todos em Missão Velha, na verdade, aprovam a emancipação de Jamacaru. É preciso, no entanto, discutir com maior profundidade os limites territoriais do distrito que pleiteia sua emancipação".

Marcel Marinho também defende a necessidade de um amplo estudo, por parte de governo federal, no sentido de que não haja perdas financeiras aos municípios sedes, a partir da elevação dos distritos. "Hoje Missão Velha recebe recursos do FPM baseados em uma população de cerca de 35 mil habitantes. A partir da emancipação de Jamacaru esse número de habitantes caí para cerca de 25 mil pessoas. Como é que vai ficar a questão dos recursos repassados pelo governo federal, através do FPM", questiona o secretário.

Já o prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, avalia que não há o porquê dos municípios estarem receosos em relação a possíveis perdas de recursos. "O projeto aprovado pelo Senado é claro quando afirma que, no caso de serem criados prejuízos de grande monta aos municípios sedes, o distrito pleiteante perde qualquer condição de ser emancipado", informa o gestor.

Em relação às possíveis perdas de recursos destinados através do FPM, Simão ressalta que "com o desmembramento do distrito, o município passa a estar desobrigado da realização de quaisquer investimentos naquela região".

Na região Centro-Sul, houve queima de fogos nos distritos que querem virar cidade, após a divulgação da decisão do Senadro Federal. O vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, luta pela emancipação do distrito de José de Alencar. "Agora estamos mais confiantes e acreditando que o nosso sonho está mais próximo de se concretizar", disse.

Os prefeitos de Jucás, Raimundo Luna, de Iguatu, Aderilo Alcântara e de Acopiara, Vilmar Félix, mostraram-se favoráveis à emancipação dos distritos. Os três asseguraram que a administração vai continuar investindo em obras e serviços públicos na área que poderá obter autonomia na região.

O vereador Francisco Sales, do distrito de São Pedro, observa que, em caso de emancipação, haverá um crescimento de receitas do FPM no somatório de Jucás e São Pedro. "O FPM de Jucás é R$ 1,8 milhão, em média. A Prefeitura ficará com receita de R$ 1,2 milhão e São Pedro com R$ 800 mil. A receita do FPM terá R$ 200 mil a mais".

AUTOR: DN

CÂMERA REGISTRA MORTE DE LADRÃO EM AÇÃO DA PM APÓS ASSALTO A PIZZARIA

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

As imagens da câmera de segurança da pizzaria onde um ladrão morreu baleado pela polícia mostram toda a ação na noite de quarta-feira (16), no Jardim dos Comerciários, em Botucatu (SP). Outro criminoso também foi atingido e está internado em estado grave.

Os suspeitos - um deles, armado - entraram no estabelecimento especializado em entrega de pizza, às 22h50. Eles estavam de capacete e anunciaram o roubo. Um deles jogou no chão o celular de uma das funcionárias. Depois, pegou mais de R$ 1 mil do caixa do local.

No momento em que fugiam foram surpreendidos pela polícia. Disparos feitos da rua estouraram a porta de vidro. Um dos ladrões foi atingido com dois tiros e morreu no local. O outro assaltante foi atingido por quatro tiros e até as 16h30 desta quinta-feira permanecia internado no hospital. Um revólver calibre 38 foi apreendido.

O capitão da Polícia Militar, Aleksander Lacerda, explicou a ação dos policiais. “A polícia estava fazendo patrulhamento pelo bairro quando uma pessoa avisou sobre o assalto. Os policiais foram com todas as cautelas previstas no procedimento operacional padrão”, disse.

O policial ainda afirmou que a ação foi correta. “O indivíduo que estava armado virou-se na direção dos policiais apontando a arma de fogo. E nesse sentido, para evitar injusta e iminente agressão, os policiais dispararam a sua direção, vindo que o indivíduo acabasse cessando a agressão e fosse, posteriormente, socorrido. Verificou que ele havia conseguido efetuar dois disparos com a arma. Um deles falhou e o outro foi deflagrado. O tempo e a reação são curtos. Houve a reação adequada à situação”.

A dupla de assaltantes havia realizado outro assalto pouco antes também em uma pizzaria, no centro da cidade. Eles levaram quase R$ 500. Os dois são de Botucatu e têm passagens pela polícia por tráfico de drogas. A Polícia Civil deverá apurar se mais pessoas estão envolvidas nos crimes.

Dupla anuncia assalto na recepção da pizzaria (Foto: Reprodução/TV TEM)
Momento que a porta de vidro estoura ao ser atingida pelos tiros (Foto: Reprodução/TV TEM)
Um dos ladrões morreu no local ao ser atingido por dois disparos (Foto: Reprodução/TV TEM)
AUTOR: G1/SP

PROFESSOR CEARENSE É O 1° MÉDICO DO BRASIL A ENSINAR EM HARVARD

quarta-feira, 16 de outubro de 2013


Uma técnica de cirurgia endoscópica desenvolvida por médicos cearenses está ganhando notoriedade no mundo. Um dos desenvolvedores do método, o otorrinolaringologista e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), João Flávio Nogueira, levará a pesquisa cearense para a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Esta é a primeira vez que um otorrinolaringologista do Brasil dará aulas na universidade norte-americana.
A técnica foi desenvolvida a partir de outra já existente. Enquanto o método cirúrgico tradicional consiste em operações com o auxílio do microscópio, o novo substitui este aparelho por um endoscópio, permitindo melhor visão da operação sem ser tão invasiva.
Embora o primeiro seja eficiente, o médico explica que algumas regiões não podem ser acessadas pelo aparelho, assim é necessário um corte maior e, consequentemente, maior remoção de tecidos, o que se tornou desnecessário com o novo procedimento.
Desenvolvimento no Ceará
A técnica foi desenvolvida no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), sendo este o único centro de treinamento do país e conta com uma equipe de aproximadamente 10 otorrinos especializados na técnica. Por conta disso, médicos de várias partes do mundo tem procurado o hospital para conhecer o trabalho. “Vem gente de fora para aprender aqui e disseminar em outros estados. É o único serviço de residência médica que oferece esse treinamento no brasil, por enquanto”, comenta Flávio Nogueira.
O próprio Nogueira viajou recentemente para outros países a fim de divulgar a técnica. Agora, o próximo destino será a Universidade de Harvard, instituição americana classificada entre as mais prestigiadas do mundo, para ministrar um curso sobre a técnica cirúrgica desenvolvida. Ele será o primeiro otorrinolaringologista brasileiro a dar aula na instituição.
Fonte: Tribuna do Ceará

GUARACIABA DO NORTE: POPULAÇÃO AJUDA FAMÍLIA QUE TEVE TRIGÊMEOS

quinta-feira, 17 de outubro de 2013



 A família guaraciabense teve sua rotina totalmente mudada depois que a dona de casa teve a notícia que estaria grávida de três crianças, no início ela não acreditava e que poderia ter sido um erro do médico na hora da ultrassonografia. Mais não ouve erro, ela teve há pouco mais de um mês três crianças, duas meninas e um menino. Depois de passar por um parto cesariano na Santa Casa de Sobral, mãe e filhos ficaram por quase um mês no hospital, pois as crianças nasceram pre-maturas.
Começava ai uma campanha das agentes de saúde do Bairro e da família para conseguir montar o enxoval triplo. Foi ai que chegaram até a Rádio Guaraciaba Am afiliada a Rede Somzoom Sat e como sempre a população não mediu esforços para ajudar a família. A população começou a multiplicar os esforços e muita coisa foi arrecadada. Como três berços, banheiras, roupas, fraudas, mamadeiras e até uma certa quantia em dinheiro.

Quem puder ajudar é só entrar em contato com a Rádio, ligando para (88) 9926 6371 ou 9236 7904 que levará suas doações até a família, eles também precisam de fraudas.

NOTICIAS POLICIAIS DE QUINTA FEIRA NA IBIAPABA

quinta-feira, 17 de outubro de 2013


 

BRIGA DE DETENTOS COM LESÃO/ TIANGUÁ  

Ontem, 16/10, por volta de 08h30, na cadeia pública de Tianguá, houve uma desavença na cela 04, em que foi vítima o detento: ALAN FEITOSA.  A composição da cadeia pública, Sargento Iran, Sargento Genésio e soldado Danilo, observaram que, estava havendo uma confusão entre detentos, na cela 04, que ligaram para o Copom, relatando os fatos, que de imediato acionou as composições FTA 01: Sargento Sousa e soldados Milton, Felix e Siqueira; FTA 02 : Cabo Glauberto e soldado Maia e Fiscal de dia Sargento Quirino, todos ao comando do Tenente Silveira. Chegando ao local, a composição da cadeia pública, já tinha retirado a citada vítima, de dentro da cela, e então o Tenente determinou, que a composição da cadeia pública conduzisse os acusados: 1º LUIS FELIPE, 19 anos, casado , natural de Tianguá/CE; 2º FRANCISCO GERMANO, 19 anos, natural de São Benedito, até a DPC de Tianguá, para serem autuados em flagrante, no artigo 129, paragrafo1º e inciso II, do CPB, serão levados a cadeia pública local, ficando a disposição da Justiça;

por precaução o Tenente Silveira, fez uma vistoria , e encontrou os seguintes objetos: 08(oito) carregadores para celulares; 03(três) aparelhos de celular; 05(cinco) baterias para celular; 01(um) cachimbo para uso de droga; 01(uma) tesoura pequena; 03(três) barras de ferro; 05(cinco) “lâminas” de gilete; 01(uma) cápsula deflagrada de .40; 02(dois) chips para celular; 02(duas) facas; 01(um) pedaço de ferro de 30cm; 02(dois) cossoco; 06(seis) colheres de metal; 01(um) garfo de metal; 01(um) cortador de unha; 01(um) pedaço de alumínio; 01(uma) gilete em forma para serrar grade.

  FUGITIVO SE APRESENTA NA DPC/ SÃO BENEDITO 

 Ontem, 16/10, por volta de 09h10, na DPC de São Benedito, apresentou-se o fugitivo do dia 15/10/2013, da cadeia pública de São Benedito/CE: FRANCISCO GERLANO GONSALVES DE SOUSA, o mesmo responde ao artigo 33, da lei 11343/2006, “ LÉI DO TÓXICO”, o citado detento já está recolhido, a cadeia pública local, a disposição da Justiça.

APREENSÃO DE VEÍCULO/ UBAJARA

 Ontem, 16/10, por volta de 09h10,  na cidade de Ubajara/CE, foi apreendida a motocicleta Cripton Yamaha, cor vermelha sem placa, a citada motocicleta, já está sendo encaminhada através de oficio, para o chefe do Detran/Ce, e Tianguá.

APREENSÃO DE VEÍCULO/ IBIAPINA

Ontem, 16/10, por volta de 10h, os PMs do DPM Cabo Elmar, Cabo Pereira, Soldado James Nogueira e Soldado Cardoso na CP 3452 por ocasião de uma abordagem na CE-187 entrada do Sítio Limão na Cidade de Ibiapina, apreenderam uma moto Titan 125 de cor vermelha de placa HVA 4976 – São Benedito, por apresentar o DUT em atraso (ano 96), sendo recolhida ao Núcleo em alusão, e já foi encaminhada através de oficio ao DETRAN Tianguá/CE.

APREENSÃO DE VEÍCULO/ UBAJARA

 dia 16 de Outubro de 2013 por volta de 14h00, os PPMM do DPM de Ubajara por ocasião de uma abordagem rotineira, apreenderam a motocicleta HONDA BIZ 125, SEM PLACA, segundo os PMs, o indivíduo que estava na citada motocicleta, coseguiu evadi-se do local, a motocicleta foi recolhida ao Núcleo da 2ª cia, e já foi encaminhada através de oficio ao DETRAN Tianguá/CE.

APREENSÃO DE VEÍCULO / SÃO BENEDITO

 Ontem, 16/10, por volta de 16h, os PMs do DPM de São Benedito, apreenderam a motocicleta Honda CG Titan de cor vermelha placa HVF 0020, a mesma foi recolhida para o núcleo da 2ª Cia , e já está sendo encaminhada através de oficio para o Detran de Tianguá.

APREENSÃO DE MENORES INFRATORES/ TIANGUÁ

 Ontem, 16/10, por volta de 12h, na rua Dep. Manoel Francisco, s/n, os PMs do ronda do quarteirão, receberam uma ligação através do telefone da RD, em que dois indivíduos armados” com uma faca”, tinham subtraído da um aparelho celular Iphone, da vítima: E.J.DE S.M., natural de Tianguá, residente a rua Cap. Joaquim Lourenço, bairro Centro de Tianguá. De posse das informações os PMs, coseguiram por volta de 16h, na rua Quincas Bezerril, em Tianguá, apreender os menores, de posse do objeto acima citado; 1º ACUSADO : V.J.S.P., natural de Tianguá, residente a rua Batista Leal , s/n, Tianguá, 2º ACUSADO: A.G.V.G., residente a rua Madalena Nunes , s/n , Tianguá, nascido em 07/08/1997, segundo a vítima eles o abordaram na rua acima citada e com uma faca o ameaçaram e levaram da mesma seu objeto citado. Os PMs que participaram as operação: soldado Henrique e J. Soares, na RD 2771, os mesmos foram levados até a DPC de Tianguá, e feito os procedimentos cabíveis, no artigo 157, e estão apreendidos a disposição da Justiça.

MOTOCICLETA TOMADA DE ASSALTO/ TIANGUÁ

 Ontem, 16/10, por volta de 16h40 , no sítio Veado Seco, zona rural de Tianguá, foi vítima: ANTONIO MARCOS , 40 anos, residente no sitio Pitanga em Tianguá; segundo a mesma um individuo moreno, alto e magro, armado de revólver, o abordou e tomou sua motocicleta Honda 125, de cor verde, placa JJP 0787 DE BRASÍLIA-DF. A vítima só entrou em contato, com esse operador uma hora depois, que de imediato acionou a RD 2772, ao comando do soldado Mendes e auxiliado pelo soldado Alexandre e a RD 2770, ao comando do soldado Batista e auxiliado pelo soldado Nazário, que fizeram buscas, na área, mas até o momento não obtiveram êxito.
 FONTE : TIANGUÁ AGORA
COLABOROU: CABO PM J. SILVA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA SERÁ IMPLANTADA NO COMÉRCIO DE TIANGUÁ


O serviço de Nota Fiscal eletrônica será implantado em estabelecimentos comerciais do município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba.
Uma audiência publica foi realizada nesta quinta-feira (17/10), para esclarecer dúvidas de comerciantes locais e prestadores de serviços, sobre o acesso ao serviço.
FONTE: CEARÁ AGORA

Júnior Ximenes anuncia pré-candidatura a Deputado Federal

16/10/2013 - O radialista Júnior Ximenes usou sua rede social Facebook para anunciar que é pré-candidato a deputado, nas eleições do próximo ano. Ele disse que pretende concorrer a uma vaga de Deputado Federal e que representará não somente o Ipu sua cidade como também toda a Serra da Ibiapaba. Júnior Ximenes confirmou que se filiou ao Partido Social Cristão (PSC), que em Ipu é liderado pelo deputado estadual Vanderlei Pedrosa. O radialista fez questão de dizer ainda que o Deputado o apoiará. O Radialista afirmou que "não é filho de milionário e nem terá campanha financiada por falsos representantes do povo." e completou dizendo terá voz e saberá defender o povo não tendo medo de dizer a verdade por não ter o que ele classificou de "vicio político".

Leia o que disse o radialista em sua rede social
Junior Ximenes o deputado federal que o Ceará precisa, a mais de 20 anos defendendo os interessas do povo ao rádio, pela primeira vez o Ceará terá um deputado do meio do povo e que não precisa comprar mandato, por isto, será a voz do cidadão na Câmara Federal! A convite de um grupo de amigos empresários e a muito tempo cobrado pelos amigos a disputar um cargo eletivo, desta vez o radialista topou o convite feito pelo deputado estadual Vanderley Pedrosa, empresário e amigo particular de Junior Ximenes. 
Atualmente Junior Ximenes trabalha em duas grandes emissoras do deputado Vanderley Pedrosa: Ibiapaba FM 101,5 de São Benedito, onde apresenta o programa Jornal da Ibiapaba de segunda a sexta, das 12h às 13h30. e FM Novo Tempo 105,3 de Ipu, apresentando de 5h às 7h o Show do 'Ximendão' além também de ter sido no inicio do IN, em 2010 repórter do site. Ximenes disse que tem muito que defender na Câmara Federal: "Vou lutar pela instalação imediata da faculdade da Serra Grande, ideia que a muito ele vem de defendendo no rádio, por um hospital regional para Serra Grande, um presídio regional, um IML regional, e vai fazer o possível pra tirar de vigor a lei que proibi o radialista de exercer suas funções durante três meses antes das eleições, quando o mesmo é candidato a um cargo eletivo." Júnior disse ainda que "Chega de deputado que compra o mandato e que não faz nada pelo o povo. Está na hora do povo votar em quem tem jeito e cheio de povo e em quem tem coragem e vocação pra ajudar e não pra enganar. Tenha certeza que dessa vez o povo não vai ter o voto vendido por lideranças inescrupulosas que fazem o povo levar vida de gado, e embolsam os tubos de dinheiro, agora o voto vai ser conquistado por um cidadão que sempre defendeu os interesses do povo." enfatiza Júnior.

Ipu Noticias

JÚNIOR XIMENES QUESTIONA IMOBILISMO DO PREFEITO SERGIO RUFINO NO TURISMO E NO TRANSPORTE DOS PROFESSORES

quinta-feira, outubro 17, 2013


LOCUTOR TAMBÉM É RECONHECIDO POR TER DADO O TERMO "LIBERDADE" PARA O ATUAL GRUPO DO PREFEITO
O experiente locutor Júnior Ximenes que se divide no eixo Ipu-São Benedito apresentando programas radiofônicos nas emissoras de propriedade do Deputado Vanderley Pedrosa, está agora com uma estrondosa audiência em quase todos os municípios da região norte em um dos seus programas. Através da potente FM Ibiapaba 101.5 de São Benedito, emissora a qual está com som local até na cidade de Sobral, Ximenes está apresentando das 12h às 14h um concorrido programa jornalístico marcado por uma intensa interatividade dos ouvintes de várias cidades.

No programa da última terça-feira,15 de outubro, Júnior, mostrando independência nos microfones, fez vários comentários sobre a cidade de Ipu. Em um deles, o comunicador disse que a questão do represamento da água da Bica do Ipu por parte de alguns agricultores da região serrana, não tem sido motivo de preocupação do prefeito de Ipu de Sergio Rufino e que não sai da falácia. Em um tom mais incisivo, interagindo com o professor Domingos Maracanã que na ocasião também fazia comentários políticos, Júnior criticou o fato do prefeito não se incomodar em ver os professores ipuenses "engolindo poeira" ao se deslocarem para as escolas dos distritos em cima de D-20 ou em motos locadas. Júnior também alertou que o prefeito de Ipu adora fretar D-20s para esse tipo de locomoção dos educadores.

Júnior Ximenes foi curiosamente o primeiro comunicador a utilizar o termo Liberdade para o grupo de oposição, quando o mesmo ainda estava em fase embrionária em 2011. Na ocasião, Ximenes foi inicialmente o primeiro comunicador a utilizar os microfones da rádio Iracema para dar voz a oposição em um programa de oposição, embora tenha ficado por pouco tempo.fonte kleber Teixeira Blog do kt

20/10 - DIA MUNDIAL DAS MISSÕES


Dia Mundial das Missões
O missionário e a missionária estão associados de modo singular à pessoa de Cristo, pois Jesus disse: "Quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas.Pois eu vou para o Pai" (Jo 14,12).
O papa João Paulo II, na Carta Encíclica sobre as missões, inspirou-se no apóstolo Paulo (At 17,16-34) para falar sobre os novos desafios missionários, semelhantes aos que Paulo enfrentou no Areópago de Atenas.
Paulo elogiou os atenienses, ao afirmar: "[...] em tudo eu vejo que sois extremamente religiosos [...] encontrei até um altar com esta inscrição: 'a um Deus desconhecido' [...]" (At 17, 22-23). Desse modo, se demonstrou que a própria cultura grega apontava para o Deus único.

O discurso do apóstolo nos faz constatar, também, que nas religiões não-cristãs há a presença do Espírito de Deus e de algum modo uma orientação rumo a Cristo, pois Deus "na realidade, não está longe de cada um de nós" (at 17,27). Com essas palavras, o apóstolo converteu o areopagita Dionísio, uma mulher chamada Dâmaris e outras pessoas que o ouviram (At 17,34).

A Igreja sabe que as pessoas de hoje, como no tempo de Jesus, sentem sede de Deus, mesmo que às vezes não a identifiquem interiormente, razão pela qual "andam como que às apalpadelas" (At 17,27) à sua procura. No tempo de Jesus, diziam: "Queremos ver Jesus" (Jo 12,21); os discípulos diziam ao Mestre: "Todos te procuram" (Mc 1,37)". Hoje isso continua a ocorrer, razão pela qual os cristãos devem manter revigorada a consciência missionária da Igreja, anunciando a Palavra aonde forem.

Somente o amor de Deus, por meio de seu Filho, Jesus, é capaz de transformar em irmãos as pessoas de qualquer raça e cultura e fazer desaparecer as dolorosas divisões, os contrastes ideológicos, as desigualdades econômicas e os violentos atos abomináveis dos conflitos e guerras que ainda oprimem a humanidade.

O missionário e a missionária estão associados de modo singular à pessoa de Cristo, pois Jesus disse: "[...] quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai" (Jo 14,12). Todos são chamados, portanto, a colaborar dentro e fora de seu país, levando a mensagem do Reino dos Céus proclamada por Jesus Cristo.

MENSAGEM DO DIA 18 DE OUTUBRO

MENSAGEM DO DIA

18/10 O filho preferido - Pe. Zezinho, scj

Os pais injustos que dão tudo para um filho ou uma filha, negam quase tudo para o outro filho e nem sempre o fazem porque o outro filho é pecador ou é indigno. Mostram preferência, porque sentem preferência e eles mesmos não sabem explicar o porquê, arranjam alguma desculpa, mas na verdade privilegiam escandalosamente o filho escolhido, e prejudicam cruel e escandalosamente os outros filhos. E se forem dois filhos pior ainda, é mais visível e eles não se dão conta da sua cegueira.
Existe, portanto filho escolhido, e o filho rejeitado, nem sempre porque merece. Mas porque os pais pura e simplesmente ou tem medo, ou gostam demais do outro. Não há sacerdote, pastor ou educados que não conheça esses casos. Para o filho predileto, escolhido o dinheiro por fora, a herança os bens. Para o outro pouquíssimo ou nada, reclamem quanto quiserem, os outros esperam. Tem muita sabedoria a narrativa do livro do Genesis, principal personagem José do Egito, escandalosamente escolhido e protegido por seu pai Jacó, acendendo o estopim do conflito familiar, que durariam décadas. Conflito parecido com o de Esaú e Jacó. Portanto vinha de família e passava para família, filhos escandalosamente protegidos e escandalosamente escolhidos.
Por isso tomemos cuidado com essa história de religião eleita, escolhida. Religiosos eleitos e escolhidos por Deus. Como se Deus de amor infinito amasse mais a uns do que a outros. Deus não sabe não amar, não sabe amar menos, não sabe amar mais, porque ele ama de um amor infinito, tanto a vítima quanto ao assassino, as punições também serão de acordo com o pecado de cada qual, porque Ele é justo ao máximo, da mesma forma que é misericordioso ao máximo.
Deus consegue ser justo e misericordioso ao máximo, mas os pais nem sempre conseguem, muitas vezes são misericordiosos, mas injustos. Ao serem misericordiosos e bonzinhos demais para com um filho e severos demais para com outros. Os pais não precisam andar de canequinha na mão, mas devem se examinar para ver se não está protegendo excessivamente um filho contra todos os demais. A bíblia e o cotidiano nos lembram que nem sempre dá certo, quase sempre o filho escolhido, protegido é o filho que não deveria ter sido nem escolhido, nem protegido, acaba displicente, mimado e prepotente.
A meu ver não adianta muito escrever artigos desse teor, dos pais que privilegiam um filho são cegos e surdos. Não querem ver, não querem ouvir, não querem conversa, a vizinhança inteira percebe menos eles. Para um filho todas as chances e benesses e desculpas, para o outro dureza. Arranjem a desculpa que quiserem, mas estão errados, terrivelmente errados.

www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br

SANTO DO DIA 18 OUTUBRO

SANTO DO DIA

São Lucas evangelista (século I)

18 de Outubro - São Lucas

Um escrito do século II, que estudos recentes consideram historicamente verídico, sintetiza do seguinte modo o perfil deste santo evangelista: “Lucas, um sírio de Antioquia, médico de profissão, discípulo dos apóstolos, mais tarde seguiu são Paulo até a confissão (martírio) deste. Serviu irrepreensivelmente ao Senhor, jamais tomou mulher, nem teve filhos. Morreu aos 84 anos, na Boécia, cheio do Espírito Santo”.

Das notas de viagem, isto é, dos Atos dos Apóstolos, no qual Lucas fala na primeira pessoa, apreendemos todas as notícias que a ele dizem respeito, além de breves acenos nas cartas de são Paulo — o apóstolo ao qual, mais do que a qualquer outro, estava ligado por fraterna amizade. 

“Saúda-vos Lucas, médico amado”, lê-se na Carta aos Colossenses. A profissão de médico pressupõe uma boa cultura. Realmente, em seus escritos se revela um homem culto, com inclinações artísticas e bons dotes literários. Com são Paulo realizou a segunda viagem missionária de Trôade a Filipos, por volta do ano 50. Em Filipos deteve-se um par de anos para consolidar o trabalho do Apóstolo, após o qual voltou a Jerusalém. 

Foi de novo companheiro de viagem de são Paulo e compartilhou com ele a prisão em Roma.
Os cristãos orientais atribuem ao “médico pintor”, Lucas, numerosos quadros representando a Virgem. Em seu evangelho, escrito em um grego fluente e límpido, Lucas traça a biografia da Virgem e fala da infância de Jesus. Revela-nos os íntimos segredos da Anunciação, da Visitação e do Natal, fazendo-nos entender que conheceu pessoalmente a Virgem, a ponto de alguns exegetas considerarem que tenha sido Maria quem lhe transcreveu o Magnificat. É Lucas mesmo quem afirma ter feito pesquisas e pedido informações sobre fatos relativos à vida de Jesus junto àqueles que deles foram testemunhas. Só Maria podia ser testemunha da Anunciação e dos fatos que se seguiram.

Lucas conhecia os evangelhos de Mateus e Marcos quando começou a escrever o seu, antes do ano 70. Julgava que ao primeiro faltava uma certa ordem no desenvolvimento dos fatos e considerava o segundo por demais conciso.

Como diligente estudioso, Lucas, depois de ter documentado escrupulosamente as notícias da vida de Jesus “desde o início”, quis narrá-la novamente de forma ordenada, de modo que os fatos e ensinamentos progredissem pari passu como a realidade. 

Deu prova da mesma agradável fluência narrativa também na redação dos Atos dos Apóstolos.
Três cidades se ufanam de conservar suas relíquias: Constantinopla, Pádua e Veneza.

VEJA TAMBÉM

Iguatu: Dupla acusada de praticar roubos a bancos foge da Delegacia cavando parede com as mãos

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A permanência na Delegacia de Polícia Civil de Iguatu dos dois acusados de integrarem uma quadrilha especializada em roubos a bancos durou menos de 48 horas. Não fora preciso nenhum habeas corpus para libertação dos presos. A dupla utilizou-se, apenas, de um cano de descarga para fugir na madrugada desta quinta-feira, 17.De acordo com informações do Inspetor plantonista Ilanio, os acusados “quebraram uma tubulação que passa em uma das celas, fazendo com que a parede, feita somente de cal e areia, ficasse úmida o bastante para que eles cavassem um buraco com as próprias mãos, com auxílio único de um cano de descarga”.
O inspetor ressalta que a estrutura antiga do prédio contribuiu com a ação da dupla. “Estamos provisoriamente nesta casa enquanto nossa Delegacia é construída. Portanto, aqui não dispomos da mesma segurança que teríamos em um prédio próprio. A estrutura é antiga e as paredes apresentam vulnerabilidades”, explica.

Além de Francisco Adailson Morais de Lima, de 41 anos, natural de Fortaleza e Francisco Evandir Alves Maia, 26, natural de Limoeiro do Norte; um terceiro preso aproveitou a “brecha” na parede e também empreendeu fuga. Ele não teve sua identificação revelada.
Ilanio conta que no momento da fuga, estavam presentes o Delegado Agenor Freitas de Queiroz, um policial militar, além dele próprio. A fuga acontece no mesmo dia em que a cúpula da segurança pública do Estado estará na cidade. O Secretário de Segurança do Ceará, Servilho Paiva, participará de um encontro com as Policias Civil, Militar e Corpo de Bombeiro.

Prisão

A dupla fugitiva havia sido presa durante uma forte operação policial na noite da última terça-feira, 15, no centro de Iguatu. Adailson e Evandir foram flagrados portando cerca de 14 mil reais em espécie, além de equipamentos provavelmente utilizados em ações criminosas, segundo o Comandante do Ronda do Quarteirão Tenente Arquênio.
Junto à dupla, a polícia aprendeu duas jovens de 15 e 17 anos. O quinto integrante da quadrilha conseguiu fugir. O material estava acondicionado no porta-malas de um veículo Corsa Sedan.


Fonte: Site Miséria

Sete prefeituras do Ceará têm recursos retidos por não pagamento de dívidas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Recursos de sete municípios do Ceará, em um total de R$ 628.266,18, que deveriam ter sido destinados ao pagamento de precatórios, foram retidos por decisão da Justiça. Gestores dos municípios de Acarape, Barro, Baturité, Groaíras, Monsenhor Tabosa, Pacujá e Solonópole não pagaram as parcelas devidas apesar de terem sido intimados. O bloqueio foi determinado no último dia 11 pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.
As dívidas são referentes ao ano de 2012. Solonópole tem um débito relativo a 2010, 2011 e 2012. Esses municípios estão sujeitos ao regime especial de pagamento de precatórios criado pela Emenda Constitucional nº 62/2009. Nessa condição, os gestores devem honrar a dívida em 15 parcelas anuais, cabendo ao TJCE o gerenciamento dos valores, que serão rateados entre o TJCE, Tribunal Regional do Trabalho-7ª Região e Tribunal Regional Federal- 5ª Região para pagamento dos credores de cada um.

Dívidas de cada município
Acarape: R$ 14.939,22
Barro: R$ 114.971,32
Baturité: R$ 145.495,60
Groaíras: R$ 31.649,23
Monsenhor Tabosa: R$ 64.322,87
Pacujá: R$ 167.575,42
Solonópole: R$ 89.321,52

Fonte: Redação O POVO Online (Com informações da assessoria de imprensa do TJCE)