JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Cariré: Agricultor tem sua moto tomada de assalto em casa na zona rural

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O fato ocorreu no início da noite desta quarta (14/11/13), por volta das 18h20, na localidade de Jucá, na zona rural de Cariré. A vítima foi o agricultor Antonio João Paulo, 32 anos, residente na citada localidade. Em entrevista ao site Roberto Lira Notícias, ele informou que estava em casa com seus pais e irmãos, quando chegaram em uma moto 2 homens armados, encapuzados e usando capacetes, perguntando pela vítima. Ao sair, o cidadão já se deparou com os acusados anunciando assalto, apontando uma arma de fogo, pedindo a chave de sua moto. A vítima entregou e a dupla saiu no sentido de Macaraú (Santa Quitéria), dizendo que iria abandonar a moto em algum lugar.
A moto é uma Honda, Broz, ano 2013, de cor vermelha, placa OSO 8982, inscrição de Varjota.


ATUALIZANDO:


De acordo com a vítima, outro morador de Jucá também teve sua moto tomada de assalto e foi nela que a dupla chegou até sua casa. Antonio falou que esta moto já liberada naquela região e fugiram na dele.
A PM de Cariré, ao ser comunicada foi até o local, onde realizou várias diligências, mas até o momento, sem êxito.
Quem tiver alguma informação que leve à vítima a recuperar seu único transporte, ligue para a PM de Cariré: 3646 1999 ou 190.

Fonte: RobertoLiraNotícias

Pacujá-CE: Policia militar prende dupla acusada de praticar assaltos na cidade.


A dupla foi presa após um cerco policial que contou com os destacamentos de Pacujá, Mucambo e Graça.
A policia militar da cidade de Pacujá com o apoio dos destacamentos de Mucambo e Graça conseguiram tirar de circulação dois indivíduos que são acusados de praticar uma série de assaltos na cidade. Na manhã desta quinta-feira 14/11, a policia foi acionada por volta das 10:00h por moradores da cidade informando que dois homens em uma moto estavam assaltando um estabelecimento comercial no centro da cidade.

De imediato a composição composta pelo Sargento Assis se deslocou até o local da ocorrência, mas os indivíduos já haviam fugido. A policia acionou o reforço do destacamento policial de Mucambo sobre o comando do Subtenente Nilton e o apoio do destacamento do Graça sobre o comando do Sargento Arnaldo e começaram a fazer diligencias na tentativa de identificar e prender os acusados.

O cerco policial foi se fechando e por volta das 11h : 30min a policia conseguiu prender os acusados identificados como sendo:  Marcos Paulo Silva Alves 25 anos, natural da cidade de Pacujá residente no bairro Dom Expedito em Sobral, o mesmo já responde no Art. 157 e Giliardes Lima dos Santos Natural e residente na cidade de Sobral, a dupla estava de posse de um revolver calibre 38 com quatro cartuchos intactos, uma faca tipo punhal, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular.

A dupla estava de posse de um revolver calibre 38 com quatro cartuchos intactos, uma faca tipo punhal, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular.
A dupla confessou a autoria de mais dois assaltos praticados na cidade na semana passada contra um posto de combustível e os Correios. De acordo com o Sargento Assis do destacamento de Pacujá o celular encontrado com um dos indivíduos pertence ao frentista do posto de combustível. Os indivíduos se encontram recolhidos na DP de Pacujá onde será realizados os procedimentos cabíveis e os mesmos ficarão a disposição da justiça.

Marcos Paulo Silva Alves 25 anos, natural da cidade de Pacujá residente no bairro Dom Expedito em Sobral

Giliardes Lima dos Santos Natural e residente na cidade de Sobral

Arma utilizada na ação delituosa


Moto utilizada nos assaltos

Blog Mucambo Em Questão
Fotos: Cabo Rodrigues PM

Aeroporto de São Benedito recebe cadastro de inscrição da Anac

PDF Imprimir
Ter, 20 de Agosto de 2013 11:34
Aeroporto São Benedito BannerO Aeroporto de São Benedito – Walfrido Salmito de Almeida, na Serra da Ibiapaba, – recebeu inscrição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A portaria na Anac (nº2111/SIA, de 16 de agosto de 2013) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (19) e está assinada pelo superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Fabio Faizi Rahnemay Rabbani. A partir do cadastro do Aeroporto junto à Anac, abre oficialmente a permissão para o tráfego aéreo naquele equipamento. A inscrição tem validade de 10 anos e já entrou em vigência a partir da publicação da portaria.

O novo equipamento vai alavancar o desenvolvimento do comércio, do turismo e diminuirá o tempo de deslocamento para transporte de produtos da Região da Ibiapaba para outras áreas do Ceará. Foram investidos cerca de R$ 7 milhões.

A pista tem 1.500 metros de comprimento e  30 metros de largura, sendo inclusive maior que a do Aeroporto de Congonhas em São Paulo. O Aeroporto dispõe ainda de balizamento noturno, biruta eletrônica, pátio de estacionamento de aeronaves, corpo de bombeiros, terminal de passageiros e estacionamento para veículos.

20.08.2013
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

CONHEÇA O CEARÁ QUE NINGUEM TEM CORAGEM DE MOSTRAR

Vivemos num estado, onde a maioria dos vereadores que foram eleitos pra representar o povo, representam de acordo com os desejos dos prefeitos,e os prefeitos representam a eles mesmos,totalmente a serviço do governador,a maioria dos deputados não representa o povo e sim os interesses do governo a imprensa é 99 por cento controlada, liberdade de opinião é uma utopia é tudo controlado,resultado para os o políticos é,filhos nas melhores escolas,esposas "e em alguns casos as amantes" todas com um bom emprego que não faz nada pra ganhar muito bem,belas casas de praia,carros de luxo,e parentes todos ocupando cargos na indústria "F.N.F" FAZER NADA É MEU FORTE,já para o povo o resultado é violência crescente,saúde na UTI,transportes escolar pau de arara,escolas caindo aos pedaços,e segurança??se você precisar agora de segurança faça o teste veja se tem...repitam as mesmas caras no poder e continuem como sempre foi,se o povo não mudar vai tudo continuar como está.abraço de júnior ximenes,quem concorda com a verdade,pra ser bem honesto nossos representantes antes de leitos se comprometem em representar o povo, ou seja em ficar a serviço do povo, depois de eleitos ficam a serviço do governador que pinta e borda.dizem que quem manda é o povo é ruinnnnnn hei!!!!
                                                 RETRATO DO POVO DO CEARÁ

Mensagem do Dia 14 de novembro de 2013

Mensagem do Dia

14/11 Lugares de Oração - Pe. Zezinho, scj

Alguns lugares de oração são grandiosos, tem torres, pátios, espaço gigantesco. Outros também são grandiosos e até luxuosos, tem poltronas, fundo infinito, ar condicionado, conforto para quem deve sentar, orar e ouvir a palavra de Deus. Alguns lugares são pobres, paupérrimos até, há desconforto para o fiel que vai ali orar, mas são lugares de oração. Outros são razoavelmente confortáveis, silenciosos o suficiente para que o fiel converse com o Deus em que ele crê. Outros são lojinhas compradas e transformadas em pequenos cubículos de oração onde cabem 100 ou 200 fieis no máximo, mas ali também se prega e se anuncia a palavra de Deus, ali também se ora. Há capelinhas onde mal cabem 4 pessoas, mas também são lugares de oração.
Independentes de serem grandes santuários, gigantescos monumentos à fé ou da fé ou pequenos cubículos, os lugares de oração se bem compreendidos e utilizados, servem a maiores objetivos. Colocar a criatura em contato com o Criador e os irmãos e irmãs que crêem no criador em contato uns com os outros. Bendita a cidade que tem muitos lugares de oração, pobres as cidades onde os lugares de oração se transformam em ambientes para atacar o outro lugar de oração, a outra igreja, a outra fé e o outro jeito de crer.
Por isso é fundamental que os fieis compreendam, lugares de oração deveriam ser lugares de paz e de diálogo. Se não for, não são lugares de oração. Mas o que não devem absolutamente não podem, é transformar-se em lugares de arrecadação. Isso nunca está em Marcos 12, 40. Igrejas não deveriam ser agencias bancárias e nem os púlpitos caixas registradoras.

www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br

Datas Comemorativas14/11 - Dia Nacional da Alfabetização

Datas Comemorativas

14/11 - Dia Nacional da Alfabetização


Hoje, a alfabetização constituiu a mais imprtante ferramenta para que a pessoa possa exercer a sua cidadania.
O Dia Nacional da Alfabetização foi instituído pelo decreto no 59.452, de 3/11/1966, assinado pelo presidente Castello Branco. A data - 14 de novembro - foi escolhida em homenagem à data do decreto no 1.9402, de 1930, que criou o ministério da Educação e Cultura. Em 1968, o presidente Costa e Silva assinou o decreo no 63.326, de 30/9/1968, que conservou o dia da comemoração, mas alterou dispositivos para efetuá-la.

Hoje, a alfabetização constituiu a mais imprtante ferramenta para que a pessoa possa exercer a sua cidadania.
A Constituição Federal brasileira de 1988, estabelece, no artigo 205, que "a educação, direito de todos e dever do Estado, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". De acordo com a Constituição, o ensino fundamental é obrigatório e gratuito, até mesmo para as pessoas que não foram alfabetizadas na idade própria, visto que o acesso ao ensino obrigatório é direito público subjetivo.

No artigo 208, inciso VII, § 2o, a Constituição preceitua que "o não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente". É também ao Poder Público que compete "resencear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola".

Tais dispositivos contribuíram para haver melhoria no nível de escolaridade no país, embora seja grande o número de crianças maiores de 7 anos que se acham fora da escola.

Desde 1995, houve decréscimo no índice de analfabetismo, mas não se sabe efetivamente qual é a percentagem daqueles que conseguem chegar a 9a série*, ou seja, daqueles que concluíram o período que proporciona uma alfabetização satisfatória, de conformidade com os especialistas em educação, cujo conceito é adotado internacionalmente.

Santo do Dia 14 de novembro

Santo do Dia


Santo Serapião
1179-1240

14 de Novembro - São Serapião

A vida deste santo encerra um capítulo da história européia, pois que sua aventura humana e espiritual reflete os fatos de sua época, nos quais esteve presente, se bem que só como “coadjuvante”, talvez a contragosto.

Filho de um capitão inglês a serviço do rei Henrique II, em 1190 participou com o pai da terceira cruzada, sob o comando do célebre Ricardo Coração de Leão. No regresso, foi feito prisioneiro das tropas do duque da Áustria, próximo da laguna vêneta, e mantido como refém.

O duque gostou dele e o tomou a seu serviço na expedição de ajuda ao rei da Espanha contra os mouros. Quando chegaram, a batalha havia terminado. Serapião conseguiu então ficar a serviço do rei Afonso de Castela, para voltar novamente à Áustria, quando o duque tomou parte na quinta cruzada. Neste ponto se encerra sua aventura militar.

Passa, na realidade, a militar sob uma outra bandeira: conhece Pedro Nolasco, o fundador dos mercedários, e decide juntar-se a ele para dedicar-se ao resgate dos escravos.

Para sua primeira missão pacífica dirige-se com são Raimundo Nonato a Argel. Conseguem libertar 150 escravos. E como tinha aprendido a arte da guerra, teve o encargo de seguir as tropas espanholas na conquista das Baleares. Em todo caso, sua missão era fundar nessas ilhas o primeiro convento de sua ordem, que depois confiou à direção de um confrade. Em seguida, dirigiu-se à Inglaterra a fim de erigir um posto avançado da ordem.

Dessa vez, porém, a expedição teve um epílogo trágico: o navio foi assaltado por corsários, Serapião barbaramente espancado e lançado em uma praia deserta porque considerado morto. Recolhido por alguns pescadores, refez-se e pouco depois prosseguiu a viagem para Londres, onde não teve vida fácil.

Foi expulso de modo grosseiro, por haver desaprovado a injusta apropriação dos bens eclesiásticos pelo governo. Voltou à Espanha e prosseguiu na obra caritativa de resgate dos prisioneiros, até que os mouros voltaram sua raiva contra ele: crucificaram-no numa cruz de santo André e, depois de atrozes torturas, decapitaram-no. Seu culto foi confirmado em 1728.

Homem confessa ter envenenado 3 mulheres

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O plano do suspeito era matar a ex-mulher com ´chumbinho´ na comida. Ela sobreviveu, mas duas amigas morreram.
O servente de pedreiro Francisco Clairton Sá de Almeida, 20, confessou, ontem, ter tentado matar sua ex-mulher colocando veneno de rato em uma ´quentinha´. O plano criminoso, entretanto, teve um desfecho inesperado e trágico. Além de Sara Linda, 21, ex-mulher do acusado, ter se alimentado com a comida envenenada com ´chumbinho´; duas amigas dela também consumiram os alimento. As duas morreram. Sara sobreviveu, mas permanece internada em estado considerado grave.
Depois de confessar a trama criminosa, Francisco Clairton Sá de Almeida, 20, foi levado ao 4º DP (Pio XII), onde confirmou a história macabra. De lá, seguiu algemado para o 32º DP (Bom Jardim), onde foi ouvido e liberado FOTO: NATINHO RODRIGUES.
O crime ocorreu na noite da última quinta-feira (7). O casal havia se separado há 15 dias e o servente de pedreiro não se conformou com o rompimento da reação. Mesmo assim, todos os dias ele ia deixar comida na casa da ex-companheira, residente na Rua Martins Carvalho, no bairro Bom Jardim. Na quinta-feira, o operário decidiu colocar em prática seu plano macabro.

Mortes

Colocou a comida em uma ´quentinha´ e foi até a casa da ex-companheira, onde deixou os alimentos e foi embora. Contudo, Sara tinha recebido a visita de duas amigas, identificadas como Maria Salete Vieira, 32; e Gercina Soares, 74. As três ingeriram a comida envenenada e logo passaram mal, sendo socorridas pelos vizinhos e levadas numa ambulância do Samu para o Instituto Doutor José Frota (IJF).
No dia seguinte, Gercina Soares faleceu. Salete ainda sobreviveu até sábado passado (9), mas acabou também morrendo.
Ontem, o servente de pedreiro soube das mortes e de que sua ex-mulher está em estado grave. Ele, então, decidiu confessar o crime e se entregar à Polícia. Fez isto no meio da rua. Clairton caminhava pela Avenida 13 de Maio, no bairro de Fátima, quando acenou para uma patrulha do Ronda do Quarteirão. Contou tudo.
Surpresos, os PMs encaminharam o suspeito ao 4º DP (Pio XII), onde, mais uma vez, o operário revelou o caso ao delegado José Munguba Neto, titular da DP.
Contudo, como o crime ocorrera no Bom Jardim, o suspeito foi transferido para o 32º DP e lá, pela terceira vez, confessou o crime, desta vez ao delegado de lá, Rudson Rocha.
Como não havia situação de flagrante nem ordem judicial de prisão contra o operário, ele foi liberado depois de prestar depoimento. As famílias das vítimas estão revoltadas. Clairton permanece em liberdade.

FERNANDO BARBOSA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Choque elétrico mata padre em Iguatu

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Padre Antonio Fernandes
A cidade de Iguatu ficou abalada com a morte do Padre Antonio Fernandes do Nascimento. A morte do padre foi ocasionada por causa de um choque elétrico em sua residência no Distrito de Gadelha. Padre Antonio Fernandes estava atuando na Matriz de Senhora Santana. Ele era natural de Feiticeiro-Jaguaribe. 
Antes de atuar na Matriz de Senhora Santana, Padre Antonio Fernandes residia no município de Orós, como pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro daquele município.
De acordo com informações, o padre ainda chegou a ser socorrido para o hospital mas chegou no local já sem vida.

Fonte: Iguatu Diário

Cid anuncia convocação de policiais militares e agentes penitenciários

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O governador Cid Gomes (Pros) anunciou nesta quinta-feira, 14, em sua página no Facebook, novas contratações de policiais militares e agentes penitenciários concursados.
“Houve a necessidade de criar novos cargos no quadro da PM para atender à nova convocação”, escreveu o governador, informando que 1.100 concursados serão chamados para exames. Segundo ele, o projeto que cria os novos cargos será enviado à Assembleia Legislativa ainda nesta quinta-feira.
Sobre os agentes penitenciários, Cid disse que serão convocados imediatamente 128 concursados, com a seguinte divisão: 48 para o Novo Centro de Triagem em Caucaia; 20 para o GAP Regional Norte em Sobral; e 20 para o GAP Regional Sul em Juazeiro do Norte. Em dezembro, adiantou o governador, serão convocados mais 54 para a Nova cadeia Pública de Juazeiro do Norte.
Pouco depois, em nova postagem, Cid disse que daqui a pouco dará informações sobre convocação de bombeiros.

Fonte: Redação O POVO Online

Dilma veta integralmente projeto que criaria novos municípios

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei 98/2002 que criava, incorporava, fundia e desmembrava municípios. No despacho presidencial ao Congresso, publicado nesta quinta-feira (14) em edição extra no Diário Oficial da União, Dilma diz que a proposta de lei devolvida ao Congresso contraria “o interesse público”. A matéria foi devolvida hoje ao presidente do Legislativo, Renan Calheiros (PMDB-AL) que terá que colocar o veto para a análise dos deputados e senadores.
Para presidente, a proposta de lei contraria "o interesse público"  FOTO: REUTERS.
O Ceará era o 3º estado brasileiro onde mais municípios seriam criados. Segundo o levantamento da União Brasileira em Defesa da Criação dos Novos Municípios (UBDCNM), o Ceará apresentava 26 propostas de emancipação, ficando atrás apenas do Maranhão (32) e da Bahia (28). O levantamento apontava 185 distritos em todo o país em condições de reivindicar a separação dos municípios aos quais atualmente pertencem.
Segundo o despacho presidencial, o Ministério da Fazenda considerou que a medida expandiria "a expansão expressiva do número de municípios" o que acarretaria no aumento das despesas do Estado com a manutenção da estrutura administrativa e representativa. O ministério ponderou, ainda, que o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas que permitam a cobertura dos novos gastos, “o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”.
Além disso, os técnicos da área econômica destacaram que, com o crescimento de municípios brasileiros, haveria uma “pulverização” na repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso, acrescentam na justificativa para o veto presidencial, acarretaria em prejuízos para as cidades menores, além de maiores dificuldades financeiras.

Fonte: Diário do Nordeste