JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Crato recebe último PMDB itinerante de 2013

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O Cariri cearense será a próxima região a receber o PMDB Itinerante. Desta vez, o presidente do partido, senador Eunício Oliveira, irá reunir os peemedebistas na cidade do Crato, para debater as demandas dos municípios ali localizados. O evento acontecerá no próximo dia 7, a partir das 9 horas, na Quadra Bicentenário, no Bairro Pimenta.
A previsão é que prefeitos, vereadores, presidentes de diretórios, lideranças políticas e a população dos municípios do Cariri e proximidades participem do encontro.
Na oportunidade, Eunício também irá apresentar um balanço anual dos trabalhos realizados pela bancada peemedebista no Congresso Nacional, a importante atuação do PMDB como aliado do Governo Federal, e as perspectivas e ações de fortalecimento da legenda para 2014.  “Será mais um momento para debatermos ações voltadas para o desenvolvimento dessas localidades e também para planejarmos ações de fortalecimento do PMDB”, disse Eunício.

Fonte: Senador Eunício Oliveira

Justiça determina indisponibilidade dos bens de ex-gestores de Santa Quitéria

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou a indisponibilidade parcial dos bens de nove ex-gestores do Município de Santa Quitéria, distante 222 km de Fortaleza. Devem ser bloqueados os valores necessários para garantir o ressarcimento ao erário, caso sejam condenados. O montante será apurado na fase de liquidação da sentença.
De acordo com denúncia do Ministério Público Estadual (MP/CE), baseada em relatórios do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), os gestores atuavam com falta de planejamento e desrespeito aos limites legais de gastos com pessoal. Além disso, não havia qualquer controle patrimonial interno na Prefeitura, o que inviabilizava a fiscalização dos gastos.
Entre as irregularidades apontadas estão a falta de controle no uso do combustível, na compra de peças para veículos e nos serviços mecânicos realizados; as despesas com hospedagem, que caracterizaram desvio de finalidade e falta de transparência; a negligência no controle das mercadorias do almoxarifado; o excesso de servidores temporários; entre outros.
Relação dos ex-gestores acusados:

Antônio Arnóbio G. Lobo Parente – ex-secretário de Administração
Regina Elena Magalhães – ex-secretária de Educação
Antonio Jerlan Mesquita Leitão – ex-secretário de Finanças
Ana Rachel Magalhães Mesquita – ex-secretária de Assistência Social
Kaline Costa Mouta – ex-tesoureira da Prefeitura
Francisco Mardo Martins Parente – ex-secretário de Administração e Finanças de Santa Quitéria
Quitéria Régia Tavares André Mororó – ex-secretária de Saúde
João Augusto Mesquita – ex-chefe do Setor de Transportes da Prefeitura
Vanessa de Paula Rodrigues – ex-presidente da Comissão de Licitação
Fonte: Blog do Roberto Moreira

Eunício integra comitiva da presidente Dilma em visita ao Ceará

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Eunicio02O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE) acompanha na manhã desta sexta-feira (22) a presidente Dilma Rousseff em visita ao Ceará. O peemedebista embarcará junto com a presidente, de Brasília, a partir das 8h e cumprirá agenda ao lado do governador Cid Gomes e das lideranças políticas do estado.
Na Capital, o primeiro compromisso da presidente Dilma Rousseff será a assinatura da ordem de serviço para Linha Leste do Metrô de Fortaleza. O evento será na Avenida Imperador, no Centro. O projeto faz parte do Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do Governo Federal. O projeto se integrará ainda às Linhas Sul; Oeste, remodelada, ao ramal Parangaba-Mucuripe (VLT), também em obras, e aos terminais de ônibus.
Logo após, a presidente Dilma irá assinar termo de compromisso referente à Refinaria Premium II, entre o estado do Ceará, a Petrobras, a Funai, o Ministério Público Federal, a Secretaria do Patrimônio da União, que faz parte do Ministério do Planejamento, e as comunidades indígenas Anacé de Matões e Anacé de Bolso. O objetivo do convênio é viabilizar a criação da Reserva Indígena Taba dos Anacé e a transferência para essa nova área das duas comunidades que vivem próximo à refinaria.
Em seguida a presidente e comitiva seguem para o município de Horizonte, para inaugurar a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Dilma retorna para Brasília ainda na sexta-feira.

Fonte: Blog do Roberto Moreira

Nota de esclarecimento do prefeito de Jijoca, PE. Lindomar Filomeno

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Em açodada iniciativa de caráter político, a Câmara Municipal deu início às apurações de denúncias genéricas feitas contra atos administrativos praticados no âmbito da administração municipal durante o período de janeiro a setembro de 2013.
As acusações se referem a fiscalização realizada pelo Ministério Público Local sucedida de recomendações, que foram amplamente atendidas, por meio de anulações de processos que não haviam sido concluídos e não importavam em despesas, exoneração de secretários e procuradora, que não atuaram para evitar as irregularidades, tudo em conformidade com recomendações de auditoria rigorosamente implementada.
Os atos apontados na fiscalização não geraram qualquer prejuízo ao erário, tratando-se de desobservância de formalidades prévias e essenciais ao bom desenrolar dos negócios públicos.
As providências adotadas foram prontamente comunicadas ao TCM e ao Promotor Local, que até o presente, não apreciaram seu conteúdo e se manifestaram sobre os atos anulados e convalidados.
A tentativa da oposição local, formada por 6 vereadores insatisfeitos com as mudanças moralizadoras, que acabaram com vantagens indevidas e participações do grupo derrotado nas últimas eleições, levaram o grupo a tentativa de golpe político usando a maioria parlamentar.
A instauração da denúncia apresentada a Câmara, simultaneamente contra o prefeito, contra o vice-prefeito, que jamais assumiu qualquer função pública e contra três vereadores, visando afasta-los, para que, com os respectivos afastamentos, seja garantida a maioria de 2/3 na Câmara, levando o Presidente da Câmara, Vereador Roberto Canuto ao lugar de prefeito.
O golpe político tupiniquim intentado pelo grupo de oposição revela violação da ordem democrática, com contornos ante jurídicos e ilegais, foi prontamente interrompido pela Justiça que ordenou a suspensão do afastamento sumário dos vereadores, sem qualquer defesa, ou devido processo legal.
Diante da impossibilidade de realizar a sessão de 20/11 para afastar o Prefeito signatário da presente nota, já que o vereador Roberto Canuto não conta com os 2/3 necessários, o Pres. da Câmara resolveu suspender a sessão,distorcendo a decisão proferida pela Justiça. A respeitável decisão do Juiz de Jijoca limitou-se a impedir que vereadores fossem afastados de suas funções sem qualquer processo prévio, assegurada a ampla defesa;
Confiando na Justiça, na ampla maioria da população que nos elegeu e com inabalável fé em Deus, continuaremos trilhando a luta pelo desenvolvimento social e a paz entre o povo da Jijoca de Jericoacoara.

PREFEITO PADRE LINDOMAR (PSD), em 21 de novembro de 2013

Fonte: A Voz de Santa Quitéria

Reriutaba: Professora denuncia colega por queda e lesões ao tirar cadeira

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Compareceu à Delegacia de Polícia de Varjota na manhã desta quarta (20/11/13), por volta das 11h00, para registrar uma denúncia, a reriutabense Maria Estela Bandeira Vale, professora, 43 anos, natural de Reriutaba, residente no centro daquela cidade.
Seu objetivo, na Polícia Civil, foi denunciar que no dia 13/11, por volta das 10h30, a mesma e outras colegas da escola da localidade de Muquém, zona rural de Reriutaba, estavam comemorando o "dia do Diretor" e, na ocasião, a queixosa foi se sentar numa cadeira e foi surpreendida por sua colega Antonia Célia Rodrigues, que segundo a vítima tirou a cadeira propositalmente, lhe causando uma queda tão forte, que a mesma ficou desnorteada e quase não conseguia se levantar, devido a forte pancada nas costas e na cabeça.
Ainda de acordo com a denunciante, ela ficou sangrando pela boca e foi socorrida por colegas, enquanto a acusada e outros ficaram rindo e debochando da situação.
A mesma afirmou que tentou conter o sangue da boca mediante lavagens na pia e em seguida foi levada para o Hospital.
Também segundo Maria Estela, a queda lhe causou uma visível lesão nas costas, até hoje tem dificuldades para andar e está tomando medicamentos, conforme atestados médicos e receita que apresentou à PC. Ela disse que nunca teve qualquer desavença com Antonia Célia.
A professora acha que a acusada agiu dessa forma, porque no dia anterior, a vítima fez uma reclamação sobre uma alimentação e isso parece ter chateado Francisca Adriana, cozinheira da escola e irmã de Antonia Célia.
A denunciante resolveu processar a acusada na Polícia Civil, que está lavrando um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), que será encaminhada à Justiça, que deve decidir que tipo de punição o caso terá.

Fonte: RobertoLiraNotícias

MP pede afastamento do prefeito Veveu Arruda

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O Ministério Público Estadual ajuizou nesta quarta-feira (20) uma ação civil pública de improbidade administrativa contra o prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT), pela prática de nepotismo.
A ação é assinada pelos promotores de Justiça Francisco Roberto Caldas Nogueira Pinheiro, André Luis Tabosa de Oliveira, Carlos Augusto Tomaz Vasconcelos, Venusto da Silva Cardoso, Irapuan da Silva Dionízio Júnior e Juliana Cronemberger de Negreiros Moura. O MP requer a exoneração imediata dos cargos que caracterizam nepotismo, bem como o afastamento do prefeito de Sobral e sua condenação por improbidade administrativa.
Diante da denúncia de populares, foi expedido um ofício requisitório para o prefeito, o vice-prefeito, os secretários, os subsecretários, os vereadores e os demais dirigentes de entidades públicas para que informassem ao MP a existência de parentes lotados em órgãos públicos no cargo em comissão ou função de confiança, bem como terceirizados. Esse tipo de contratação ofende o disposto da Súmula Vinculante 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), que veda a prática do nepotismo. 
Segundo relatado na ação de improbidade, ficou comprovado que o próprio Veveu Arruda mantinha uma irmã em cargo comissionado. Além disso, é o responsável, na condição de gestor público, por nomear e autorizar a permanência para cargos comissionados e terceirizados com relação de parentesco consanguíneos, em linha reta e por afinidade até terceiro grau, com secretários e vereadores da Câmara Municipal de Sobral. 
Entre os secretários municipais que mantêm seus parentes nos cargos em comissão, função de confiança ou terceirizados na Prefeitura de Sobral, estão: o secretário-adjunto de Obras, Francisco de Assis Parente Alves Junior (7 parentes); o superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), José Wilson Angelim (3 parentes); o secretário-adjunto de Conservação e Serviços Públicos, Eugênio Paccelli Sampaio Silveira (esposa); o comandante da Guarda Civil Municipal, Jorge Vasconcelos Trindade (esposa); o secretário de Gestão, José Maria de Souza Rosa (filho); o secretário-adjunto de Urbanismo, Francisco Laerti Carneiro Cavalcante (2 irmãos); o secretário-adjunto de Gestão, José Djalma Gomes (esposa); e a secretária do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Francisca Valdízia Bezerra Ribeiro (irmã). 
Em relação aos vereadores de Sobral, o presidente da Câmara Municipal, Itamar Ribeiro, mantém 6 parentes, entre irmã, filhas e sobrinhos, lotados na Prefeitura. O caso mais grave é do vereador Gegê Romão, que mantém contratados 8 parentes. Também foi constatada a prática de nepotismo entre os vereadores Zezão (mãe); Júnior Balreira (esposa); Adauto Arruda (4 parentes); e Paulo Vasconcelos (2 parentes). 
A Promotoria de Justiça de Sobral continua a investigação para levantar outros casos de nepotismo e tem cobrado a realização de concurso público para dar amplo acesso à população aos cargos e empregos públicos. Segundo os promotores de Justiça que assinaram a ação, Meruoca, Alcântaras, Massapê e Senador Sá também estão no alvo das investigações de nepotismo. 

Saiba mais 

O Nepotismo é a prática de contratação de parentes, sem concursos públicos, para ocupar cargos em comissão, função de confiança ou terceirizados na administração pública. 
A Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal veda a conduta - “a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”. 

Fonte: PGJ

Hidrolândia ganhará Rádio AM em 2014

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A população de Hidrolândia e região agora podem comemorar, está em fase conclusiva no senado federal a aprovação de concessão para mais uma emissora de rádio no município. Desde o último dia 20 de novembro a mesa da câmara dos deputados fez remessa ao senado para homologação, permitindo o funcionamento do canal em Hidrolândia.
A emissora AM tem nome provisório de Rádio Liberdade e, será a primeira rádio autorizada pelo Ministério das Comunicações a funcionar no município na frequência AM. A nova emissora de Hidrolândia será representada legalmente pela FM Serrote LTDA e deverá iniciar suas atividades de imediato, assim que o decreto seja publicado.
Informação referente aos administradores da emissora é que a sede geral, será na cidade de Ipu, com o sinal irradiante fixado em Hidrolândia.
VEJA O OFÍCIO - RÁDIO EM HIDROLÂNDIA

Fonte: Santa Quitéria Destaque

Colisão entre carro e moto em Reriutaba; condutora diz estar viva por milagre

O fato ocorreu na manhã de terça (19/11/13), na rodovia CE 366, próximo a um posto de combustíveis, na saída de Reriutaba para Guaraciaba do Norte, na zona urbana de Reriutaba.
Um dos veículos envolvidos na colisão foi um carro Gol, de cor preta, ano 2013 placas OSN 9362, inscrição de Carnaubal, que presta serviço à Prefeitura de Carnaubal, conduzido por Francisco Deivid Nogueira Sampaio, 19 anos, habilitado, natural de Carnaubal, residente no bairro Beira Rio, naquela cidade. Ele colidiu com a moto Honda, NXR Bros, 150, cor laranja, ano 2011, placa OCE 3521, inscrição de Reriutaba, pilotada por Raimunda Ornelândia Lopes Braga, 50 anos, habilitada, natural de Cariré, moradora do bairro Nova Santa Cruz, em Reriutaba.
O condutor do carro não quis dar entrevista, mas a da moto aceitou e falou que antes de atravessar a rodovia, parou, olhou e como não viu nenhum veículo, foi atravessando, quando, de repente, apareceu o carro que colidiu com a mesma, que caiu da moto.
Ornelândia, que disse ser evangélica, aproveitou para ao mesmo tempo dar o testemunho, afirmando que sempre que está conduzindo a moto, fica louvando a Deus, cantando hinos. 
Ela afirmou que tem certeza de que se não fosse um milagre de Jesus Cristo, ela teria sido esmagada pelo carro, que segunda ela, lhe pegou de cheio, mas por incrível que pareça, a mesma sofreu apenas uma pancada em uma das pernas e até sua moto teve poucas avariações na lateral.
O carro ficou um pouco mais danificado. O motorista não teria sofrido nada.
Os dois compareceram com seus transportes na Delegacia de Varjota, que atende também a cidade de Reriutaba. 
O condutor entende que está certo e queria que a motociclista pagasse o prejuízo do carro. Já ela, disse que em seu entendimento, ele devia estar dirigindo com velocidade acima do permitido para uma área urbana.
Ornelândia em alguns momentos chorou, mas disse que não era pelo prejuízo e sim de emoção por saber do do livramento da morte que Deus lhe deu e encerrou a entrevistando dizendo emocionada: "Louvado seja o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

                        Fonte e Fotos, RobertoLiraNoticias