JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Americano coloca testículo esquerdo à venda para comprar carro

Hobby. Quem não tem o seu, não é mesmo?!? O Editor do UOL Tabloide, por exemplo, é um exímio colecionador de quadrinhos e papéis de carta.

Mark Parisi colocou seu testículo à venda para comprar um carro novo; você faria isso?
Já o americano Mark Parisi é um amante de carros e está vendendo o seu testículo esquerdo para comprar um Nissan 370. Um testículo por um Nissan?

O valor do testículo é US$ 35 mil (R$ 80,3 mil).

Muitos homens se borrariam de medo de partir o símbolo máximo de sua masculinidade, mas Mark parece não estar nem aí.

Ele confirmou à uma plateia de um programa de TV que planeja vender seu testículo esquerdo para pesquisas médicas e ganhar dinheiro para comprar seu novo carro.

Se ele tem mulher e o que ela acha disso? Isso a reportagem não disse.

O Editor do UOL Tabloide é louco por edições históricas do Batman e vai se informar melhor sobre o procedimento...

UOL Notícias
Caderno: NACIONAL

Funceme prevê chuva "normal" nos próximos 3 meses no Ceará

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê que as chuvas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, na maior parte do Ceará, devem ficar em torno da “normalidade climática”. A informação foi divulgada ontem. Segundo nota da Funceme enviada ao O POVO, apenas na região noroeste do Estado, onde está a Serra da Ibiapaba, a maior probabilidade é de “chuvas acima do normal”.
O texto da fundação ressalta, porém, que a normalidade deste período não deve corresponder à chuva que o cearense espera (e, em muitos casos, precisa). A média normal de dezembro para o Estado é de apenas 29,2 milímetros e a de janeiro, 98,7. Só fevereiro, que já compõe a quadra chuvosa, tem média mais alta: 127,1 milímetros.
O prognóstico da estação de chuvas deve ser divulgado pela Funceme em janeiro. É o dado que definirá ações a serem tomadas em 2014 pelo Governo para garantir o abastecimento em regiões que hoje já são atingidas pela falta de água. Segundo levantamento feito pelo O POVO a partir de dados do Portal Hidrológico do Estado, 49 dos 144 açudes monitorados no Ceará estão com menos de 10% da capacidade. Um mês atrás, eram 47. Além disso, 106 reservatórios (20,4% a mais que em outubro) têm menos de 30% de água.
“Realmente, os volumes estão em situação praticamente crítica. A gente precisa de um inverno bom pra evitar agravamento da crise”, frisa o assistente da Diretoria de Operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Gianni Lima.
“Como no segundo semestre, normalmente, não tem chuva, é natural que os açudes estejam sempre (com nível) mais baixo a cada dia”, avalia Lima, que representa a Cogerh no Comitê Integrado de Combate à Seca. Ele destaca ainda que um açude ter menos de 10% de capacidade não necessariamente representa falta d’água. Grandes açudes podem garantir abastecimento mesmo quando o nível fica baixo, ele lembra.

“Preocupação é grande”

“O quadro de acumulação hídrica é crítico, um dos mais críticos da década, mas houve grande reação do Estado, em um esforço comum para evitar colapso - principalmente nas grandes cidades ameaçadas. A gente espera que tenhamos chuva dentro média para comemorar que o Estado conseguiu sair dessa sem grandes traumas”, diz Gianni Lima.
O secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, César Pinheiro, destaca que “a esperança é que chova” para a recuperação do volume de água acumulado no Ceará - que ontem chegava a 33,3%. O gestor reforça que o Governo tem tomados medidas para garantir o abastecimento nos municípios afetados pela seca. “O que não podemos fazer é a chuva. O momento é de apreensão e a preocupação é grande”, confidencia.

Fonte: O Povo

Gestão Municipal: Prestação de contas deve ser por meio digital

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Para orientar os gestores na adequação do novo modelo, haverá treinamentos no TCM a partir de dezembro.
A partir de 2014, Prefeituras e Câmaras Municipais de Vereadores terão de enviar prestações de contas de forma digital por meio da internet para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A iniciativa modernizadora tem por objetivo oferecer maior rapidez e economia na tramitação das informações contábeis e fiscais. Os extensos volumes de papéis de antes serão substituídos por processos eletrônicos virtuais.
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios , Francisco Aguiar, diz que a iniciativa irá permitir uma maior celeridade na tramitação e no julgamento dos processos, além de que o Tribunal garantirá maior transparência em todo o processo.
Para implantar a nova sistemática e garantir segurança no fluxo de informações, as Prefeituras e Câmaras Municipais terão de obter um Certificado Digital para efetuar a sua assinatura digital, que é um documento eletrônico que identifica e permite ao usuário realizar transações e procedimentos na internet de maneira segura, atestado, com valor jurídico, e permitindo a verificação da identidade dos responsáveis pelos envios dos dados do município.
A prestação de contas de forma digital exige novos conhecimentos dos gestores, ordenadores de despesas, dos presidentes de Câmaras Legislativas municipais e do pessoal técnico. Para isso, o TCM promove a partir do próximo mês um ciclo de seminários de orientação no plenário do Tribunal. O primeiro encontro ocorre no próximo dia 12 de dezembro para 41 cidades da região do Cariri. O segundo será no dia 13, para os municípios da região Centro-Sul e Sertão Central. No dia 17, será a vez das regiões do Sertão de Crateús e Maciço de Baturité. No dia 18, participam municípios da Zona Norte, Ibiapaba, Sobral e do Vale do Acaraú. Encerrando, no dia 19, com as cidades da Região Metropolitana de Fortaleza e do Litoral.

Abrangência

Os primeiros processos a serem abrangidos com essa iniciativa são: Prestações de Contas de Governo, Prestações de Contas de Gestão, Tomadas de Contas Especiais e as Tomadas de Contas de Gestão.
"A iniciativa irá permitir uma maior celeridade e economicidade na tramitação e no julgamento dos processos", disse o presidente do TCM, Francisco Aguiar. "Vamos dar uma resposta à sociedade que nos cobra agilidade e mais transparência". Dessa forma, Aguiar pretende reduzir as críticas referentes aos atrasos no julgamento de contas pelo Tribunal.
A implantação do processo eletrônico virtual para prestação de contas de Prefeituras e Câmaras Municipais é uma das metas da atual administração do TCM e que ocorre com o apoio do governo do Estado. Houve necessidade também de mudança recente na legislação que foi aprovada pela Assembleia Legislativa e aguarda sanção do governador Cid Gomes.
O esforço da instituição é para favorecer uma melhor prestação de serviços para as Prefeituras e Câmaras de Vereadores, fortalecendo o controle e segurança das informações, além de dar transparência às contas públicas. "A ampla maioria dos municípios aprovou a ideia e a mudança", disse Francisco Aguiar. "Será bom para todos, pois a informação eletronicamente facilita demais".
A consulta aos pareceres técnicos, decisões do TCM também serão feitas por meio eletrônico, evitando o deslocamento de pessoal técnico e de papeis entre o Tribunal e os municípios.
"Será um avanço formidável a partir do próximo ano", frisou Francisco Aguiar. "As informações referentes a 2013 a serem enviadas a partir de 2014 serão por meio eletrônico, não haverá mais papel".
Além dos seminários de orientação técnica sobre o novo sistema digital de envio de dados, o TCM coloca à disposição dos gestores, técnicos e presidentes de Câmaras Municipais uma equipe de consultores para prestar orientação e tirar dúvidas.
"Há um esforço coletivo e estamos abertos a oferecer as informações e apoio necessários", frisou Aguiar.
O presidente do TCM disse que estuda possibilidade de aplicação de punições administrativas para os entes que não aderirem ao sistema digital, eletrônico, de envio de dados, a partir de mudança na Lei Orgânica do Tribunal de Contas.
Com o processo eletrônico virtual, algumas de suas atividades passam a ser automatizadas e integradas, dinamizando os fluxos de entrega, distribuição, análise e julgamento dos documentos encaminhados pelos municípios (Prefeituras e Câmaras de Vereadores) para o TCM.
Dos 184 municípios, 27 ainda não enviam para o TCM as prestações de contas mensais por meio do Sistema Municipal de Informações (SIM) e mais uma vez, o presidente Francisco Aguiar solicitou dos gestores o atendimento à sistemática, por meio de ofício encaminhado no último dia 18.
A partir de 2014, o Tribunal de Contas dos Municípios somente deverá receber as informações por meio eletrônico (Internet). Até o momento, 85% das Prefeituras e 75% das Câmaras Municipais já aderiram ao SIM/WEB.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Hidrolândia: Acidente envolvendo duas motos deixa uma pessoa em estado grave

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Um acidente deixou duas pessoas feridas na manhã desta quinta-feira (28), por volta das 10h30min, na estrada que liga a sede do município de Hidrolândia ao distrito de Betânia.
Segundo informações adquiridas pela reportagem do Hidrolândia 24 horas, as motos pilotadas por Francisco Rodinele Araújo Ferreira, 30 anos, residente na localidade de Massapê e Sebastião Ferreira de Silva, 17 anos, residente no bairro da Caixa d’água, vinham em sentido contrário, quando na curva que fica localizada de frente a Fazenda do falecido Janjão, ocorreu o acidente. 

As duas vítimas foram socorridas para o Hospital Municipal de Hidrolândia, sendo que Francisco Rodinele Araújo Ferreira foi transferido para a cidade de Sobral em estado grave. Já Sebastião Ferreira de Silva permanecer em observação no Hospital Municipal de Hidrolândia. 

Sobral: Aluno de escola pública é encontrado armado de faca de sala de aula

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Na tarde de quarta-feira, 27 de novembro de 2013, por volta das 14h:30 min, a equipe de reportagem do Blog Sinhá Sabóia foi acionada para registrar um fato absurdo, jovem é encontrado armado com uma faca dentro da sala de aula.
O fato aconteceu em uma Escola Pública da rede Estadual de Sobral, segundo informações do menor encontrado com a faca, o mesmo estava sendo ameaçado e a arma era para sua proteção.
O menor foi encaminhado para a Delegacia Regional de Sobral e apresentado ao delegado de plantão para realizar os procedimentos legais.

Fonte: Blog Sinhá Sabóia

Festa da Padroeira de Hidrolândia teve início dia 28 de novembro

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Teve início na noite desta quinta-feira (28), a tradicional Festa de Nossa Senhora Imaculada da Conceição, Padroeira do Município de Hidrolândia.
O 1º dia de festa começou por volta das 18hs, com uma grande carreata que saiu da Praça da Matriz e percorreu algumas ruas da cidade de Hidrolândia. Logo em seguida ocorreu com o hasteamento das bandeiras e Santa Missa, celebrada pelo pároco do município, PE. Fábio Nascimento, sendo realizada no lado de fora da Igreja Matriz. Depois da celebração da Santa Missa os fiéis puderam se deliciar com diversos quitutes, vendidos em barracas. 
Os festejos de Nossa Senhora Imaculada da Conceição se estenderão até o dia 08 de dezembro, no qual será realizado um grande bingo.