JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sábado, 7 de dezembro de 2013

CID GOMES EM SÃO BENEDITO E O HOMEM QUE MANDA NO IPU

..                      VEJA TRECHOS DO DISCURSO DE CID GOMES NA INAUGURAÇÃO DA UPA, DA CIDADE DE SÃO BENEDITO NA SEGUNDA FEIRA DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2013, E UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O HOMEM QUE MANDA HOJE NA CIDADE DE IPU,QUER SABER QUEM É VEJA O VÍDEO E SAIBA MAIS.....
                        

Idoso tem a cabeça esmagada por caçamba na Zona Sul de Macapá

sábado, 7 de dezembro de 2013







Acidente ocorreu na Rua Barão de Mauá, no bairro Buritizal, em Macapá (Foto: John Pacheco/G1)
No início da tarde deste sábado (7), o ciclista Antônio Rodrigues Morais, de 66 anos, foi atropelado e teve a cabeça esmagada pela roda de uma caçamba na Rua Barão de Mauá, no bairro Buritizal, Zona Sul de Macapá. Segundo o Batalhão de Rádio Patrulha Motorizada (BRPM), o motorista da caçamba trafegava em baixa velocidade quando o ciclista desequilibrou caindo para baixo da roda do veículo no momento que o condutor desviava de um buraco na via.

"O caminhão vinha no sentido Zona Norte-Sul, e a vítima, pelo fato de estar possivelmente embriagada, de acordo com populares, caiu para baixo do veículo. O motorista da caçamba não fugiu do local e permaneceu até a chegada da polícia. Vamos levá-lo à delegacia, mas ele não será indiciado", adiantou o tenente Rômulo Ferreira.

O corpo de Antônio permaneceu na via até a chegada da Polícia Técnico-Científica (Politec), que removeu, além do cadáver, partes do crânio da vítima que ficaram espalhadas no asfalto.

Instantes após o ocorrido, 2 dos 5 filhos da vítima chegaram ao local. Visivelmente abalados, eles não quiseram dar entrevista, mas contaram que o pai havia saído do trabalho e voltava para casa, que fica no mesmo bairro. O homem trabalhava como verdureiro para uma feira da cidade.

O motorista da caçamba Jean Nunes, de 42 anos, disse que viu Antônio ao lado do veículo e percebeu quando ele desequilibrou. "Foi muito rápido, ele caiu na direção da caçamba, ainda tentei desviar, mas não teve jeito", disse Nunes, ainda assustado com o acidente.

Fonte: G1,via site:Miséria

Maracujá, o fruto da paixão


Maracujá, o fruto da paixão
Em italiano, em inglês e francês o maracujá tem seu nome ligado a paixão e não é por acaso. No Brasil, o nome do fruto provém da língua indígena e significa alimento em formato de cuia, mas a paixão brasileira pelo maracujá, presente em muitas receitas tropicais, não fica atrás. Isto porque o fruto tem mais propriedades benéficas do que se pode imaginar.
Conhecido pelo seu poder tranquilizante, a ingestão do maracujá proporciona sensação de bem estar e funciona como um calmante natural no organismo.

Porque atua no sistema nervoso central

Para combater os distúrbios do sono, ansiedade e depressão tome suco de maracujá. As substâncias alcaloides e flavonoides do maracujá atuam no sistema nervoso central e proporcionam uma sensação enorme de bem estar. Mas nem só da polpa vive o maracujá, porque o fruto pode ser aproveitado por inteiro: casca e folhas também são benéficas à saúde. A casca pode ser utilizada na diminuição da gordura do organismo.

A casca no combate a obesidade

A casca do maracujá é rica em pectina que é uma fibra capaz de enviar gorduras para fora do organismo, ou seja, favorece o emagrecimento do corpo humano. A casca do maracujá, em forma de farinha, pode ser misturada a iogurtes e sucos. Mas, o poderoso maracujá não para por aí, porque proporciona a diminuição da glicose presente no sangue e na urina. Esta é mais uma propriedade do fruto, que atua a favor da saúde humana ao combater a diabete.

Maracujá X Diabete

A diabete, uma doença metabólica, é caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. A diabete causa insuficiência renal, problemas na visão, ataque cardíaco e má cicatrização. A casca do maracujá diminui os índices de glicose no organismo porque funciona como apoio à produção de insulina para o diabético.

A beleza presente nas sementes do maracujá

A indústria da beleza utiliza o maracujá em suas fórmulas porque o fruto possui nas sementes um óleo com grande quantidade de ácido graxo. As sementes são trituradas e incluídas em fórmulas de produtos de beleza com bastante sucesso e eficácia devido às ações emolientes e antioxidantes do maracujá. As sementes do maracujá são como uma joia para a indústria de cosméticos, assim como as folhas são largamente utilizadas pela indústria farmacêutica, por sua imensa propriedade medicinal.

Nas folhas, o segredo da tranquilidade

Atenção, talvez você não saiba, mas é justamente nas folhas do maracujá que se encontra o seu maior poder tranquilizante. Entretanto, você não deve fazer chá caseiro de suas folhas, somente laboratórios especializados devem produzir medicamentos utilizando as folhas do fruto. Isto porque as folhas do maracujá possuem algumas substâncias tóxicas que em casa você não consegue retirar.
Imagem oferecida por  Marcelo Cyrino

Revista elege os 5 alimentos mais saudáveis do mundo

A capsaicina, substância presente nas pimentas, pode afastar o câncer e o diabetes
A capsaicina, substância presente nas pimentas, pode afastar o câncer e o diabetes
Alguns alimentos são capazes de fazer verdadeiros milagres pelo corpo. E não estamos falando apenas de emagrecimento. Afastar o câncer e combater o diabetes estão entre os poderes deles. A revista americana Shape elencou os cinco alimentos mais saudáveis do mundo.
Pimenta do reino: vinda da planta Piper nigrum, a pimenta preta tem sido associada a benefícios de saúde que vão desde combate a bactérias até o bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, um recente estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostra que a susbtância que torna a pimenta ardida poderia barrar a produção de células de gordura.
Manjericão: a erva, popularmente utilizada na culinária italiana, pode ajudar a combater a ansiedade e até mesmo a curar infecções bacterianas na pele. Estudos em animais ainda sugerem que o manjericão pode desempenhar papel antioxidante, anti-inflamatório, analgésico e antioxidante.
Pimentas ardidas: o composto responsável pelo ardor, chamado capsaicina, pode combater diabetes, câncer e até favorecer a perda de peso.
Arroz preto: assim como o arroz integral, o arroz preto é fonte de ferro e fibras. A versão mais escura ainda tem vitamina E e uma quantidade superior de antioxidantes às blueberries.
Damascos: o fruto é cheio de fibras, potássio, vitamina A e C, betacaroteno e licopeno. As pesquisas sugerem que damascos poderiam diminuir os riscos de câncer de fígado, devido à presença de vitamina E.

http://saude.terra.com.br/

EMATERCE DEIPU COM NOVO GERENTE



O município de Ipu, localizado na região da Ibiapaba, no Ceará, distante 296 km da capital Fortaleza, tem novo gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce).

O governador Cid Ferreira Gomes delegou ao secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), José Nelson Martins de Sousa, a nomeação com vigência a partir de 1º de outubro de 2013, do servidor público Francisco das Chagas Peres Martins, (Chagas Peres), 64 anos, para exercer as funções do cargo de Diretor e Assessoramento de provimento de Chefe de Centro da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce).

A nomeação foi publicada no último dia 05 de dezembro de 2013 no Diário Oficial do Estado, página 40 (confira abaixo).

PREFEITO DA CIDADE DE CARNAUBAL FALA SOBRE SUA CIDADE E FAZ BALANÇO

                        Por ocasião da inauguração do aeroporto e da unidade pronto atendimento de São Bendito no ceará evento que aconteceu na na noite do dia 25 de novembro de 2013,o radialista junior ximenes conversou com o prefeito da cidade de Carnaubal,o memo falou sobre a importância da upa para a região e sobre sua administração veja o vídeo e saiba mais.l    

MINISTÉRIO DA SAÚDE APONTA QUE O BRASIL DEVERÁ TER MAIS DE 576 MIL NOVOS CASOS DE CÂNCER EM 2014

 
Estimativa divulgada na última quarta feira pelo Ministério da Saúde aponta que o Brasil deverá ter 576.580 novos casos de câncer em 2014. O estudo é feito pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) com base nos registros de casos e mortalidade.
 
A estimativa é divulgada a cada dois anos. A anterior, de 2011, apontava para 519 mil casos em 2012 - os dados de quantos ocorreram não estão consolidados. Do total de casos esperados em 2014, 182 mil são de tumor de pele não melanoma, o mais comum entre homens e mulheres e geralmente de baixa letalidade. Com exceção desse tumor, o câncer mais frequente entre as mulheres continua sendo o de mama - apenas no Norte, o câncer de colo do útero lidera entre os casos esperados.

Diferentemente dos estudos anteriores, o levantamento de 2013 indica que, entre as mulheres, os casos de câncer de cólon e reto vão ultrapassar os de colo do útero e assumir a segunda posição entre os mais comuns.

"Decidimos criar uma reunião com o comitê de especialistas para ver se não está na hora de o Brasil adotar medidas de rastreamento mais precoce do intestino baixo. Vamos discutir com especialistas a possibilidade de o Brasil adotar campanhas específicas", disse o ministro Alexandre Padilha (Saúde).

Próstata
Já entre os homens, com exceção do tumor de pele não melanoma, o câncer de próstata continua no topo do ranking. Em seguida, vêm o câncer de traqueia, brônquio e pulmão e o de cólon e reto. "O câncer cresce no Brasil seguindo uma tendência internacional, influenciado pelo envelhecimento da população. Outros fatores de risco também são importantes, e o principal deles é o tabagismo", diz Noronha.
 
Fonte: Diário do Nordeste

Caminhão de Frango que enganou moradores em Ipu e outros municípios foi apreendido

sábado, 7 de dezembro de 2013

Foi apreendido, na manhã da última quinta-feira (5), em Apuiarés, um caminhão que estava vendendo pacotes de frango com preço abaixo do mercado. 
No município de Apuiarés o caminhão anunciava o frango para canja. Cada cinco quilos de frango era vendido pelo preço de R$7,00 e nas embalagens só haviam pés, pescoços e miúdos, justamente o que foi relatado pelos moradores de Ipu, Ipueiras, Tamboril e Santa Quitéria.

A tática era sempre a mesma em todos os municípios. 

Um caminhão, com placa de Icó, parava na praça da Igreja Matriz e o motorista dizia que o veículo apresentou problemas e por conta disso, eles resolveram vender toda a carga antes que ela estragasse. Assim anunciavam uma espécie de queima de estoque.
Para vender tudo rapidamente, eles anunciaram 5 quilos de frango por apenas R$ 10 reais, ou seja, R$ 2 reais o quilo de frango.
A população levava grandes quantidades de frango pensando conter peito, coxa e sobrecoxa, mas ao chegar em casa, nos pacotes apenas restos eram encontrados.
Quando os moradores voltavam para reclamar, o caminhão já não se encontrava no local. 
No município de Ipu, a venda aconteceu na quarta-feira, 27 de novembro. Começou por volta de 09h30 e às 10h50 já não havia mais nenhum pacote para ser vendido. 
Segundo informações do radialista Manoel Sales de Tamboril, a Delegacia Civil daquele município verificou a placa do caminhão e descobriu que a mesma era de uma moto. 

Fonte: Netcina

Mais Médicos: Hidrolândia e mais 89 cidades recebem cubanos a partir de segunda-feira

sábado, 7 de dezembro de 2013

Os médicos cubanos foram apresentados aos prefeitos e secretários municipais de saúdeO atendimento na atenção básica de 90 cidades cearenses ganha o reforço de 206 médicos cubanos a partir da próxima segunda-feira, 9. Os profissionais concluíram ontem o módulo de acolhimento e avaliação, iniciado há três semanas na segunda etapa do programa Mais Médicos. Em solenidade, eles foram apresentados aos prefeitos e secretários municipais de saúde. Fortaleza recebe mais 27 médicos, que se somam aos 37 cubanos da primeira etapa. Oito municípios ainda terão de esperar por 18 médicos cubanos, que passarão por mais avaliações para ter aprovação no módulo de Língua Portuguesa.
Com a segunda etapa, o Ceará passa a ter 150 cidades beneficiadas (81% dos municípios). São 556 médicos atendendo cerca de um milhão e 100 mil pessoas. Segundo o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, o Estado deve ter 866 médicos até março de 2014.
O casal de médicos Pablo Aguero, 50, e Elba Landran, 45, ainda vão enfrentar 305 km de viagem até chegar ao destino onde devem ficar pelos próximos três anos: Frecheirinha. Os dois deixaram a filha de 15 anos em Santiago de Cuba e afirmam que a decisão de vir foi difícil. Mas prevaleceu a vontade de atender a população mais carente. “Fomos educados para servir aos demais e temos a solidariedade como marca da nossa gente”, orgulha-se Pablo, que já foi médico da família no Haiti, na Guatemala e na Venezuela.
Também a cidade de Santa Quitéria (a 222 quilômetros de Fortaleza) deve receber três médicos nesta segunda etapa. Eles se unem aos dois médicos já enviados ao município, devendo integrar equipes do Programa Saúde da Família (PSF). “Priorizamos os distritos afastados, de onde é difícil se locomover até a sede”, afirma o prefeito Fabiano Lobo (PMDB). Recebem os cubanos os distritos de Macaraú e Saco do Belém. Na sede, o bairro Flores será beneficiado. “Já temos o médico no distrito de Lisieux, que tem muita experiência e vai ao encontro da comunidade”, relata Lobo.
A experiência é nova para os habitantes de Palhano (a 150 quilômetros da Capital). A cidade não foi contemplada na primeira etapa do programa e agora aguarda o primeiro médico cubano. De acordo com a secretária municipal de saúde, Izeuda Lima, ele deve integrar a equipe do PSF na sede do município. Para recebê-lo, a secretária afirma já ter providenciado a moradia e a alimentação, conforme a responsabilidade assumida em cada município participante do programa.

Saiba mais

Os médicos são encaminhados aos municípios a partir da próxima segunda-feira. Até que recebam o registro profissional concedido pelo Ministério da Saúde, eles devem ser acolhidos pelos gestores e conhecer as cidades onde atuarão.
A terceira etapa tem inscrições até a próxima segunda-feira, 9, para profissionais formados no Brasil, e até o dia 13 para estrangeiros. Até esta última data os municípios devem informar a necessidade por profissionais. “De acordo com a demanda dos municípios, poderemos fazer uma quarta ou quinta etapa do programa até março”, anuncia o secretário.

Cidades que receberão médicos

Acaraú; Acopiara; Altaneira; Alto Santo; Aracati; Ararendá; Barroquinha; Baturité; Bela Cruz; Boa Viagem; Brejo Santo; Camocim; Canindé; Cariré; Cariús; Caucaia; Chaval; Choró; Crateús; Ererê; Forquilha; Fortaleza; Fortim; Frecheirinha; Graça; Granja; Groaíras; Guaramiranga; Hidrolândia; Ibiapina; Icapuí; Iguatu; Independência; Ipu; Ipueiras; Iracema; Irauçuba; Itaiçaba; Itapagé; Itapipoca; Itarema; Itatira; Jaguaribara; Jaguaribe; Jaguaruana; Jijoca de Jericoacoara; Limoeiro do Norte; Maranguape; Martinópole; Meruoca; Mombaça; Monsenhor Tabosa; Morada Nova; Morrinhos; Mulungu; Nova Russas; Novo Oriente; Pacajus; Pacujá; Palhano; Palmácia; Parambu; Pereiro; Pires Ferreira; Poranga; Porteiras; Potiretama; Quiterianópolis; Quixadá; Quixeré; Reriutaba; Russas; Saboeiro; Santa Quitéria; São Benedito; São Gonçalo do Amarante; São Luís do Curu; Senador Pompeu; Sobral; Solonópole; Tabuleiro do Norte; Tamboril; Tauá; Tianguá; Tururu; Ubajara; Umirim; Uruoca; Várzea Alegre; Viçosa do Ceará.

Fonte: O Povo

Sobral: Corpo de um homem é encontrado em estado de putrefação

sábado, 7 de dezembro de 2013

Na tarde de hoje (06/12) por volta das 15h45m, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de achado de cadáver nas proximidades da  fábrica de cimentos.
Os policiais constataram a vericidade da denúncia, havia um homem caído ao solo em estado de putrefação.
O homem de cor morena, de aproximadamente 36 anos, vestia apenas bermuda Jeans, ele estava sem camisa.
 A perícia compareceu no local e conduziu o corpo ao IML de Sobral para serem feito os exames cadavéricos. 

Fonte: Portal a desgraça / Repórter Jorge Alves

Grevistas deixam a assembleia na tarde desta sexta, depois de nove dias de ocupação

sábado, 7 de dezembro de 2013

Manifestantes desocupam Assembleia após compromisso da casa de levar reividicações ao governador Professores, servidores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual do Cariri (Urca) e Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), em greve há um mês e meio,desocupam nesta tarde o hall do plenário principal da Assembleia Legislativa, onde permaneceram por nove dias. Segundo o comando de greve, a iniciativa de desocupar a casa partiu da apresentação de uma carta compromisso, assinada por vários parlamentares, em que eles se responsabilizam a mediar a abertura de um diálogo entre grevistas e Governo do Estado.
Entre os deputados que assinaram a carta, estão o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará José Albuquerque, Tin Gomes, Eliane Novais, Raquel Marques e Sarto Nogueira. 
As principais pautas são a realização de concurso para professores efetivos, a regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), a equiparação dos salários de professores efetivos e substitutos, investimento na infraestrutura, concurso para servidores administrativos e assistência estudantil no Interior.  

Fonte: Redação O POVO Online (Com informações da repórter Isabel Costa)

Acidente entre ônibus e caminhão deixa 5 mortos e dezenas de feridos

sábado, 7 de dezembro de2013

Acidente entre ônibus e caminhão deixa ao menos 5 mortos e 22 feridos, em Cristalina, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Um acidente envolvendo um caminhão carregado com ureia e um ônibus de turismo deixou cinco pessoas mortas e 22 feridos na noite de sexta-feira (6), na BR-050, em Cristalina, no leste de Goiás. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus, que saiu do Ceará com destino a São Paulo, colidiu de frente contra o caminhão. Segundo testemunhas, chovia no momento do acidente.
O ônibus seguia no sentido Cristalina a Catalão quando o motorista perdeu o controle da direção e saiu pelo acostamento. Ao retornar para a pista, entrou na contra-mão e atingiu o caminhão, que seguia no sentido contrário.
Com o impacto, os dois veículos ficaram destruídos. A parte da frente do ônibus foi arrastada pelo veículo de transporte de carga. Entre os mortos está o motorista da carreta.
Um caminhoneiro que ajudou a socorrer os feridos conta que muitas vítimas foram arremessadas para fora do ônibus. “Todas gritando, pedindo ajuda, pedindo para não morrer. É uma cena que eu não vou esquecer nunca mais”, disse Tiago Nottare.
Cinco feridos permanecem internados no Hospital Municipal de Cristalina, mas, segundo a unidade de saúde, devem receber alta ainda neste sábado (7). Os demais passageiros foram internados em hospitais do Distrito Federal, que não divulgaram o estado de saúde das vítimas.
A perícia esteve no local e constatou que o tacógrafo do ônibus, que registra a velocidade, tempo e distância percorrida, estava quebrado. “O ônibus, embora antigo, aparenta ter boas condições de uso, embora o dispositivo de tacógrafo não estivesse funcionando”, afirma o perito criminal Laércio Carneiro.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse que vai investigar se o ônibus era clandestino ou se tinha licença para fazer o transporte de passageiros. Dois tratores foram usados para retirar os restos do caminhão e do ônibus da pista. Para isso, o trânsito na via ficou interditado por cerca de oito horas.

Fonte: G1 Ceará

Ex-presidentes foram convidados por Dilma, informou Blog do Planalto. Comitiva presidencial partirá do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (9).

Sarney, Collor, FHC e Lula irão com Dilma aos funerais de Mandela
Presidente Dilma com Lula e mais FHC, Collor e Sarney
A presidente Dilma Rousseff viajará para a África do Sul na segunda-feira (9) para os funerais de Nelson Mandela acompanhada dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, informou neste sábado (7) o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, segundo o Blog do Planalto.
Segundo o blog, os ex-presidentes foram convidados por Dilma, e a comitiva presidencial partirá do Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (6), o Palácio do Planalto informou que a presidente tinha antecipado a viagem ao país africano do dia 14 para a próxima terça-feira (10) porque o governo sul-africano enviou circular a todas as embaixadas com sede no país informando que esse é o dia reservado aos chefes de Estado.
Dilma decretou na sexta luto oficial de sete dias no Brasil pela morte de Mandela. Na quinta, dia em que Mandela morreu, Dilma divulgou nota de pesar e afirmou que governo e povo brasileiro "se inclinam diante da memória de Mandela". A presidente destacou ainda a luta do líder sul-africano contra o apartheid.
"Personalidade maior do século XX, Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da história contemporânea – o fim do apartheid na África do Sul", disse a presidente no comunicado.
Símbolo da luta contra a discriminação racial, Nelson Mandela morreu nesta quinta-feira (5), em Pretória, aos 95 anos. O ex-presidente sul-africano ficou internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e estava em casa. Morreu às 20h50, no horário local de Pretória – 16h50 do horário brasileiro de verão.

O corpo será enterrado, de acordo com seus desejos, na aldeia de Qunu, localizada na província pobre do Cabo Leste, onde Mandela cresceu. Os restos mortais de três de seus filhos foram sepultados no mesmo lugar, em julho, após ordem judicial.

Conhecido como "Madiba" na África do Sul, Mandela foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 e 1993.

Fonte: Do G1, em Brasília

A VERDADE SOBRE PARAMOTI CIDADE DO CEARÁ

VI ESTA FRASE NA FOTOGRAFIA DA CIDADE DE PARAMOTI,"""DESDE QUE FOI FUNDADA QUE É ASSIM...KKKKKKKKKK""" COLOQUEI MINHA OPINIÃO MESMO SEM SABER MUITO SOBRE A CIDADE, VEJAM----------[ NÃO CONHEÇO ESTA CIDADE NEM SUA HISTÓRIA,MAS SOU CAPAZ DE DIZER POR QUE SEMPRE FOI ASSIM,POR QUE NUNCA MUDOU,OS POLÍTICOS DE LÁ DEVEM SER OS MESMOS A MUITO TEMPO, SEMPRE AS MESMAS FAMÍLIAS,MUITOS DELS COM BELAS CASAS EM FORTALEZA,E SO ANDAM LA PARA DISPUTAR ELEIÇÃO E O POVO SEMPRE OS REPETE,MESMOS VEREADORES E AS MESMAS FAMÍLIAS NO PODER.,E SO TEM PROGRESSO PRAS FAMÍLIAS DELES É OU NÃO É?QUEM NÃO MUDA NÃO VER MUDANÇAS;....É ASSIM EM MUITAS CIDADES DO CEARÁ, POR ISTO OS RESULTADOS QUE VIVENCIAMOS ABRAÇO DE JUNIOR XIMENES RADIALISTA DE IPU QUEM CONCORDA COMPARTILHA....]VIVEMOS A MONARQUIA DOS REIS SEM COROAS.JA ESCREVI UM ARTIGO SOBRE O ASSUNTO SE VOCÊ~E IRÁ ENTENDER QUE EU QUERO DIZER.......

SERRA DA IBIAPABA AOS POUCOS GANHANDO INDEPENDENCIA DE SOBRAL VEJA

GOVERNADOR CID GOMES INAUGUROU ONTEM, 06/12, A POLICLÍNICA DE TIANGUÁ

A população de 299.447 dos municípios de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará não precisará mais descer a Serra da Ibiapaba para ter acesso a médicos especialistas e a exames especializados. Nesta sexta-feira (06), às 19 horas, o governador Cid Gomes, e o secretário da Saúde, Ciro Gomes, inauguraram em Tianguá a policlínica regional, na Rodovia CE 187, Centro. É a 15ª policlínica construída pelo Governo do Estado já entregue à população em diferentes regiões.

Médicos especialistas
Na nova unidade, a população dos oito municípios terá na própria região médicos especialistas em 13 áreas: clínica geral, cirurgia geral, oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, ginecologia, mastologia, urologia, gastroenterologista, traumato-ortopedia, angiologia, endocrinologia e neurologia. Receberão atendimento ainda com especialistas em outras áreas, entre elas fonoaudiologia, nutrição, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional. As consultas são com hora marcada de segunda a sexta-feira, através de agendamentos e encaminhamentos feitos pelos oito municípios que integram o consórcio público de saúde, modelo de gestão adotado em todas as policlínicas em que o governo do Estado e os municípios compartilham o custeio mensal da unidade.

Tomografia computadorizada
Além de consultas com especialistas, os pacientes fazem na policlínica regional exames complexos, que antes não eram realizados na rede pública da região, sem nenhum custo para a população. É o caso da tomografia computadorizada. Outros exames especializados que ajudam na definição do diagnóstico ofertados na policlínica são eletrocardiograma, eletroencefalograma, mamografia, ultrassonografia, endoscopia, audiometria.

Em obras e equipamentos foram investidos R$ 12.970.258,96 na policlínica regional em Tianguá. Os recursos foram 100% do Governo do Estado como em todas as 22 policlínicas que fazem parte da nova rede de assistência à saúde do Ceará. Já foram entregues à população as policlínicas em Camocim, Tauá, Acaraú, Russas, Baturité, Icó, Pacajus, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Campos Sales e Caucaia. Há cinco unidades para serem inauguradas em Iguatu, Limoeiro do Norte, Barbalha, Crateús e Canindé. Estão em construção outras duas, em Maracanaú e Crato.

Rede de assistência
A nova rede de assistência à saúde que o governo do Estado está concluindo em todo o Ceará inclui também 19 Centros de Especialidades Odontológicas com 17 já inaugurados, inclusive em Ubajara, município da Região de Saúde de Tianguá. O CEO regional em Ubajara foi o primeiro inaugurado, realizando 69.747 de 2010 até setembro deste ano. A nova rede de assistência é formada ainda por hospitais regionais, com dois em funcionamento, o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional Norte, em, Sobral, e o terceiro em construção em Quixeramobim, o Hospital e Maternidade do Sertão Central. E mais: 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) para casos de urgência e emergência. Há 12 em funcionamento. Uma delas fica em São Benedito, município da Região de Tianguá, onde são atendidos também os moradores de Croatá, Carnaubal e Guaraciaba do Norte, com médicos especialistas em clínica geral e pediatria.