JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Revista Veja antecipa edição para dizer que Lula e Dilma 'sabiam de tudo'

24/10/2014 11h17 (editada em 24/10/2014 11h20)
PETROLÃO                                                                                                                                                                                         Site Brasil 247 garante que advogado de Youssef nega depoimento que ancora a reportagem de capa da revista.                                                                                                                                                     
Hermínia Vieira
jornalismo@cearanews7.com.br
Compartilhar no Facebook  Compartilhar isto em Twitter Enviar por e-mail
A dois dias das eleições gerais, a revista Veja antecipou o lançamento de sua edição semanal para afirmar que o doleiro Alberto Yousseff, caixa do esquema de corrupção na Petrobras, revelou à Polícia Federal e ao Ministério Público, na última terça-feira (21), que o ex-presidente Lula e presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, tinham conhecimento das "tenebrosas transações na estatal".

Veja, que chegou às bancas nesta manhã, descreveu a cena do último depoimento de delação premiada prestado pelo doleiro à PF, em Curitiba, e apresentou um Youssef física e emocionalmente diferente. “A temporada na cadeia produziu mudanças profundas em Youssef. Encarcerado desde março, o doleiro está bem mais magro, tem o rosto pálido, o cabelo raspado e não cultiva mais a barba. O estado de espírito também é outro. Antes afeito às sombras e ao silêncio, Youssef mostra desassombro para denunciar, apontar e distribuir responsabilidades na camarilha que assaltou durante quase uma década os cofres da Petrobras”, diz a reportagem.

Ainda segundo a Veja, Alberto Yousseff, que ostenta “a autoridade de quem atuava como o banco clandestino do esquema”, acrescentou “novos personagens à trama criminosa”. De acordo com a revista, ao ser questionado sobre o nível de comprometimento de autoridades no esquema de corrupção na Petrobras, o doleiro respondeu:

— O Planalto sabia de tudo!
— Mas quem no Planalto?, perguntou o delegado.
— Lula e Dilma, respondeu o doleiro.

A antecipação da edição-bomba dividiu opiniões e, como não poderia deixar de ser, tornou-se o assunto mais comentado no país. De um lado, vem sendo usada como trunfo nesta reta final da corrida presidencial, por outro, está sendo duramente criticada.

O site Brasil 247 classificou a reportagem como uma “tentativa de golpe contra a democracia” e apresentou o outro lado da questão, dizendo que o advogado Antonio Figueiredo Basto, que comanda a defesa do doleiro Alberto Youssef, desconhece o depoimento de seu cliente que ancora a matéria de capa da revista.

“Eu nunca ouvi nada que confirmasse isso [que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção na Petrobras]. Não conheço esse depoimento, não conheço o teor dele. Estou surpreso”, disse o advogado.

Para o site de política, a edição de Veja foi antecipada para tentar interferir na sucessão presidencial, “sobrepondo-se à soberania popular”, uma vez que a últimas pesquisas de intenções de voto divulgadas trouxeram Dilma à frente do tucano Aécio Neves. 

"Estamos perplexos e desconhecemos o que está acontecendo; tentativa de golpe contra a democracia é manobra da revista. Jornalismo brasileiro atinge seu momento mais torpe”, esbraveja o Brasil 247.

0 comentários:

Postar um comentário