JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Temporal derruba ponte, inunda ruas e deixa famílias desabrigadas na Bahia


A chuva que atingiu a região sul da Bahia provocou alagamentos e deixou famílias desabrigadas. Na cidade de Ituberá, a cerca de 307 quilômetros de Salvador, começou a chover forte por volta das 21h de terça-feira (16). Segundo informações da prefeitura, uma ponte desabou na BA-001, na estrada que liga Ituberá ao município de Nilo Peçanha.

Famílias desabrigadas em Ituberá foram alojadas em uma creche da cidade, mas ainda não há informações confirmadas sobre o número total de pessoas afetadas pela chuva. A Prefeitura acionou o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e a Defesa Civil do Estado para apoio às ações após o temporal.

Bahia (Foto: William Boy / Jornal Informe Ativo)
Foto: William Boy / Jornal Informe Ativo
Na manhã desta quarta, a situação melhorou em Ituberá, já que parte da água escoou e a chuva parou. Apesar de muitos estabelecimentos terem alagado, o comércio abriu e o trânsito foi normalizado.

Homem tenta escapar de alagamento e fica 'agarrado' em parede de Lotérica (Foto: Portal de Notícias Giro em Ipiaú)Devido as fortes chuvas entre segunda-feira (15) até esta quarta-feira, a chuva ocasionou inundação de rios e foram danificadas 76 unidades residenciais, cerca de 25 unidades habitacionais foram danificadas e aproximadamente 200 pessoas estão desabrigadas, segundo informou Edval Coelho, secretário de Infraestrutura de Igrapiúna e coordenador da Defesa Civil da cidade.

De acordo com Coelho, a prefeitura está relocando os desabrigadas para casas de parentes e prédios públicos municipais. Um deslizamento de terra na casa no bairro de Cachoeirinha deixou uma pessoa ferida. A vítima foi levada para o Hospital Regional de Itabuna. Cerca de 16 casas foram interditadas com risco de desabamento. "O prejuízo está sendo contabilizado pela prefeitura. Redes de drenagem foram danificadas, pontes, estradas vicinais e pontes", afirma o secretário.

Segundo relatos do morador de Igrapiúna Paulo Mendes, a chuva provocou uma cratera no bairro Pascázio Lima. "Aqui na minha rua várias pessoas ficaram desesperadas com muros de residências que caíram. Teve um bairro aqui que a chuva abriu uma cratera no chão. O rio subiu por cerca de dois metros e alagou tudo. Aqui na Rua Dom Tamarineiro, onde eu moro, não chegou a entrar nas casas, mas a rua próxima a situação foi pior. A luz e a água chegaram pela manhã em minha casa. Este é o segundo ano que acontece isso", conta.

G1

0 comentários:

Postar um comentário