JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Mensagem do Dia


06/01 Agradecer sempre



Se você está triste porque perdeu algum bem,
lembre-se daquele que nunca teve nada para perder.

Se você se decepcionou com alguma coisa,
lembre-se daquele cujo nascimento foi uma decepção.

Se você está cansado de trabalhar,
lembre-se de quem perdeu o emprego e precisa sustentar a família.

Se você reclama de uma comida malfeita,
lembre-se daquele que morre de fome sem ter um pedaço de pão.

Se um sonho seu foi desfeito,
lembre-se daquele que vive em pesadelo constante.

Se você perdeu algum bem, decepcionou-se com alguma pessoa, cansou-se de trabalhar, ou se alguma comida não lhe agradou...
lembre-se de agradecer a Deus, porque existem muitos que dariam tudo
para ficar em seu lugar.

Santo do Dia


Dia de Reis
Epifania do Senhor

06 de Janeiro - Dia de Reis e da Epifania do Senhor

O "Dia de Reis" é uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo católico. Neste dia se comemora a visita de um grupo de reis magos (Mt 2 1 -12), vindos do Oriente, para adorar a "Epifania do Senhor". Ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade.

O termo "mago" vem do antigo idioma persa e serviu para indicar o país de suas origens: a Pérsia. Eram reis, porque é um dos sinônimos daquela palavra, também usada para nomear os sábios discípulos de uma seita que cultuava um só Deus. Portanto, não eram astrólogos nem bruxos, ao contrário, eram inimigos destas enganosas artes mágicas e misteriosas.

Esses soberanos corretos, esperavam pelo Salvador, expectativa já presente mesmo entre os pagãos. Deus os recompensou pela retidão com a maravilhosa estrela, reconhecida pela sabedoria de suas mentes como o sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Deus.

Foram eles que mostraram ao mundo o cumprimento da profecia de séculos, chegando no palácio do rei Herodes, de surpresa e perguntando "pelo Messias, o recém-nascido rei dos judeus". Nesta época aquele tirano reprimia a população pelo medo, com ira sanguinária. Mas os magos não o temeram, prosseguiram sua busca e encontraram o Menino Deus.

A Bíblia diz que os magos chegaram à casa e viram o Menino com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Alí, os reis magos, depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro, significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor.

A tradição dos primeiros séculos, seguindo a verdade da fé, evidenciou que eram três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar. Até o ano 474 seus restos estiveram sepultados em Constantinopla, a capital cristã mais importante do Oriente, depois foram trasladados para a catedral de Milão, na Itália. Em 1164 foram transferidas para a cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi erguida a belíssima Catedral dos Reis Magos, que os guarda até hoje.

No século XII, com muita inspiração, São Beda, venerável doutor da Igreja, guiado por uma inspiração, descreveu o rosto dos três reis magos, assim: "O primeiro, diz, foi Melquior, velho, circunspecto, de barba e cabelos longos e grisalhos... O segundo tinha por nome Gaspar e era jovem, imberbe e louro... O terceiro, preto e totalmente barbado chamava-se Baltazar (cfr. "A Palavra de Cristo", IX, p. 195)".

Deus revelou seu Filho ao mundo e ordenou que o acatassem e seguissem. Os reis magos fizeram isto com toda humildade, gesto que simboliza o reconhecimento do mundo pagão desta Verdade. Isso é o mais importante a ser festejado nesta data. A revelação, isto é, a Epifania, que confirma a divindade do Santo Filho de Deus feito homem, que no futuro sacrificaria a própria vida em nome da salvação de todos nós.

PRAIA DO PRESÍDIO: Adolescente morre em acidente de quadriciclo



  06 de janeiro de 2014

A morte da estudante teve repercussão nas redes sociais. Hoje, a Polícia Civil vai abrir inquérito sobre o caso

Uma adolescente de 17 anos, identificada como Letícia Rocha Ibiapina, morreu, na tarde de sábado último, em um acidente com um quadriciclo, na Praia do Presídio, no Município de Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza).

A falta de fiscalização no uso de triciclos é flagrante nas praias mais afastadas FOTO: KLÉBER GONÇALVES

De acordo com familiares da vítima, ela estaria passando as férias no local e foi convidada por um conhecido para o passeio no veículo. O acidente teria acontecido entre 18 e 19 horas, quando os dois estavam no quadriciclo, de cor vermelha, que seria do jovem, que convidou Letícia. A adolescente estaria pilotando o veículo, quando perdeu o controle, bateu em uma motocicleta, subiu a calçada e foi lançada contra o solo.

O irmão de Letícia, disse que um popular teria vindo até a casa onde a família estava e avisado que a menina estaria ferida.

"Quando chegamos ao local, já encontramos ela toda ensanguentada", afirmou o parente, que não se identificou. Ainda segundo ele, o pai da menor permitiu que ela fosse ao passeio.

A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal de Aquiraz, mas conforme relatos de funcionários, já teria chegado sem vida. O corpo de Letícia Ibiapina foi encaminhado à Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), onde foi necropsiado e entregue à família. Nas redes sociais, muitos amigos e conhecidos da estudante se manifestaram lamentando a sua morte.

A Delegacia Metropolitana de Aquiraz (DMA) deverá instaurar inquérito, hoje, para apurar as responsabilidades do sinistro.

Outro caso

Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas, em um acidente que envolveu vários veículos, no quilômetro 95 da CE-085, na altura do Município de Paraipaba (93Km de Fortaleza). A vítima, que estava fazendo serviço de batedor de uma carreta que transportava pás eólicas, ainda não foi identificada.

De acordo com informações do cabo Arlândio Carvalho, da 2ªCia do 11ºBPM (Paraipaba), um automóvel, modelo Del Rey, teria tentado ultrapassar a carreta em local proibido, e causado todo o sinistro.

O Del Rey que gerou a colisão entre um automóvel Gol, de cor branca, de placas FHU-4489, de São Bernardo do Campo, em São Paulo; um Fiesta, de cor vermelha, de placas OHZ-6946; um Corolla, de cor branca, de placas ODV-1346, de Parnaíba, no Piauí, que fazia serviço de táxi no Aeroporto de Fortaleza; e um caminhão carregado de peixes, de placas OFI-1343, ainda não foi localizado.

Segundo o cabo Arlândio, a vítima estaria no Gol. Um homem, de origem espanhola, que ocupava o táxi ficou com ferimentos graves. Três dos feridos foram socorridos e encaminhados ao Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. A perícia vai apurar a causa do acidente.

MÁRCIA FEITOSAREPÓRTER 
Fonte: Diário do Nordeste

VIOLÊNCIA: Estado registra 30 homicídios durante o fim de semana


  06 de janeiro de 2014

A Polícia também apreendeu 14 armas durante última sexta-feira e o domingo

Trinta homicídios foram registrados neste fim de semana em todo o Estado entre a última sexta-feira (3) e a noite deste domingo (5). Na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) ocorreram 22 homicídios.
De acordo com o Comando de Policiamento da Capital (CPC), não foi registrado nenhum assassinato durante toda a sexta-feira (3) na Capital. Apesar disso, a RMF registrou 2 homicídios.
Já no sábado e domingo, foram contabilizados 20 assassinatos, sendo 16 em Fortaleza e 4 na Região Metropolitana. Além disso, também foram apreendidas 14 armas durante última sexta-feira e o domingo em toda Grande Fortaleza.
Interior registra 8 homicídios
De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), foram contabilizados 8 assassinatos em todo o Interior no fim de semana. Entre as localidades onde ocorreram os crimes estão os municípios de RussasSobralBeberibeTianguá e Iguatu.
No domingo, no município de Russas, duas pessoas foram assassinadas em menos de 12 horas. O primeiro homicídio ocorreu por volta das 14h30, na localidade de Timbaúba. De acordo com o CPI, Maria Ivanilda da Silva foi alvejada com cinco disparos pelo suspeito identificado como "Chico Marreco". A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito foi preso.
A segunda pessoa assassinada no município foi identificada como Francisco Maucílio de Souza. Conforme o CPI, a vítima foi alvejada com diversos disparos por dois homens, ainda não identificados, em uma motocicleta, que fugiram logo após o crime.
Em Sobral, também no domingo, dois irmãos foram atingidos por disparos de arma de fogo. Segundo o CPI, Antônio Jaime Lopes, de 24 anos, morreu no local. Já Edísio Lopes foi socorrido e encaminhado ao hospital, onde permanece internado. O Estado de saúde do rapaz não foi informado.
No município de Iguatu, no domingo, a Polícia encontrou um cadáver carbonizado já em estado de putrefação em um matagal. Até a manhã desta segunda-feira (6), a vítima ainda não havia sido identificada.
Fonte: Diário do Nordeste

Padre com 79 anos da Diocese de Sobral usa as redes sociais para evangelizar

Padre Saraiva passa quase 24 horas por dia conectado. Ele mantém conta no Facebook, tem blogs e posta vídeos no YouTube diariamente
Utilizar as redes sociais como meio de evangelizar os paroquianos de Morrinhos e os católicos do mundo inteiro. Este é a principal proposta do do cônego José Alves Saraiva., 79 anos Padre Saraiva, como é mais conhecido, utiliza-se das redes sociais para falar de Deus. Ele alia a experiência de vida às novas tecnologias para catequizar.
A principal ferramenta é o Facebook, onde tem mais de três mil amigos. O padre passa quase 24 horas por dia online, postando mensagens, compartilhando fotos e respondendo aos comentários. É tanta gente, que mesmo conectado prefere ficar “oculto”. “Eu posto mensagens e o resumo do Evangelho do dia desde 2009, antes mesmo do papa Francisco solicitar que os padres utilizassem a Internet como meio evangelizador. Se eu não ficar oculto, vou ficar conversando, e assim, não vou conseguir postar as mensagens e muito menos os vídeos no YouTube”, explica.
A evangelização também se dá através do blogs formandoparaavida.blogspot.com.br, com quase 800 visitas diárias e o semprevirgemmaededeus.spaceblog.com.br, com mais de 20 mil visualizações. Já o Twitter, devido aos poucos caracteres disponíveis, nunca trouxe interesse ao cônego.
A ideia de se comunicar pela Internet surgiu da necessidade de dar prosseguimento às atividades evangelizadoras, realizadas no dia a dia, já que há oito anos ele pediu à autoridade diocesana que aceitasse a sua renúncia ao cargo por causa da idade, “Certa vez, vi uma pessoa ‘mexendo’ no computador e quis saber como aquilo funcionava. Então, comprei um computador, chamei alguém pra me ensinar e desde então tenho aprendido mais e mais”, diz. Para continuar celebrando missas, ele construiu uma capelinha em sua residência, dedicando-a à Sempre Virgem Mãe de Deus, onde celebra, diariamente.
A fama do “Padre do Facebook” já se espalhou por todo canto. O bispo de Sobral, dom Odeli Magri, chama as atividades do cônego de “Paróquia Virtual do padre Saraiva”. A escritora Maria José Saraiva de Andrade Gomes é uma das amigas virtuais. Natural de Quixeramobim, Sertão Central do Ceará, mora no Rio de Janeiro há 58 anos. Em entrevista, via Facebook, ela afirma que tem uma imensa vontade de conhecer, de perto, o padre que conheceu virtualmente através de uma amiga em comum. “Ele é uma pessoa muito especial e querida. Tenho planos de ir ao Ceará próximo ano para conhecê-lo, se Deus quiser”. 
O Povo
Caderno: CEARA

Açude Araras com menos de 23% e Serrote com mais de 42% de suas capacidades

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014


Reservatórios da porção centro-sul do Estado registraram maior volume em comparação de dados da Cogerh entre a quarta-feira, 18, e a segunda-feira, 23. No período, todas as regiões do Ceará tiveram chuvas da pré-estação. Os dados mais recentes do Portal Hidrológico do Ceará, que monitora o nível dos reservatórios no Estado, trazem alguma esperança para os sertanejos. Em cinco dias, o volume de água aumentou em 46 dos 144 açudes monitorados.
Os açudes que estão com mais água desde a semana passada são principalmente das regiões centrais e da porção Sul do Estado, como nas bacias do Salgado, Banabuiú e Alto Jaguaribe . As chuvas da pré-estação, que atingiram todas as regiões do Estado nos últimos dias 19, 20 e 21, serviram para amenizar a situação, que ainda é crítica - o volume total da água acumulada no Ceará é de apenas 31,3% da capacidade.

Chove em 15 municípios do Ceará na manhã deste sábado (4), segundo Funceme

sábado, 4 de janeiro de 2014

Choveu em 15 municípios do Ceará desde as 0h até as 8h deste sábado (4), segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A cidade que mais registrou chuvas foi Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com 21 mm. O segundo que mais teve precipitações, segundo o órgão, foi Tururu, a 125 km da Capital, com 18 mm e o terceiro foi São Gonçalo do Amarante, também na RMF, com 12 mm. Fortaleza teve apenas 4 mm de chuvas.

Há possibilidade de chuvas nos próximos dias em Fortaleza

A previsão da Funceme para este domingo (5) é de céu entre parcialmente nublado e claro, com chances de chuvas ocasionais ao longo do dia. À noite, o céu deve estar parcialmente nublado. A temperatura máxima é 30ºC e a mínima, 24ºC. Ao londo do dia, há possibilidade de chuvas isoladas no Centro-Norte do Estado.
Para esta segunda (6), há possibilidades de chuvas ocasionais ao amanhecer. No decorrer do dia, céu entre parcialmente nublado e claro. À noite, céu com poucas nuvens. A temperatura máxima é 31º e a mínima é 24 ºC. O tempo deverá permanecer instável com possibilidade de chuvas isoladas no Centro-Norte do Ceará. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.

Fonte: Rádio Verdes Mares

Trágico acidente entre Camocim e Granja envolve duas vítimas de Forquilha

domingo, 5 de janeiro de 2014


Um trágico e violento acidente de trânsito deixou o saldo negativo de duas pessoas mortas e uma ferida na manhã deste domingo (05). O sinistro aconteceu por volta das 05h00 na CE-085, mais precisamente no “Alto do Pereirinha”, entre Camocim e Granja.
As primeiras informações colhidas pelo Camocim Polícia 24h é que um casal que residia na cidade de Forquilhas havia vindo passar o final de semana na casa de amigos aqui em Camocim e às 05h00 da manhã haviam partido em uma moto para sua cidade. 

O acidente

O casal trafegava em uma motocicleta Honda Titan de cor preta quando entre Camocim e Granja, na subida do Alto do Pereirinha colidiu frontalmente com uma moto Yamaha YBR também de cor preta. A colisão foi forte e violenta e produziu cenas fortes e marcantes.
O funcionário da Grendene de Sobral identificado como Joaquim Amaro de Sousa, 27 anos, o qual conduzia a moto Honda Titan sofreu várias lesões por todo o corpo e teve morte imediata.
Vítima fatal Joaquim Amaro, residente em Forquilha
Sua esposa, a Sra. Patrícia Mendes Rodrigues, 30 anos, também funcionária da Grendene, sofreu uma forte pancada na perna e foi socorrida por populares para o hospital Murilo Aguiar e por Deus nada de grave lhe aconteceu.
A outra vítima foi o funcionário da COOPTRAS identificado como Francisco Edilson dos Santos Mendes, 18 anos, natural e residente na cidade de Granja, o qual trafegava no sentido Granja/Camocim, também sofreu várias lesões e morreu ainda no local do sinistro.
Vítima fatal Francisco Edilson, residente em Granja
Informações colhidas pela polícia dão conta que o jovem trabalha para uma mulher dona de transporte alternativo aqui na cidade.
Os policiais do Ronda de Camocim juntamente com os da P.R.E. de Granja foram ao local e fizeram o isolamento da área até a chegada da Perícia Forense. Os dois corpos foram trasladados ao IML da cidade de Sobral para que fossem tomados os procedimentos de praxe.
Patrícia Mendes Rodrigues saiu lesionada mais passa bem
Moto conduzida por Francisco Edilson
Moto em que viajavam o casal de Forquilha
Fonte: Camocim Polícia 24h

Santa Quitéria: Bandidos voltam a agir e tomam moto de assalto

domingo, 5 de janeiro de 2014


Na tarde deste sábado (04), mais uma moto foi tomada de assalto em Santa Quitéria. 
Segundo informações colhidas pela reportagem do portal SQ AGORA, era por volta de 17h30min, quando a vítima identificada por Valdemir Mesquita de Sousa, 30 anos, conhecido por (PÉ DE MOLA), natural de Santa Quitéria, se deslocava da sede do município pilotando sua motocicleta uma Honda Brós, cor vermelha, ano 2011, de placa informada apenas os números 1184 em companhia de sua irmã, a professora Vanderleia, quando nas proximidades do bairro Novas Flores, depois de um parque de vaquejada, o casal foi surpreendido por dois homens de estatura media alta, morenos, encapuçados. Um deles aramado de facão e outro com uma espingarda do tipo garroncha, quando ao efetuarem um disparo anunciaram o assalto exigindo que as vítimas entregassem a moto e todos os seus pertences.
De acordo com as vitimas os indivíduos subtraíram além da motocicleta, um Notebook, uma espingarda de pressão, dois celulares de modelos simples, uma pequena quantia em dinheiro e todos os documentos pessoais, bem como vários cartões de crédito.
Os larápios após a prática do delito, tomaram rumo ignorado, policiais do Ronda do Quarteirão foram acionados, fizeram algumas buscas na área mas não lograram êxito, ainda de acordo com a vítima, o mesmo procurou a Delegacia de Polícia Civil para fazer o registro do ocorrido, mas por a mesma não atender aos fins de semana, o registro será feito posteriormente.

Fonte: Santa Quitéria Agora

BALANÇO DA VIOLÊNCIA: Grande Fortaleza terminou

BALANÇO DA VIOLÊNCIA: Grande Fortaleza terminou

Grande Fortaleza terminou 2013 com 2.754 homicídios
 05 de janeiro de 2014

O tráfico de drogas e a rivalidade de gangues fizeram a taxa de homicídios subir 6,9% comparada à de 2012

O ano de 2013 terminou com muitas preocupações na área da Segurança Pública no Estado do Ceará. Os altos índices de homicídios ainda são uma permanente ´dor de cabeça´ para os gestores da Pasta. A Grande Fortaleza é o principal foco das ocorrências de homicídios dolosos (aqueles em que há a intenção deliberada de matar).

Cenas como estas se repetiram dezenas de vezes na Capital, por conta da violência FOTO: VIVIANE PINHEIRO

Estatísticas da Editoria de Polícia do Diário do Nordeste, baseadas nos registros publicados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, apontam que o número de mortes violentas produzidas por armas (brancas e de fogo, além de outros modos) na Capital cearense e sua região metropolitana teve um aumento da ordem de 6,9 por cento em comparação a 2012.

De 1º de janeiro até o dia 31 de dezembro de 2013, foram praticados 2.754 assassinatos. No ano passado, foram 2.575. Em 2013, somente na Capital ocorreram 1.998 casos, enquanto nos demais municípios metropolitanos registraram-se 756 assassinatos. Em todo o Estado, de janeiro a novembro, a SSPDS contabilizou 4.083 homicídios.

Redutos

Em Fortaleza, os bairros que apresentaram os maiores índices de homicídios dolosos no ano passado foram os seguintes: Bom Jardim, Barra do Ceará, Jangurussu, Barroso, Genibaú, Conjunto Prefeito José Walter, Vila Velha, Pici, Pirambu, Bela Vista, Planalto Ayrton Senna, Vicente Pinzón, Praia do Futuro, Granja Lisboa, Granja Portugal, Siqueira e a Grande Messejana.

Ja na região metropolitana, os distritos da Pajuçara, em Maracanaú, e Jurema, em Caucaia, permaneceram no topo dos redutos mais violentos da Grande Fortaleza junto com a Capital.

Para a Polícia, a maioria dos assassinatos dolosos ainda está ligada diretamente ao tráfico e consumo de drogas. Rixas entre quadrilhas, ´cobranças´ de dívida do tráfico, queima-de-arquivo e confrontos de gangues são fatos corriqueiros neste cenário.

Mas, a disputa de território de venda de entorpecentes é o principal combustível da ´guerra urbana´ que resulta na triste e preocupante estatística. Neste cenário, além de Fortaleza, também se destacam no ranking dos municípios mais violentos da RMF, Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Pacajus e Horizonte.

No Grande Bom Jardim, o chamado ´Território da Paz´, continua apresentado alta taxa de homicídios dolosos, apesar do intenso trabalho que a Polícia Militar tem feito de forma diuturna. Em 2013, foram praticados ali 226 homicídios, distribuídos da seguinte forma: Bom Jardim, 71 casos; Granja Lisboa,53; Siqueira, 40; Granja Portugal, 36; e Canindezinho, 26.

Trabalho

Para 2014, a SSPDS promete inaugurar a Divisão de Combate aos Entorpecentes, que, em parceria com a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), vai auxiliar na repressão ao tráfico de drogas e, consequentemente, na redução dos homicídios dolosos.

Gangues

Durante todo o ano que passou, a Polícia Militar realizou um trabalho contínuo para conter outra forma de violência que se instalou em diversos bairros periféricos de Fortaleza e sua região metropolitana. O confronto de gangues rivais em favelas.

Foi o que aconteceu na Comunidade do São Miguel, onde a rivalidade entre grupos armados das favelas da Mangueira e do Coqueirinho desafiam as autoridades. Ali, nada menos que 42 assassinatos foram, praticados em 2013. Foram 15 a mais que no ano anterior. A PM fez um grande esforço de desarmamento na região e conseguiu prender diversos chefes das gangues. Mesmo assim, não foi o suficiente para estancar o derramamento de sangue na comunidade. Hoje, o São Miguel está se tornando uma terra ´fantasma´, pois os moradores vêm, paulatinamente, abandonando o lugar, deixando suas casas vazias.

Outro bairro que sofre com a violência armada é a Barra do Ceará. Em 2013, foram 74 assassinatos, a maioria de jovens que estariam ligados ao tráfico de drogas na zona Oeste.

No Pirambu, os confrontos envolvem integrantes de gangues inimigas das ruas Santo Inês e Santo Inácio, além de bandidos de um lugar conhecido por ´Caldeirão´. E o palco dos tiroteios é a Praça do Abel e a Vila do Mar, próximas das duas vias.

No bairro Vila Velha, as gangues se enfrentaram constantemente e produziram em 2013 um rastro de sangue e dor. Foram 42 homicídios dolosos, a maioria envolvendo membros das gangues V-8 e ´Gafanhotos´. No Antônio Bezerra, a rivalidade que provoca tiroteios e mortes envolve gangues de duas favelas vizinhas, a do Sossego e a dos Plásticos. No Conjunto Palmeiras, no Jangurussu, foram 33 mortes, e 36 na Sapiranga.

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA 
Fonte: Diário do Nordeste

ATAQUES A BANCOS: Descoberta origem das armas


05 de janeiro de 2014

O resultado da descoberta de uma fábrica clandestina de armas foi apresentado pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). A fábrica funcionava na zona rural do Município de Ocara (a 95Km da Capital). Francival Avelino da Silva, 45, apontado como o ´armeiro´, foi preso em flagrante, porém já está em liberdade por determinação judicial. Segundo a Polícia, o arsenal era produzido para ser vendido ou alugado para quadrilhas responsáveis pelos ataques a bancos ocorridos no Interior cearense no ano passado, em várias regiões.

Delegado George Monteiro, da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), apresentou o arsenal recolhido pela Polícia durante a operação que se estendeu de Fortaleza até o Município de Ocara, onde as peças eram fabricadasFOTO: NATINHO RODRIGUES

Nas buscas que resultaram na descoberta da fábrica, nada menos, que 24 armas de fogo foram apreendidas pela Polícia Civil, sendo que quatro delas ainda estavam na fase de montagem.

Confirmação

Na entrevista coletiva, realizada na última quinta-feira, o titular da DRF, delegado George Monteiro, informou que recebeu denúncias de que armeiros estariam "trabalhando" para quadrilhas de assaltantes de bancos. A partir daí, foi montada a operação. O delegado Danilo Rafanelle comandou as investigações em Ocara.

A constatação de que armeiros estariam fabricando escopetas e outros apetrechos para bandidos surgiu quando foram apreendidas armas usadas no ataque violento na cidade de Ararendá (334Km da Capital). O assalto culminou na morte de um policial militar e de morador. Na caçada aos criminosos, cinco deles também acabaram sendo mortos. O grupo tentou explodir a agência do Bradesco, mas fugiu e trocou tiros com policiais militares durante um confronto armado.

"Um dos fuzis apreendidos com a quadrilha apresentava uma peça artesanal", lembrou George Monteiro, lembrando que este detalhe no arsenal foi importante para a descoberta de que bandidos estariam produzindo suas próprias armas para os ataques ao estilo do ´novo cangaço´, nas cidades de pequeno e médio porte do Interior cearense, nos roubos a bancos.

Ainda de acordo com o delegado, no momento em que os inspetores da DRF chegaram à casa de Francival Avelino, encontraram 10 submetralhadoras prontas e duas por montar. Também havia ali 10 rifles montados e dois ainda semiprontos. Dois silenciadores foram encontrados no local. Os delegados ficaram impressionados com a qualidade das armas.

Conhece bem

Além dos reparos, Francival Avelino passou a fabricar as armas de alguns meses para cá. Os preços por casa peça variavam entre R$ 2 mil e R$ 3 mil. O acusado usava a garagem de casa como oficina. "Ele tem muito conhecimento. A partir disso passou também a fabricar as armas", frisou o delegado Danilo Rafanelle.

O titular da DRF salientou que as investigações prosseguem, principalmente porque outros armeiros são suspeitos de envolvimento com organizações criminosas, que agem em cidades do Interior do Nordeste.

Regiões

Ainda de acordo com a Polícia, s peças fabricadas por Francival Avelino eram utilizadas por bandidos que cometiam crimes na região de Morada Nova e Vale do Jaguaribe. Além das armas, as munições eram recarregadas no local. "São peças de vários calibres, principalmente de armas de uso restrito", lembrou George Monteiro. O material será submetido à perícia. 


Fonte: Diário do nordeste

SÃO PAULO: Grávida e marido morrem em colisão provocada por motorista embriagado

Filho de 4 anos do casal e uma mulher ficaram feridos, mas passam bem.
Condutor foi preso em flagrante e responderá por homicídio doloso, diz PM.
Fabio RodriguesDo G1 São Carlos e Araraquara

Acidente aconteceu no quilômetro 156 da rodovia SP-215 (Foto: Marcelo Carboni)Acidente aconteceu no quilômetro 156 da rodovia SP-215 na madrugada de domingo (Foto: Marcelo Carboni)
Uma gestante de oito meses e o marido dela morreram em São Carlos (SP) na madrugada deste domingo (5) após o carro em que viajam ser atingido por outro na Rodovia Luís Augusto de Oliveira (SP-215), que liga a cidade Ribeirão Bonito. O motorista que provocou o acidente, um engenheiro de 30 anos, apresentava sinais de embriaguez, segundo a Polícia Militar. Ele foi preso em flagrante após realizar o exame de bafômetro e responderá por lesão corporal, embriaguez ao volante e homicídio doloso (quando há intenção de matar).
O filho de quatro anos do casal e uma mulher que também estavam no veículo atingido ficaram feridos. Eles foram socorridos para a Santa Casa e não correm risco de morte. Os dois continuam internados em observação, informou o hospital. Os condutores de ambos os automóveis nada sofreram.
Carro dirigido pelo motorista que invadiu a pista contrária (Foto: Marcelo Carboni)Carro dirigido pelo motorista que invadiu a pista
contrária na rodovia SP-215 (Foto: Marcelo Carboni)
O acidente aconteceu por volta das 3h30. As cinco pessoas que estavam no carro Gol são de Dourado e voltavam de Ilha Bela, onde passaram a virada de ano. Segundo a PM, o engenheiro Thiago Aparecido Scarpin dirigia um veículo Prisma de Ribeirão Bonito para São Carlos quando invadiu a pista contrária na altura do quilômetro 156 da rodovia e provocou a colisão.

O motorista do Gol ainda tentou desviar, mas o carro foi atingido. O amigo dele, que viajava como passageiro, e a mulher grávida, sentada no banco de trás, morreram na hora. O filho do casal estava preso a uma cadeirinha, mas com o impacto foi arremessado pela janela. Ele sofreu apenas um arranhão no rosto.

O advogado de Scarpin, David Pires, disse reconhecer que o cliente dele fez uso de bebida alcoólica e que irá responder pelos atos.

Recém-casados
O casal morto no acidente havia se casado há um mês e estava feliz com a chegada do bebê, que nasceria em fevereiro, contou Sebastião Benedito Messias dos Santos, tio do motorista do carro em que estavam as vítimas.

Segundo ele, o casal de amigos e o sobrinho eram muito amigos se reuniam todo o fim de semana em churrascos e eventos. “O marido dela trabalhava como marceneiro e tanto ele quanto a mulher esperavam ansiosos pelo término da construção da casa onde iriam morar. Eram pessoas muito queridas, foi uma fatalidade”, disse.

Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de São Carlos. O velório e o enterro estão previstos para ocorrer ainda esta tarde em Dourado, segundo informou a família.

Família chora morte de casal  (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Família chora morte de casal que estava em carro atingido na rodovia SP-215 (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
Fonte: G1

Criança de 6 anos é encontrada dentro de mata depois de 6 horas desaparecida

Acabou com final feliz o drama e desespero da jovem Mayara Magalhães mãe da pequena Graziely Magalhães Gomes, 6 anos, desaparecida desde as 10 horas de hoje domingo (05/01) depois de abrir a porta da frente e sair de casa para entrar em uma mata no bairro da lagoa em Ipu.


Moradores entraram na mata a procura da criança que teria sido vista por vizinhos próximo a uma entrada de um terreno de mata ao lado da Estação de Tratamento de Água do SAAE - ETA, próximo a casa onde a criança mora com os pais.

Pegadas delas foram encontrada
em terreno alagado
Policia Militar, viatura da Guarda Municipal e até o Corpo de Bombeiros de Sobral foram acionados. Vizinhos e pessoas desconhecidas se uniram em busca da criança, até um carro de som foi utilizado para avisar os moradores dos bairros vizinhos sobre o desaparecimento da menina.

Por volta das 16h o telefone de uma amiga da família anuncia a boa notícia, que chegou como alívio para uma multidão que se aglomerou em frente a casa da família em busca de notícias. A criança foi encontrada despida com o corpo todo arranhado e foi levada pela viatura da Guarda Municipal guiada pelo Major Eucir até o Hospital Municipal de Ipu, onde recebeu atendimento médico e o aconchego da família, mãe, padrasto, avó e pai biológico que reside em Hidrolândia.

Segundo a mãe a criança mora a pouco tempo, apenas dois dias em Ipu e não conhecia direito a cidade. "Graças a Deus minha filha está viva e não aconteceu nada de grave com ela" enfatiza a Mãe.

Ela foi encontrada por um grupo de pessoas que a encontraram em uma mata fechada próximo a uma fazenda no bairro da Lagoa em Ipu (CE).   
Caderno: CIDADE DESTAQUE