JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

MENSAGEM DO DIA


24/01 A paz inquieta



Dá-nos, Senhor, aquela Paz inquieta que denuncia a Paz dos cemitérios e a Paz dos lucros fartos. 
Dá-nos a Paz que luta pela Paz! 

A Paz que nos sacode com a urgência do Reino. 
A Paz que nos invade, com o vento do Espírito, a rotina e o medo, o sossego das praias e a oração de refúgio. 

A Paz das armas rotas na derrota das armas. 
A Paz do pão da fome de Justiça, 
a Paz da Liberdade conquistada, 
a Paz que se faz "nossa" sem cercas nem fronteiras, que tanto é "Shalom" como "Salam", perdão, retorno, a braço... 

Dá-nos a tua Paz, essa Paz marginal que soletra em Belém e agoniza na Cruz e triunfa na Páscoa. 
Dá-nos, senhor, aquela Paz inquieta, que não nos deixa em paz! 


Pedro Casaldáliga

SANTO DO DIA


São Francisco de Sales
1567-1622
Fundou a Ordem da Visitação

24 de Janeiro - São Francisco de Sales

Francisco de Sales, primogênito dos treze filhos dos Barões de Boisy, nasceu no castelo de Sales, na Sabóia, em 21 de agosto de 1567. A família devota de São Francisco de Assis, escolheu esse para ele, que posteriormente o assumiu como exemplo de vida. A mãe se ocupava pessoalmente da educação de seus filhos. Para cada um escolheu um preceptor. O de Francisco era o padre Deage, que o acompanhou até sua morte, inclusive em Paris, onde o jovem barão fez os estudos universitários no Colégio dos jesuítas. 

Francisco estudou retórica, filosofia e teologia que lhe permitiu ser depois o grande teólogo, pregador, polemista e diretor espiritual que caracterizaram seu trabalho apostólico. Por ser o herdeiro direto do nome e da tradição de sua família, recebeu também lições de esgrima, dança e equitação, para complementar sua já apurada formação. Mas se sentia chamado para servir inteiramente a Deus, por isso fez voto de castidade e se colocou sob a proteção da Virgem Maria. 

Aos 24 anos, Francisco, doutor em leis, voltou para junto da família, que já lhe havia escolhido uma jovem nobre e rica herdeira para noiva e conseguido um cargo de membro do Senado saboiano. Ao vê-lo recusar tudo, seu pai soube do seu desejo de ser sacerdote, através do tio, cônego da catedral de Genebra, com quem Francisco havia conversado antes. Nessa mesma ocasião faleceu o capelão da catedral de Chamberi, e, o cônego seu tio, imediatamente obteve do Papa a nomeação de seu sobrinho para esse posto. 
Só então seu pai, o Barão de Boisy, consentiu que seu primogênito se dedicasse inteiramente ao serviço de Deus. Sem poder prever que ele estava destinado a ser elevado à honra dos altares; e, muito mais, como Doutor da Igreja!

Durante os cinco primeiros anos de sua ordenação, o então padre Francisco, se ocupou com a evangelização do Chablais, cidade situada às margens do lago de Genebra, convertendo, com o risco da própria vida, os calvinistas. Para isso, divulgava folhetos nos quais refutava suas heresias, mediante as verdades católicas. Conseguindo reconduzir ao seio da verdadeira Igreja milhares de almas que seguiam o herege Calvino. O nome do padre Francisco começava a emergir como grande confessor e diretor espiritual. 

Em 1599, foi nomeado Bispo auxiliar de Genebra; e, três anos depois, assumiu a titularidade da diocese. Seu campo de ação aumentou muito. Assim, Dom Francisco de Sales fundou escolas, ensinou catecismo às crianças e adultos, dirigiu e conduziu à santidade grandes almas da nobreza, que desempenharam papel preponderante na reforma religiosa empreendida na época com madre Joana de Chantal, depois Santa, que se tornou sua co-fundadora da Ordem da Visitação, em 1610.

Todos queriam ouvir a palavra do Bispo, que era convidado a pregar em toda parte. Até a família real da Sabóia não resistia ao Bispo-Príncipe de Genebra, que era sempre convidado para pregar também na Corte. 

Publicou o livro que se tornaria imortal: "Introdução à vida devota". Francisco de Sales também escreveu para suas filhas da Visitação, o célebre "Tratado do Amor de Deus", onde desenvolveu o lema : "a medida de amar a Deus é amá-lo sem medida". Os contemporâneos do Bispo-Príncipe de Genebra não tinham dúvidas a respeito de sua santidade, dentre eles Santa Joana de Chantal e São Vicente de Paulo, dos quais foi diretor espiritual. 

Francisco de Sales faleceu no dia 28 de dezembro de 1622, em Lion, França. O culto ao Santo começou no próprio momento de sua morte. Ele é celebrado no dia 24 de janeiro porque neste dia, do ano de 1623, as suas relíquias mortais foram trasladadas para a sepultura definitiva em Anneci. Sua beatificação, em 1661, foi a primeira a ocorrer na basílica de São Pedro em Roma. Foi canonizado quatro anos depois. Pio IX declarou-o Doutor da Igreja e Pio XI proclamou-o o Padroeiro dos jornalistas e dos escritores católicos. Dom Bosco admirava tanto São Francisco de Sales que deu o nome de Congregação Salesiana à Obra que fundou para a educação dos jovens.

Outros santos e beatos:
Santo Artêmio (†396) — bispo de Sens, na França.
Santos Bábilas, Urbano, Predidiano e Epolônio — martirizados em 250. Bábilas, bispo, sucedeu a Santo Inácio na igreja de Antioquia; os outros três eram seus discípulos.
São Bertrando — abade beneditino do século VII, evangelizou o norte da França e a região de Flandres.
São Cadoc (ou Docus) — bispo martirizado em 580. Fundou o grande mosteiro de Llancarfan. Atuou em Gales, ajudando seus conterrâneos durante a invasão dos saxões.
Santo Exuperâncio — bispo de Cingoli (Ancona), no século V.
São Feliciano — bispo martirizado em 251. Foi bispo de Foligno durante 50 anos. Evangelizou toda a Úmbria; preso e conduzido a Roma para ser decapitado, morreu durante o trajeto.
São Guasacht — bispo de Granard, no século IV. Convertido por são Patrício, quando este era escravo de seu pai; ajudou o santo a evangelizar a Irlanda.
São Macedônio (†430) — eremita sírio, viveu alimentando-se exclusivamente de carne de urso; por isso foi denominado Kritophagos, isto é, “comedor de urso” .
Santos Mardônio, Musônio, Eugênio e Metelo — martirizados na Ásia Menor em época imprecisa.
São Surano (†580) — abade num mosteiro de Sora (Caserta). Prestou socorro aos que fugiam das invasões dos lombardos, que depois o mataram.
São Zama (†268) — bispo de Bolonha; seu diretor espiritual era o papa são Dionísio.

Os Sentineleses o povo mais isolado do mundo que não deixa ninguém se aproximar


É lá, no arquipélago de Andamã e Nicobar, em uma ilha chamada Sentinela do Norte, que vivem os sentinelenses, um povo que mata qualquer um que se aproxime. Os Sentineleses são vistos ​​como descendentes diretos dos primeiros seres humanos que surgiram a partir da África. Eles viveram na pequena ilha de quase 60.000 anos. A população exata é desconhecida, mas pode ser tão baixo quanto 40 ou tão alto como 500. Não se sabe exatamente quantos sentinelenses existem e ninguém tem coragem de aparecer para fazer a contagem certa: os poucos aventureiros e pesquisadores que se atreveram a pisar na ilha foram mortos sem misericórdia.
Por este histórico, é óbvio que os sentinelenses nunca tiveram contato prolongado e direto com a nossa civilização. Não se sabe nada sobre seus hábitos, cultura ou língua e não existem imagens do interior da ilha. Os caras são considerados um dos povos mais isolados do mundo.
Desde o século X os sentinelenses são descritos como selvagens ao extremo, inclusive com lendas de que devoram os intrusos.
Em 1986, um homem escapou de um presídio em uma ilha vizinha e parou em Sentinela do Norte. Virou peneira: dias depois, seu corpo foi visto na praia crivado de flechas e sem cabeça.
Em 1996, o governo indiano proibiu o acesso à ilha e resolveu deixar os sentinelenses em paz. As águas ao redor são patrulhadas para que nenhum Joselito se aproxime.
A ilha foi atingida pelo tsunami de 2004. O governo indiano ficou preocupado com o povo e enviou uma missão de ajuda para lá. O helicóptero foi recebido por flechadas e pedradas.
As últimas notícias são de janeiro de 2006. Dois pescadores bêbados pararam na ilha com sua canoa. Foram recebidos como bois em um matadouro e acabaram em picadinho.

Cagece é condenada a indenizar moradores por falha no fornecimento de água

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) deve pagar R$ 8 mil por danos morais a quatro moradores do Conjunto Tabapuá, no Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A decisão, da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), teve a relatoria do desembargador Francisco Gladyson Pontes.
Segundo os autos, os consumidores não tinham os serviços de água e esgoto fornecidos regularmente, desde que passaram a residir no referido conjunto. A água só chegava no bairro três ou quatro dias da semana durante a madrugada, mas não alcançava as residências deles.
Por isso, eles se deslocavam para buscar água nas casas de vizinhos. Por conta disso, em março de 2007, ajuizaram ação requerendo indenização por danos morais e materiais.
Na contestação, a Cagece alegou que foram implantadas melhorias no serviços e está em curso um procedimento na Procuradoria Geral do Estado (PGE) para garantir água suficiente. A empresa sustentou ainda que na região existe um número elevado de ligações clandestinas, dificultando o fornecimento.
Ao analisar o caso, o Juízo da 24ª Vara Cível de Fortaleza considerou que não foi provada a existência de danos materiais e fixou a reparação moral em R$ 2 mil para cada um dos quatro consumidores.

Fonte: Roberto Moreira

Senador Eunício Oliveira defende a criação do Tribunal Regional Fortaleza

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014



Após votação, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, via substitutivo 86/11, a PEC 61/12 de autoria do senador Eunício Oliveira, que cria o Tribunal Regional Federal em Fortaleza, com jurisdição sobre os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.No vídeo, senador Eunício defende a criação do TRF evocando as grandes dificuldades que o morador do interior do estado enfrenta para ter acesso à Justiça.
Uma importante conquista do povo cearense, a criação do TRF em Fortaleza permitirá uma maior agilidade na tramitação de processos federais do nordeste, aliviando a pressão que existe sobre os tribunais.

Senador Eunício Oliveira, líder do PMDB e do Bloco da Maioria no Senado, agradeceu o apoio dos senadores na aprovação da PEC de sua autoria, afirmando que a iniciativa amplia o acesso à Justiça e a aproxima do cidadão comum.

Açude Araras secará completamente em 387 dias caso não chova

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014


O prognóstico da Funceme divulgado dia 21 não foi nada animador. Segundo dados Oficiais do Órgão, a probabilidade de termos chuvas abaixo da média é de 40%, dados preocupantes. Para piorar a situação os reservatórios do estado se encontram com nível muito baixo e o abastecimento público já está prejudicado em alguns municípios. Hoje, dos 144 açudes cearenses, 59 não têm sequer 10% de volume d’água.
No caso do Açude Paulo Sarasate, conhecido como Açude Araras, reservatório que abastece Hidrolândia e outros municípios, a situação é extremamente crítica, o mesmo se encontra com apenas 21,14% de sua capacidade, pior nível dos últimos 20 anos. A situação tende a se fazer imensamente pior caso o inverno de 2014 seja mesmo abaixo da média histórica anual.
Pela média de diminuição do volume de água dos últimos 30 dias, o reservatório perde em média 0,054667% de sua capacidade diariamente. Esse percentual equivale a cerca de 3 centímetros de água  em toda a extensão do açude. Grande parte da perda de água do açude é devido a evaporação, fator que se agravou nos últimos anos devido ao aquecimento global. Outro fator que potencializa a diminuição do nível de água  é o crescimento das cidades que habitam o entorno do açude e a necessidade de deixar as compotas abertas para o abastecimento de cidades localizadas abaixo do açude e mais próximas do mar.
O volume de água atual do açude e a probabilidade de uma nova seca torna a situação alarmante para quem se abastece das água do Velho Araras. Cálculos matemáticos considerando a média de diminuição diária do açude dos últimos 30 dias(0,54667%) e o volume atual do Açude 188.400 hectômetros cúbicos (21,14%) aponta números desanimadores. Continuando assim, o Araras secará completamente em apenas 387 dias, pouco mais de um ano, caso não chova em 2014 de forma de aumente o volume do açude.  Em outras palavras se em 2014 o inverno for igual ao de 2013, o Araras corre um sério risco de secar completamente.
A situação só ficou tão ruim no final de 1993, quando o açude beirou os 18% de sua capacidade, mas em 93 existia a possibilidade de um bom inverno em 94(como de fato foi), além disso em 93 o Araras estava secando em um ritmo mais lento, cerca de 0,25% da sua capacidade diária (1 centímetro por dia). A realidade é que necessitamos urgentemente de chuva, ou teremos sim o 4º maior reservatório do Estado completamente vazio. Essa é uma possibilidade matemática e infelizmente muito próxima.

 Em entrevista ao Jornal O Povo, André Mavignier, chefe de monitoramento de recursos hídricos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) orientou que, “precisamos começar a economizar água”. A recomendação de André já virou chavão em cidades do interior do Ceará, Na maioria das cidades, já não existe outra saída. O açudes estão secando rápido demais, o que levanta a preocupação sobre o abastecimento para consumo humano nos próximos dias. André reconheceu que os açudes podem esvaziar completamente. Economizar água é a nossa única saída.

Fonte: Hidrolândia Notícias (Texto e Cálculo: Paulo Junior Gomes baseado em dados OFICIAIS da Funceme e da COGERH. Citação da Fala de André Mavignier  Chefe de Monitoramento de Recursos Hídricos disponível no Jornal O Povo)

Internet passa rádio e torna-se o 2º veículo de informação

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014


A conclusão é da "Pesquisa Brasileira de Mídia 2013", um amplo trabalho do Ibope Inteligência contratado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para balizar sua estratégia de comunicação.
Houve entrevistas nos 27 estados nacionais, com um total de 18.312 entrevistados em 848 municípios, com uma margem de erro de um ponto.
Cada entrevistado poderia indicar até três meios de comunicação preferidos, em uma lista que incluía TV aberta, Internet, rádio, jornal impresso, revista impressa.
A primeira questão foi sobre o meio de comunicação mais usado. Pela ordem de preferência:

1. TV aberta, com 78% de primeira opção, 13% de segunda e 2% de terceira.
2. Internet, com 12% de primeira opção, 17% de segunda e 9% de terceira.
3. Rádio, com 8% de primeira opção, 32% de segunda e 6% de terceira.
4. Jornal impresso, com 1% de primeira opção, 5% de segunda e 7% de terceira.
5. Revista impressa, com 1% de segunda opção e 2% de terceira opção.

Na faixa de 16 a 25 anos, depois da TV aberta, há um franco predomínio da internet. 25% das pessoas consultadas a consideram como primeira opção de uso, contra 4% do rádio e zero porcento de jornais impressos e revistas.
Até a faixa de 55 anos, a Internet supera o rádio e até a faixa dos 65 anos supera os jornais impressos. É superada levemente pelos jornais impressos na faixa de mais de 65 anos - mas apenas 2% dos leitores dessa idade privilegiam os jornais.
Embora preponderante em todas as faixas de idade, é significativo o fato de que enquanto 85% do público com mais de 65 anos trata a televisão como primeira opção, para a faixa dos 16 aos 25 anos esse percentual cai para 70%.
Na frequência de uso, a internet também supera o rádio. 65% dos que preferem a TV assistem todos os dias da semana, contra 19% do rádio, 25% da Internet, 5% dos que lêem jornal e 1% dos que lêem revista.
Na média de uso por dia, a Internet é campeão. A Internet é usada 3:48 horas por dia no final de semana, 3:44 horas durante a semana, contra 3:27 da TV no final de semana e 3:25 durante a semana. 

Fonte: Portal iG