JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

NACIONAL: Acidente mata grávida e marido, mas bebê nasce com o impacto e é salvo



 04 de fevereiro de 2014
Casal estava em uma motocicleta, que foi esmagada por caminhão, em GO.
Mulher morreu na hora, mas a criança sobreviveu e passa bem, diz hospital.
Paula ResendeDo G1 GO
Acidente mata grávida e marido, mas bebê nasce com o impacto e é salvo em Goiânia, Goiás (Foto: Divulgação/Ag. Mais)Casal estava em um motocicleta que foi atropelada por caminhão (Foto: Divulgação/Ag. Mais)
O casal Vladimir Lopes Oliveira, de 30 anos, e Antônia Dulcimar Batista, de 28, morreu após a motocicleta em que estavam ser atropelada por um caminhão desgovernado na manhã desta terça-feira (4), no Residencial Cidade Verde em Goiânia. Grávida, a mulher morreu na hora. No entanto, a criança nasceu no local do acidente e sobreviveu. Encaminhada ao Hospital Materno Infantil, a menina ainda faz exames, mas a unidade informou que ela passa bem.
Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu), a vítima, que era a passageira da motocicleta, expeliu o bebê com o impacto da colisão. “Ela expeliu sozinha o bebê. Não é normal. Só por Deus que a criança sobreviveu porque estourou todos os órgãos da mulher”, afirmou o operador de frotas do Samu, Allan Rodrigues da Silva.
Diferentemente da versão apresentada pelo Samu, o sargento Idevandir Antônio da Silva do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar informou que um socorrista do Samu ajudou a retirar o bebê da barriga da mulher. Entretanto, o Samu não confirma a informação.
A equipe que socorreu a criança informou que o recém-nascido sofreu uma fratura na clavícula e apresentou um coágulo na cabeça. Conforme o Samu, a vítima aparentava estar no 8º mês de gestação.
Pai da criança, o condutor da motocicleta, chegou a ser socorrido consciente e levado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). No entanto, ele morreu durante procedimento cirúrgico na unidade de saúde.
Acidente

De acordo com a Polícia Militar, a motocicleta estava parada na frente de uma carreta no semáforo da Avenida Santa Maria, no Residencial Cidade Verde. Outro caminhão, que segundo o sargento do Batalhão de Trânsito, seguia em alta velocidade, não conseguiu parar a tempo e bateu na traseira carreta que estava frente, que acabou atropelando o casal.

O caminhoneiro que causou o acidente, de 36 anos, fugiu, mas voltou ao local da colisão com um advogado. Segundo o sargento, ele foi orientado a se apresentar na Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Trânsito de Goiânia (Dict).
Investigação

O caminhoneiro prestou depoimento no final da manhã na Dict. Segundo a delegada Silvana Nunes Ferreira, ele alegou que houve falha mecânica nos freios. “Vamos abrir inquérito para averiguar se realmente houve problema mecânico ou se ele foi imprudente. Vamos analisar as circunstâncias e pegar os registros dos radares instalados na via”, explicou.

O motorista não ficará detido porque se apresentou espontaneamente à Polícia Civil. O teste de bafômetro apontou que ele não estava embriagado.
Fonte: G1

Chuvas provocam engarrafamento em Fortaleza nesta manhã

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014


Alagamento na rua Álvaro Fernandes, registrado na manhã desta terça-feira, 4Uma forte chuva que iniciou na madrugada desta terça-feira, 4, provoca alagamentos em alguns pontos de Fortaleza,causando transtorno aos pedestres e engarrafamento entre os motoristas. Nas últimas 24 horas, a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 47 milímetros na Capital.
Segundo comerciantes da Praia de Iracema, a via em frente ao aterrinho ficou cheia desde as 7 horas. Ruas João Cordeiro e Historiador Raimundo Girão também estavam alagadas, dificultando a passagem de veículos e pedestres:
A equipe do POVO também passou pela Rua dos Tabajaras, onde passam os blocos do Pré-Carnaval. Lá, a água toma o cruzamento com a Rua dos Cariris. Cerca de um quarteirão alagado desde o início da manhã. Na rua dos Cariris, na Praia de Iracema, leitor capturou imagem de uma pessoa "surfando" na chuva.
Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), agentes orientam o trânsito nos seguintes pontos de alagamento e engarrafamento:

-Avenida José Bastos, entre a rua Ceará e a avenida Carneiro de Mendonça, na Parangaba;
- Rotatoria da avenida Aguanambi, fluxo já foi liberado;
- No cruzamento da Desembargador Praxedes com Alberto Magno, no bairro Montese;
- Tibúrcio Cavalcante, na altura do número 400, uma árvore caída foi retirada, no bairro Aldeota;

Na rua Mucambinho, na altura do número 980, no bairro Messejana, uma árvore caiu e agentes se dirigem ao local.
Ainda segundo a AMC, agentes orientam o trânsito em dois locais cujos semáforos estão piscando intermitentemente a luz amarela, na av. Senador Fernandes Távora com a rua Rio Grande do Sul, no bairro Henrique Jorge, e no cruzamento das ruas Porto Velho com Professor Eribaldo Costa, no João XXIII. No cruzamento da av. 13 de Maio com a rua Marechal Deodoro, no Benfica, semáforo está apagado e agentes da AMC realizam o reparo no local.
Alguns ouvintes da rádio O POVO/CBN registraram pontos alagados nos locais:

- Em torno do Estádio Castelão, próximo a avenida Paulino Rocha, no bairro Passaré
- Toda a extensão da avenida Abolição, no bairro Meireles, e na rua Oswaldo Cruz, também no Meireles, há relato de semáforo apagado;
- Na avenida Leste Oeste;
- No bairro Lagamar;
- Na BR-116
Alagamento na Praia de Iracema

Fonte: Redação O POVO Online

Foragido da Cadeia de Guaraciaba do Norte é recapturado em Santa Quitéria

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Nesta sexta-feira (31/01), por volta de 10h, a Polícia foi informada que um indivíduo de nome Artur Gomes da Silva, 19, natural de Santa Quitéria, que responde por 02 Art. 157, 01 Art. 155 e 02 Portes Ilegal de arma de fogo, e encontrava-se foragido da Cadeia Pública de Guaraciaba do Norte, estava escondido na residência de sua mãe, na Rua da Caixa D’água, no Bairro Primavera. 
Nesta urbe, foi feito um cerco e a composição da RD 0232 conseguiu lograr êxito na prisão do elemento, onde o mesmo foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil deste município, para conduzi-lo até a Cadeia Pública de onde o mesmo estava foragido.

Com informações do CPI (Comando de Policiamento do Interior) Norte

BR-222: Colisão deixa 4 mortos e 3 feridos em Irauçuba



 04 de fevereiro de 2014
Um grave acidente de trânsito ocorrido na manhã de ontem, deixou quatro pessoas mortas e três feridas, no quilômetro 159 da BR-222, no distrito de Costa, Município de Irauçuba, situado na região Norte do Ceará (168Km de Fortaleza).
O acidente envolveu dois veículos que colidiram frontalmente, um Fiat Uno que trafegava no sentido Sobral/Fortaleza, e um Ford Fiesta que transitava no sentido contrário da via. O segundo veículo era de uso da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), órgão do governo estadual.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o fato aconteceu aproximadamente às 8h30. As quatro pessoas que morreram foram, Francisco Moacir de Oliveira Filho, motorista da STDS; Márcia Chagas Valentim Teles, gerente operacional da ATN/Telecentro, Márcia Mirian Silva da Costa e outra pessoa que ainda não teve a identificação revelada.
Três pessoas ficaram feridas e foram encaminhas para uma unidades de emergência no Município de Sobral. A PRF esteve no local para organizar o trânsito na via e acionou socorristas para as vítimas que estavam presas nas ferragens dos veículos. Os corpos das vítimas fatais ficaram no local por mais de cinco horas.

Fonte: Diário do Nordeste

Agricultores iniciam plantio mesmo sem inverno estar confirmado no CE

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014


Na localidade de Barra do Bento, zona rural de Canindé, os agricultores ficaram animados com as últimas chuvas. Eles reúnem a família para o plantio das sementes adquiridas com recursos própriosComeçou a distribuição de sementes do Programa Hora de Plantar no Ceará. Até o dia 15 deste mês, chegarão às mãos de 130 mil agricultores cearenses 4 mil toneladas de sementes. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) não tem um número exato dos agricultores já contemplados e do percentual de sementes já entregues, posto que a distribuição começou na última quarta-feira, pelo Cariri e ontem na maioria das regiões. Muitos agricultores já estão plantando, animados com as chuvas caídas nos últimos dias, no final da pré-estação e início de fevereiro, quando começa a estação chuvosa.
Com as chuvas que caíram nos últimos dias de janeiro, agricultores de algumas regiões do Estado iniciaram o plantio, especialmente no Cariri e Centro-Sul. Nos Inhamuns e Sertões de Canindé, o cenário no campo também já é outro. A alegria chegou ao sertão.
Uma recente chuva de 65,3 milímetros registrada na Comunidade de Barra do Bento, a 30 quilômetros da sede de Canindé, deixou as 30 famílias residentes no local eufóricas com a garantia de água para o consumo humano por mais três anos e com as condições favoráveis para o plantio.
No trajeto da sede de Canindé até a comunidade, o que se pode perceber é que as águas deixaram algumas marcas na estrada vicinal. As cisternas existentes na localidade, que estavam secas, ficaram cheias com as últimas chuvas.
É caso do reservatório da presidente da Associação Comunitária, Raimunda Pinto de Sousa. Sua cisterna, com capacidade para 16 mil litros, estava seca. Hoje se encontra com 12 mil litros de água acumulados.
"Não tinha visto uma chuva desse tamanho este ano. Agora dá para respirar aliviada", afirmou dona Raimunda.

Esperança

Pela zona rural de Canindé a reportagem encontrou ainda os agricultores Francisco Antônio Rodrigues de Araújo e Aldenir Sousa Ferreira que estavam plantando. "Não vamos perder a oportunidade. A terra está bem molhada e dá para segurar os grãos", acredita Francisco Antônio. Já em Crateús, na região do pé de serra, agricultores também comemoram a estação chuvosa e aram a terra. O Hora de Plantar começou a entrega por lá e muitos já estão plantando.
Trabalhadores rurais fizeram os cadastros em suas cidades, para terem direito ao seguro safra, caso tenham perdas em decorrência da seca"Tem bastante agricultor plantando principalmente no pé de serra onde a terra é mais úmida com essas chuvas que caíram nos últimos dias e todos estão animados", destaca Francisco das Chagas, secretário de políticas agrárias do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crateús.
Porém, de acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, é recomendável que os agricultores tenham cautela e observe o momento certo para plantar. Com a previsão das chuvas serem abaixo da média no Estado, é importante que plantem quando o solo estiver bem úmido, o que ainda não é o que está acontecendo na maioria do Estado. "A nossa orientação é que os agricultores esperem uma chuva de pelo menos 30mm para que a terra esteja bem úmida e iniciem o plantio", frisa Lemos.

Pluviometria

Das 7h do dia 2 até às 7h de ontem choveu em 25 municípios do Estado. As maiores precipitações foram nos municípios de Pires Ferreira (27mm) e Crateús (18mm). Para esta semana, a previsão é de que a incidência de chuvas siga o mesmo quadro. Litoral Norte, Serra da Ibiapaba e Sul do Estado são as regiões mais favoráveis.
A nebulosidade em algumas regiões do Ceará é decorrência das áreas de instabilidade atmosférica que se formam sobre o Estado, associadas à aproximação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical.
"O ramo desta Zona de Convergência continua no litoral do Ceará e traz condições favoráveis de chuvas, mas não serão intensas. Deverão ocorrer chuvas isoladas", diz Leandro Valente, meteorologista da Funceme.
Sobre a distribuição de sementes do governo, o coordenador de Agricultura Familiar da SDA, Itamar Lemos, afirma não haver ainda um levantamento com números exatos. "Mas está bem adiantada no Cariri e nas demais regiões está em andamento", afirmou ele, acrescentando que em apenas três escritórios regionais os grãos ainda não chegaram - Fortaleza, Tianguá e Morada Nova - onde são aguardadas até o próximo dia 10.
Do total de sementes e mudas, são 2. 850 toneladas de milho híbrido, o carro chefe; 450 de milho variedade; 450 de feijão de corda; 180 de sorgo forrageiro; 70 de mamona; 6,960 metros cúbicos de manivas de mandioca; 4 mil de raquete de palma forrageira e 295 mil mudas de cajueiro anão precoce. Conforme o órgão, o governo envolveu recursos na ordem de R$ 20 milhões, sendo R$ 1 milhão para a parte operacional e R$ 19 milhões na aquisição de mudas.

Adesão ao Garantia Safra bate recorde com 99,7% do público

É um recorde histórico o número de agricultores que aderiram ao Programa Garantia Safra 2014. Dos 335 mil agricultores aptos a ingressarem no Programa, apenas 887 não pagaram o boleto. Isso significa que 99,7% dos agricultores cadastrados poderão receber o seguro, caso tenham perdas de no mínimo 50%da safra deste ano. Com esse número, o Ceará lidera o número de beneficiários no país.
Em 2012, foram 239 mil agricultores que aderiram ao Programa, já em 2013 esse número subiu para 304 mil. Neste ano, 334.113 agricultores pagaram o boleto que garante a participação no programa federal. Em dois anos, foi um aumento de cerca de 40%.
Para o titular da secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, esse número faz com que o Ceará seja o maior Estado a ter agricultores aptos a receberem o seguro. "É um recorde histórico, com um crescimento de mais de 30 mil agricultores do ano passado pra cá. Faltou muito pouco para os 100% dos inscritos no programa", comemora.
Os agricultores que aderiram ao Garantia Safra receberão, caso seja constatada a perda de até 50% das lavouras, o valor de R$ 850, 00, divididos em cinco parcelas de R$ 170. Nelson explica que há um compromisso dos governo do Estado e Federal em estender o programa.
Existe um compromisso tanto do governo federal como do governo do Estado de, em caso de ter essa perda de safra, o Garantia Safra continuará sendo pago, além das cinco parcelas.
"Em 2012 e em 2013, os agricultores receberam 13 parcelas do Garantia Safra. Além de ter as cinco normais, o Governo do Estado pagou uma parcela extra e o Governo Federal pagou mais, totalizando as seteparcelas", afirma o secretário Nelson Martins.
O programa foi estendido por conta dos efeitos da estiagem que ainda prejudicam os agricultores no Estado. Em muitas regiões da zona rural, a quebra de safra foi de até 100%, forçando os pequenos produtores a buscarem a ajuda governamental.
Ainda de acordo com o secretário, a tendência é que esse pagamento comece a ser feito a partir de julho. "Isso porque é o tempo em que passa a estação chuvosa, que vai até maio, e é o tempo em que é feito os laudos das perdas de safra. Só pode ser feito o pagamento após a conclusão dos laudos das perdas".
Os agricultores que fizeram o pagamento do boleto do benefício, no valor de R$ 12,75, poderão receber o Garantia Safra. No Ceará, 347.317 agricultores estavam inscritos no programa, segundo divulgou o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que gerencia o benefício federal.
O montante de recursos para o programa conta com a participação, além dos agricultores que pagam R$ 12,75, dos municípios, que contribuem com R$ 38,25 por agricultor cadastrado, do Governo do Estado, que no Ceará vai investir aproximadamente R$ 26,56 milhões, e da União, que pagará 20 vezes o valor pago pelos agricultores.
O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para agricultores familiares da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Para participar do programa, é necessário que, anualmente, Estados, municípios e agricultores façam a adesão. Em 2013, 769 mil agricultores do País receberam o Garantia Safra que, na época, tinha o valor de R$ 760,00. Desse total, cerca de 304 mil eram cearenses.

Fonte: Diário do Nordeste

GUARACIABA DO NORTE: Detentos são esfaqueados dentro da cadeia pública


Postado por Diassis Lira, em 04 de fevereiro de 2014

Os detentos foram feridos no último domingo, (02-02), por volta das 11 horas e 30 minutos, na cadeia pública de Guaraciaba do Norte

Imagens dos agressores 
Ramon Clézio
Artur Gomes

A Polícia Militar de Guaraciaba do Norte, recebeu uma informação vinda do agente carcerário de plantão na cadeia pública, dando conta de uma briga entre presidiários. Ao chegar no local a guarnição policial se deparou com a briga entre os presidiários que estavam no páteo na hora do banho de sol.

Dois detentos estavam armados de faca e agrediram quatro outros detentos que ficaram feridos e inclusive um deles teve que ser levado para o hospital de Sobral devidos as gravidades dos ferimentos, que são eles:

-CICERO LOPES DE OLIVEIRA, vulgo “CICERO BOMBEIRO”, responde ao art. 121 e porte ilegal de armas, reside em Guaraciaba do Norte. (foi conduzido para a Santa Casa de Sobral onde permanece internado com várias perfurações á faca)
-LUIS FELIPE DA SILVA NERES, responde ao art. 157, reside em Guaraciaba do Norte. (foi conduzido ao hospital local com uma lesão a faca na mão e depois retornou para a cadeia)
-SERGIO ROBERTO DA SILVA, responde art. 155, reside em Guaraciaba do Norte. (foi socorrido para o hospital com uma lesão no supercílio e retornou para a cadeia)
-FRANCISCO HUGO BRITO BANDEIRA, responde art.157, reside em São Benedito. (foi conduzido ao hospital com hematomas pelo corpo e retornou para a cadeia). 

Que os acusados de agredirem á faca os detentos Cícero Lopes de Oliveira, Luis Felipe da Silva Neres, São eles:

-ARTUR GOMES DA SILVA, que responde art. 155, reside em Santa Quitéria. (foi conduzido a DPC de Tianguá onde foi flagranteado por lesão corporal grave e depois levado ao Presídio Regional de Sobral)
-RAMON CLEZIO ARAUJO LIMA, que responde art. 155, reside em Santa Quitéria (foi conduzido a DPC de Tianguá onde foi flagranteado por lesão corporal grave e depois levado ao Presídio Regional de Sobral. Vale ressaltar que os dois estão presos no presídio de Sobral.

Agora a polícia vai continuar trabalhando para saber os motivos da briga e saber também como as armas foram parar dentro da cadeia.

A ocorrência foi atendida pela equipe de Pms comandada pelo Sargento Laescio, Cabo Roberto e Sd Jorge


Reportagem Diassis Lira, com informações da Polícia Militar de Guaraciaba
Imagens: Destacamento da PM de Guaraciaba do Norte