JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ESCRITOR FAZ PREVISÕES EM 1964 DE COMO SERIA 2014 – VOCÊ VAI FICAR ESPANTADO!

O escritor de ficção científica e professor de bioquímica fez, a convite do New York Time e no ano de 1964, uma leitura de como seria o mundo hoje em diversos aspectos.
“Em 2014 já estará sendo planejada uma expedição a Marte e até a formação de uma colônia por lá”
O modo de vida, as tecnologias e a sociedade de 2014 foram previsíveis 50 anos atrás. Pelo menos para o escritor de ficção científica e professor de bioquímica Isaac Asimov, nascido na Rússia mas naturalizado americano. Em 1964, durante a Feira Mundial de Nova York, o New York Times convidou Asimov a fazer previsões de como seria a feira e o mundo em geral, 50 anos depois, ou seja, esse ano.
isaac-sem-arte
Asimov escreveu mais de 500 trabalhos, entre romances, contos, teses e artigos e sempre se caracterizou por fazer projeções acuradas sobre o futuro. Nesse texto, as previsões do escritor, que morreu em 1991, são surpreendentes. Confira algumas delas:
Cozinha
Asimov prevê que os equipamentos de culinária pouparão a humanidade de fazer trabalhos tediosos. “As cozinhas estão equipadas para fazer ‘auto-refeições’. Almoços e jantares serão feitos com comida semi-preparadas, que poderão ser conservadas em freezer. Em 2014, as cozinhas terão equipamentos capazes de preparar uma refeição individual em alguns poucos segundos”. Só faltou mesmo ele usar a palavra “micro-ondas”.
Computadores
O escritor previu um mundo repleto de computadores capazes de fazer as mais complexas tarefas. “Em 2014, haverá mini computadores instalados em robôs”, escreve ele, no que parece ser uma alusão aos chips. E garantiu que será possível fazer traduções com uma dessas máquinas, como se previsse a existência do Google Translator.
Comunicação
As ligações telefônicas terão imagem e voz, garantiu Asimov em seu texto. “As telas serão usadas não apenas para ver pessoas, mas também para estudar documentos e fotos e ler livros”. E prevê que satélites em órbita tornarão possível fazer conexões telefônicas para qualquer lugar terra e até mesmo “saber o clima na Antártica”. Mas em terra haverá outras soluções. “A conexão terá que ser feita em tubos de plástico, para evitar a interferência atmosférica”, escreve ele, como se já conhecesse a fibra ótica.
Cinema
Asimov previu que em 2014 o cinema seria apresentando em 3-D, mas garantiu que algumas coisas nunca mudam: “continuarão a existir filas de três horas para ver o filme”.
Energia
O escritor previu que já existiriam algumas usinas experimentais produzindo energia com a fusão nuclear. Errou. Mas acertou quando vaticinou a existência de baterias recarregáveis para alimentar muitos aparelhos elétricos de nossa vida cotidiana. Mais ainda: “uma vez usadas, as baterias só poderão ser recolhidas por agentes autorizados pelos fabricantes” — o que deveria acontecer, mas nem sempre acontece.
Veículos
Asimov erra feio nas suas previsões relacionadas ao transporte. Ele acreditou que carros e caminhões pudessem circular sem encostar no chão ou água, deslizando a uma altura de “um ou dois metros” e que não haveria mais necessidade de construir pontes, “já que os carros seriam capazes de circular sobre as águas, embora serão desencorajados a fazer isso pelas autoridades”.
Marte
Para o escritor, em 2014 o homem já terá chegado a Marte com espaçonaves não tripuladas embora “já estará sendo planejada uma expedição com pessoas e até a formação de uma colônia marciana”. O que nos faz lembrar da proposta pública de uma viagem a Marte só de ida, feita recentemente, para formar a primeira colônia no planeta.
Televisão
Asimov cita a provável existência de “televisões de parede”, como se pudesse prever as telas planas, mas acredita que os aparelhos serão substituídos por cubos capazes de fazer transmissões em 3-D, visíveis de qualquer ângulo.
População
O escritor previu que a população mundial seria de 6,5 bilhões em 2014 (já passou dos 7 bilhões) e que áreas desérticas e geladas seriam ocupadas por cidades — o que não é exatamente errado. Mas preconizou, também, a má divisão de renda: “uma grande parte não terá acesso à tecnologia existente e, embora melhor do que hoje, estará muito defasada em relação às populações mais privilegiados do mundo. Nesse sentido, andaremos para trás, relativamente”, escreve ele.
Comida
“Em 2014 será comum a ‘carne falsa’, feita com vegetais, e que não será exatamente ruim, mas haverá muita resistência a essa inovação”, escreve Asimov, referindo-se provavelmente aos hambúrgueres de soja.
Expectativa de vida
O escritor preconizou problemas devido à super população do planeta, atribuindo-a aos avanços da medicina: “o uso de aparelhos capazes de substituir o coração e outros órgãos vai elevar a expectativa de vida, em algumas partes do planeta, a 85 anos de idade”. A média mundial subiu de 52 anos em 1964 para 70 anos em 2012. Em alguns países, como Japão, Suíça e Austrália, já está em 82 anos.
Escola
“As escolas do futuro”, escreve Asimov, “apresentarão aulas em circuitos fechados de TV e todos os alunos aprenderão os fundamentos da tecnologia dos computadores”. O que ele não previu foi a possibilidade de os alunos ensinarem os professores quando se trata de uso de computadores — como, aliás, ocorre em algumas escolas públicas brasileiras.
Trabalho
Asimov previu uma população entediada, como sinal de uma doença que “se alastra a cada ano, aumentando de intensidade, o que terá consequência mentais, emocionais e sociais”. Seria uma previsão da depressão? “Ouso dizer”, prossegue ele, “que a psiquiatria será a especialidade médica mais importante em 2014. Aqueles poucos que puderem se envolver em trabalhos mais criativos formarão a elite da humanidade”.

5 PESSOAS QUE ESCAPARAM DA MORTE E SE DERAM MAL

Até prova em contrário, não pode haver viúva se não houver um falecido.


0 34
Você já ouviu aquelas histórias de pessoas que conseguiram escapar de situações ou acidentes fatais milagrosamente, mas que, algum tempo depois, acabaram perdendo a vida tragicamente em outros incidentes? Veja cinco desses casos:
1 – Lugar errado
1acidentesbizarros
Você se lembra do acidente envolvendo o voo 214 da companhia aérea Asiana que ocorreu em São Francisco em julho deste ano? A tragédia contabilizou 180 feridos e duas vítimas fatais. Uma delas era a jovem Ye Meng Yuan, que não morreu por conta de ferimentos provocados pelo choque da aeronave nem pelo incêndio que seguiu o impacto.
Ninguém sabe explicar ao certo como tudo aconteceu, mas Ye, embora ferida, conseguiu escapar da fuselagem e se encontrava deitada a alguns metros do avião — coberta pela espuma utilizada para combater as chamas —, quando foi atropelada por um dos caminhões dos bombeiros que atendia a emergência.
2 – Time completo
3acidentesbizarros
Na década de 70, os jogadores de um time de basquete — da Universidade de Evansville — de Indiana, nos EUA, morreram tragicamente em um acidente de avião que ocorreu pouco depois da decolagem. Apenas um dos integrantes da equipe ficou para contar a história: um rapaz chamado David Furr, que não estava na aeronave naquele fatídico dia devido a uma lesão no tornozelo. Mas ele não ficou vivo por muito tempo…
Duas semanas depois do desastre, Furr estava voltando para casa com seu irmão mais novo quando seu carro foi atingido por um motorista embriagado, e ele acabou se juntando aos demais companheiros de time.
3 – Dias de atraso
4acidentesbizarros
Você se lembra do terrível acidente com o avião da Air France que ocorreu em 2009? O voo partia do Brasil com destino à França, e todas as 228 pessoas que estavam a bordo perderam suas vidas. A italiana Johanna Ganthaler, que estava passando as férias por aqui com o marido, chegou atrasada ao aeroporto e não conseguiu embarcar, escapando da tragédia por pouco.
Contudo, duas semanas depois, lá estava a Johanna viajando com seu marido na Áustria, quando o carro no qual se encontravam perdeu o controle, invadiu a pista contrária e bateu de frente com caminhão. Apenas o marido sobreviveu.
4 – Alvo certo
2acidentesbizarros
Em 2012, durante a exibição do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, mais de 50 pessoas ficaram feridas e 12 perderam suas vidas depois que um maluco invadiu a sala de cinema, lançou uma bomba de gás contra a plateia e começou a disparar. Esse incidente ocorreu em Aurora, no Colorado e, entre as vítimas fatais estava Jessica Redfield, uma jovem locutora de esportes que trabalhava como estagiária em uma rádio de Denver.
Coincidentemente, Jessica havia sobrevivido a um tiroteio que ocorreu em um shopping de Toronto, no Canadá, apenas um mês antes do ataque no cinema. Um detalhe sinistro sobre essa história é que a moça descreveu a experiência no centro comercial em seu blog, contando que não conseguia se livrar de uma sensação estranha que a deixava oprimida.
5 – 11/09
5acidentesbizarros
Um dos piores ataques terroristas da História sem dúvida foi o que ocorreu ao World Trade Center, nos EUA. Quase 3 mil pessoas perderam suas vidas e mais de 6 mil ficaram feridas, e Hilda Yolanda Mayol foi uma das afortunadas que conseguiram escapar de uma das torres atingidas. Mas a sorte da moça durou pouco. Na verdade, apenas dois meses.
Hilda decidiu tirar férias e visitar sua terra natal — a República Dominicana — com a família, e inclusive enviou sua mãe e seus dois filhos duas semanas antes. Por azar, Hilda tomou o voo 589 da American Airlines, que caiu no Queens, em Nova York, matando todos os 260 passageiros que estavam a bordo da aeronave.
Você já conhecia alguma dessas histórias? Aliás, você sabe de alguma parecida envolvendo pessoas que você conhece? Se quiser, que tal compartilhar com a gente nos comentários?

AS 7 COISAS MAIS RARAS DO MUNDO

Posts na categoria Curiosidades.

0 7
Criamos uma lista com as 7 coisas mais raras presentes no nosso planeta.
Algumas delas são raras por não serem numerosas e outras por serem muito antigas.
Seja qual for a razão, essas coisas tem valores inestimáveis!
Confira a lista das 7 coisas mais raras no nosso planeta:

A pedra mais rara

7coisasra
A pedra mais rara do planeta Terra é a painite. Ela, que foi descoberta em 1950 em Burma, teve apenas duas pedras encontradas. Alguns anos depois mais exemplares foram achados, mas nenhum tão claro e belo quanto as primeiras.

A assinatura mais rara

rara2
No mundo existem apenas seis assinaturas do famoso escritor William Shakespeare, isso torna elas extremamente raras e valiosas. Cada uma vale algo em torno de 3 milhões de dólares.

O mais raro livro

raro3
Existem muitos livros raros no mundo, mas o principal deles é a Bíblia de Gutenberg. Esse foi o primeiro livro impresso da história em 1456. Existem algumas centenas de cópias, mas o original mesmo vale uma fortuna, algo em torno de 30 milhões de dólares.

O mais “raro” prédio do mundo

rar3
Cada prédio é único, por isso podemos dizer que todos são raros, mas existe um lugar a venda que é o mais excêntrico e diferente do planeta. Esse local é o Castelo de Bran, o famoso lugar que inspirou a criação da história do Conde Drácula. Esse castelo antigo vale algo em torno de 135 milhões de dólares.

O mais raro vinho

vrar
Uma das garrafas de vinho mais raras da história é a Lafitte Th. J. 1787. Ela foi comprada por 160 mil dólares. Ela foi encontrada em um muro de Paris e muitos acreditam que foi de Thomas Jefferson.

O mais raro carro

raro-car
O Phantom Corsair de 1938 é o carro mais raro do mundo, pois apenas um foi construído. Ele foi feito para ser um modelo do que seriam os carros do futuro, com aerodinâmica especial e um visual único. Ele não possui nenhum preço previsto, mas pode valer milhões.

O mais raro elemento do mundo (talvez a coisa mais rara em todo o mundo)

elemento
Astatine é um material altamente radioativo. Ele foi descoberto em 1940 e depois disso mal se viu ele por aí. Acredita-se que exista, em todo o mundo, apenas uma colher desse material.

20 COISAS QUE FALAMOS ERRADO SEM PERCEBER

sempre falando errado:
falamos-sem
01) Planos ou projetos para o futuro.
Você conhece alguém que faz planos para o passado?
Só se for o Michael Fox no filme “De volta para o Futuro”.
02) Criar novos empregos.
Alguém consegue criar algo velho?
03) Habitat natural.
Todo habitat é natural; consulte um dicionário.
04) Prefeitura Municipal.
No Brasil só existem prefeituras nos municípios.
05) Conviver junto.
É possível conviver separadamente?
06) Sua autobiografia.
Se é autobiografia, já é sua.
07) Sorriso nos lábios.
Já viu sorriso no umbigo?
08) Goteira no teto.
No chão é impossível!
09) Estrelas do céu.
Paramos à noite para contemplar o lindo brilho das estrelas do mar?
10) General do Exército.
Só existem generais no Exército.
11) Manter o mesmo time.
Pode-se manter outro time? Nem o Felipão consegue!
12) Labaredas de fogo.
De que mais as labaredas poderiam ser? De água?
13) Pequenos detalhes.
Se é detalhe, então já é pequeno. Existem grandes detalhes?
14) Erário público.
O dicionário ensina que erário é o tesouro público, por isso,erário só basta!
15) Despesas com gastos.
Despesas e gastos são sinônimos!
16) Encarar de frente.
Você conhece alguém que encara de costas ou de lado?
17) Monopólio exclusivo.
Ora, se é monopólio, já é total ou exclusivo…
18) Ganhar grátis.
Alguém ganha pagando?
19) Países do mundo.
E de onde mais podem ser os países?
20) Viúva do falecido.
Até prova em contrário, não pode haver viúva se não houver um falecido.
- See more at: http://www.mofaia.com/20-coisas-que-falamos-errado-sem-perceber/#sthash.Tg3649gF.uaV9uCsC.dpuf

Criação de municípios mobiliza deputados

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014


Deputado Neto Nunes defende a mobilização nacional para pressionar os deputados e senadores a derrubarem o veto da presidente O impasse em torno da emancipação de novos municípios voltou a ser tema de discussão na Assembleia Legislativa, na manhã de ontem. O deputado Neto Nunes (PMDB) anunciou que está formando uma comissão de parlamentares cearenses para pressionar os congressistas a derrubarem o veto presidencial ao projeto que permitia a criação de novos municípios.
O peemedebista informou que, caso o veto não seja derrubado durante a apreciação no Congresso Nacional, os parlamentares terão outros mecanismos para conseguirem dar às assembleias legislativas a prerrogativas para criação e desmembramentos de municípios, como ir à Justiça ou apresentando outra proposta de acordo com o que o Governo Federal quer.
No próximo dia 18, o veto presidencial será apreciado pelo Congresso Nacional e, de acordo com Neto Nunes existe um desejo de vereadores e prefeitos de derrubarem tal veto, pois as assembleias ficaram proibidas de legislarem sobre a constituição de novas áreas, visto que desde 1996, a Emenda Constitucional tirou essa prerrogativa das casas legislativas.
"Isso foi uma quebra do pacto federativo, pois quem é que cria um Estado? É o Congresso, mas quem cria Municípios são as assembleias. Esse artigo tem que ser regulamentado, pois existe decisão judicial para que o Congresso pudesse fazer essa regulamentação. É cada um no seu quadrado, e o pacto está sendo desrespeitado", defendeu.

Cobrar

Segundo disse, ele irá conversar com o presidente da Casa, José Albuquerque (PROS) para que alguns parlamentares se juntem a deputados de outras assembleias para estarem em Brasília para cobrar a derrubada do veto no Congresso. Os deputados Júlio Cesar Filho (PTN), Dedé Teixeira (PT), Danniel Oliveira (PMDB), João Jaime (DEM), Sergio Aguiar (PROS), Delegado Cavalcante (PDT), Ely Aguiar (PSDC) e Nenen Coelho (PSD) já teriam confirmado presença em Brasília.

Pressões

O deputado Nenen Coelho (PSD) afirmou que os municipalistas não entendem os motivos que levaram a presidente Dilma a vetar o projeto aprovado pelo Congresso. "Infelizmente ela vetou integralmente, e conversas paralelas dizem que isso foi motivado por pressões por parte da mídia para ela vetar essa matéria. Infelizmente teremos que fazer esse acompanhamento para que o Congresso possa derrubar esse veto", lembrou.
Ele afirmou ainda que no Sul e Sudeste existem muitos municípios com pouco mais de mil habitantes, e isso não pode prejudicar os demais estados do Norte e Nordeste que querem criar novos municípios.
Já Fernando Hugo (SDD) chamou a presidente Dilma Rousseff de "demagoga" quando vetou o projeto de lei que já havia sido aprovada pelo Congresso Nacional, permitindo às assembleias legislarem sobre emancipação de novos municípios. Ele ressaltou ainda que já havia sido feito todo um trabalho técnico que demonstrava a possibilidade para que as assembleias criassem, desmembrassem e fundissem novos municípios.

Fonte: Diário do Nordeste

Ipu: Após esperar por socorro, mulher deu a luz a criança em casa

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014


Na manhã desta sexta-feira (7), por volta das 8h30min, na Rua José Coelho, Alto dos 14, após esperar por socorro, mulher grávida acabou tendo sua criança em casa.
Uma internauta, amiga da mulher que ganhou a criança, via Facebook falou conosco para relatar o fato e pedir providências das autoridades. Estivemos no local para averiguar as informações e encontramos a internauta que preferiu não se identificar. 
Segundo as informações de uma mulher chamada Daiane e que mora na casa em que a senhora de nome Dávila deu a luz a criança, a mesma ia quase todos os dias no Hospital Regional e os médicos diziam que ainda não estava no tempo dela ganhar a criança e que esperasse mais um pouco. 
Quando a mulher começou a sentir as dores, Daiane disse que chegou a chamar uma ambulância, mas o socorro demorou, e quando chegou, quem veio foi um enfermeiro em um carro. Ainda segundo Daiane, a criança e a mãe foram levados para o HMI e no momento que saia de casa Dávila vomitava muito e sangra bastante.

Fonte: Netcina

Aposentado morre após ser atropelado por caminhão em Ipu

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014


Um aposentado de 78 anos morreu após ser atropelado por caminhão, na estrada carroçável que dar acesso a localidade de Engenho dos Belém, zona rural do município de Ipu.
Segundo testemunhas o aposentado Francisco de Assis de Freitas, conhecido como "Mestre", de 78 anos de idade, foi colhido por um caminhão o que tudo indica um Caminhão Pipa, durante a manhã,  por volta das 8h, desta sexta-feira (07/02) e morreu no local antes da chegada do socorro medico.
Segundo informações de um parente da vítima, Assis trafegava a pé pela estrada sentido sua residência na localidade de Olho da D'águinha quando foi colhido pelas costa. O caminhão trafegava no sentido CE-187 (contrario do idoso) e atropelou o mesmo no momento que fazia a manobra de ré ao se deparar com um veículo que vinha no sentido contrário.
Até o fechamento da matéria o corpo do aposentado estava no local esperando o carro do rabecão IML para a necropsia.

Fonte: Ipu Notícias

Bandidos sequestraram a filha e a esposa do gerente do Banco do Brasil de Tabuleiro

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014


Na manhã desta sexta-feira, 7, em Tabuleiro do Norte, sequestradores usaram um veículo Siena de cor prata para realizar o sequestro da esposa e a filhinha do Sr. Alexandre, gerente do Banco do Brasil daquela cidade. 
Os mesmos mandaram a vítima ligar para o marido, que estava no Banco do Brasil, informando do sequestro.O Sr. Alexandre passou mal e foi socorrido pela polícia para o hospital.
As vítimas foram libertadas na Barragem das Pedrinhas, em Limoeiro e, em uma estrada carroçável que liga a referida barragem ao Genipapero, abandonaram e atearam fogo no veículo. O COTAR, FTA e um helicóptero da Polícia Militar estão na caçada dos indivíduos nas proximidades da Chapada do Apodí.

Fonte: Blog do Tom