JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

domingo, 16 de fevereiro de 2014

SECA: CID GOMES DIZ QUE É PRECISO "SE PREPARAR PARA O PIOR"


 
Antes de inaugurar o Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência (Cepid), na comunidade das Goiabeiras, na Barra do Ceará, o governador Cid Gomes confessou à imprensa que há a possibilidade de cidades cearenses entrarem em colapso por falta d’água e disse que a situação é preocupante. 

“O Estado tem capacidade de armazenar 18 bilhões de metros cúbicos de água. Dessa capacidade, temos hoje seis bilhões. Se a gente tivesse esse um terço de capacidade bem distribuído, não teria problema. Vararíamos mais uma seca. Mas, infelizmente, essa água não é igualmente distribuída. Metade dela está num único açude. Dos seis bilhões, perto dos três bilhões estão no Castanhão. Regiões como o Cariri Ocidental, Sertões dos Inhamuns, Sertões de Crateús e Sertões de Canindé são críticas.” 

Cid qualificou como delicadíssimas as situações de Tauá, Crateús e Canindé. Segundo ele, caso não chova nessas localidades, há água suficiente para apenas os próximos 60 dias. Para os três municípios, o Governo promete ações emergenciais (ver matéria na página 9). “O período de chuva dessas regiões é dezembro, janeiro e fevereiro. O que, infelizmente, já está comprometido. A gente tem que se preparar é pro pior”, admitiu. 

Mesmo com a confissão de situação crítica, Cid assegurou ser do Ceará o melhor controle da situação no Brasil. “Nenhum estado tem tanto controle dessa questão como nós. Nós sabemos a quantidade exata de água em cada lugar, a quantidade de água que está sendo transportada, a quantidade exata de água que temos para suportar até maio, junho, julho, agosto ou até o ano que vem, se não chover nada esse ano. E, obviamente, temos sempre um plano de contingência.” 

Cid Gomes ainda alfinetou os opositores. “Nessas horas, é muito fácil os críticos dizerem o seguinte: ‘é porque não planejou’. As coisas não são tão fáceis assim. O Ceará tem, em matéria de planejamento de recursos hídricos, eu diria que, com tranquilidade e sem falsa modéstia, o melhor planejamento e a melhor execução de ações voltadas para o suprimento de água de todos os estados brasileiros. E se destaca no mundo.” 

FONTE: O POVO 

Casa é roubada na zona rural de Hidrolândia

domingo, 16 de fevereiro de 2014


Na última sexta-feira (14), por volta das 11h30min, uma residência foi roubada na Fazenda São Joaquim, zona rural do município de Hidrolândia.
Segundo informações da Polícia Militar, a casa da senhora FRANCISCA SHEILA LIMA DE OLIVEIRA, 53 anos, foi invadida por 4 homens, todos armados a faca, onde adentraram em sua residência por uma janela que se encontrava aberta, em seguida os elementos renderam a vítima e vasculharam toda a casa a procura de dinheiro. A todo o momento os bandidos perguntavam a vítima onde estava o dinheiro e a mesma dizia que não tinha nenhum dinheiro. Depois de alguns minutos, os homens saíram levando 02 aparelhos de DVD, 02 celulares, roupas, perfumes, algumas joias (pulseira, cordão, relógio) e uma quantia de aproximadamente R$ 200,00. 
A vítima ainda informou a que os indivíduos estavam todos encapuzados e com várias roupas, calção por cima de calça, para dificultar o reconhecimento. Os homens fugiram em direção a um matagal. A patrulha da Polícia Militar de Hidrolândia ao chegar no local, realizou diligências tanto a pé no mato, quanto motorizado nas estradas vicinais, juntamente com alguns moradores, mas nada foi encontrado. A vítima foi orientada a procurar uma Delegacia de Polícia Civil, para registrar a ocorrência. Novas diligências foram realizadas no decorrer do dia, no intuito de tranquilizar moradores daquela localidade.

Homem é baleado dentro da própria casa em Hidrolândia

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Na noite deste sábado (15), por volta de 21h30min, um homem foi baleado em sua residência, no bairro Nova Hidrolândia.
De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima,Francisco das Chagas Pereira Feitosa, conhecida por França, se encontrava em sua casa, juntamente com alguns familiares, quando recebeu a visitas de dois homens em uma motocicleta de cor vermelha, que já chegaram atirando na vítima, onde o mesmo foi atingido por seis disparos de arma de fogo, provavelmente de revólver, pois não foi encontrada nenhuma cápsula pelo chão. 
A vítima foi socorrida para Hospital Municipal de Hidrolândia, consciente e falando normalmente, mas devido à quantidade de ferimentos provocados pelos disparos, foi transferido para a cidade de Sobral, onde permanece internado. Em contato com a vítima ainda no hospital local, o mesmo informou aos policiais que o fato se deu por uma dívida de drogas, pois França estava devendo uma quantia não revelada a um traficante, onde esse mandou cobrar a vítima, há dias atrás e como não foi paga, ontem mandou executar o mesmo. 
Segundo informações de médicos e enfermeiros do Hospital Municipal de Hidrolândia, França recebeu disparos na cabeça (nuca), pescoço, braço e em outros locaisespalhados pelo abdômen.

Açude Araras deve socorrer Crateús com adutora, devido a seca


O prefeito de Crateús, Carlos Felipe, recebeu a confirmação do presidente da COGERH, Dr. Rennys Frota, que a cidade de Crateús será beneficiada com mais uma adutora, desta vez vinda do açude Araras, município de Varjota.  A intervenção foi definida após reunião com o governador Cid Gomes, que levará o planejamento para construção das novas adutoras no Ceará, para Ministra do Planejamento, Mirian Belchior, em Brasília na próxima semana para viabilizar os recursos.
A adutora terá aproximadamente 150 km de extensão, garantindo o abastecimento de água em Crateús caso ocorra o terceiro ano consecutivo de seca.  O açude Araras tem um volume de armazenamento próximo de 1 bilhão m³, contando atualmente com 20% de sua capacidade.
Adutoras emergenciais
O projeto de adutoras emergenciais foi concebido com a utilização de tubos fabricados em aço corten, material que tem em sua composição elementos que melhoram suas propriedades anticorrosivas. O fabricante estima a durabilidade média dos tubos de 10 anos, portanto após esta crise, os equipamentos ficarão a disposição do Estado para ações emergenciais de abastecimento, pois os mesmos poderão ser reutilizados em locais distintos. 
Os tubos contam com sistema de engate rápido e junta travável, que permite a montagem de canalizações auto-ancoradas na superfície do terreno, dispensando a abertura de valas. Estas especificações possibilitam maior agilidade na montagem dos tubos, bem como redução nos custos com transporte e estocagem.
Fonte: Prefeitura Municipal de Crateús
Caderno: REGIONAL

Mucambo-Ce: Agricultor é morto com golpes de picareta na zona rural do município

Por volta das 10:30 horas da manhã deste sábado 15/02, a policia militar do destacamento de Mucambo foi acionada sendo informada de um crime de homicídio na localidade de Lagoa do Mato zona rural do município. A policia Militar foi até o local e encontrou o corpo do agricultor Adriano do nascimento30 anos, caído dentro de sua casa com um profundo golpe na cabeça.

 Segundo informações repassadas a PM, o crime teria acontecido na noite de sexta-feira(14) após o casal travar um longa luta corporal. Adriano era agricultor natural de Mucambo,seu estado civil solteiro, sua profissão agricultor, 30 anos,ele que nasceu dia 13/04/1984 filho de pai não declarado, tendo como mãe a senhora Judite Maria do Nascimento residente na localidade de Lagoa do Mato, As primeiras informações dão conta que a vítima foi morta a golpes de picareta após uma longa luta com a acusada dentro de sua residência vindo a sofrer um profundo golpe em sua cabeça na região da nuca. 

A acusada do crime trata-se de Elisabete Rocha Sousa , natural de Cariré, sua data de nascimento 22/04/1978, sua profissão doméstica, filha de Francisco Silvestre Rocha e Raimunda dos Santos Rocha, segundo Elisabete ela vinha sofrendo há muitos anos agressões por parte de Adriano ao longo dos nove anos que a mesma conviveu com a vítima, a mesma foi autuada no Artigo 121 CPB homicídio doloso, decreto 2848 inquérito de número 162/2014, delegado de plantão na delegacia de polícia civil de Sobral Leonardo. A perícia foi acionada bem como o rabecão do IML para serem realizados os procedimentos legais, somente o laudo pericial é que vai apontar as causas do homicídio.
 Fonte: Polícia Militar de Mucambo 
 Fotos: Cabo Rodrigues

Polícia elucida mortes de jovens na CE-187 em Ipueiras. O braço desaparecido foi encontrado em Ipu


Braço de uma das vítimas encontra dias depois do acidente
Após um trabalho conjunto das Polícias de Ipueiras e Ipu, foi esclarecido o atropelamento que vitimou fatalmente dois jovens. O fato se deu no último domingo (8), por volta de uma hora da madrugada, quando uma ambulância da cidade de Nova Russas alertou o Hospital de Ipueiras e o destacamento da Polícia de Ipueiras sobre dois corpos nas margens da CE-187 na localidade de Floresta. 

Quando a polícia e o socorro chegaram, o que acabaram encontrando foi uma cena macabra de dois corpos completamente desfigurados e várias partes espalhados pela rodovia, além de uma motocicleta totalmente retorcida.  (reveja a matéria)

O que chamou a atenção dos policiais foi o fato de que um dos braços da vítima não foi localizado, mesmo após uma minuciosa busca no local. Até então, não se sabia ao certo o que havia acontecido, mas as evidências levaram a crer que se tratava de um acidente envolvendo um outro veículo grande devido aos estragos e que teria se evadido após o sinistro. 

Após o recebimento de informações privilegiadas, investigadores das delegacias de Ipueiras e de Ipu passaram a trabalhar em conjunto e um caminhão suspeito foi localizado. O proprietário acabou reconhecendo que se tratava do mesmo caminhão envolvido no acidente e espontaneamente apresentou o veículo. Através dessa apresentação, a polícia identificou o condutor do veículo (identidade preservada), o qual reconheceu para os investigadores o envolvimento no acidente. 

O jovem teria dito que ficou assustado após o acidente e por isso não parou para prestar socorro, e que o braço de uma das vítimas ficou preso no caminhão. Após prestar os esclarecimentos, o jovem indicou o local onde o braço estaria, ou seja, nas proximidades da localidade de Barrinha, zona rural de Ipu na CE-257 que liga os municípios de Ipu a Hidrolândia. 

PEFOCE recolhendo o braço em Ipu
Uma equipe da PEFOCE e o rabecão do IML de Sobral foram acionados e coletou o braço da vítima para os devidos procedimentos e posterior liberação para a família. O crime causou extrema comoção na cidade de Ipueiras, motivo pelo qual a polícia, no momento, preferiu não revelar os nomes dos envolvidos para a imprensa.


Caderno: CIDADE IPUEIRAS

Homicídio a bala no Bairro das Campinas em Canindé

sábado, 15 de fevereiro de 2014


Um crime de morte envolto em mistério aconteceu por volta das 12:40 hs deste sábado 15/02/14 em frente a Creche Zilda Holanda Magalhães na Rua Ercílio Martins no Bairro das Campinas em Canindé. 
Foi executado a bala Marcos Roberto Oliveira Justino, nascido em 05/01/1979 natural de Aratuba e residente na Rua José Veloso Jucá no Bairro Alto Guaramiranga. A vitima era conhecida como Gola. 
Segundo a Perícia Marcos Roberto foi executado com pelo menos 04 tiros que o acertaram na garganta, perna, cabeça e tórax. O Delegado plantonista da Delegacia de Canindé Milson Teixeira informou a nossa Reportagem que o crime pode está relacionado ao tráfico de drogas. 
Ninguém soube informar as circunstancias do crime. No momento do homicídio a vitima estava em uma motocicleta Kasiski de cor preta. Uma equipe do Grupo Socorro de Urgência foi acionado para o local mas a vitima já estava em óbito. Segundo familiares o mesmo não vinha recebendo ameaças de morte. A Policia irá investigar o caso e pede o apoio da população.

Fonte: Rádio Jornal de Canindé

Guaraciaba do Norte (CE): Homem é preso com arma de fogo em um Bar em São Félíx


Um homem, de 34 anos, foi preso por porte ilegal de arma de fogo, nesta madrugada, no sítio São Félix no município vizinho de Guaraciaba do Norte (CE).

De acordo com a Polícia Militar - Força Tática - FTA , o agricultor, se encontrava em um Bar na localidade da região serrana que faz fronteira com a cidade de Ipu. A Polícia Militar chegando no local e ao realizar busca pessoal nas pessoas que estava nesse bar, encontrou com ele uma arma calibre 38 com seis munições, sendo que duas já haviam sido deflagrados.

O individuo foi identificado como sendo Edmundo Oliveira Melo, foi conduzido preso para a Delegacia Regional de Tianguá (CE) onde foi lavrado o flagrante, o mesmo responderá por posse ilegal de arma de fogo.

Composição responsável pela prisão: 
ST M.Neto, Cb Roberto e Sds Jorge e Sales
Caderno: PRINCIPAL REGIONAL

Detalhes do acidente que vitimou ipuenses em Teresópolis (RJ)

 

Um acidente gravíssimo aconteceu na Estrada Rio-Bahia no início da tarde desta quinta-feira, envolvendo um carro e dois caminhões. Todas as vítimas ocupavam um automóvel Corolla de cor preta com placa do Rio de Janeiro que se chocou contra dois caminhões. Somente um dos ocupantes sobreviveu e foi internado no HCT. O acidente fatal ocorreu por volta das 14 horas desta quinta-feira e a Concessionária Rio-Teresópolis acionou o Corpo de Bombeiros para realizar o atendimento às vítimas da batida entre dois caminhões e o Corolla, de placa GZS 1876, ocorrida no Km 44 da Estrada Rio-Bahia, na altura de Serra do Capim, interior do município.
Corolla ficou reduzido a um amontoado de ferragens no acidente ocorrido na altura de Serra do Capim

Ferragens 

 As equipes de emergência conseguiram retirar das ferragens Ivanir Agostinho da Silva, de 42 anos de idade e Francisca Vivian dos Santos, de 20 anos, que estava grávida. Ambos foram encaminhados para o pronto-socorro do HCT, mas a mulher não resistiu aos ferimentos e morreu à caminho do hospital. A equipe de regate chegou a fazer um parto de emergência, mas a criança também acabou morrendo. Já o motorista do carro Francisco Agostinho da Silva, de 48 anos, sofreu lesões gravíssimas na cabeça que ficou esmagada e morreu ainda no local antes da chegada das equipes de emergência. As vítimas seriam moradoras do município fluminense de Guaratiba.

O carro seguia de Alem Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, quando na altura do Km 44, dentro de um trecho de curva, perdeu o controle da direção e invadiu a contramão, atingindo a lateral do caminhão e batendo contra o rodeiro. O motorista do caminhão disse que ainda jogou o veículo para o acostamento para tentar evitar a batida. Violento impacto ao atingir a lateral do caminhão,  fez com que partes da lataria prendessem no rodeiro. Após esse violento impacto, o Corolla a acabou rodando e o lado do carona onde estava a grávida acabou sendo projetado em direção à frente de outro caminhão que vinha logo atrás, destruindo completamente o automóvel. 


Após o trabalho de retirada das vítimas, rapidamente os bombeiros isolaram o local. A equipe da CRT manteve o trânsito organizado no sistema pare e siga. O perito foi acionado para o local e a PRF assumiu a ocorrência, recolhendo os pertences das vitimas. O motorista do segundo caminhão ficou em estado de choque. 

Net Diário
Caderno: CIDADE