JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

SÃO BENEDITO EM FOCO PRAÇA DOS TABAJARAS

A Praça da Nação Tabajara, também conhecida como Praça dos Índios, foi inaugurada em 1979. O local abriga um monumento em homenagem aos Índios Tabajaras, que eram grandes guerreiros de índole rebelde que dominavam outras tribos indígenas existentes.
A região de São Benedito, como todo o Planalto da Ibiapaba, era habitada pelos índios tabajaras (Senhor dos Aldeias) e outros, a exemplo de Anaces e Arariús.
No período de 1607/1721, os jesuítas tiveram dificuldade de catequizar devido a rebeldia dos Tabajaras. O aldeamento, como também a legalização das terras indígenas, só foi conquistado em 1720.
Como personagem principal da história de São Benedito, se destaca o chefe indígena Dom Jacob de Sousa, considerado o principal personagem de origem da cidade.

Quadriha explode e assalta banco em Alto Santo

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Um grupo formado por entre cinco e quinze homens explodiu um caixa eletrônico do Banco do Brasil (BB), na madrugada desta terça-feira, 26, no município de Alto Santo, 241,1 km de Fortaleza. Durante a ação, a quadrilha usou moradores que estavam próximo ao local como escudo humano e fugiram levando todo o dinheiro da agência.
Segundo o sargento Francisco José de Oliveira, da Polícia Militar de Alto Santo, a ação ocorreu por volta das 12h30min e durou cerca de 20 minutos. Quando chegaram à cidade, parte do grupo fez as pessoas de reféns enquanto a outra parte quebrava a porta de vidro da agência e dinamitava o caixa eletrônico. Depois de pegar o dinheiro, o grupo liberou os reféns e fugiu em três veículos, um Corolla cinza, uma Hillux e outro carro não identificado.
Um dos carros usados pela quadrilha, o Corrolla cinza, foi encontrado incendiado a 500 metros da cidade, em uma estrada que dá acesso ao município de Iracema. A Polícia Militar realiza buscas na região até esta manhã, mas até o momento, ninguém foi preso.

Fonte: Redação O POVO Online

Sobral: Empresário do ramo de imóveis é executado com tiros na cabeça

Um crime de morte com característica de pistolagem foi registrado por volta das 14h40 desta quarta feira na Rua Cesariano Barreto Bairro Campo dos Velhos em Sobral.
Segundo informações da policia a vítima foi identificada por Jean Feijó, natural de Sobral, empresário do ramo de imóveis, morava na Rua Diogo Gomes em Sobral.
A nossa reportagem policial esteve no local e fomos informados por testemunhas que a vitima acabara de descer de seu veiculo uma camioneta DODGE preta e ao descer para se dirigir para uma de suas construções foi abordado por quatro homens que desceram de um carro modelo Cross Fox preto e foram logo atirando na vitima sendo que o primeiro tiro pegou no braço e o empresário saiu correndo e acabou caindo no chão, ocasião em que os criminosos deram um tiro de misericórdia na cabeça da vitima logo em seguida fugiram em direção ao Parque da Cidade.
01emp4
Um policial Militar que mora nas proximidades ouviu os estampidos e quando sai de casa pra ver o q estava acontecendo viu a vitima esvaziando em sangue e os bandidos já tinham fugido. A policia militar ao tomar conhecimento do fato compareceu ao local onde iniciou as diligencias bem como o delegado regional Dr Junior que relatou para nossa reportagem que pela forma como aconteceu o crime tudo leva crer que foi uma execução. Ate o fechamento dessa reportagem policial ninguém havia sido preso.

Fonte: Portal Na Mira da Polícia

MAIS UMA QUADRILHA DESRTICULADA PELA POLÍCIA MILITAR DE SÃO BENEDITO CE



Esses elementos são os mesmos que assaltaram a lanchonete do Valfrido em nossa cidade e atiraram nos guardas de transito que se encontravam nas proximidades, fora outros assaltos que os mesmos são suspeitos.
A operação foi deflagrada na tarde de terça feira dia 25/2/14 no bairro do chorá em nossa cidade, pela equipe composta por Sub Ten. Sousa, CB Ferreira, Sd Pablo, Sd, Diego e Sd Linhares e apoio da FTA Tianguá.
ACUSADOS:
1. FRANCISCO RAFAEL ALVES PATRICIO, 18 ANOS,
ART.14 ED ART.288 CPB
2.FABIO ALVES DO NASCIMENTO,20 ANOS ,
ART.14 ESTA.DESR ART. 288 CPB
3.MAXMILIANO REINALDO MENDES,34 ANOS
ART.180 / ART .288 CPB

OBJETOS APREENDIDOS :
1 ARMA CALIBRE 38, REVOLVER CANELA SECA, CABO EMBORRACHADO N° 233809
1 MUNIÇÃO CALIBRE 32
1 CELULAR LG DUAL SIM BRANCO.

OBS: FORAGIDO , 4° INTEGRANTE , FRANCISCO REGINALDO ALVES DE ANCHIETA ,SOLTEIRO,FILIAÇÃO: FRANCISCO FERREIRA DEANCHIETA e ANTONIA ALVES SOARES,NASCIMENTO 08/08/1983,NATURAL: NOVO ORIENTE-CE
fonte policia militar de São Benedito ceará

Hidrolândia: Acidente de trânsito deixa uma vítima fatal na localidade de Pelada

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pelada
Mais um acidente com vítima fatal foi registrado no município de Hidrolândia. 
O fato ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), por volta das 6h, na CE-257 que liga os municípios de Hidrolândia a Ipu, na altura da localidade de Pelada.
Segundo as primeiras informações, a vítima, Paulino Nunes Felipe, 63 anos, aposentado, residente na localidade acima citada, vinha puxando um jumento, quando o animal se assustou e arrastou o mesmo para a rodovia, vindo a colidir com um carro, da marca Chevrolet, modelo D-40, que vinha sentido a cidade Hidrolândia, guiador por João Gorete, residente no distrito de Conceição.
A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está no local, aguardando o corpo ser recolhido pelo IML.

Crateús também cancela carnaval em virtude da estiagem

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A Prefeitura Municipal de Crateús considerando os estudos climáticos realizados pela FUNCEME e amplamente divulgados pelos meios de comunicação, dando conhecimento sobre as perspectivas de mais um ano com um quadro invernoso abaixo da média;
Considerando a decisão do Governo do Estado do Ceará em não liberar nenhum recurso para festividades carnavalescas aos municípios em situação de emergência ou calamidade pública;
Considerando a explicita resolução contida no Oficio 03/2014-PRESI, assinado pelo Conselheiro Francisco de Paula Rocha Aguiar, Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, no qual recomenda a não aplicação de recursos públicos em atividades carnavalescas, como o apoio  financeiro as escolas de samba ou blocos de rua, a contratação de bandas e/ou trios elétricos destinados ao carnaval de 2014, notadamente nos municípios que se encontram em situação de emergência ou calamidade provocada pela seca.
A Prefeitura Municipal de Crateús resolve em observância as circunstâncias e a recomendação do TCM, não realizar a aplicação de recursos públicos no Carnaval 2014.
Os recursos destinados ao Carnaval 2014, serão aplicados integralmente em ações de enfrentamento a seca.

Fonte: Prefeitura Municipal de Crateús / Gabinete do Prefeito

Acopiara vai servir o maior caldo anti-ressaca do mundo

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014


Os foliões da cidade de Acopiara, no Centro Sul do Ceará, vão curar a ressaca do Carnaval, na quarta-feira de Cinzas, com um ''supercaldo'', produzido numa panela de 9,24 metros de circunferência, volume de 7.450 litros, e um peso de cerca de 12 toneladas. A tampa pesa 1.583 quilos e a colher, 300 quilos. 
De acordo com os organizadores, o caldo vai ser distribuído a 50 mil foliões. Com esta ação, a Prefeitura de Acopiara que entrar para o Guiness Book, fazendo o maior caldo do mundo usando uma panela que já aparece no livro, de propriedade do empresário José Rodrigues, que reside em Joinville (SC).
Um dos organizadores da distribuição, Theognis Floretino, disse que a ideia surgiu para beneficiar a população local e, ao mesmo tempo, integrá-la aos turistas que vão passar o Carnaval na cidade. "O caldo vai reunir vários profissionais da cidade. Vai proporcionar emprego durante as festividades. Na quarta-feira de Cinzas, no momento da distribuição do caldo, haverá uma integração bacana entre os foliões. Vai ser interessante e o caldo promete levantar até defunto", afirmou Florentino.

Panela

O empresário José Rodrigues conta que a ideia de construir uma panela gigante surgiu em 2003. "Estava lendo uma reportagem no jornal que dizia que o Brasil era o maior exportador de carne suína, bovina e de aves do mundo. Além de exportar grãos para várias partes do planeta. Aí pensei porque há  tanta riqueza e muitos brasileiros passando fome? Desde então surgiu a ideia de construir essa panela gigante e realizar comidas tradicionais e fornecer para população  de vários municipios do Brasil. Deu certo e a panela  já percorreu inúmeros estados do sul e sudeste do país ", disse.
Segundo Rodrigues, a panela gigante já participou do registro de dois recordes e será a primeira vez que ela vai ser exposta no Nordeste."Ela já fez o maior arroz carreteiro e feijoada do mundo. Está tudo registrado. E será a primeira vez que ela ficará na Região Nordeste", diz Rodrigues.

Viagem de sete dias

A panela saiu de Joinville na última sexta-feira (21) e chegou no fim do dia desta terça-feira (25), em Juazeiro do Norte no sul do Ceará. A viagem da cidade catarinense até Acopiara vai durar cerca de sete dias. A previsão de a panela chegar em solo acopiarense é no início das festividades, na sexta-feira (28).
Toda a viagem de Joinville até Acopiara está sendo registrada por meio de fotos e filmagens. Uma equipe do Guinness Book  vai conferir tudo de perto. "Uma produtora está acompanhando todo o trajeto e um documentário vai ser produzido no futuro. Reforço também que a equipe do Livro dos Recordes vai acompanhar toda a produção e a distribuição do caldo", concluiu.

Fonte: Iguatu Notícias

Prefeitura de Santana do Cariri compra 1 tonelada de colorau para merenda escolar

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A compra do produto foi no total de R$ 5.100 (FOTO: Divulgação)Vereadores do município de Santana do Cariri – a 559 quilômetros de Fortaleza – denunciaram a compra realizada pela prefeitura da cidade de mais de 1 tonelada de colorau, para utilização na merenda escolar. Ele não possui valor nutritivo, sendo usado apenas como condimento para os alimentos.
Segundo a vereadora Gilvaneide Sisnando (PR), o colorau foi adquirido em dezembro de 2013 pela secretaria de Educação do Município, custando R$ 5.100.  A compra foi feita após o encerramento do ano letivo para ser distribuída entre as 18 escolas e creches que compõem a rede municipal de ensino. Acompanhada dos vereadores Arclébio Dias (PSD) e Vicente Brilhante (PSD), a parlamentar garante já ter em mãos depoimentos de agricultores que venderam a mercadoria.
A compra –  feita por meio do sistema Compra Direta, programa do Governo Federal – deveria privilegiar a produção local para fortalecer a agricultura familiar. De acordo com os vereadores, os produtores admitiram ter incluído o colorau na nota mesmo sem a produção, a pedido da Secretaria de Educação. Além disso, Santana do Cariri não possui tradição no plantio de urucu, matéria prima na produção do colorau. A transação foi considerada ilegal e exorbitante pelos vereadores.
Os vereadores prometeram informar a situação ao Tribunal de Contas da União, ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal para que sejam tomadas as devidas providências. A secretária de Educação, Ana Maria Sisnando de Melo, foi afastada do cargo. Em resposta, o secretário adjunto de Educação de Santana do Cariri, Jeferson Feitosa, considerou as denúncias sem fundamento. Segundo disse, a mercadoria foi adquirida com orientação da nutricionista da Secretaria, Maria Luiza dos Santos.

Alho, batata e material de limpeza

Com o objetivo de verificar denúncias das supostas irregularidades, o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) iniciou nesta terça-feira (25) inspeção especial na cidade. Além da grande quantidade de colorau, o TCM também pretende verificar denúncias na aquisição de grandes lotes de produtos como batata inglesa, alho e ainda material de limpeza, além da locação de veículos, realizadas em 2013.
Equipes técnicas, que já se encontravam na região fazendo inspeção ordinária em algumas cidades, foram deslocadas para Santana do Cariri, com previsão de permanência até sexta-feira.
Em levantamento preliminar, o TCM constatou que, no ano passado, o Fundo Municipal de Educação da Prefeitura de Santana do Cariri adquiriu 1,087 tonelada de colorau, 1,699 tonelada de batata inglesa e 790,22 kg de alho para atendimento do programa de merenda escolar. Caso sejam constatadas irregularidades no curso da inspeção especial o TCM informou que fará a instauração imediata de processo de provocação para apurar responsabilidades.

Fonte: Tribuna do Ceará

Sobral: Tiroteio próximo ao North Shopping deixa vitima gravemente ferida na cabeça

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014


A violência está apavorando os Sobralenses! Mais bala na cidade de Sobral, mais uma tentativa de homicídio foi registrada na data de hoje (25), por volta das 12h25min. O fato aconteceu nas proximidades do SHOPPING SOBRAL. 
Informações iniciais dão conta que dois indivíduos efetuaram vários disparos contra uma pessoa que veio a cair ao solo com várias perfurações à bala na cabeça. 
A vítima foi socorrida por uma ambulância do SAMU para o hospital Santa Casa em estado gravíssimo. A Polícia Militar foi acionada e está realizando diligências no intuito de parender os bandidos. Em breve traremos mais notícias e fotos.

Fonte: Sobral 24 horas

Força Tática da PM de Varjota apreende 7 menores, 2 adultos e 7 celulares

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014


A Força Tática do Pelotão da Polícia Militar de Varjota, comandada pelo sargento B Sousa (Linha Dura) aprendeu, no período desta segunda (24/02/14) para terça (25), em diversos bairros da cidade, 7 adolescentes acusados de roubos e furtos e 7 celulares furtados. 
A FTA também deteve dois adultos. Um deles é Raimundo Nonato Damasceno Vieira, que já responde por assalto no regime semi-aberto (pernoita na cadeia). Ele negou ter participado, pois disse que não vai voltar a cometer crimes, porque já sabe o quanto a prisão é ruim. 
O outro Antonio Edmar Silva, que não é acusado de nenhum furto, por sinal seria trabalhador, mas teria vendido um dos dos celulares furtados. 
Ele assumiu que vendeu porque um dos menores pediu que ele vendesse na feira e como estava no preço, o mesmo não teria desconfiado. Todos os suspeitos e os objetos foram entregues pela PM à Polícia Civil, que os processou. 
Alguns dos objetos furtados já foram reconhecidos pelos seus legítimos donos, depois que as fotos desta matéria foram publicadas neste site. 
Se você reconhece algum deste aparelhos como sendo o seu, vá à Delegacia de Varjota, levando seus documentos pessoais e a nota fiscal. A equipe que realizou este trabalho foi os soldados Castro, Tiago e Dias. Também nesta terça, o sargento B Sousa reafirmou em Varjota que apesar de trabalhar em outros municípios, como já vinha trabalhando, o seu trabalho em Varjota continua.

Fonte: RobertoLiraNotícias