JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quarta-feira, 2 de abril de 2014

RAIO MATA 51 CABEÇAS DE GADO EM UMA FAZENDA NO TO; CARNE NÃO É APROVEITADA

Animais são mortos por raio em fazenda de Pedro Afonso (TO)
(Foto: João

Vaticano adia canonização do jesuíta espanhol José Anchieta

A canonização do beato José de Anchieta, o Padre Anchieta, inicialmente marcada para esta quarta-feira (2), foi adiada para uma data indefinida, segundo a Rádio Vaticano, veículo oficial da Santa Sé. A informação foi confirmada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, ao G1 nesta manhã.

Quadro pintado pelo artista Benedito Calixto em 1920 retrata o jesuíta José de Anchieta escrevendo o "Poema à Virgem" enquanto era refém de indígenas no litoral brasileiro (Foto: Divulgação/Museu de Anchieta)
Quadro pintado pelo artista Benedito Calixto em 1920
A conferência havia divulgado que o Papa Francisco assinaria um decreto esta quarta, em que proclamaria santo o jesuíta que viveu no Brasil no século 16. A Arquidiocese de São Paulo preparou uma série de atividades para celebrar o dia.

De acordo com o Vaticano, "há 99% de chances" de o decreto ser assinado por Francisco nesta quinta-feira (3), já que está marcado um encontro entre o pontífice e o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação das Causas dos Santos, responsável por todos os processos de beatificação e canonização existentes na Santa Sé.

Santo, mas sem milagres

Quando canonizado, Anchieta se tornará o terceiro santo a ter laços estreitos com o Brasil. A primeira foi Madre Paulina, santa desde 2002. Em seguida, Frei Galvão, brasileiro nascido em Guaratinguetá (SP), proclamado Santo Antônio de Sant'Ana Galvão em 2007.

Entretanto, diferentemente de Paulina e Galvão, Anchieta não teve dois supostos milagres que praticou reconhecidos pelo Vaticano. Relatos de mais de 400 anos apontam que eles aconteceram, mas o tempo longo passado desde então impossibilita sua comprovação, segundo historiadores.

A canonização de Anchieta se dará por seu trabalho missionário feito no Brasil, principalmente pela catequização dos índios no período de colonização, além da fundação de missões jesuítas em diversas províncias do país.

Fonte: G1
Caderno: NACIONAL

Homem de Tamboril, procura por filho desaparecido em Ipu


Um cidadão de nome Francisco Rodrigues de Sousa, conhecido como "Chico Neto" da localidade de Cruzetinha Tamboril (CE), Esteve ontem, (02/04) por volta dás 13h na Rádio Regional de Ipu, em busca de informações sobre um dos seus rebentos. Seu filho está desaparecido desde sexta-feira passada 29 de março.

Nome do jovem: Cícero de Jesus Rodrigues, 23 anos de idade, solteiro , natural de Tamboril Ceará. Estava há 3 anos no Rio de Janeiro. Sexta-feira passada (28/03) embarcou do Rio com destino a sua cidade natal, numa parada do ônibus no estado da Bahia, o jovem Cícero, teve um acesso de loucura, e atirava pedras nos carros e nos transeuntes. Foi então que a Polícia baiana, conseguiu detê-lo e o embarcou rumo ao Ceará. 

As informações recebidas pelo pai é que o jovem teria desembarcado na rodoviária de Ipu, no dia de hoje. Já rodou em uma moto por vários locais desta urbe e até agora não localizou o filho.

Cícero de Jesus Rodrigues
Fato curioso, intrigante, ocorrido com esse jovem, segundo o pai, seu filho nunca teve nem depressão e de repente surtar dessa maneira. Entretanto seu "Chico Neto" nos contou um fato importante sobre o Cícero, nos relatou que há 5 meses lá no Rio de Janeiro o filho sofreu uma capotagem de carro com o patrão, e teria batido muito a cabeça. Talvez o distúrbio psicológico que acometeu o seu filho tenha sido consequência dessas fortes pancadas na cabeça, é uma suposição, já que se trata de caso para especialista.
Fonte: Repórter Francisco Jos

A morte do Eudes não deve ser em vão' diz comerciante que liderou buscas


O repórter Ademir Gregório da FM Cidade, entrevistou nessa semana o comerciante Antônio Farias responsável por liderar um grupo de busca que acabou achando sem vida o Antonio Eudes de Carvalho Brito, 41 anos.


Farias ressalta que o motivo de mobilizar várias pessoas para fazerem buscas, foi a solidariedade humana e do mesmo fazer parte de seu ciclo de amizade, e o fato do mesmo já ter tido em sua família uma pessoa com problemas psíquicos no caso seu pai.

Farias falou que foi uma surpresa muito ingrata encontra-lo sem vida durante as buscas, e diz "Eu não fiz nada na verdade como seria bom ter encontrado ele com vida, seria bom ter tido a atitude de ter feito isso bem anteriormente" disse.

Farias também disse, "A morte do Eudes não deve ser em vão, por que ele talvez vai dar vida a outras pessoas, quando sumir alguém assim, a gente tenha mais atitude mais iniciativa... mais pelo lado da solidariedade" desabafa.

Ouça a entrevista completa


Fonte: Ademir Gregório

Chuvas aumentam nível de 52,7% dos açudes

terça-feira, 1 de abril de 2014


As precipitações registradas em 161 municípios do Ceará entre domingo, 30/3, e ontem, refletiram nos reservatórios de água pelo Estado. Segundo boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), houve recarga em 83 dos 144 açudes cearenses monitorados, número que representa 57,6% do total. Quando considerada a última semana, o incremento aconteceu em 101 açudes.
Os acréscimos, medidos em metros de lâmina d’água, são pequenos. Apenas em um açude, o Tijuquinha (Baturité), o volume cresceu mais de um metro (1,21m). Esse é o único açude monitorado sangrando no Estado.
Considerando a perda por evaporação e o que foi consumido em um dia, houve aporte de mais de 26 mil metros cúbicos de água, indica a Cogerh. O volume total dos reservatórios do Estado permanece estável (era 29,7% em 1º de março e 30,8% ontem). Segundo relatórios da companhia, duas das 12 bacias hidrográficas do Estado tiveram recargas significativas em uma comparação entre janeiro e ontem: o volume da bacia do Alto Jaguaribe passou de 45% para 48,7% e o da bacia do Salgado, de 21,6% para 31%. As duas estão na região Centro-Sul.
As chuvas ainda alimentam lençóis freáticos e equipamentos de armazenagem, como as cisternas. Conforme o coordenador estadual do programa Água Para Todos, Wanderley Guimarães, nas regiões Centro-Sul e do Cariri, sabe-se que as cisternas estão cheias. Apenas a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) instalou 74.687 mil cisternas de placa no Estado, desde 2007. Só em 2013, foram entregues 14.297 cisternas de polietileno.
Wanderley acredita que, caso as chuvas continuem com a intensidade registrada nos últimos dias, “todas as cisternas” serão cheias. Cada cisterna comporta 16 mil litros que, se utilizados apenas para consumo, podem abastecer uma família durante os meses de estiagem.

Fonte: O Povo

Marginais assaltam D-20 com passageiros que sacaram dinheiro em empréstimos em Ipu

Dois marginais em uma moto, armados com arma de fogo em punho, interceptaram na manhã desta segunda-feira (31/03), uma D-20 com pessoas que haviam ido sacar dinheiro em Agência Bancária no município de Ipu.

Abordo da D-20 estavam moradores das localidades Marruás do Paiva e Marruás dos Rosas.

O motorista Juscelino foi interceptado no trecho onde existe uma Caixa D'água, próximo à localidade de Marruás.

Os marginais param a moto em que eles estavam um pouco à frente e disparam dois tiros para o alto. Após o motorista parar o veículo, os marginais abriram a porta da D-20 e o retiram do carro. No veículo mais de 10 pessoas que foram assaltadas pelos marginais que fizeram o chamado rapa.

A maioria das vítimas havia sacado dinheiro em Agência Bancária do Município de Ipu, através de empréstimo feito na "Crediamigo", o que leva a Polícia Militar a suspeitar que os marginais já soubessem o que estas pessoas foram fazer em Ipu. Os valores levado pelos marginais não foram revelados.

Fonte: Netcina