JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Vídeo: Assaltante é linchado pela população no centro de Sobral



Gritos de socorro quebraram o silêncio na noite desta terça-feira (20), por volta das 21h40, na cidade de Sobral.
Moradores estavam sentados na calçada quando três garotas corriam desesperadas gritando por socorro, uma delas estava com um corte, provocado por um assaltante, segundo relatou um morador. 
Três acusados foram rapidamente identificados por populares que não se intimidaram em dá voz de prisão aos assaltantes, um deles conseguiu fugir mergulhando no rio Acaraú, mais os outros dois não tiveram a mesma sorte e levaram uma surra da comunidade, revoltada com a onda de assaltos naquela região da cidade. "Chama o RONDA pelo amor de Deus, vão me matar", esse pedido foi de um dos acusados. 
Além da equipe da viatura 1255, do Ronda do Quarteirão, o SAMU teve que atender a ocorrência pois um dos jovens estava bastante machucado. Ele foi socorrido e atendido na Santa Casa, em seguida foi levado a DRPC, onde foi reconhecido pelas vítimas e encaminhado ao núcleo de menores deste município, onde vão aguardar o posicionamento da justiça.
Fonte: Repórter Fotográfico Wellington Macedo

Acidente com ônibus deixa 3 feridos em São Gonçalo do Amarante


Uma colisão entre um ônibus e um caminhão deixou pelo menos três pessoas feridas no município de São Gonçalo do Amarante, na BR-222, no Km 74 por volta das 3h40 desta quarta-feira (21). As vitimas foram encaminhadas para o Instituto Dr. José Frota (IJF). 
O ônibus é da linha Teresina/Fortaleza, da empresa Guanabara. A suspeita é de que o motorista teria dormido no volante, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).A pista continua interditada no sentido Capital em razão da demora do reboque da Empresa Guanabara. A PRF também informa que a maioria dos passageiros utilizava cinto de segurança, o que não teria ocasionado nada mais grave.   

Acidente acontece 3 dias depois de tragédia em Canindé 

No último domingo (18), o capotamento de um ônibus da empresa Princesa dos Inhamuns, no km 303 da BR-020, altura de Canindé, matou 18 pessoas. O veículo viajava de Boa Viagem para Fortaleza.Segundo o motorista, que teve lesões leves, a causa do capotamento foi a tentativa de desviar de uma moto que entrou na frente do ônibus. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) avaliou que o tacógrafo do veículo marcava 90 km/h na hora do acidente, velocidade permitida no trecho da BR.

Fonte: Diário do Nordeste

Eunício Oliveira confirma apoio de Lula à sua candidatura; Ouça o áudio


"O presidente Lula disse com todas as palavras e com muita clareza que não tinha a menor condição de ficar em posição contrária a alguém que foi leal a ele como líder, alguém que serviu o Brasil ao lado dele como ministro, como senador, como amigo!" afirma Eunício. 
Na política a gratidão é vista em poucos, mas os poucos que são gratos ao trabalho e aliança, trazem consigo a esperança de uma representação política em conjunto em prol do povo
Ouça abaixo o áudio:

Fonte do áudio: Nordeste Notícias – TV Diário

Assembleia indicaria suplentes de senador saiu na coluna do jornalista Antonio Viana



• Desde a semana passada, eclodiu um importante movimento entre deputados estaduais de vários partidos, no que diz respeito à possibilidade de indicação pela Assembleia, do primeiro e segundo suplentes na chapa senatorial a ser composta pelos partidos coligados (cerca de 14 a 17), sob o comando do governador Cid Gomes. A lembrança surgiu em reuniões e conversas amistosas, na própria Assembleia, numa das quais estive presente (na cafezinho da Casa, com Irene, Socorro e Toinho) - e ali, estavam conversando sobre o tema, os deputados Sérgio Aguiar (Pros), Vanderley Pedrosa (PTB) e Tomaz Holanda (PPS). Há natural expectativa que o governador Cid Gomes (Pros), que acaba de dizer que a partir do dia 10 de junho (aí sim), vai considerar a legalidade para lançar candidatos (período das convenções partidárias, até 30/06), realmente aponte um nome do seu partido para o Governo do Estado e o PT, indique o candidato ao Senado (que já estaria pré-escolhido, o deputado José Guimarães). A vice-governadoria poderia também ficar com o Pros ou com outro partido coligado e as duas suplências serão escolhidas pela Assembleia, dentre outros, sendo ouvidas lideranças do PTB/PTdoB/Pros/PMN/PTC/PTN/PEN/PHS/PSD, dentre outros. Surgiu o nome do deputado Vanderley Pedrosa (PTB), que não mais disputará a reeleição, devendo ser substituído pelo filho Bruno, que vai encarar a deputação estadual. Vanderley (foto), afirmou aos nossos espaços jornalísticos (O Estado, Rádio Cidade AM 86-Política Especial e sistema www.avol.com.br) - “eu topo”, no que foi logo apoiado pelos colegas Tomaz Holanda e Sérgio Aguiar “é uma postulação legítima”, enfatizou.
1 - Coronel Francisco José Bezerra Rodrigues (Pros), consolidando sua pré-candidatura a deputado estadual, com três importantes adesões de lideranças em Fortaleza. Anotem para conferir. Tem chances de se eleger, me dizia o ex-secretário Aloísio Carvalho, que vai ajudá-lo a chegar à Assembleia. 2 - Agora é oficial: a deputada Inês Arruda (PMDB), começa a fazer reuniões, especificamente, para anunciar aos correligionários, cabos eleitorais e familiares, que a filha Lívia (e que já foi deputada estadual), deverá voltar ao legislativa. Ela será candidata no lugar da mãe.

Desunião é o maior escândalo que a Igreja pode dar,diz Papa


Francisco apontou as fofocas, as meias verdades, que se tornam mentiras, e  a  ladainha de murmurações, como tentações a serem vencidas
Liliane Borges
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
Desunião é o maior escândalo que a Igreja pode dar, diz PapaO Papa Francisco realizou, nesta segunda-feira, 19, a abertura da 66ªAssembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI). Os bispos foram recebidos na Sala do Sínodo,  no Vaticano.
O Pontífice foi saudado, com um breve discurso, pelo presidente da CEI,  Cardeal Angelo Bagnasco, que apresentou as modificações do Estatuto da Conferência.
No discurso, Francisco apontou a importância da unidade em toda a Igreja, e destacou que a falta de comunhão é o maior escândalo que a Igreja pode dar. “É a heresia que deturpa o rosto do Senhor e dilacera a Igreja”, afirmou o Papa.
Francisco destacou a necessidade de fugir da tentação que desfigura a Igreja, como a gestão personalista do tempo, que  procura o próprio bem deixando em desvantagem a comunidade. O Papa apontou também as fofocas, as meias verdades que se tornam mentiras e  a  ladainha de murmurações, como tentações a serem vencidas.
Desunião é o maior escândalo que a Igreja pode dar, diz PapaO Pontífice falou aos bispos sobre a proximidade e a abertura que a Conferência deve ter com os sacerdotes, como um grande serviço de unidade. “Os nossos sacerdotes , vocês sabem bem, são provados pelas exigências do ministério, e por vezes ficam desencorajados com os resultados dos trabalhos. Devemos ensiná-los a não somar resultados”, disse.
Francisco afirmou que os desafios de hoje são inúmeros e a crise não está somente no âmbito econômico, mas também é espiritual e cultural. Como solução, apontou um “novo humanismo” para defender a vida de sua  concepção ao seu fim natural, bem como a família.
Neste sentido, o Pontífice pediu aos bispos que não se esqueçam da crise do trabalho, que fez crescer o desemprego. O Papa pediu ainda, especial atenção aos  imigrantes que desembarcam na Itália à procura de melhores condições de vida.
Ao encerrar o encontro, Francisco pediu aos bispos que rezassem por ele, e principalmente por sua viagem à Terra Santa, visita que marcará os 50 anos do encontro de Paulo VI  com o Patriarca Atenágoras.
Por fim, o Santo Padre fez uma apelo aos bispos para que como pastores,  tenham um estilo de vida simples, desapegado, pobre e misericordioso. Pediu ainda, que o projeto de vida deles seja “inclinar-se, com compaixão, sobre os que estão feridos”.fonte canção nova

Zezinho Albuquerque agradece a todos que torcem pelo seu nome no PROS

21 de maio de 2014
Zezinho Albuquerque agradece a todos que torcem pelo seu nome no PROS

As conversas entre os partidos já começam por toda esta semana. Segundo José Albuquerque o governador Cid Gomes está a frente deste processo.


Presidente da Assembleia José Albuquerque
Em entrevista a comentarista Fátima Catunda, do programa Antônio Viana, Política Especial, da Rádio Cidade AM 860, o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque, agradeceu a todos aqueles que torcem pelo seu nome dentro do PROS, na luta para se tornar candidato ao governo do Estado do Ceará. 
No entanto, José Albuquerque ressaltou que isso ainda depende de uma série de entendimentos dentro e fora do seu partido e que o mais importante é a discussão de um projeto político e administrativo para dar continuidade desse grande trabalho que governador Cid tem realizado no Ceará.
As conversas entre os partidos já começam por toda esta semana. Segundo José Albuquerque o governador Cid Gomes está a frente deste processo.
Por: Carlos Viana com reportagem de Fátima Catunda
Ouça aqui a entrevista com José Albuquerque:

VmP

Vm

Vm

Prefeito Roberto Cláudio fala sobre mobilidade e Copa do Mundo em Fortaleza

21 de maio de 2014 às 05h10m

Roberto Cláudio Ressaltou que a Copa é um detalhe, a cidade tem que está preparada para tender bem ao fortalezense e assim estando, também cumprirá seu papel para com o turista que venha nos visitar.

Prefeito Roberto Cláudio 
O prefeito Roberto Cláudio falou ao programa Antônio Viana sobre a situação da mobilidade urbana em Fortaleza e sobre os preparativos finais para Fortaleza receber a Copa do Mundo.
Segundo Roberto Cláudio o trânsito é um problema de toda grande cidade do Brasil e ele recebeu Fortaleza sem obras de mobilidade, sem um plano de trânsito, sem planejamento definido para o trânsito da cidade e isso foi priorizado é tanto, diz o prefeito, que hoje temos várias obras de mobilidade sendo executadas na cidade de Fortaleza, como alargamento de vias túneis e viadutos e também começamos a desenvolver o plano de engenharia de trânsito, como no caso do binário da Dom Luís e Santos Dumont e vamos realizar operações para fiscalizar a questão dos estacionamentos no Montese e Osório de Paiva e no centro de Messejana e vamos também começar um projeto piloto de estacionamento do centro de Fortaleza e vamos começar uma experiência nova de bicicletas compartilhadas aqui em Fortaleza.
Temos uma realidade dura com a entrada mensal de cerca de seis mil novos veículos aqui em Fortaleza e vamos buscar melhorar isso tudo.
Roberto Cláudio Ressaltou que a Copa é um detalhe, a cidade tem que está preparada para tender bem ao fortalezense e assim estando, também cumprirá seu papel para com o turista que venha nos visitar.
O prefeito ainda pediu paciência ao fortalezense pelos transtornos que as obras causam mas, ressaltou que depois de prontas isso tudo se transforma em benefícios para toda a população.
Por: Carlos Viana com reportagem de Fátima Catunda
Ouça a entrevista com o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio aqui:

VmP

Eunício e Guimarães: PRE pede suspensão de eventos do PMDB e PT por propaganda antecipada

20 de maio de 2014 às 16h26m

Para a Procuradoria Regional Eleitoral, eventos organizados pelas legendas no Ceará estão sendo usados como atos de pré-campanha e não para discutir questões partidárias.

A Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará (PRE/CE) ingressou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com representações por propaganda antecipada contra o senador Eunício Oliveira (PMDB), o deputado federal José Nobre Guimarães (PT) e seus respectivos partidos políticos. De acordo com a PRE, eventos organizados pelas duas siglas no Estado estão sendo utilizados como atividades de pré-campanha, com intuito de promover os parlamentares.
Desde abril, o PMDB vem promovendo os Encontros Regionais, com intuito, segundo o procurador eleitoral auxiliar Oscar Costa Filho, de viabilizar a candidatura de Eunício à chefia do executivo estadual. "Nestes ambientes, constatou-se a prática inconteste de propaganda antecipada de diversos candidatos a cargos proporcionais integrantes do PMDB", afirma o procurador. Houve ainda, segundo as provas constantes na representação, utilização de espaços públicos e de funcionários públicos na organização de edições do evento.
Já as principais lideranças estaduais do PT estão promovendo eventos regionais denominados "Caravanas do PT" no intuito de realizar propaganda antecipada a fim de promover a candidatura do deputado federal José Nobre Guimarães ao Senado Federal. Assim como no caso do PMDB, a procuradoria também coletou gravações de membros do partido defendendo o parlamentar na condição de candidato.
Nas representações, o procurador eleitoral auxiliar pede a suspensão dos eventos e a aplicação de multa diária de R$ 100 mil, em caso de descumprimento, além da multa de até R$ 25 mil pela propaganda antecipada já praticada . "Nós estamos tentando imprimir um caráter pedagógico e preventivo na fiscalização do processo eleitoral", disse o procurador.
Fique por dentro
Entende-se por propaganda eleitoral toda e qualquer conduta cujo objetivo seja sugestionar ou convencer o eleitor para que, na ocasião de tomar a decisão de escolher o candidato em quem votar nas futuras eleições, possa contar com elementos que lhe possibilite uma opção com maior segurança. Partindo dessa premissa, a Lei Eleitoral estabelece regramentos para garantir que o Princípio da Igualdade entre os concorrentes aos cargos eletivos em disputa não venha a ser malferido, vedando, por conseguinte e terminantemente, a antecipação da propaganda, assim como quaisquer outras condutas nocivas que possam macular a regularidade e licitude do pleito como, por exemplo, o abuso do poder econômico e do poder político ou de autoridade.

Assessoria e Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará

DER abre seleção para 20 vagas; remuneração varia de R$ 2,2 mil a R$ 6,4 mil

O Departamento Estadual de Rodovias (DER) abre Seleção Pública de caráter temporário para o preenchimento de 20 vagas de nível médio e superior. Duas oportunidades serão disponibilizadas para pessoas com deficiência.

As inscrições, terão início no dia 21 de maio e seguem até 01 de junho, serão realizadas somente pela internet através do site, onde constará o Edital, a Ficha de Inscrição e todos os procedimentos necessários à sua efetivação. A taxa será de R$ 57 para nível médio e R$ 100 para nível superior. Todas as informações referentes aos locais e horários de aplicação estarão disponíveis no site citado acima.

As vagas disponíveis para nível médio são Técnico em Estradas (2) e Cadista (5) e para superior Engenheiro Civil Pleno I (2), Engenheiro Civil Pleno II (6), Engenheiro Agrônomo Pleno II (1), Engenheiro Mecânico Pleno II (1), Cartógrafo/Geógrafo (1) e Advogado Pleno II (2). O regime de trabalho é de 40 horas semanais e a remuneração varia de R$ 2.288,43 a R$ 6.441,00. As admissões serão realizadas no período de até 1 ano, podendo ser prorrogada, a critério da administração pública, por igual período.

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) é a responsável pela execução da Seleção. As informações pertinentes a esta Seleção estão disponíveis no site da Funcap e do DER. Para maiores informações, ligar para (85) 3101-2170 ou (85) 3275-7862.

Tribuna do Ceará
Caderno: NACIONAL

Colisão frontal de veículos na CE-187 no distrito de Várzea do Giló em Ipu


Um carro de marca Siena placa de Fortaleza/CE dirigido pelo Dr. Antero bateu fortemente na lateral de um Caminhão que vinha no sentido contrário. 

Segundo informações do próprio médico, o caminhão fechou seu carro em um curva muito perigosa no Distrito de Várzea do Giló. 


O médico foi socorrido ao Hospital Municipal com algumas escoriações no braço, ele passa bem, no acidente apenas danos materiais. 



Fonte: Aconteceu Ipu

Em Ipu (CE) Força Tática da Polícia Militar realiza operação Blitz Barreira


Sob o comando do Subtenente M. Neto policias militares realizaram blitz barreira nas principais entradas da cidade de Ipu (CE). Segundo o subtenente as blitz é uma operação integrada das Forças Táticas de Tianguá e Camocim, com um efetivo de 08 Policiais Militares. 

O objetivo é de coibir ações delituosas e crimes contra a vida e também contra o Patrimônio. "É uma diretriz oriunda do Comando do Policiamento do Interior que tem como Comandante o Coronel Edvar. A Operação Integração permanecerá na cidade do Ipu por tempo indeterminado e desde já o alertamos aos cidadãos Ipuense que não é intenção da PM interferir no direito de ir e vir das pessoas e sim prestar total segurança para essa pratica." destaca o Subtenente M. Neto.

Durante as abordagem eram realizadas buscas de armas e exigidos documentos dos veículos.

Caderno: CIDADE
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias