JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

segunda-feira, 9 de junho de 2014

IPUEIRAS: Moto é encontrada abandonada e ninguém sabe quem é o dono


08 de junho de 2014

No último sábado (7), por volta das 16h a Policia Militar de Ipueiras recebeu uma informação anônima através do 190, de que uma moto Biz se encontrava nas proximidades da Ponte do Idálio, entre a próximo ao Alto da Estação.

O veículo já estava no local desde as 9h, ou seja, aproximadamente 7 horas que a mesma se encontrava encostada na ciclovia e ninguém por perto. 

Os Policiais Militares CB Luzier e CB Robério, de imediato atenderam a ocorrência e encontraram o veículo no local, uma moto Biz, cor azul, placa HWA-6460. 

A moto foi recolhida para a delegacia onde se encontra até o presente momento aguardando a presença do seu proprietário.




Fonte: Netcina
Fotos: Edilson Sales

VIOLÊNCIA: 11 assassinatos são registrados no Ceará nas últimas 24h



09 de junho de 2014

7 ocorrências são do Interior. Em Sobral, homem foi morto a pauladas.



Foram registrados 7 assassinatos no Interior do Estado, segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI). A maioria dos homicídios foi cometido com armas de fogo.
 
Um homem, identificado como José Aldemir Sousa de Araújo, 36 anos, foi morto a pauladas às 18h10 do último domingo (8) no município de Sobral. O acusado do crime é o entregador de gás Francisco Evanildo Vitalino Carneiro, 26 anos, e ele já se encontra preso. 
 
As demais cidades que registraram ocorrências são RussasJuazeiro do NorteMinerolândia, e Guaraciaba do Norte. No município de Morada Nova, ocorreram dois assassinatos, segundo o CPI. 
 
4 homicídios registrados na Capital
 
Os bairros Barroso, Paes de Andrade, Siqueira e Jardim Jatobá, localizados em Fortaleza, registraram um homicídio cada, segundo informações do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Todos os crimes foram cometidos com armas de fogo. 

Fonte: Diário do Nordeste

É POSSÍVEL VENCER? Fora de controle, Crack já está presente em 75,5% do Estado



 09 de junho de 2014

Pelo menos, 33 cidades têm problemas graves causados pela droga. Assistência falha e fácil acesso auxiliam difusão

Image-0-Artigo-1631526-1
Dos municípios com nível grave de problemas com a circulação do crack, 24 alegaram possuir programas de combate à droga
Cravando raízes na miséria das periferias, invisível aos olhos do Poder Público, o crack foi, aos poucos, marcando seu território no Brasil. Em cerca de 20 anos, período transcorrido após a primeira apreensão da droga no País, em 1990, a substância - de efeito intenso, preço baixo e fácil acesso - foi angariando usuários em todas as classes sociais, idades e sexos. Transformou-se no narcótico mais consumido e vendido nos Estados, circulando desde os conturbados centros urbanos até as regiões mais remotas.
Sua forte capacidade de disseminação sem combate e prevenção fez com que a droga, derivada da cocaína porém cinco vezes mais potente, chegasse a quase todas as cidades brasileiras. A informação é da Confederação Nacional de Municípios (CMN), que mantém o Observatório do Crack, mapeamento da substância em toda a superfície do País. No Ceará, a pesquisa investigou a situação do consumo em 154 dos 184 municípios e constatou a circulação do entorpecente em 139 deles. Cerca de 75,5% do Estado tem a presença do crack.
O nível de problemas relacionados à presença da droga nas localidades foi classificado em grave, médio ou baixo. Segundo a pesquisa, 33 municípios apresentam sérios distúrbios causados por conta da propagação do tóxico. Dentre eles, lugares cuja população não chega a 5 mil habitantes, como, por exemplo, Guaramiranga, a cerca de 110 km da Capital. Outras 73 cidades estão entre os pontos com danos em escala média, entre elas Fortaleza, e as restantes, em grau baixo.
Na lista dos locais mais prejudicados pelo crack está a cidade de Russas, na região do Jaguaribe. Lá, a substância chegou há, pelo menos, uma década, época em que o hoje desempregado M.F, de 41 anos, teve seu primeiro contato. Até então, a droga ainda não era muito popular na cidade. Apenas os usuários mais antigos já haviam experimentado. De efeito rápido e proporcionando uma forte sensação de prazer, não demorou muito para que a "pedra", como é conhecida, começasse a fazer dependentes. Ele, inclusive.
Atualmente em tratamento, M.F. Diz que agora consegue ver a degradação causada pelo crack no município. Devido à grande procura, ele conta que o tráfico na região se intensificou e, em paralelo, a criminalidade atingiu índices nunca antes vistos. "O cenário, hoje, é horrível. A droga está destruindo tudo, acabando com as famílias. Tem pessoas de todas as idades, sexos e classes sociais viciadas e, a cada semana, pelo menos duas morrem por causa do tráfico", relata.
Acesso fácil
Para Luiz Favaron, assistente social e secretário do Centro de Recuperação Mão Amiga (Crema), comunidade terapêutica que atua no município de Maracanaú, outra localidade onde o crack já atingiu nível grave de problemas, a própria droga tem características que favorecem sua propagação. Fatores como o baixo custo, a facilidade de compra e o forte efeito contribuíram para atrair novos usuários e, assim, possibilitaram o maior alcance da substância.
Em cinco anos de funcionamento, a instituição já atendeu cerca de 550 pessoas, tanto de Fortaleza como de municípios menores. Hoje, 35 dependentes estão em tratamento e, por conta da alta demanda, constantemente há lista de espera. "A maioria começa a usar drogas muito cedo, impulsionados pela curiosidade e por antecedentes familiares Juntos às questões sociais, como por exemplo a desigualdade na distribuição de renda, isso fez aumentar a violência, o número de pessoas em situação de rua e outros problemas", diz Favaron.
Segundo Rossana Brasil, presidente da Comissão de Política Pública sobre Drogas da Ordem dos Advogados do Brasil Ceará (OAB-CE) e coordenadora de Políticas Públicas sobre Drogas do município de São Gonçalo do Amarante, o crack está saindo da Capital para os municípios do Interior, entrando nos pequenos distritos e invadindo até mesmo as lavouras, onde, conforme ela, a presença da substância é cada vez maior. Na ausência de ações públicas preventivas e repreensivas, e de uma rede de assistência eficiente, a droga encontra brechas para fincar raízes e se espalhar, angariando um número crescente de usuários.
Assistência precária
De acordo com o levantamento, dos 33 municípios com nível grave de problemas relacionados à circulação do crack, 24 alegaram possuir programas de combate à droga. Já outros sete não confirmam a existência de um projeto de ações e uma cidade, Apuiarés, localizada na região Norte do Estado, não possui qualquer conjunto de estratégias definidas para lutar contra a disseminação da substância.
Em relação à atuação de Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), pouco mais da metade dessas localidades - 17, no total - contam com o equipamento. "O crack está virando uma espécie de epidemia e não há políticas públicas nem projetos para impedir. São poucos os municípios que têm real comprometimento com a causa. Mesmo com os programas, os prefeitos e gestores ainda não estão compactuados para resolver o problema da drogadição", critica Rossana Brasil.
Luiz Favaron ressalta, ainda, a insuficiência do trabalho realizado por meio dos Caps e das comunidades terapêuticas no Ceará. "O tratamento no Caps é deficitário tanto em termos de quantidade como de qualidade. Já trabalhei nos centros de atenção e sei da dificuldade de recursos materiais, de viaturas, de funcionários.
Além disso, os convênios com as comunidades não conseguem absorver a demanda e grande parte dos municípios, por não ter conselho municipal sobre drogas, não pode receber recursos federais", afirma.
Prevenção é desafio
Socorro França, titular da Assessoria Especial de Políticas Públicas Sobre Drogas, do Governo do Estado, afirma que, para combatera dependência química e a disseminação do crack e outras substâncias pelo Ceará, é imprescindível um conjunto de ações integradas, com foco na prevenção. No entanto, ela reconhece que a estrutura de apoio existente, hoje, nos municípios não é ideal. "Trabalhar com dependência é complexo. Temos toda uma cadeia formada para o atendimento, mas ela ainda não está do jeito que gostaríamos. Temos que manter massivamente programas de proteção e estamos cobrando isso dos prefeitos em termos de compromisso", diz.
Verbas
Socorro reitera que o Estado está trabalhando na capacitação de 16 mil agentes de saúde e auxiliares de enfermagem para lidarem com os usuários e realizarem atividades preventivas. A assessoria também planeja a construção de um Centro de Desintoxicação e a abertura de cerca de 80 leitos de internação em Fortaleza.
Nesta semana, o Ministério da Saúde liberou R$ 2 milhões em recursos para fortalecer a rede de atenção psicossocial nos municípios de Pacoti, Mulungu, Itapiúna, Baturité, Horizonte e Granja. A verba deve ser utilizada em Caps, leitos clínicos e outros equipamentos.
Vanessa Madeira
Repórter

VIOLÊNCIA: 11 assassinatos são registrados no Ceará nas últimas 24h

09 de junho de 2014

7 ocorrências são do Interior. Em Sobral, homem foi morto a pauladas.



Foram registrados 7 assassinatos no Interior do Estado, segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI). A maioria dos homicídios foi cometido com armas de fogo.
 
Um homem, identificado como José Aldemir Sousa de Araújo, 36 anos, foi morto a pauladas às 18h10 do último domingo (8) no município de Sobral. O acusado do crime é o entregador de gás Francisco Evanildo Vitalino Carneiro, 26 anos, e ele já se encontra preso. 
 
As demais cidades que registraram ocorrências são RussasJuazeiro do NorteMinerolândia, e Guaraciaba do Norte. No município de Morada Nova, ocorreram dois assassinatos, segundo o CPI. 
 
4 homicídios registrados na Capital
 
Os bairros Barroso, Paes de Andrade, Siqueira e Jardim Jatobá, localizados em Fortaleza, registraram um homicídio cada, segundo informações do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Todos os crimes foram cometidos com armas de fogo. 

Fonte: Diário do Nordeste

Vídeo: Rádio Iracema, em Ipu, é incendiada na madrugada desta sexta (6)


A Rádio Iracema no município Ipu, localizada a 257 Km de Fortaleza, foi incendiada na madrugada desta sexta-feira (6). Segundo o proprietário da rádio, o radialista e empresário João Bosco Farias, o incêndio destruiu três transmissores, sendo dois digitais e um analógico.

O prejuízo, conforme Bosco Farias, gira algo em torno de R$ 500 mil. "Foi um prejuízo enorme. Acredito que passe dos R$ 500 mil. Um ato de terrorismo contra a liberdade de expressão. Fazemos vários programas atendendo a população. É um pena", lamentou João Bosco Farias.

João Bosco Farias acrescentou que além dos transmissores, outros locais dentro da Rádio Iracema foram atingidos e uma garrafa com gasolina foi encontrada por uma equipe da polícia.

"Tudo ficou destruído, queimaram tudo, até paredes caíram por conta do forte calor provocado pelas chamas. Policiais encontraram uma garrafa com gasolina.", disse.

Bosco Farias disse que Polícia Militar já está no local investigando o caso e falou que a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) também trabalha para apurar quem foram os responsáveis pelo crime555555555

Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as

Assalto a Feira de Ipu: Diretoria envia nota de agradecimento ao trabalho da Polícia


O tesoureiro do Grêmio Recreativo Ipuense, membro da diretoria que administra a feira livre, conhecida como "Shopping Chão" Cristiano Robinson, relata a imprensa como foi o assalto ocorrido na última quinta-feira (05/06). Os suspeito foram presos e parte do dinheiro recuperado.

Ao sair das dependências do clube, quando ao se aproximar de seu carro, estacionado nas imediações do Grêmio, foi abordado por dois elementos, armados de revólver, que anunciaram o assalto. De acordo com as informações da vítima, foram levados seu notebook e a quantia em dinheiro e cheques, no valor estimado de R$ 6 mil.

No dia seguinte, sexta-feira (06), as Polícias Civil e Militar de Ipu, caíram em campo e através de um telefone celular, que os meliantes deixaram cair no momento do assalto, a equipe da Polícia Militar que estava sob o comando do Subtenente M. Neto colocou as garras nos bandidos, em São Benedito. Com a queda do celular, foi fácil a casa cair para os assaltantes do dinheiro da feira. Já que armazenados no aparelho estavam vária fotos, contatos, foi só uma questão de tempo e destreza da polícia.

Em Nota a diretoria do Grêmio em nome de seu presidente Eriberto agradeceu o trabalho das Polícias Civil e Militar. Especial a Delegada de Polícia Civil a Dra. Ana Paula que foi responsável em investigar e conseguir descobrir depois de ter tido acesso ao aparelho celular o elemento que articulou e praticou o assalto.

Ouça a entrevista concedida pelo repórter Francisco José.444444



Áudio: Blog Repórter Francisco José
Caderno: CIDADE IPU POLICI

MAIS UM ACIDENTE ENVOLVENDO ONIBUS DA PRINCESA EM CRATEUS


DOMINGO POR VOLTA DAS 15:10 NA ce 187-ESTRADA CRATEUS/NOVO ORIENTE,MAS PRECISAMENTE NA LOCALIDADE DE BOM LUGAR,HOUVE UMA COLISAO ENTRE O ONIBUS DA PRINCESA,DE NUMERO 0203 E PLACAS OIH 0428,CONDIZIDO POR;FRANCISCO GLEISON RODRIGUES-RESIDENTE EM FORTALEZA E O CARRO FIAT UNO MILLE DE COR PRATA E PLACAS NQP 5734.CONDUZIDO POR ANTONIO CICERO GERMANO DE SOUSA .TINHA COMO PASSAGEIRAS AS IRMAS;FRANCISCA GESSICA RODRIGUES DO NASCIMENTO-24 ANOS,RESIDENTES A RUA EMILIO FALCAO-88 PLANALTO.
DE ACORDO COM O MOTORISTA DA EMPRESA O CONDUTOR DO FIAT TERIA ULTRAPASSADO O ONIBUS E LOGO TOMOU A FRENTE DO MESMO.AS VITIMAS SOFRERAM VARIAS LESOES SENDO O CONDUTOR COM APENAS ESCORIAÇOES,A IRMA MAIS VELHA SOFREU ESCORIAÇOES E POSSIVEL FRATURA NO BRAÇO DIREITO E A OUTRA SOFREU ESCORIAÇOES E UMA FORTE PANCADA NA CABEÇA.
O MOTORISTA DO ONIBUS FOI OUVIDO NA DELEGACIA E INFORMOU QUE NAO SE FERIU NINGUEM DO ONIBUS.fonte Radilista Tony Sales rádio poti

ASSALTO A ÔNIBUS DA ITAPEMIRM NO CEARÁ

domingo, 8 de junho de 2014



Um ônibus da empresa Itapemirim foi assaltado no último sábado (7) na CE-187, a 25 km domunicípio de Tauá. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), dois homens armados entraram no coletivo e levaram os pertences e dinheiro dos passageiros, cerca de R$ 2 mil. A ação ocorreu por volta das 16h, quando os dois suspeitos subiram no ônibus. Segundo o CPI, eles estavam encapuzados e, por isso, ainda não foram identificados. 

Três homicídios nas últimas 24 horas

O CPI registrou três homicídios nas últimas 24 horas no Ceará. Conforme a Polícia, os crimes ocorreram em Quixadá, Itatira e Juazeiro do Norte. Em Quixadá, distante 167 km de Fortaleza, um ex-presidiário foi assassinado com quatro tiros na cabeça. Já em Juazeiro do Norte, distante 491 km da Capital, um homem de 20 anos foi assassinado às 23h55 do último sábado. A vítima levou 6 tiros. Na cidade de Itatira, distante 176 km da Capital, um homem foi encontrado morto, com perfurações, em um distrito do município. Conforme o CPI, a perícia ainda não informou a causa da morte.

O INCENDIÁRIO RADIALISTA DO PREFEITO DE IPU QUE INSTIGA A VIOLÊNCIA E AGRESSÕES POLÍTICAS



A violência política em Ipu foi semeada nos últimos dias pelo radialista Rogério Palhano através de um dos programas oficias da Prefeitura de Ipu. Já conhecido por fazer um programa com insultos, piadas e com músicas que instigam a violência, o radialista desde a última sexta (20) passou a fazer duras ameaças e provocações ao sindicalista Marcio Cruz e a guardas municipais envolvidos em manifestações. De tabela, o comunicador da FM Cidade que é de propriedade de Nonato Martins, buscava intimidar os movimentos de oposição numa nítida arregimentação dos brios dos correligionários políticos do Prefeito de Ipu.

Curiosamente depois dos agressivos programas feitos por Palhano o Ipu passou a conviver com uma onda de atos violentos e de agressões políticas como se viu na última sessão da Câmara aos vereadores de oposição, da baderna feita por membros da prefeitura contra manifestantes na última sexta e do incêndio criminoso que tivemos nos transmissores da Rádio Iracema de Ipu os quais deixaram um rastro de 500 mil reais de prejuízo. Mas não podemos esquecer do incêndio de um carro de um guarda municipal envolvido em manifestações e de um bomba que foi soltada na casa da Vereadora Efigênia Mororó.

É inegável que a postura agressiva e inflamatória do tipo “vocês mexeram num fio descascado” e “vocês mexeram com uma massa humana”, vindas de um comunicador que representa a voz do Prefeito de Ipu, dá mais confiança aos seus correligionários mais exaltados a promoverem aquilo que os homens de bem de Ipu há muito desabonam nos políticos dessa Terra.
Todo mundo no Ipu sabe, que a violência política vive em função da postura e complacência dos Prefeitos que estão no poder.

Fonte:Blog do KT 

MORRE EX-PREFEITO DE PIRES FEREIRA


As cidades de Ipu e Pires Ferreira e a Família Mororó estão de luto com a triste notícia do falecimento do senhor Enoque Mororó. Homem do campo que criou seus filhos com bastante dificuldades, mas através de muito trabalho conseguiu vencer na vida e chegou a ser prefeito do município de Pires Ferreira.

Sr. Enoque Mororó e Dona Umbelina, durante comemoração de Bodas de Ouro

Entre os filhos do Sr. Enoque Mororó estão a Vereadora de Ipu, Efigênia Mororó, e Joila Mororó que é esposa de Lanucce Martins, atual vice prefeito de Pires Ferreira. Em 22 de Maio de 1987, através da Lei Estadual de nº 11.325, o distrito de Pires Ferreira que pertencia ao município de Ipu emancipou-se e tornara-se definitivamente um município. Seu primeiro prefeito foi o Sr. Antônio Meton Passos Júnior, sucedido pelo Sr. Enoque Mororó, logo após pelo Sr. Francisco das Chagas Torres Júnior (Torrim), que foi reeleito em 2000. Ficam os nossos votos de paz e sentimentos aos familiares. Que Deus conforte os corações de todos. 

Família reunida na comemoração das Bodas de Ouro
- See more at: http://www.netcina.com.br/2014/06/faleceu-o-ex-prefeito-de-pires-ferreira.html#sthash.mGhLrCPX.dpuf

DUAS PESSOAS MORREM TENTANDO TIRAR UM CELULAR DA MERDA

omingo, 8 de junho de 2014




Na China, duas pessoas morreram quando tentavam resgatar um aparelho celular que havia caído numa fossa a céu aberto. Segundo informações do site chinês Sohu, uma mulher fazia as necessidades no fosso sanitário, quando deixou o aparelho cair. Tentando recuperar o celular, o marido da mulher entrou na fossa, mas não conseguiu respirar por causa do mau cheiro e logo desmaiou. Em seguida, a mãe do homem entrou para tentar ajudá-lo e também desmaiou. Desesperada, a própria mulher se jogou no buraco e teve o mesmo destino. Dois vizinhos também entraram no buraco e desmaiaram, assim como o padrasto da proprietária do celular. Para não ter o mesmo destino, um vizinho entrou no buraco preso a uma corda e, com a ajuda de outras pessoas, conseguiu resgatar as seis pessoas do buraco. Apesar de terem ficado menos de cinco minutos dentro da fossa, o marido e a sogra da proprietária morreram no hospital. Além disso, um vizinho, um padrasto e a própria mulher ficaram feridos. O aparelho celular da mulher vale cerca de R$ 740, em valores convertidos.