JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quinta-feira, 12 de junho de 2014

CASAS DE PROSTITUIÇÃO: Garotas tinham que fazer até 12 horas de programas

11 de junho de 2014

Image-0-Artigo-1633290-1
Para o promotor Marcos Willian Leite de Oliveira não há dúvidas da exploração sexual. Hoje, haverá os últimos depoimentos de envolvidos
FOTO: LUCAS MOURA
Não bastasse terem que dar uma comissão dos programas sexuais para a casa, tinham que se submeter a cargas horárias determinadas pelos proprietários. Precisavam estar à disposição em horários os mais diferenciados, de acordo com a disponibilidade dos clientes, entre os quais empresários e políticos. Essa é apenas uma das nuances envolvendo a exploração sexual de mulheres em oito casas de prostituição de Fortaleza, conforme investigações do Ministério Público.
Garotas de programa ouvidas na investigação admitiram exercer a atividade em todos os prostíbulos investigados. Embora os donos e gerentes de estabelecimentos presos, ouvidos desde segunda-feira, neguem tal atividade alegando em seus depoimentos à Polícia que ali funcionariam apenas bares e 'potenciais encontros'.
Carga de até 12 horas diárias de trabalho causava desistência e migração para outros prostíbulos, que oferecessem melhores condições de trabalho. "Encontramos a resistência de algumas em admitir que dividiam o dinheiro porque não querem os proprietários presos e o próprio trabalho prejudicado, mas a maioria falou abertamente, inclusive, que precisavam pagar mesmo se o programa sexual fosse realizado fora, mas que tenha partido do intermédio da casa", explicou o promotor Marcos Willian Leite de Oliveira, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O pagamento médio mensal de cada prostituta aos estabelecimentos era de R$ 300, segundo a investigação.
Depoimentos
Hoje serão colhidos os últimos dois depoimentos dentre os nove presos por suspeita de envolvimento em exploração sexual em oito prostíbulos da Capital. Serão ouvidas Francisca Herbênia Silveira Rodrigues, proprietária de um prostíbulo situado no Centro da Capital, e Vilaneuma Dantas de Moura, de estabelecimento no bairro Aldeota.
No dia 4 de junho foi deflagrada uma operação que gerou nove prisões, além de apreensões em oito estabelecimentos de prostituição em Fortaleza. A ação foi executada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Polícia Civil e Coordenadoria de Inteligência (Coin). Entre os detidos está Eline Marques, ex-coordenadora do Escritório de Combate ao Tráfico de Seres Humanos (ETSH).
Fonte: Diário do Nordeste

Policia identificou um dos elementos que aplicaram o golpe do baludo em Crateus


Policiais civis ja identificaram um dos envolvidos com o golpe do baludo ocorrido na terca feira por volta das 11:10 na Rua Cel Zeze-Centro,onde a vitima foi a senhora Antonia Alves de Sousa-57anos,viuva,aposentada,Residente em Buriti dos Bras-Ipaporanga,de quem subtrairam a quantia de 4 mil reais,cartoes,documentos pessoais e um celular.Eram 3 elementos e um deles foi identificado.Trata se de: Francisco Valdeny Acioly guedes-natural do Jaguaribe,Residente no Bzirro Aerolandia-Fortaleza.O elemento estz foragido e ja possui uma extensa ficha criminal,sendo:
Assalto em Cascavel,Estelionato em Iguatu,Vadiagem em Aracati,Estelionato no sexto DP e furto no quinto DP.
O elemento foi reconhecido pela vitima atraves das fotos.Os outros ainda nao foram identificados.
Com relacao ao veiculo siena branco apreendido,ele esta em nome de uma senhora de Fortaleza.Ela devera comparecer para prestar declaracoes na policia civil.informação de Tony Sales rádio poti de Crateús

PLANTÃO POLICIAL: Jovens são suspeitos de mais de 32 crimes



 12 de junho de 2014
São Miguel
Adolescente é executado a tiros
Um homicídio envolto em mistério é investigado pela Polícia. No Conjunto São Miguel, na Caucaia, um adolescente de 16 anos foi assassinado a tiros na noite de terça-feira (10). A morte teria sido motivada ou por queima de arquivo ou por acerto de contas, segundo informações da Polícia no local do crime Foto: Naval Sarmento
Crime bárbaro
Adolescentes ateiam fogo em homem vivo
Cinco adolescentes foram apreendidos em Ipueiras, na manhã de ontem. Eles são suspeitos de atearem fogo em um homem vivo e esmagar o crânio da vítima a pedradas. O crime teria sido motivado por uma discussão em um bar, na noite de terça-feira (10).
São Gonçalo
Dupla armada assalta posto bancário
Dois homens assaltaram um posto bancário em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), por volta das 16h de ontem. A dupla invadiu o local e anunciou o assalto, fugindo em uma motocicleta.
Icó
Jovens são suspeitos de mais de 32 crimes
Dois adolescentes, de 14 e 16 anos, são apontados pela Polícia em Icó como responsáveis por mais de 32 assaltos na região. Os dois são primos, e costumam agir nas proximidades de escolas e áreas de lazer. Com a dupla havia uma moto roubada.
Juazeiro do Norte
Homem é morto dentro de casa
Um homem de 24 anos foi morto a tiros dentro da própria residência, no bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte. O crime aconteceu na manhã de ontem, por duas pessoas em uma moto. Ninguém foi preso, até o fechamento desta edição.
Fonte: Diário do Nordeste

AÇUDES DO CEARÁ: Baixa reserva hídrica aponta para risco de racionamento no Estado



12 de junho de 2014

Segundo a Cogerh, Ceará vive situação de alerta, pois, das 12 bacias hidrográficas, 3 são em situação muito crítica

açude
Iguatu. Terminada a quadra invernosa (fevereiro a maio) de 2014, o Ceará enfrenta uma situação grave de reserva hídrica nos principais açudes. É o pior período de estiagem dos últimos 50 anos. O nível atual médio de acúmulo de água em 149 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de apenas 32,1%. Diante desse quadro, aumentou o risco de desabastecimento e de racionamento de água para as cidades mais afetadas com o baixo nível dos açudes. O Estado vive uma situação de alerta e o quadro é crítico.
A partir deste mês ocorre a redução drástica das chuvas, elevação do consumo e da evaporação no período mais quente (setembro a dezembro). Resultado: a situação tende a se agravar com aumento considerável do risco de desabastecimento de água. As chuvas no período de fevereiro a maio ficaram 23,7% abaixo da média histórica. A Funceme divulgará o balanço da quadra chuvosa de 2014 amanhã, dia 13, às 9h.
No início deste ano, o nível médio dos reservatórios era de 31,25%. O nível atual é de 32,1%, ou seja, a recarga de água que ocorreu foi consumida durante o período. No final da quadra invernosa de 2013, o acúmulo médio das bacias era 42,47%, quadro menos grave que o atual. Dos 149 açudes monitorados, 99 estão com nível abaixo de 30% e apenas três estão com volume acima de 90% (Curral Velho, em Morada Nova; Gavião, em Pacatuba; e Batalhão, em Crateús), que são reservatórios de pequeno porte.
Conforme relatório técnico da Cogerh considera que o Ceará enfrenta uma situação de alerta. De um total de 12 bacias hidrográficas, três estão em situação muito crítica (Sertões de Crateús, Curu e Baixo Jaguaribe). Outras três estão em situação crítica (Acaraú, Banabuiú e Litoral). Em alerta estão Salgado, Médio Jaguaribe, Serra da Ibiapaba, Coreaú e Metropolitanas. Apenas a Bacia do Alto Jaguaribe permanece em situação confortável. O fim da quadra invernosa deste ano apresenta uma situação mais grave do que o mesmo período de 2013. Onze bacias apresentam volume inferior e em apenas uma bacia (Salgado) o nível está mais elevado em 6%. A bacia de menor acúmulo de água é a dos Sertões de Crateús (3,35%), seguida de Curu (5,3%), e do Baixio Jaguaribe (9%). A situação mais confortável ocorre no Alto Jaguaribe (53,20%). Mesmo assim, está 4,5% inferior ao nível verificado em junho do ano passado. Os dois maiores açudes do Ceará, o Castanhão e o Orós, acumulam respectivamente 38,7% e 62%. Por meio do Eixão das Águas e do Canal do Trabalhador, há fornecimento de água para atender a demanda diária da Região Metropolitana da Capital. Na Bacia dos Sertões de Crateús os açudes estão secando: Flor do Campo em Novo Oriente acumula 2,86%; Carnaubal em Crateús, 1,87%; Jaburu II e Cupim em Independência, 1,49% e 5,39%; Colina em Quiterianópolis, 2,71. Sucesso em Tamboril, está com volume morto.
Os açudes Várzea do Boi e Trici em Tauá acumulam 0,48% e 0,66%, respectivamente. Esses índices revelam preocupação.
A barragem de Fogareiro, no município de Quixeramobim, está apenas com 10%; Serafim Dias, em Mombaça, 12%; e Banabuiú na cidade homônima, 17%. São José I em Boa Viagem registra somente 7%.
Na Bacia do Curu o quadro é muito crítico. Em Caridade, o Açude Desterro secou; em Canindé, os reservatórios Salão, São Mateus, Souza e Escuridão têm volume mínimo entre 0,35% a 3,7%. O General Sampaio acumula 8% e Pentecoste, 3,5%. Os municípios de Canindé, Quiterianópolis, Tauá e Crateús já enfrentaram no ano passado e neste ano racionamento de água. Em Quiterianópolis, houve desabastecimento total em 2013 e a população foi socorrida com fornecimento de água por meio de carros-pipas.
A recarga não veio na quadra invernosa deste ano e, para assegurar abastecimento de água nos centros urbanos, o governo vem implantando adutora emergencial de montagem rápida. O Estado do Ceará, em parceria com o governo federal, já investiu mais de R$ 48 milhões na construção de adutoras de montagem rápida 17 municípios. Para atender à demanda crescente por água, serão implantadas novas adutoras nas cidades de Canindé, Caridade, Crateús, Nova Russas, Tauá, Caririaçu, Irauçuba, Alcântaras, Quiterianópolis, Potiretama e Maranguape.
Monitoramento
A reportagem procurou a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) por meio da Assessoria de Imprensa, que demonstrou impossibilidade de diretores falarem, ontem, sobre o risco de desabastecimento de água. Ficou de enviar nota, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.
A Cagece, que é responsável pelo abastecimento na maioria das cidades do Ceará, também não respondeu às perguntas encaminhadas para a Assessoria de Comunicação.
O diretor de Operações da Cogerh, Ricardo Adeodato, disse, recentemente, que a situação de reserva hídrica no Ceará é grave, pois o Estado enfrenta três anos seguidos de seca, mas ressaltou as ações implantadas pelo governo. "Planejamos desde o início do ano como se não houvesse recarga, com monitoramento semanal para que não falte água em nenhum município", frisou. "No segundo semestre, vamos dar prioridade para água para o consumo humano e nenhuma cidade ficará sem abastecimento".
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Funceme, o órgão não se pronuncia sobre risco de desabastecimento de água, racionamento e situação hídrica dos reservatórios, fornecendo apenas análise de quadra invernosa, informações sobre chuva e previsão do tempo.
Honório Barbosa
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

Elevo os meus olhos uma mensagem

SEGUNDA-FEIRA, 21 DE ABRIL DE 2008


Salmo 121

Do Senhor vem a salvação dos justos; ele é a sua fortaleza na hora da adversidade (Sl 37:39).

Há tantas pessoas no mundo que baixam o olhar, que andam curvadas, dobradas sobre si mesmas, só vendo dificuldades e problemas, ainda que bem reais...
O salmista compreendeu e Deus o fez expressar nestas linhas, que há uma outra atitude - um segredo -: olhar para cima... "Elevo os meus olhos para os montes"... e o socorro virá daquEle que fez as promessas e que é fiel para cumpri-las.
Aquele para quem elevamos os olhos e que nos salva, prometeu continuar a guardar-nos. Se confiarmos nEle e seguirmos o que nos diz em Sua Palavra, "não deixará vacilar o nosso pé". Exercerá uma vigilância paternal, distanciando o inimigo e afastando os perigos.
Ele não tem um só momento de descuido ou de esquecimento de seu filho querido. "Não tosquenejará, nem dormirá". O Senhor usa esta figura de nossa vida para podermos melhor compreender até onde Ele é nossa paz e segurança, Ele, o Todo-poderoso! O que guarda a Israel, guarda também aquele ou aquela que, sob a nova aliança do sangue de Seu Filho Jesus, põe nEle confiança filial. Ele jurou e cumpre Sua Palavra. Por isso, façamos nossas as Suas promessas!
"O Senhor é a tua sombra à tua direita". Permanece Ele muito perto de nós, ao nosso lado. É a nossa sombra enquanto realizamos conscienciosamente nosso trabalho. Protege-nos das ciladas do dia-a-dia e dos perigos da noite. Vê aquilo que nós não percebemos e protege-nos enquanto nós permanecemos em Seu caminho. Dá-nos a Sua paz e a proteção à nossa alma.
O salmista termina este salmo de louvor, falando deste novo pondo de partida, deste "desde agora" em que nós aceitamos o Salvador. Agora, onde estivermos, Ele aí está como nosso escudo, nosso socorro.
Se permanecermos em Sua vontade, não teremos medo do futuro, porque Ele guardará a nossa entrada e a nossa saída, "DESDE AGORA E PARA SEMPRE".

Abra os olhos e eleve os olhos