JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Tribunais entregam listas dos fichas sujas

Hoje a Justiça Eleitoral do Ceará deve montar as últimas peças do quebra-cabeça que delimita os fichas sujas do Estado. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já informou que entrega, na tarde desta quinta-feira, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e à Procuradoria Regional Eleitoral a lista dos gestores públicos que tiveram, nos últimos oito anos, contas desaprovadas em definitivo na Corte, que são aqueles processos sem mais direito a recursos.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) já garantiu que também vai disponibilizar o material ainda hoje. De acordo com o conselheiro Valdomiro Távora, presidente do TCE, até ontem à noite, estava sendo finalizada a pesquisa sobre as Tomadas de Contas Especiais. Pela legislação eleitoral, as Cortes de Contas devem enviar o levantamento ao TRE até o dia 5 de julho.
A entrega dessas duas listas desenha o cenário dos fichas sujas condenados por desvio de recursos nos âmbitos municipal, estadual e federal. Isso porque o Tribunal de Contas da União (TCU) já divulgou que pelo menos 205 cearenses - citados em 318 ocorrências - estão impedidos de disputar as eleições deste ano porque foram condenados por aquele Tribunal e não podem mais recorrer.
Apesar de os Tribunais de Contas entregarem apenas hoje a relação dos gestores cearenses que tiveram contas desaprovadas pelas Cortes, o procurador regional eleitoral do Ceará, Rômulo Conrado, revelou, ontem, que o Ministério Público Eleitoral (MPE) se antecipou na preparação dos pedidos de impugnação dos candidatos com problemas judiciais.
Rômulo Conrado ressaltou que o TCM já havia enviado uma lista prévia para facilitar o planejamento do MPE. Na avaliação do procurador, o prazo permitido para a impugnação é muito curto, ampliando a necessidade de haver essa antecipação. "Com base nessas informações prévias, já estamos trabalhando as impugnações, porque o prazo é muito curto e são muitos candidatos", explicou o procurador.
O Tribunal Regional Eleitoral informou que a previsão para a publicação do edital com a relação dos que pediram registro de candidaturas já é para a próxima segunda-feira. A partir disso, o Ministério Público Eleitoral, partidos, coligações e candidatos terão até cinco dias para as impugnações de candidaturas.

Convenções

Quanto à validade das atas formalizadas nas convenções realizadas pelos partidos até a última segunda-feira, Rômulo Conrado revelou que o Ministério Público Eleitoral só fará algum tipo de questionamento à validade da documentação caso algum representante da legenda se sinta prejudicado e apresente provas de que houve fraude.
"As convenções ficam muito no controle interno dos partidos, mas claro que se houver provas de que ocorreu alguma fraude, a validade desses atos será questionada. Até porque as convenções teriam que ocorrer até o dia 30".

Fonte: Diário do Nordeste

Quebra-mola sem sinalização causa capotamento na cidade de Solonópole

Um capotamento no final da tarde desta quarta-feira,02, na CE-153, no bairro Alto Vistoso, município de Solonópole, quase que causa uma tragédia. A Polícia Rodoviária Estadual-PRE registrou três acidentes, dois com vítimas fatais em Pedra Branca e Quixeramobim, somando três mortes.
Em Solonópole, segundo o motorista do Renault/Sandero Stepway, de placas OIE-0654, Fortaleza, um quebra-mola foi o responsável por um acidente. Ele estava com a esposa quando capotou o carro. Em virtude do cinto de seguranças saíram ileso, apenas danos materiais.
O motorista informou que vinha com a sua companheira de Juazeiro do Norte e seguia para Fortaleza, quando se aproximou da entrada da cidade de Solonópole, não observou que havia um quebra-mola e por não ter placas de sinalização, não reduziu a velocidade. Com a pancada, um dos pneus estourou e ao perder o controle da direção, o veículo capotou. O Carro bateu ainda na lateral de uma residência, causado apenas danos. Ninguém ficou ferido.

Fonte: Revista Central

Pai e mãe morrem e filhos ficam feridos em acidente no município de Pedra Branca

Três pessoas de uma mesma família sofreram um acidente de trânsito e deram entrada no Hospital São Sebastião de Pedra Branca nesta quarta-feira, 02, foi o que informou o boletim informativo do 9º Batalhão da Polícia Militar. Um paciente ficou gravemente ferido, porém, marido e esposa morreram.
O acidente ocorreu na no KM 145 da BR-020, aproximadamente 05 Km do distrito de Santa Cruz. O condutor do veículo Celta, Maicon Antonio Pereira, de 29 anos, informou as autoridades públicas que estava seguindo em direção ao Estado de Goiás, porém,  o pneu do veículo estourou  em um buraco, causando o capotamento. Ele sofreu pequenos ferimentos.
Os pais do condutor, José Antonio Pereira, 56, e Maria de Fátima Ferreira dos Santos, 51, sofreram traumatismo craniano e morreram no acidente. A mulher ainda foi socorrida pelo Samu, mas faleceu antes de chegar à unidade de saúde.
O irmão do condutor e filho o casal falecido, Luan Antonio Pereira, 23, teve fratura na clavícula. Devido à conseqüência da gravidade teve que ser levado com urgência ao Instituto Dr. José Frota na “Capital alencarina”.
Equipes da Perícia Forense e do instituto Médico Legal – IML regional de Quixeramobim foram fazer os procedimentos que a lei determina. O condutor ficou bastante abalado.

Fonte: Revista Central

Farmácia é assaltada no Alto da Boa Vista em Ipu (CE) em plena luz do dia

Dois assaltantes renderam proprietário e roubaram R$ 4.000




Uma farmácia foi assaltada por volta das 12h desta segunda-feira (30/06) na Rua José Carvalho de Aragão, no bairro Alto da Boa Vista, em Ipu. Conforme ocorrência policial, o proprietário, de 35 anos, estava o estabelecimento quando foi abordado por dois homens armados que anunciaram o assalto. A vítima entregou um malote com R$ 4.000 aos bandidos. 

A polícia fez diligência e não conseguiu prender os suspeitos que cometeram o assalto.
Caderno: CIDAD