JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Senado aprova estatuto que garante porte de arma a guardas municipais

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) projeto de lei que cria o Estatuto Geral das Guardas Municipais. O texto, que seguirá para sanção presidencial, regulamenta a profissão e autoriza o porte de arma à categoria.
Atualmente, a Constituição estabelece que os municípios poderão constituir guardas destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme lei local. Mas não há regras sobre o uso de armas pelas guardas, e o porte varia em cada cidade.

A proposta, que foi relatada no Senado por Gleisi Hoffmann (PT-PR), deixa explícita a autorização legal para o porte de arma de fogo pelas guardas municipais, desde que respeitado o Estatuto do Desarmamento. O direto poderá ser suspenso, conforme o projeto, em razão de restrição médica, decisão judicial ou justificativa apresentada por autoridades estaduais.
Na prática, a nova lei autoriza esses profissionais a atuarem não apenas na segurança patrimonial (de bens, serviços e instalações), mas também na preservação da vida, na proteção da população e no patrulhamento preventivo.A aprovação foi comemorada por dezenas de guardas municipais que compareceram ao plenário do Senado para acompanhar a votação. Um dos dispositivos pelo qual os agentes lutavam, além do porte de arma, é o reconhecimento do poder de polícia.
"O projeto ampara definitivamente e dá segurança jurídica à atividade policial das guardas municipais, permitindo-lhes maior contribuição para a redução e prevenção da criminalidade e da violência", explicou a relatora Gleisi Hoffmann.
O projeto ainda atende à reivindicação da categoria ao estruturá-la em carreira única, com progressão funcional e ocupação de cargos em comissão somente pelos próprios agentes. “As guardas serão valorizadas, tendo existência própria, permanente e subordinação direta ao chefe do poder executivo local”, declarou a senadora.
O texto cria uma identidade nacional aos guardas municipais e dá prazo de dois anos para a utilização de uniforme e equipamento padronizado. A proposta ainda cria um limite para o quantitativo, que não poderá ser superior a 0,5% da população do município.
De acordo com a proposta, só poderão integrar a carreira brasileiros com mais de 18 anos, em pleno gozo dos direitos políticos, com comprovada quitação com as obrigações militares e eleitorais, nível médio completo de escolaridade, aptidão física, mental e psicológica, e "idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas junto ao Poder Judiciário".
Além de especificar as funções e “princípios” que devem reger as guardas civis, o projeto estabelece algumas proibições aos integrantes da categoria. Pelo texto, é vedado a esses servidores participar de atividades político partidárias, “exceto para fazer a segurança exclusiva do chefe do Executivo e de bens públicos”.
Os integrantes das guardas municipais também não poderão fazer proteção pessoal de cidadãos, exceto em caso de decisão judicial.

Açude Araras atinge mais um recorde negativo Postado por Ataliba Freitas às 13:17

Responsável pelo abastecimento de nove municípios da região norte do Ceará, o reservatório atingiu neste mês de julho o recorde negativo de apenas 17% de sua capacidade, menor índice em 50 anos.
Segundo dados oficiais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência é que o açude continue secando. As previsões se confirmaram e a quadra chuvosa (janeiro a maio) de 2014 foi 24% abaixo do normal. Choveu 508,5 mm, fazendo com que a média de aporte hídrico nos reservatórios fosse de apenas 28%. Para 2015, as perspectivas também não são boas; Há 80% de chances da ocorrência de El Niño no segundo semestre de 2014. A depender da intensidade do fenômeno, o Ceará poderá viver mais um ano de seca.

Adutora

Durante a visita da nossa reportagem ao Araras, foi constatado que o açude será fonte de abastecimento para mais um município. Vários dutos estão sendo instalados no local, para levar água a cidade de Cratéus, localizada no sertão do Inhamuns. 

Fonte: AVA Web Notícias

Mais uma fuga de presos é registrada na cadeia pública de Guaraciaba do Norte

A Polícia Militar de Guaraciaba do Norte, registrou no final da manhã de hoje, quinta feita (17-07), mais uma fuga de presos na frágil cadeia pública.
Segundo informações passadas pelo Sub-tenente M Neto ao programa Alerta Geral da rádio Guaraciaba AM. No final da manhã por volta das 11 horas e 30 minutos, aconteceu a fuga de dois presos da cadeia pública de Guaraciaba do Norte.
Segundo informações do Sub-tenente M. Neto, na hora do banho de sol dos presidiários, o agente penitenciário se descuidou um pouco e dois presos conseguiram fugir, a fuga aconteceu pelo o mesmo local que o o foragido "Dr. Paulo" fugiu a alguns dias.

Como aconteceu a fuga

O pátio do banho de sol é pequeno, talvez tenha uns 5 metros de comprimento por 3 de largura, é cercado por muros bastante altos e na parte de cima tem uma grade de proteção com uma tela que cobre o local, mas como fica exposto ao sol e chuva, os ferros já podem ser quebrados com facilidade.
E no final da manhã por volta de 11 horas e 30 minutos os dois presos fugiram, mas a polícia está investigando pra descobrir qual dos presos que ajudou na fuga, pois só com ajuda é que se consegue alcançar a grade. Entre os foragidos de hoje, está o homicida Josué de Oliveira Paiva de 22 anos, que no dia 30/03/14, matou com várias facadas a jovem  Andressa Lemos Ribeiro de 15 anos, a qual vivia com o acusado, esse crime chocou a população guaraciabense, devido o tamanho da crueldade.
A polícia militar está trabalhando pra recapturá os presidiários, principalmente o Josué, por se tratar de homem muito perigoso. Também fugiu Sergio Roberto da Silva de 19 anos.

Fonte: Diassis Lira (Com informações da Polícia Militar de Guaraciaba do Norte)

Santa Quitéria: Colisão frontal entre carro e moto na CE 366 em Sangradouro

O acidente aconteceu no início da noite desta quarta (16/07/14), por volta das 18h00, na rodovia CE 366, à altura da parede do Açude Araras, já no distrito de Sangradouro, município de Santa Quitéria. 
A vítima foi Francisca Cláudia Pinto Onório, 35 anos, residente no citado distrito. Ela trafegava em uma moto, quando acabou sofrendo uma colisão frontal com um carro tipo Saveiro, de cor branca, conduzida por Ricardo Soares, morador da mesma comunidade. A Polícia Militar de Varjota, ao chegar ao local, a vítima já havia sido socorrida para o Hospital de Varjota, onde recebeu os primeiros socorros e foi transferida para Sobral, com traumas graves: fraturas expostas na perna esquerda, no coques e no fêmur, cortes na face e uma fratura no braço esquerdo. Segundo o Hospital, Cláudia corre o risco de ter a pena amputada.
O carro ficou com a parte dianteira bastante danificada, sendo necessário ser levado no reboque. Familiares das duas partes estiveram no local da colisão e entraram em acordo entre si. Não se sabe o que ou quem provocou o acidente.

Fonte: RobertoLiraNotícias

Familiares do ex-prefeito de Pires Ferreira falecido celebram missa de 7º dia

Os familiares do ex-prefeito de Pires Ferreira convidam todos os parentes e amigos para a missa de sétimo dia de falecimento do saudoso Meton Junior, primeiro prefeito eleito no município vizinho. 

A cerimônia será realizada nesta sexta-feira (18/07), às 17:30 na Igreja Matriz de Pires Ferreira (CE). A família agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã 

“Ninguém morre enquanto permanece em nossos corações" Zoraida Passos 


HOMEM MORRE VITIMA DE ACIDENTE DE TRANSITO EM TAMBORIL

Hoje por volta das 05h00min, foi comunicado ao destacamento de Tamboril,sobre um acidente de trânsito na localidade de Piranhas, cerca de 15 km da sede de Tamboril, onde seguiu para o local a viatura da policia militar, que ao chegar no local, verificou-se vários pedaços de peças de moto, e dentro do matagal, no fundo do aterro da estrada, foi encontrado um veículo Fiat Siena Atractive 1.4, ano 2012/2013, cor cinza, placa OCS 1199- Canindé/CE, porém sem nenhuma vítima dentro do veículo, e próximo a este foi encontrada uma moto Honda CG 125 Titan KS, cor vermelha, ano 2001, placas HXI 4011-Catunda/CE, e próximo a moto foi encontrado o corpo de GENEVALDO RODRIGUES COSTA,27 anos, natural de Tamboril, filho de Creuza Rodrigues Costa e pai não declarado,Residente no assentamento passarinha-Tamboril, o qual já estava em óbito. Que com base nas marcas deixadas no asfalto, provavelmente a moto via sentido Tamboril a Sucesso, sendo que o veículo vinha em sentido contrário, onde vieram a colidir, tendo o carro capotado várias vezes, ficando bastante avariado, enquanto que moto ficou totalmente destruída. Que dentro do carro foram encontrados os documentos de Cristiane Ribeiro de Sousa, natural de Canindé,27 anos, filha de Maria Jaqueline Ribeiro de Sousa e pai não declarado, bem como o documento do carro em nome da mesma, e o documento de Maria Ivoneide Pereira Paé,22 anos, natural de Monsenhor Tabosa-CE, filha de Vicente Rodrigues Paé e Maria Zilmar Pereira Paé, as quais seriam motorista e passageira respectivamente, porém não foram localizadas, nem deram entrada na unidade hospitalar de Tamboril bem como no Hospital São Lucas em Crateús-CE

MECANICO É MORTO A FACADAS EM INDEPENDENCIA POR MOTIVOS DE CIUMES


UM CRIME DE MORTE FOI REGISTRADO NA MADRUGADA DE HOJE NO CENTRO DA CIDADE DE INDEPENDENCIA.O FATO OCORREU POR VOLTA DAS 02H00 NA RUA FRANCISCO SILVA-CENTRO E TEVE COMO VITIMA O SENHOR:ERISVALDO FERREIRA CARNEIRO-35 ANOS,SOLTEIRO,MECANICO,NATURAL DE CRATEUS,FILHO DE FRANCISCO PEREIRA CARNEIRO E MARIA DE FATIMA FERREIRA-RESIDENTE NA RUA CÍCERO JUSTINO-819-BAIRRO LIBERDADE.
SEGUNDO INFORMAÇOES,O ACUSADO:GEAN RUBENS SOARES-26 ANOS,SOLTEIRO,CARPINTEIRO,NATURAL DE INDEPENDENCIA,RESIDENTE NO CONJUNTO SANTA RITA-CASA S/N- INDEPENDENCIA,DISCUTIU COM A VITIMA POR CAUSA DE CIÚMES,E DE POSSE DE UMA FACA ATINGIU A MESMA COM 3 PERFURAÇOES SENDO,UMA EM CADA PEITO E OUTRA NO FEMUR E EVADIU SE DO LOCAL TOMANDO RUMO IGNORADO.
APOS AS LESOES A VITIMA FOI SOCORRIDA PARA O HOSPITAL LOCAL,POSTERIORMENTE TRANSFERIDA PARA CRATEUS,MAS INFELIZMENTE NAO RESISTIU AOS FERIMENTOS E VEIO A OBITO A CAMINHO.
DILIGENCIAS ESTAO SENDO REALIZADAS COM O OBJETIVO DE LOCALIZAR E PRENDER O AUTOR,POREM,ATE O PRESENTE MOMENTO SEM EXITO informação do repórter Tony Sales radio poti