JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Entrevista Edgar Morin: é preciso educar os educadores

"Ensinamos apenas o aluno a ser um indivíduo adaptado à sociedade,
mas ele também precisa se adaptar aos fatos e a si mesmo." - Edgar Morin

Edgar Morin, sociólogo e filósofo francês, retorna ao Brasil para conferência magna no evento Educação 360, que acontece no Rio de Janeiro, nos dias 05 e 06 de setembro, e conta com outros convidados como Pierre Lévy e Shukla Bose. Em entrevista ao O Globo, Morin critica o modelo ocidental de ensino e diz que o professor tem uma missão social, por isso, segundo ele, “é preciso educar os educadores”. Leia abaixo:
O Globo: Na sua opinião, como seria o modelo ideal de educação?
Edgar Morin:
A figura do professor é determinante para a consolidação de um modelo “ideal” de educação. Através da Internet, os alunos podem ter acesso a todo o tipo de conhecimento sem a presença de um professor. Então eu pergunto, o que faz necessária a presença de um professor? Ele deve ser o regente da orquestra, observar o fluxo desses conhecimentos e elucidar as dúvidas dos alunos. Por exemplo, quando um professor passa uma lição a um aluno, que vai buscar uma resposta na Internet, ele deve posteriormente corrigir os erros cometidos, criticar o conteúdo pesquisado.

É preciso desenvolver o senso crítico dos alunos. O papel do professor precisa passar por uma transformação, já que a criança não aprende apenas com os amigos, a família, a escola. Outro ponto importante: é necessário criar meios de transmissão do conhecimento a serviço da curiosidade dos alunos. O modelo de educação, sobretudo, não pode ignorar a curiosidade das crianças.
O Globo: Quais são os maiores problemas do modelo de ensino atual?
Edgar Morin: O modelo de ensino que foi instituído nos países ocidentais é aquele que separa os conhecimentos artificialmente através das disciplinas. E não é o que vemos na natureza. No caso de animais e vegetais, vamos notar que todos os conhecimentos são interligados. E a escola não ensina o que é o conhecimento, ele é apenas transmitido pelos educadores, o que é um reducionismo. O conhecimento complexo evita o erro, que é cometido, por exemplo, quando um aluno escolhe mal a sua carreira. Por isso eu digo que a educação precisa fornecer subsídios ao ser humano, que precisa lutar contra o erro e a ilusão.
O Globo: O senhor pode explicar melhor esse conceito de conhecimento?
Edgar Morin: Vamos pensar em um conhecimento mais simples, a nossa percepção visual. Eu vejo as pessoas que estão comigo, essa visão é uma percepção da realidade, que é uma tradução de todos os estímulos que chegam à nossa retina. Por que essa visão é uma fotografia? As pessoas que estão longe são pequenas, e vice-versa. E essa visão é reconstruída de forma a reconhecermos essa alteração da realidade, já que todas as pessoas apresentam um tamanho similar.

Todo conhecimento é uma tradução, que é seguido de uma reconstrução, e ambos os processos oferecem o risco do erro. Existe outro ponto vital que não é abordado pelo ensino: a compreensão humana. O grande problema da humanidade é que todos nós somos idênticos e diferentes, e precisamos lidar com essas duas ideias que não são compatíveis. A crise no ensino surge por conta da ausência dessas matérias que são importantes ao viver. Ensinamos apenas o aluno a ser um indivíduo adaptado à sociedade, mas ele também precisa se adaptar aos fatos e a si mesmo.
O Globo: O que é a transdisciplinaridade, que defende a unidade do conhecimento?
Edgar Morin: As disciplinas fechadas impedem a compreensão dos problemas do mundo. A transdisciplinaridade, na minha opinião, é o que possibilita, através das disciplinas, a transmissão de uma visão de mundo mais complexa. O meu livro “O homem e a morte” é tipicamente transdisciplinar, pois busco entender as diferentes reações humanas diante da morte através dos conhecimentos da pré-história, da psicologia, da religião. Eu precisei fazer uma viagem por todas as doenças sociais e humanas, e recorri aos saberes de áreas do conhecimento, como psicanálise e biologia.
O Globo: Como a associação entre a razão e a afetividade pode ser aplicada no sistema educacional?
Edgar Morin: É preciso estabelecer um jogo dialético entre razão e emoção. Descobriu-se que a razão pura não existe. Um matemático precisa ter paixão pela matemática. Não podemos abandonar a razão, o sentimento deve ser submetido a um controle racional. O economista, muitas vezes, só trabalha através do cálculo, que é um complemento cego ao sentimento humano. Ao não levar em consideração as emoções dos seres humanos, um economista opera apenas cálculos cegos. Essa postura explica em boa parte a crise econômica que a Europa está vivendo atualmente.
O Globo: A literatura e as artes deveriam ocupar mais espaço no currículo das escolas? Por quê?
Edgar Morin: Para se conhecer o ser humano, é preciso estudar áreas do conhecimento como as ciências sociais, a biologia, a psicologia. Mas a literatura e as artes também são um meio de conhecimento. Os romances retratam o indivíduo na sociedade, seja por meio de Balzac ou Dostoiévski, e transmitem conhecimentos sobre sentimentos, paixões e contradições humanas. A poesia é também importante, nos ajuda a reconhecer e a viver a qualidade poética da vida. As grandes obras de arte, como a música de Beethoven, desenvolvem em nós um sentimento vital, que é a emoção estética, que nos possibilita reconhecer a beleza, a bondade e a harmonia. Literatura e artes não podem ser tratadas no currículo escolar como conhecimento secundário.
O Globo: Qual a sua opinião sobre o sistema brasileiro de ensino?
Edgar Morin: O Brasil é um país extremamente aberto a minhas ideias pedagógicas. Mas, a revolução do seu sistema educacional vai passar pela reforma na formação dos seus educadores. É preciso educar os educadores. Os professores precisam sair de suas disciplinas para dialogar com outros campos de conhecimento. E essa evolução ainda não aconteceu. O professor possui uma missão social, e tanto a opinião pública como o cidadão precisam ter a consciência dessa missão. [ Leia esta entrevista no site do O Globo ]
Assista a Morin no Fronteiras.com, inscreva-se em nosso canal do YouTube e acompanhe os novos vídeos.
Edgar Morin - Os limites do conhecimento na globalização | No vídeo exclusivo, Morin reflete sobre seus interesses enquanto filósofo e sociólogo: os limites do conhecimento e da razão, bem como a relação entre a poesia e a racionalidade. Ainda, questiona a possibilidade da mudança de pensamento em um mundo globalizado e acelerado. É possível sairmos de uma visão fechada em formas particulares para o pensamento complexo, capaz de ver os problemas em sua integralidade?

GUARACIABA DO NORTE DE LUTO MORRE UM DE SEUS ILUSTRES FILHOS

Foi postado no inicio da noite desta quarta feira dia 20 de agosto de 2014 na pagina do face book do desembargador  Ademar Mendes Bezerra,a seguinte nota de pesar pela morte seu irmão Gerardo Bezerra pai de grandes amigos nossos Gerardo Bezerra foi comerciante por muitos anos aqui em Guaraciaba do Norte,hoje quem trabalha em sua loja é seu filho Laber,veja[abaixo da foto] na integra anota do Desembargador

Desembargador Ademar Mendes Bezerra
Faleceu o meu irmão Gerardo Mendes Bezerra, primogênito de meus pais Joao Bezerra de Menezes e Regina de Aragão Mendes Bezerra. Deixa uma ilustre família composta de seis homens, a saber: Bezerra Neto ( Psicólogo), Marcelo (economista), Gerardo Filho (Comerciante), Antônio Eneas (Medico) Luiz Alberto (Comerciante) e Franzé Bezerra de Menezes (Advogado) e quatro mulheres: Regina (Bioquímica), Joana (do Lar) Maria do Socorro e Vitória Regia, Odontólogas, tendo falecido criança José Tupinambá. Os netos seguiram o exemplo de seus pais - salvo engano todos são portadores de Curso Superior. Os comerciantes citados concluíram o Curso Cientifico. Esta herança Gerardo recebeu de meu genitor, para quem a maior herança que um pai poderia deixar para os filhos era a Educação. Querido irmão você foi um excelente marido e teve ao seu lado até o final de sua vida uma esposa exemplar e sempre amorosa (Terezinha). Seus filhos podem se honrar do pai que tiveram. Foi Professor, Adjunto de Promotor de Justiça, Vereador e Comerciante. Em suma: um homem de bem, probo e honesto. Nossos pais estão recebendo agora o mais velho, juntando-se ao Rogerinho, Mauro, Maurício, Walmick e Bezerrinha. Que Deus abençoe a todos: aos que partiram e aos que permanecem na Terra aguardando os seus desígnios. Descanse em Paz caríssimo irmão.
Dona Terezinha ao lado do seu saudoso marido Gerardo Bezerra suadades...

PRIMEIRA PARCELA: Garantia Safra é liberado a apenas 15% dos municípios cadastrados

postado por junior ximenes em 20 de agosto de 2014

Quem se cadastrou e primeiro comprovou a perda de mais de 50% da lavoura dispõe do recurso desde o dia 18

milho
Seguro é concedido para perda a partir de 50% da safra. No Ceará, milho, feijão e mandioca estão entre as principais culturas atingidas
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Fortaleza. Desde a última segunda-feira, agricultores de somente 28 municípios cearenses recebem a primeira parcela do Garantia Safra relativo ao período 2013/2014. Representa apenas 15,5% do total de 181 municípios que aderiram ao seguro para este ano. Em miúdos, quem cedo madrugou recebe a parcela primeiro. De todos os cadastrados no seguro federal, apenas 85 comunicaram ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) perdas iguais ou superiores a 50% da lavoura, por causa da seca. A conta ficou menor quando se considera os municípios que enviaram os laudos técnicos em tempo hábil, para avaliação e liberação do Ministério.
A primeira parcela, de R$ 170, está liberada desde o último dia 18. No total, serão R$ 850 liberados até o fim do ano para os agricultores com grandes perdas por conta da falta de chuvas, já no terceiro ano consecutivo de seca. O número de parcelas e, portanto, o valor, pode aumentar caso haja liberação de parcela extra, como já ocorreu no seguro referente ao período 2013/2014.
Os outros 57 municípios que comunicaram perdas acima da metade da produção estão na expectativa para receber a primeira parcela em setembro. Para Antônio Amorim, secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, é normal que nem todos os municípios aptos recebam logo, mas admite que o principal critério é mesmo a pontualidade para envio dos laudos técnicos de perdas e, assim, inclusão dos municípios dentro do sistema nacional do Garantia Safra.
O seguro garante renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas pela situação de emergência por conta da seca. Cada beneficiário recebe R$ 170 referente à primeira de cinco parcelas, a serem pagas mensalmente até dezembro. A relação dos municípios foi divulgada no último dia 14 de agosto no Diário Oficial da União (DOU), destacando um total de 259 municípios nos Estados de Paraíba (15), Bahia (123), Ceará (28), Minas Gerais (73) e Pernambuco (20).
Beneficiados
Para receber, o agricultor deve comparecer ao banco na mesma data em que ele já recebe os demais benefícios sociais pagos pela Caixa Econômica Federal. No Ceará, são 54.417 beneficiários de 28 municípios, os primeiros aptos a receber a parcela de R$ 170: Aiuaba, Alto Santo, Antonina do Norte, Banabuiú, Carnaubal, Ibaretama, Icapuí, Independência, Ipu, Irauçuba, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Milhã, Monsenhor Tabosa, Pedra Branca, Pentecoste, Quixeré, Russas, Salitre, São João do Jaguaribe, Sobral, Solonópole, Ti a n g u á, Umirim e Viçosa do Ceará.
A Bahia tem o maior número de beneficiários do início dos pagamentos da safra 2013/2014, com 153.558 agricultores em 123 municípios. A Paraíba tem um menor número, com 6.311 agricultores de 15 cidades.
Aderiram ao Programa Garantia Safra, os municípios situados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), norte do Estado de Minas Gerais e norte do Estado do Espírito Santo, com maior probabilidade de ocorrência de secas ou excesso hídrico, sujeitos à declaração de estado de calamidade pública ou situação de emergência, reconhecidos pelo governo federal. Os agricultores cadastrados devem ter pago as parcelas de adesão ao seguro.
"Os 96 municípios que não comprovaram perda superior a 50% requereram, no Comitê da Seca, a adesão ao seguro e isso está em análise, mas não há nenhuma garantia de que possam receber esse benefício, como os outros 85 que encaminharam os relatórios, "afirma Antônio Amorim, da SDA.
Repasse
O Garantia Safra é um benefício repassado pela União, com o objetivo de destinar renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas sistematicamente por situação de emergência.
Os recursos para o pagamento do benefício são constituídos das contribuições dos próprios agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos Estados e da União. Essas contribuições formam o Fundo Garantia Safra, administrado pela Caixa Econômica desde 2003. Para participar, o agricultor familiar não pode ter renda mensal superior a um salário mínimo e meio, deve ter aderido antes do plantio e, durante a adesão, constar a área total a ser plantada, não podendo superar 10 hectares.
Melquíades Júnior
Repórter

CRIME MISTERIOSO: Homens são sequestrados e achados mortos em Caucaia

Postado por JUNIOR XIMENES, em 20 de agosto de 2014
Image-0-Artigo-1683164-1
Conforme o perito Antoniel Oliveira, as vítimas foram mortas com tiros na cabeça
FOTO: LUCAS DE MENEZES
Dois homens foram encontrados mortos, na manhã de ontem, em um matagal, dentro da Fazendo Buriti, na Zona Rural de Caucaia. Segundo a Polícia, eles haviam sido raptados no dia anterior, por três homens encapuzados, que invadiram a casa em que as vítimas estavam acompanhadas de duas outras pessoas, e raptaram os quatro dizendo que eram policiais.
De acordo com informações de um policial militar da Força Tática de Apoio (FTA) da 1ªCia do 12ºBPM (Caucaia), as duas vítimas identificadas como Carlos Anderson da Silva Patrício, 25; e Adelmo Maciel da Silva, o 'Delminha', 20, estavam em uma residência, na comunidade instalada às margens da Lagoa da Tabuba, quando foram surpreendidas pelo trio, que ocupava um veículo Volkswagen Gol.
"As testemunhas contaram que eles só disseram que eram da Polícia e mandaram os quatro entrarem no Gol. Seguiram para uma casa, na comunidade, onde eles deixaram um casal amarrado e seguiram para esta área que é de difícil acesso. Acreditamos que o crime foi premeditado e que os autores são daqui da região, porque conheciam muito bem as estradas e os acessos a este lugar tão ermo", disse o PM.
O motivo do duplo homicídio ainda não foi esclarecido. Conforme o soldado que repassou as informações mas pediu para não ter seu nome revelado, 'Delminha' era cunhado de um traficante que age na região, conhecido como 'Lucivando' e havia executado algumas pessoas a mando deles. Já Anderson, seria morador do bairro Pirambu, na Capital, mas estaria na Lagoa da Tabuba temporariamente, se escondendo de seus desafetos.
"Não se pode dizer com certeza que as mortes aconteceram em consequência do envolvimento deles com o mundo do crime, mas é muito provável. O 'Delminha' já estava, inclusive, sendo monitorado por nós, por conta dos homicídios que ele era apontado como autor. Eles dois já tinham passagens pela Polícia", disse o militar.
Sequestro
Quando as famílias procuraram pelas quatro pessoas que foram levadas da residência e não as encontraram na Delegacia, se deram conta de que elas teriam sido, na verdade, raptadas. Alguns parentes disseram ter recebido ligações exigindo dinheiro para a liberação das vítimas. Um Boletim de Ocorrência (B.O.) foi registrado, na tarde de anteontem, no 7ºDP (Pirambu) denunciando o fato.
"A princípio, o que aconteceu foi uma extorsão mediante sequestro. A placa do carro informada pelas testemunhas, como sendo a do Gol utilizado na ação, não bate com nenhum veículo registrado. Muitas coisas precisam ser averiguadas, por isso ainda não podemos precisar o que motivou de fato os homicídios", disse o delegado Fábio Torres, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Fonte: Diário do Nordeste

INTERNET: PF deflagra ação contra pedofilia em 14 estados

Postado por JUNIOR XIMENES, em 20 de agosto de 2014
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã de ontem, a "Operação Resgate On-Line", que visa combater a difusão de materiais que disseminem qualquer conteúdo relacionado à prostituição infantil. A ação ocorreu em 14 Estados, incluindo o Ceará e o Distrito Federal.
Ao todo, 42 mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos e deveriam ser cumpridos nos Estados do Pará, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, além do Distrito Federal. Foram contabilizadas 11 prisões, sendo quatro em São Paulo, duas em Minas Gerais, duas no Paraná, uma na Bahia, uma no Espírito Santo e uma no Rio Grande do Sul.
Os alvos já estavam sendo monitorados pela PF com base em investigações feitas em todo o País, durante o ano de 2013, nas redes sociais. No Ceará, os alvos foram duas residências, situadas em Caridade (95Km de Fortaleza) e Hidrolândia (251Km de Fortaleza). Computadores foram apreendidos nas casas.
Fonte: Diário do Nordeste

CROATÁ: Mulher morre por atropelamento no município

Postado por JUNIOR XIMENES, em 20 de agosto de 2014

A VÍTIMA TEVE MORTE IMEDIATA
Um acidente ocorrido por volta das 18:30hs de terça feira, (19-08), na localidade de Baixio, município de Croatá, teve como vítimas fatais uma senhora de nome Maria Ferreira Nobre, 49 anos, natural de Croatá e uma vaca que ela tangia na rodovia que liga Croatá a Ipueiras. 

Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, o veículo colheu a senhora e o animal no meio da pista. José Ribeiro do Carmo, também de 49 anos de idade, motorista profissional categoria "D", casado, conduzia o veículo VW Cross Fox de cor preta e placas NQO 1382, inscrição de Ipueiras no momento do acidente. Testemunhas do local informaram que ele ainda tentou socorrer a vítima sem sucesso. Ao constatar o óbito, Zezinho da América como é conhecido, evadiu-se do local tomando rumo ignorado até o momento. 

Informações dão conta de que o condutor não havia ingerido bebida alcoólica. A Policia Militar foi acionada e dos Soldados Alves, Mendonça, Filho e Luciano Leão, foram até o local do sinistro onde acompanhados por agentes da Guarda Civil de Croatá, tomaram todas as providencias para isolar o local e comunicar o fato ao IML de Sobral. O corpo da vítima esta coberto por um lençol branco, ainda sobre a via onde ocorreu o acidente. As causa reais do acidente só serão conhecidas com as investigações da Polícia. Confira algumas fotos do acidente:

Homem é baleado na cabeça na localidade de Morros em Hidrolândia

Deu entrada na manhã deste domingo (17), por volta das 09h30min, no Hospital Municipal de Hidrolândia, um homem identificado como sendo Edvaldo Camilo Martins, lesionado a bala.
Segundo informações da companheira da vítima, Magiele Mendes De Abreu, a mesma havia se separado e vivia com Edvaldo Martins, e durante a noite de ontem, a mesma havia dormido com o ex-companheiro, Jerffeson Leivin Varelo Souza, na localidade de Morros. Os dois não contavam que pela manhã deste domingo (17), seu atual companheiro e vítima, foi até a localidade para buscá-la, juntamente com outro homem não identificado. Chegando à residência, o acusado e a vítima entraram em meio a uma discussão, onde Jerffeson Leivin de posse de uma espingarda socadeira efetuou um disparo contra Edvaldo Martins, que foi atingida na cabeça. Populares de imediato ligaram para o Hospital Municipal de Hidrolândia, onde foi deslocada uma ambulância para o local.
A vítima chegou ao Hospital em estado grave e de imediato foi transferida para a cidade de Sobral. A Polícia Militar realizou diligências no intuito de localizar o acusado, mas não obteve êxito, já arma do crime foi localizada.
Todas as informações serão repassadas a Delegacia de Polícia Civil de Santa Quitéria, para dar continuidade às investigações, haja vista acusado e a vítima já haverem sido intimados para comparecerem naquela delegacia, onde o acusado em outra ocasião tinha ameaçado a vítima de morte, inclusive ambos compareceram a delegacia para esclarecerem os fatos.

Prefeita de Hidrolândia desmente matéria publicada em site

A assessoria da Prefeita de Hidrolândia, Fátima Mourão por meio de uma Nota desmentiu e esclareceu algumas informações publicadas em uma matéria que está sendo veiculado no Site “Aconteceu Ipu” na edição deste domingo (17/08/2014) e que tem como título: (Prefeita de Hidrolândia Fátima Mourão deverá oficializar apoio ao candidato Eunício Oliveira).
De acordo com a assessoria da prefeita, a matéria apresentada algumas informações erradas. A assessoria esclareceu que a reunião citada na matéria realmente aconteceu, mas que não teve nenhuma forma de pressão ou ameaça que partiu dos 06 (seis) vereadores da sua base governista em relação da mesma apoiar o candidato do PMDB ao governo do estado, Eunício Oliveira.
Segundo a Nota, os vereadores mostraram vontade em apoiar o candidato do PMDB ao governo do estado, Eunício Oliveira, mas os mesmos decidiram que a prefeita é quem iria decidir a chapa, na qual o grupo político irá apoiaria.
A Nota esclarece que a pessoa que passou a informação ao Site Aconteceu Ipu por meio de um Whatsapp, faltou com a veracidade dos fatos, tentando criar uma situação de desconforto entra a prefeita e os vereadores da base aliada.
Ainda segundo a Nota, a prefeita está preocupada com o bem está do povo hidrolandense, com isso, escolherá os candidatos que se disponham em contribuir para uma melhor condição de vida da população de Hidrolândia.

Santa Quitéria: Mulher é espancada pelo seu companheiro em São Damião e vem a óbito

Neste domingo (17/08), por volta das 18h30, uma mulher foi espancada pelo seu companheiro, na localidade de São Damião, em Santa Quitéria. Segundo informações, a vítima, identificada como "Estrela", teria sido espancada pelo seu companheiro, Benedito Walter Barroso da Silva, 32, natural de Aracatiaçu - Sobral, com fortes golpes na cabeça, até que ficasse inconsciente. Os populares que presenciaram não impediram a agressão.
A Polícia esteve no local, onde fez diligências e capturou o elemento, que segundo o mesmo, afirmou ter espancado a companheira e tocado fogo no barraco onde mora por motivo de traição. A vítima foi socorrida e encaminhada para Sobral, com ferimentos graves na cabeça, onde não resistiu e veio a óbito.

Fonte: A Voz de Santa Quitéria

Operação da PF em combate à pornografia infantil faz buscas em Caridade e Hidrolândia

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), uma operação em combate à difusão de pornografia infantil na internet. A Operação Resgate On-Line esteve cumprindo buscas e apreensões em 14 estados e no Distrito Federal. No Ceará, a ação ocorreu nos municípios de Caridade, a 95km de Fortaleza, e Hidrolândia, a 251km da Capital.
Ao todo, a operação, que contou com 230 agentes federais, fez 42 mandados de busca e apreensão no Pará, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, além do Distrito Federal. 
A PF informou que 11 prisões foram concretizadas, porém nenhuma delas aconteceu no Ceará, sendo 4 em São Paulo, 2 em Minas Gerais, 2 no Paraná, 1 Bahia, 1 no Espírito Santo e 1 no Rio Grande do Sul.
No Interior cearense, a PF abordou duas residências, porém nenhum conteúdo ilícito foi encontrado. O disco rígido (HD) dos computadores das casas foram recolhidos e passarão por investigação na Superintendência Reginal do Ceará, que tem sede em Fortaleza. 
A operação, que é fruto do monitoramento que a PF realiza na internet e nas redes sociais desde 2013, busca identificar internautas que armazenem ou troquem imagens pornográficas de crianças e adolescentes.
Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os internautas podem ser apenados com reclusão de 3 a 6 anos, no caso da transmissão de pornografia infantil, e de 1 a 4 anos por armazenar tal material. Caso sejam condenados pelos dois crimes, os infratores podem ficar presos de 4 a 10 anos.

Fonte: Diário do Nordeste

Ex-presidiário é preso pela Policia Militar de Ipu traficando drogas

Francisco Gonçalves Silva, vulgo "Porquinho", 28 anos, foi preso na noite desta terça-feira (19/08) por volta das 22h15min no bairro Pedrinhas, em Ipu (CE), por policiais da composição da Polícia Militar de Ipu, com maconha e crack.
A ficha criminal de "Porquinho" aponta que ele já cumpriu pena na Cadeia Pública pelo mesmo crime de tráfico de entorpecentes, além de roubo e furto.
Com ele a policia encontrou 20 (vinte) pedras de crack e 21 (vinte) trouxinhas de maconha prensadas prontas para comercialização. O ex-detento foi apresentado ao delegado Dr. Marcio na Delegacia de Policia Civil de Plantão no município de Tianguá (CE).
Composição da PM que prendeu o traficante: Sargento Egilson, Sd's Ramos, Joel, Barbosa, Carlos e Henrique.

Presidiário do regime semi aberto é encontrado com cabeça degolada em Ipueiras

Notícia de Junior Ximenes terça feira 19 de agosto de 2014



O presidiário do regime semi aberto da Cadeia Pública de Ipueiras, identificado como sendo Francis Ferreira César, 22 anos, vulgo "Maranhão", foi encontrado por populares morto decapitado em uma mata, próximo a Praça do Cristo.

Francis Ferreira César, 22 anos
Segundo a Polícia quatro pessoas entre elas menores com passagem pela polícia por homicídio foram presas acusados de terem praticado o crime bárbaro que chocou a população do município vizinho, distante 22 km da cidade de Ipu, região Noroeste do estado do Ceará.
A polícia acredita que o crime passa ter sido encomendado de dentro do presídio, pois os policiais encontraram dentro de uma das selas, um desenho mostrando como "Maranhão" deveria ser morto. O desenho tem a assinatura do CV, um das marcas de um grupo de criminosos famosos do Rio de Janeiro - conhecidos como Comando Vermelho.
A cabeça estava a um distância de 20m do corpo
O homem encontrado morto cumpria pena por roubos e assaltos a Polícia Civil investiga o caso. Os suspeitos presos são: Os menores de iniciais A.C.A.M., 13 anos e P.H.M.S., 17 anos, e outros jovens são Francisco Antônio Ferreira Sales, 18 anos, vulgo "Toim" e Francisco Leandro Barbosa de Sousa, vulgo "Pelé", 18 anos, o terceiro indivíduo com participação no crime encontrasse foragido da Polícia.
Desenho mostrando como seria o crime