JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

15 crianças são envenenadas por homem em Caucaia

15 crianças com idade entre 9 e 10 anos deram entrada na tarde desta sexta-feira (22) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), após ingerirem veneno cumarínico, conhecido como veneno de rato. O produto teria sido oferecido às crianças por um homem desconhecido.
O fato aconteceu por volta das 13h no momento em que as crianças chegavam ao colégio Helena Aguiar Dias, no Cumbuco. Segundo características ditas por uma das vítimas a um policial, um homem moreno e de tranças se aproximou em uma bicicleta e ofereceu o veneno afirmando ser bombom. Depois de receber, a vítima ainda teria distribuído às unidades do veneno para as demais.
Segundo informações repassadas pelas professoras da escola à diretora da UPA de Caucaia, Maisa Gonçalves, cerca de uma hora depois, já em sala de aula, as crianças começaram a reclamar de tontura, ânsia de vômito, dores na barriga e foram levadas para a Unidade logo que as professoras reconheceram que o produto se tratava de veneno.
"Cinco médicos que trabalhavam na equipe de plantão pararam os demais atendimentos e atenderam as crianças.", informou a médica pediatra Hermínia Moreira. Elas foram hidratadas e passaram por uma lavagem gástrica para que o veneno fosse expelido. Todas passam bem. Uma das vítimas foi transferida para outra unidade, mas também passa bem.
As demais crianças seguem internadas em observação até que saia o resultado de exames de sangue para avaliar qual o nível de contaminação do veneno no sangue.
Segundo informações do Cabo Luciano, do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Caucaia, equipes de plantão e do reservado, além de viaturas do Ronda do Quarteirão estão em diligências para capturar o suspeito.

Fonte: Diário do Nordeste

Carro pega fogo na estrada que liga Hidrolândia ao distrito de Irajá

Um carro pegou fogo na estrada que liga a sede do município de Hidrolândia ao distrito de Irajá. Do veículo não sobrou nada, apenas à lataria toda retorcida pelas chamas que consumiram o todo o carro.
Segundo as informações, o proprietário do veículo seria o dono do parque de diversões instalado no distrito de Irajá para os Festejos de São Raimundo Nonato. O sinistro provavelmente teria ocorrido na madrugada deste domingo (24). Ainda não se sabe ao certo o que teria causado o incêndio no veículo, mas de acordo com informações colhidas pela nossa reportagem, o carro sobrou em uma curva da estrada, saindo da pista e pegando fogo.

NACIONAL: Dois presos são decapitados em rebelião no oeste do PR, diz Depen

Postado por junior ximenes, em 24 de agosto de 2014

Ação começou na manhã de domingo (24), na Penitenciária de Cascavel.
Vários presos estão feridos e dois agentes penitenciários são feitos reféns.
Do G1 PR, em Cascavel

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) informou que dois presos da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), no oeste do Paraná, foram decapitados durante a rebelião que começou por volta das 6h30 deste domingo (24). Ainda conforme o Depen, vários presos estão feridos e dois agentes penitenciários são feitos reféns. Alguns detentos invadiram o telhado e jogaram outros presos do alto da penitenciária. Eles se feriram. O Depen e a polícia negociam o fim da rebelião, mas não havia previsão de término até a publicação desta reportagem.
Presos reclamam da estrutura, alimentação e higiene da unidade (Foto: Reprodução RPC TV)Presos reclamam da estrutura, alimentação e higiene da
unidade (Foto: Reprodução RPC TV)
De acordo com o advogado dos agentes penitenciários, Jairo Ferreira, os presos reclamam da estrutura, alimentação e higiene da penitenciária.
Conforme o Depen, um dos mortos é o ex-policial civil suspeito de encabeçar um esquema de furto e desvio de peças de veículos apreendidos que ficavam no pátio 15ª Subdivisão Policial, descoberto no dia 2 de julho. O Corpo de Bombeiros também confirmou que atendeu uma vítima com ferimentos graves. O homem, de 23 anos, foi levado para o Hospital Universitário.
O diretor do Depen, Cezinando Paredes, está na penitenciária para negociar com os detentos. A secretária de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, chegou a Cascavel para tentar uma negociação com os presos, conforme o Depen. Equipes da Polícia Militar estão no local.
Segundo o Depen, os rebelados pedem relaxamento nas visitas, mais diálogo com a direção da unidade e refeições melhores. A água e a luz foram cortadas na penitenciária desde o começo da tarde.
Rebelião
Presos subiram no telhado da penitenciária com os reféns (Foto: Reprodução RPC TV)Presos subiram no telhado da penitenciária com os reféns
(Foto: Reprodução RPC TV)
Segundo Ferreira, a rebelião teve início no momento em que um agente foi entregar o café da manhã aos detentos. O trinco da grade estava serrado, o que permitiu aos presos puxarem o agente para dentro e darem início à rebelião. Ainda segundo o advogado, apenas dez agentes estavam de plantão no presídio, que é ocupado por mais de mil presos.
Os detentos invadiram o telhado da penitenciária, queimaram colchões e hastearam bandeira de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios no país. Eles agrediram outros presos com objetos pontiagudos e jogaram detentos do alto do telhado, que se feriram.
Conforme Ferreira, cerca de 80% da unidade está destruída.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 16h familiares dos presos fecharam as duas pistas da BR-277, no Km 579, próximo ao trevo de acesso à penitenciária. A rodovia ficou interditada por cerca de 40 minutos e a fila de veículos chegou a três quilômetros nos dois sentidos, conforme a PRF.
Conforme o Depen, 77 presos foram transferidos para a Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), que fica próxima a PEC. São detentos que estavam sendo ameaçados pelos rebelados.
Fonte: G1

BAHIA: Declarado morto em hospital, homem é retirado vivo de saco fúnebre

Postado por junior ximenes, em 24 de agosto de 2014

Sobrinha do paciente de 54 anos diz que ele passou duas horas no saco.
Valdelúcio de Oliveira descobriu há três meses que tem câncer avançado.
Gabriel GonçalvesDo G1 BA

Valdelúcio menandro de farias;bahia (Foto: Acervo Pessoal)
Valdelúcio faz sinal de positivo, depois de ser dado
como morto. (Foto: Acervo Pessoal)

Um senhor de 54 anos declarado morto por um médico do Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, foi encontrado vivo, duas horas depois, quando já estava dentro do saco fúnebre, na madrugada deste domingo (25). A informação é da família de Valdelúcio de Oliveira, que segue internado na unidade.
De acordo com Patrícia Cintra, sobrinha de Valdelúcio, após ser retirado do saco fúnebre, o tio está consciente e lúcido  no quarto hospitalar. "Ele está fazendo palavra cruzada, e só não fala porque está entubado", diz.
Patrícia conta que o tio descobriu há três meses um câncer em estágio avançado e, nesta segunda-feira (25), ele daria entrada no Hospital Santo Antônio, vinculado às Obras Sociais Irmã Dulce. "Ele já tinha ficado internado lá uma vez, mas ontem ele sentiu uma falta de ar, e nós o levamos para o Menandro de Farias", fala Patrícia.
Valdelucio menandro de Farias;bahia 2 (Foto: Acervo Pessoal)Paciente escreve em caderno; ele chegou a ser
colocado em saco fúnebre.  (Foto: Acervo Pessoal)
"Lá, os médicos informaram que ele teve duas paradas cardíacas e pediram que minha tia, que acompanhava ele, saísse do quarto, para tentarem fazer a reanimação. Por volta das 23h, os médicos disseram que ele havia falecido", explica.
Patrícia revela que a equipe médica retirou os aparelhos que estavam conectados a Valdelúcio e o colocou dentro do saco fúnebre. "Amarraram os pés e mãos dele, colocaram algodão no nariz e ouvidos e fecharam o saco", afirma.
Ela diz que a família tem o atestado de óbito lavrado pelo hospital, comprovando a morte de Valdelúcio. "Nós chegamos a comprar o caixão e demos entrada no enterro", destaca Patrícia. "No atestado de óbito consta que as causas da morte foram falência múltipla dos órgãos e insuficiência respiratória", acrescenta.
Por volta de 1h da madrugada, Patrícia conta que um tio foi ao necrotério do hospital, para trocar a roupa de Valdelúcio, quando percebeu o saco fúnebre balançando. "Ele chamou os médicos, que vieram e levaram ele de volta ao quarto", conta. "Ele ficou duas horas dentro do saco fechado", exclama.
A família acredita que o caso tenha sido um milagre de Irmã Dulce. "Como ele ia para o Hospital de Irmã Dulce, nós nos juntamos para rezar para ela. Foi um milagre. Tomara que seja um milagre completo", diz Patrícia, que afirma que a família ainda quer transferir Valdelúcio, nesta segunda-feira, para o Hospital Santo Antônio.
A reportagem do G1 tentou entrar em contato com o Hospital Menandro de Farias, mas não foi atendida.
Fonte: G1

ENVOLVIDOS EM HOMICÍDIOS: Mais de um preso por dia em agosto

Postado por junior ximenes, em 25 de agosto de 2014

Dados da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apontam projeção positiva para investigações


Prisões em agosto
Delegado Ricardo Romagnoli afirmou que a parceria entre as forças de segurança no Ceará tem dado resultados positivos
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
d
Lucivânia Nunes da Silva, a 'Aninha' e Francisco Bruno Feliciano da Silva foram os últimos capturados por homicídios apresentados pela DHPP à imprensa
e
João Vaz de Souza Neto, líder do grupo que agia no Bom Jardim, foi preso junto com Francisco Ivonildo Silva Vieira, o 'Neguinho' e outros comparsas
Agosto está apresentando números positivos nas investigações de homicídios no Ceará. Até a última sexta-feira (22), os policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já haviam conseguido capturar neste mês 24 pessoas envolvidas nestes crimes no Estado. O número já supera, inclusive, o dos últimos 12 meses, que foi de quase 17 pessoas a cada 30 dias.
De julho de 2013 a julho de 2014, foram realizadas 203 prisões de pessoas envolvidas em homicídios no Estado, média de 16,9 capturas por mês, ou uma prisão a cada dois dias. Com 24 presos em 22 dias, a média de agosto de 2014 supera uma captura a cada 24 horas.
As prisões, de acordo com o diretor da DHPP, delegado Ricardo Romagnoli, são frutos de ações integradas da Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar e a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
"Estas 24 prisões foram feitas em flagrante, em cumprimento de mandados preventivos e mandados temporários. Não estamos apenas realizando prisões, mas estamos alcançando metas de inquéritos concluídos, com autoria definida, encaminhados à Justiça. Estamos dando vazão às investigações", explicou.
Para Romagnoli, o trabalho conjunto das forças de segurança no Ceará tem feito a diferença ao conseguir elucidar os crimes. "Estes resultados demonstram que com a integração entre as Delegacias de Polícia Civil, a PM, a Coin e a confiança que a população tem depositado em nós, temos conseguido elucidar diversos crimes, trabalhando para resolver todos. Alguns, demoram mais. Outros, são resolvidos de maneira mais rápida. Depende de uma série de fatores. Mas ressaltamos que é um trabalho contínuo e incessante por parte dos delegados e inspetores da DHPP, integrados com as demais forças de segurança", indicou o delegado.
A expectativa do diretor da Divisão é de que os próximos meses sigam no mesmo ritmo, com possibilidade de superar a quantidade de prisões dos últimos 12 meses em aproximadamente seis meses. "Esperamos que estes resultados só aumentem a cada dia, para que os índices de criminalidade no Ceará diminuam. Estes números nos estimulam a seguir trabalhando", determinou.
Crimes elucidados
As últimas prisões relatadas pela DHPP foram as de Lucivânia Nunes da Silva, a 'Aninha', de 30 anos, e Francisco Bruno Feliciano da Silva, 22. Este último, suspeito de envolvimento no assassinato do sargento da Polícia Militar Carlos Wanderley Vicente Barbosa. O crime, segundo o delegado, está elucidado e todos os envolvidos foram identificados.
"Para capturar o Bruno, trabalhamos em parceria com a Divisão Anti-Sequestro (DAS) e equipes da Unidade Tático Operacinal (UTO). Já estávamos no encalço dele, e o localizamos na Via Expressa, na Aldeota. Ele é suspeito de integrar a quadrilha do 'Diabo Loiro', que já está morto. Possuímos mais nomes de pessoas envolvidas. É mais um crime elucidado, onde todos os envolvidos estão identificados, e o inquérito está em fase final. No dia 3 de julho, prendemos Antônio Lailson de Sousa Lima, conhecido como 'Antônio Pezão', comparsa de Bruno", afirmou.
Sobre a prisão de 'Aninha', o delegado destaca a importância de já ter desestruturado a quadrilha à qual ela fazia parte.
"A Lucivânia participava de uma associação criminosa bem estruturada que já desmantelamos. Ela é envolvida com tráfico de drogas e homicídios, dentre outros crimes, cometidos em geral na região do Cumbuco, no Pirambu e na Barra do Ceará. Foi um trabalho conjunto com as Delegacias das áreas e a Polícia Militar, que durou cerca de quatro meses, culminando na prisão de cerca de 20 pessoas deste mesmo grupo. 'Aninha' era responsável por gerenciar o dinheiro da quadrilha, por ser irmã de um dos chefes do bando", detalhou Romagnoli.
O delegado elenca ainda que, neste mês, pelo menos duas quadrilhas foram desmontadas. "Conseguimos desmantelar dois grupos, um com atuação no Bom Jardim e outro, no Vicente Pinzón. O primeiro foi o bando do João Neto, preso com mais três comparsas em um Toyota Corolla blindado, com duas armas, sendo uma pistola israelense. Juntando os inquéritos todos, eles respondiam a três homicídios. O outro grupo era composto pelos irmãos Vanderson e Mário de Oliveira dos Santos, que respondem por três homicídios. São considerados perigosos, pois roubavam, matavam e alugavam armas", enfatizou.
Levi de Freitas
Repórter

PELO SÓCIO: Homem é morto ao vender cavalo

Postado por junior ximenes, em 25 de agosto de 2014
Um homem foi morto a tiros na noite do último sábado (23), por volta das 20h30, em um 'bolão de vaquejada' no sítio Várzea Grande, zona rural do município de Mauriti, distante 491 quilômetros de Fortaleza.
Segundo informações repassadas pela 3ª Cia do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a vítima, Antônio Marcolino, de 41 anos, conhecido como 'Antônio da Retífica', foi morta por um amigo com o qual realizou a compra de um cavalo em sociedade.
Segundo populares, Antônio teria se encaminhado ao sítio para vender sua parte do cavalo e receber o dinheiro referente à negociação, mas ao chegar ao local foi alvejado com dois disparos na altura das costas.
Segundo a polícia, o autor dos disparos foi o agricultor José Arlindo Basto, de 45 anos, que mora no Sítio Alazão em Brejo Santo e fugiu sem ser localizado nas diligências feitas.
Sociedade
Os dois teriam comprado o cavalo em sociedade e Arlindo não teria recebido a parte que lhe cabia da venda do animal, tendo ido cobrá-la. De acordo com as testemunhas no local, o agricultor teria efetuado os disparos sem nem mesmo chegar a conversar com Antônio.
Arlindo teria sacado o revólver e apontado em direção a Antônio, que ainda tentou correr, sendo atingido pelos disparos. Ainda segundo policiais da 3ª Cia do 2º BPM, a vítima chegou a ser socorrida, mas chegou sem vida ao Hospital Geral da cidade de Brejo Santo.
O suspeito, identificado como José Arlindo Basto, 45 anos, fugiu do local logo após a prática do crime. Policiais Militares da Força Tática de Apoio (FTA) realizam buscas para localizar e prender o autor do ato criminoso, porém sem êxito até o fechamento desta edição.
Fonte: Diário do Nordeste

PLANTÃO POLICIAL: Cinco mortos em acidentes com motos


Postado por junior ximenes em 25 de agosto de 2014
Quixadá
Ex-presidiário executado em casa
O ex-presidiário Elenilton Balbino da Silva, conhecido como 'Nelson', 38, foi executado com cinco tiros na noite do último sábado (23) em Quixadá, no Sertão Central. O crime ocorreu na casa da vítima, na periferia da cidade. A Polícia acredita em crime de vingança.
Mãos decepadas
Corpo é encontrado na Praia do Futuro
Um corpo foi encontrado na tarde do último sábado (24) próximo a uma barraca na Praia do Futuro. O cadáver estava com as mãos decepadas e foi identificado como sendo Ermendio da Silva Rebouças. Segundo populares, ele seria usuário de drogas. A vítima foi morta com um golpe de faca.
Rodovias
Cinco mortos em acidentes com motos
Cinco pessoas morreram nas rodovias cearenses entre sábado (23) e domingo (24), de acordo com a PRF e a PRE. Todas as vítimas estavam em motocicletas, sendo quatro guiando e uma como passageira. Outras 17 pessoas ficaram feridas, nos 21 acidentes registrados pelos dois órgãos.

Fonte: Diário do Nordeste

SÃO PAULO: Aos 86 anos, morre o empresário Antônio Ermírio de Moraes

Postado por Junior Ximenes, em 25 de agosto de 2014

Presidente de honra do Grupo Votorantim morreu em casa, em São Paulo.
Sepultamento será realizado nesta segunda; ele deixa esposa e nove filhos.
Do G1 São Paulo

 O empresário Antônio Ermírio de Moraes, em foto de 13 de dezembro de 2005, durante evento em São Paulo (Foto: SEBASTIÃO MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO)O empresário Antônio Ermírio de Moraes, em foto de 13 de dezembro de 2005, durante evento em São Paulo (Foto: SEBASTIÃO MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO)
Morreu na noite deste domingo (24) em São Paulo, aos 86 anos, o empresário e presidente de honra do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes. Segundo informações da assessoria de imprensa da empresa, ele morreu em sua casa, no Morumbi (Zona Sul), por insuficiência cardíaca.
O corpo do empresário será velado a partir das 9h desta segunda-feira (25) no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa. A partir das 16h, o cortejo deve seguir ao Cemitério do Morumbi, onde o empresário vai ser sepultado. Antônio deixa a esposa, Maria Regina Costa de Moraes, e nove filhos.
Em nota, o Grupo Votorantim afirmou que perdeu um "grande líder" que "defendia o papel social da iniciativa privada para a construção de um país melhor".
O empresário nasceu em São Paulo em 1928. Seu pai, o engenheiro pernambucano José Ermírio de Moraes, criou o Grupo Votorantim, comprando as ações de uma empresa de tecelagem. Antônio Ermírio se formou em engenharia metalúrgica pela Colorado School of Mines (EUA). Iniciou sua carreira no Grupo Votorantim em 1949, sendo o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955.
Em 1986, candidatou-se ao cargo de governador de São Paulo pelo PTB e ficou em segundo lugar, atrás de Orestes Quércia (PMDB).
Moraes também teve atuação de destaque na área social. Por 40 anos, o empresário presidiu a diretoria-administrativa do Hospital Beneficência Portuguesa, local onde seu corpo agora será velado.
No campo das artes, Antônio Ermírio escreveu três peças de teatro e ganhou uma cadeira na Academia Paulista de Letras.
Em 2013, a vida do empresário foi retratada pelo sociólogo José Pastore em uma biografia: "Antônio Ermírio de Moraes: Memórias de um Diário Confidencial".
Veja a íntegra da nota do Grupo Votorantim:

É com grande pesar que o Grupo Votorantim comunica o falecimento do Dr.  Antônio Ermírio de Moraes, aos 86 anos, na noite deste domingo, 24 de agosto, em São Paulo.

Presidente de honra do Grupo Votorantim, Dr. Antônio era engenheiro metalúrgico formado pela Colorado School of Mines (EUA) e iniciou sua carreira no Grupo em 1949, sendo o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955.

Com o falecimento do Dr. Antônio Ermírio de Moraes, o Grupo Votorantim perde um grande líder, que serviu de exemplo e inspiração para seus valores, como ética, respeito e empreendedorismo, e que defendia o papel social da iniciativa privada para a construção de um país melhor e mais justo, com saúde e educação de qualidade para todos.

Dr. Antônio deixa a esposa, Dona Maria Regina Costa de Moraes, com quem teve nove filhos. O corpo será velado a partir das 9h desta segunda-feira no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa e o cortejo sairá às 16h rumo ao Cemitério do Morumbi, onde o corpo será enterrado.

Fonte: G1