JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

ASSALTO: Cantor de forró é atingido com quatro tiros em tentativa de assalto na Parangaba em Fortaleza

O vocalista Thiaguinho, da banda Mala Mansa, foi surpreendido por dois homens quando voltava de um ensaio da banda
Mesmo ferido, Thiaguinho conseguiu dirigir até o Hospital da Unimed, no bairro São João do Tauape
O cantor Thiago Igor Almeida, de 31 anos, conhecido como Thiaguinho da banda de forró Mala Mansa, sofreu uma tentativa de assalto na noite da última terça-feira, 26, no bairro Parangaba, em Fortaleza.
 Segundo Tadeu Almeida, empresário e irmão do cantor, por volta de 19h30, Thiaguinho voltava em seu carro de um ensaio quando foi surpreendido por dois homens em uma moto que anunciaram o assalto na avenida Augusto dos Anjos, no Bairro Parangaba.
 "Meu irmão vinha voltando de um ensaio da banda, ouvindo as músicas foram gravadas para memorizar, com o vidro do carro baixo,  quando dois homens em uma moto encostaram no carro e anunciaram o assalto", relata o empresário do cantor
 Assustado, o vocalista acelerou o carro. Neste momento, o passageiro da moto atirou cinco vezes contra o cantor. Dois tiros atingiram o braço esquerdo, um no braço direito e outro de raspão na barriga. Um perfurou o banco do carro. Os dois criminosos foram derrubados pelo veículo.

Mesmo ferido, Thiaguinho conseguiu dirigir até o Hospital da Unimed, no bairro São João do Tauape. Lá, ele foi atendido, medicado e liberado no mesmo dia para descansar em casa.
 "Ele teve muita sorte. O médico disse que nenhum tiro pegou no osso. As balas perfuraram os braços, ele foi medicado e liberado 2h30 da manhã. Ele está muito abalado. Até na hora de voltar para casa ele ficou com medo de vir de carro", disse o irmão do cantor.
 Ainda de acordo com Tadeu Almeida, o ocorrido vai suspender alguns shows dos próximos dias. A banda Mala Mansa tinha cinco apresentações marcadas para os próximos quatro dias, sendo duas em Fortaleza e três no interior do Ceará.

Fonte: Redação O POVO Online

TSE julga e aprova a candidatura de Augusta Brito (PCdoB)


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite/madrugada desta terça-feira (26/08) o registro de candidatura da deputada estadual Augusta Brito de Paula (PCdoB). 

"O Tribunal, por unanimidade, proveu o recurso para, reformando o acórdão regional, deferir o registro de candidatura da recorrente." é o que decidiu os ministros Henrique Neves da Silva (relator), Luciana Lóssio, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Laurita Vaz, João Otávio de Noronha e Dias Toffoli (presidente).

A candidatura à deputada estadual de Augusta Brito já constava no site do Tribunal Superior Eleitoral como estando "Apto", porém com a ressalva 'Indeferido com Recurso' e aguardando por julgamento. Com a decisão a observação deverá ser retirada do site.

Cópia da decisão do julgamento

NACIONAL: 'Não deu tempo de levá-la para casa', diz mãe de menina que morreu em MS

Postado por junior ximenes, em 27 de agosto de 2014

Menina de 5 anos recebeu medicamento na veia e faleceu em seguida.
Hospital lamenta ocorrido e diz que substância é de uso rotineiro.
Nadyenka CastroDo G1 MS

Samila, 5 anos, morreu após receber medicação, diz família (Foto: Alessandra Barbosa da Silva/ Arquivo Pessoal)Samilla morreu após receber medicação, diz família (Foto: Alessandra Barbosa da Silva/ Arquivo Pessoal)
"Ela começou a chorar, queria ir para casa. Eu falei que iria levá-la, mas não deu tempo", lembra, emocionada, Alessandra Barbosa da Silva, de 35 anos, mãe de Samilla Barbosa de Oliveira, de 5 anos, que morreu no último sábado (23) na Santa Casa de Cassilândia, distante 437 quilômetros de Campo Grande, após receber medicação na veia.
O hospital encaminhou uma nota oficial lamentando o ocorrido. Segundo a unidade, os medicamentos utilizados são de uso rotineiro pelos hospitais e a dose administrada estava dentro da recomendada em função do quadro clínico da paciente. Os frascos foram entregues à polícia. As demais unidades do mesmo lote foram usadas no fim de semana. A administração da Santa Casa abriu procedimento para apurar o ocorrido.
De acordo com a esteticista, a filha reclamou de dor de garganta na quinta-feira (21), tomou remédios em casa e na sexta-feira (22) à noite vomitou, sentiu dores no abdômen, dificuldade de respiração e foi levada para o hospital. Ela foi atendida pelo médico plantonista e os exames, conforme Alessandra, indicaram alteração e irritação na garganta.
No sábado, ainda na unidade de saúde, a menina foi atendida por pediatra, que receitou antibiótico. Segundo Alessandra, a filha não tinha febre e, antes de passar pelo especialista, comeu bolachas, chá de canela e pão de queijo.
Conforme Alessandra, quando o médico disse que a menina precisaria ficar mais dois ou três dias no hospital, Samilla pediu para ir para casa.
"Eu ia até assinar o termo de responsabilidade e levar ela para casa". Logo após ter o medicamento aplicado na veia, conta a mãe, a criança morreu. "Ela estava no meu colo. Virou o olhinho, ficou amarela", lembra Alessandra. A criança foi levada para o setor de urgência, onde foi tentada a reanimação, mas ela não resistiu.
A família registrou boletim de ocorrência e o caso é investigado como morte a esclarecer. O delegado responsável, Alexandro Mendes de Araújo, explicou ao G1 que serão chamados para prestar depoimentos funcionários do hospital que estavam de plantão na sexta-feira e no sábado, inclusive os médicos, testemunhas e familiares da criança.
Veja, na íntegra, a nota da Santa Casa de Cassilândia

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Cassilândia, representada por seu provedor, Sílvio Barbosa de Queiroz, vem a público prestar os esclarecimentos preliminares a respeito do falecimento de uma criança no dia 23 do corrente mês, após a administração de um medicamento antibiótico diante de um quadro infeccioso, constatado por exame laboratorial.

Nós, membros da provedoria, médicos, enfermeiros e funcionários do hospital lamentamos profundamente o ocorrido.
É preciso esclarecer que os medicamentos utilizados são de uso rotineiro pelos hospitais, e foram administrados dentro das doses recomendadas ao quadro clínico.
Além disso, o atendimento foi realizado de imediato por uma equipe composta por três médicos, conjuntamente aos enfermeiros, os quais se esforçaram ao máximo para salvar a vida da criança.
A causa da morte está sendo investigada pela Polícia a pedido da própria equipe médica, que juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, prontamente solicitaram a abertura de um boletim de ocorrência e a realização de um exame de necropsia. Os fatos também estão sendo apurados pela própria administração da Santa Casa.
Os frascos dos medicamentos utilizados foram entregues à Polícia Civil, para posterior análise. Os frascos restantes do mesmo lote foram utilizados durante o final de semana. O lote atual é de outro fabricante.
Mais uma vez, registramos nosso pesar e prestamos nossa solidariedade e apoio aos familiares.
Cassilândia, 25 de agosto de 2014
Prontuário de Samilla, 5 anos, que morreu após receber medicamento em hospital (Foto: Alessandra Barbosa da Silva/ Arquivo Pessoal)Família teve acesso ao prontuário de Samilla (Foto: Alessandra Barbosa da Silva/ Arquivo Pessoal)Fonte: G1

CAUCAIA: Polícia apreende novo tipo de droga

Postado por júnior Ximenes, em 28 de agosto de 2014

Entorpecente sintético era vendido em festas na área nobre de Fortaleza e é muito comum nos EUA

Nova droga
A operação da Delegacia de Narcóticos com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da SSPDS, resultou na primeira apreensão de MDMA no Ceará. Os agentes encontraram 28 gramas da droga na casa do suspeito
FOTOS: JOSÉ LEOMAR
Image-1-Artigo-1688360-1
Além do MDMA, a ação dos inspetores da Denarc tirou de circulação 10 quilos de maconha, 34 comprimidos de ecstasy, 1.134 pontos de LSD. Dinheiro e um veículo também foram apreendidos pelos policiais na casa no bairro Tabapuá, em Caucaia
Uma nova droga disponível no mercado ilícito do Ceará foi descoberta pela Polícia Civil e apreendida por agentes da Delegacia de Narcóticos (Denarc). O metilenodioximetanfetamina, ou MDMA, também conhecida como 'cristal', 'Molly' e 'Michael Douglas', estava em poder de um traficante capturado no bairro Tabapuá, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Essa foi a primeira vez que as Polícias estaduais apreenderam o entorpecente no Ceará.
As investigações que levaram à apreensão da droga e à prisão de um homem de 28 anos, contaram com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e resultou, ainda, na captura de mais de 10 quilos de outros produtos.
Foram apreendidos 28 gramas de MDMA, além de 10 quilos de maconha, 34 comprimidos de ecstasy, 1.134 pontos de LSD, R$ 2.700 em espécie e um veículo Corsa Classic. O nome do homem não foi revelado para não atrapalhar as investigações.
Segundo o delegado titular da Denarc, Pedro Viana, o traficante admitiu que há cerca de um ano vendia drogas em festas e raves na área nobre da Capital. A origem do entorpecente, entretanto, ainda é investigada. "Essa é uma droga muito forte lá nos Estados Unidos, mas essa que apreendemos, não sabemos ainda a origem. Estamos investigando de onde ela veio", afirmou.
Drogas apreendidas
A prisão foi realizada na tarde da última terça-feira (26), em um apartamento localizado na Rua Rio Negro, em Caucaia. O suspeito preso admitiu ser o responsável pela droga e disse que vendia maconha há um ano e os entorpecentes sintéticos há dois meses. O suspeito não informou onde adquiriu o MDMA.
A Polícia está à procura dos fornecedores das drogas sintéticas. Enquanto isso, o suspeito segue detido na Denarc e deve responder pro tráfico de drogas.
Aos policiais, o traficante disse que vendia um grama do 'cristal' por R$ 50. Em outros estados do País, conforme a Polícia, um grama da droga varia de R$ 100 a R$ 400.
Alucinógeno
O MDMA tem o princípio ativo do ecstasy e é consumido diluído em bebidas ou colocado debaixo da língua dos usuários. O efeito da droga no organismo pode durar até 48 horas, provocando alucinações nos usuários. O uso contínuo da droga causa destruição de neurotransmissores. São apresentados ainda quadros esquizofrênicos, síndrome do pânico, depressão, perda da memória e doenças cardiovasculares. O uso contínuo da droga pode causar diminuição da produtividade e dependência química e psicológica.
O MDMA possui o princípio ativo do ecstasy, semelhante a uma cocaína mais fraca e com efeito mais brando que o LSD. Ele funciona como um estimulante do sistema nervoso central, causando alterações na percepção das cores, da luminosidade e dos sons.
O artigo "An exploration for the history and controversies surrounding MDMA and MDA", escrito por Alana R. Pentney e publicado no site da organização americana Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies (Maps), aponta que o primeiro registro de preparação do MDMA data de 1912, na Alemanha. Após ser usada de maneira experimental, com finalidade terapêutica, o entorpecente acabou sendo considerado ilegal na década de 1980.
Em setembro de 2013, o festival Electric Zoo, que receberia nomes como David Guetta e Avicii, em Nova York (EUA), foi cancelado no segundo dia após dois participantes do evento morrerem e outros quatro serem internados por conta de uma suposta overdose de MDMA. (Colaborou, Sara Sousa).
FIQUE POR DENTRO

Alucinógeno com mesmo princípio do ecstasy

Metilenodioximetanfetamina é o princípio ativo do ecstasy, que começou a ser espalhada nas festas americanas na década de 80, quando também foi proibida. Nos últimos anos, reaparece nos EUA como “Molly”, ou “MD”, no Brasil, na forma de cristais ou pó, que são diluídos em bebidas ou colocadas sob a língua do usuário. Causa dependência e provoca a destruição de neurotransmissores, podendo ocasionar acidente vascular cerebral (AVC), crises convulsivas e taquicardia. O uso da droga causa sensações de bem-estar, sensibilidade ao toque - o que a faz ser conhecida também como 'a droga do amor, percepção de cores mais fortes. O entorpecente age no sistema nervoso central, liberando neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, envolvidos no controle do humor, termorregulação e sono. O efeito dura de duas a oito horas, com pico de menos de uma hora. Após o efeito, usuários relatam sensações de depressão.

Levi de Freitas
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

CRISE COM O CONGRESSO: Governo federal veta criação de novos municípios

Postado por junior ximenes, em 28 de agosto de 2014

Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto de lei. Pelo menos, 200 novas cidades poderiam ser criadas com sanção

Criação de Municipios
Relator do projeto, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que o Planalto havia se comprometido com a sanção da proposta sem vetos
FOTO: AGÊNCIA SENADO
Brasília. Num afago aos prefeitos a pouco mais de um mês das eleições, a presidente Dilma Rousseff (PT) barrou a intenção do Congresso de viabilizar a criação de novos municípios no país.
A presidente vetou integralmente ontem o projeto de lei que estabelecia regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios - o que abriria caminho para que pelo menos 200 novas cidades fossem criadas. O governo havia negociado a elaboração do projeto com o Congresso, uma vez que Dilma já havia vetado versão anterior da proposta.
Para evitar que o veto fosse derrubado, o Palácio do Planalto elaborou um novo texto, com algumas mudanças, em conjunto com os líderes partidários - mas Dilma optou pelo novo veto sem consultar o Legislativo.
Segundo o governo, a proposta contraria o interesse público ao representar gastos que colocam em risco o equilíbrio da responsabilidade fiscal. A mensagem de veto e sua justificativa foram publicadas no "Diário Oficial" da União ainda ontem.
Congressistas afirmam que Dilma optou por agradar aos atuais prefeitos que, com a criação de novos municípios, perdem arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com a ameaça da candidata Marina Silva (PSB) de vitória sobre Dilma em um eventual segundo turno, como apontam as pesquisas recentes de intenções de votos, senadores afirmam que a presidente preferiu atender a uma demanda dos prefeitos - que podem atuar como "cabos eleitorais" do governo nos municípios que comandam.
Cobrança
Relator do projeto, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que o Planalto havia se comprometido a sancionar a proposta sem vetos. "Falei ontem (anteontem) com a ministra Ideli Salvatti (Direitos Humanos) e ela me disse que estava tudo certo para a sanção. Foi uma pressão dos municípios que não concordam em perder percentuais do FPM", afirmou o peemedebista.
Com a decisão de Dilma, congressistas já se articulam para derrubar o primeiro veto de Dilma. Se o veto for derrubado, entra em vigor proposta mais radical que a negociada com o Legislativo, ao contrário do que defendia o Planalto. "Agora, a tendência é que se derrube o primeiro veto. Esse segundo projeto foi feito em acordo com os líderes, faz 19 anos que não se cria um município no país", disse.
Como o Congresso está em "recesso branco" até as eleições, a expectativa é que o veto seja analisado somente após outubro. Há votações previstas para a semana que vem, mas não deve haver quórum na Câmara e no Senado para análise do veto.
A decisão sobre vetar a proposta foi do Ministério da Fazenda, segundo a mensagem publicada no Diário Oficial da União. "Embora se reconheça o esforço de construção de um texto mais criterioso, a proposta não afasta o problema da responsabilidade fiscal na federação. Depreende-se que haverá aumento de despesas com as novas estruturas", diz a mensagem do ministério.
Fonte: Diário do Nordeste

GUARACIABA DO NORTE: Começa o asfaltamento da estrada que liga os distritos de Sussuanha e Morrinhos

Postado por junior ximenes, em 28 de agosto de 2014

Depois de quase um mês de preparação da estrada com todo o serviço de estruturação, já começou ser colocados os primeiros metros de asfalto

Um sonho antigo dos moradores das comunidades que ficam as margens da estrada que liga a sede do município de Guaraciaba do Norte ao distrito de Morrinhos, começa a se tornar realidade.

Depois de mais ou menos um mês de preparação da estrutura com aterro, a estrada começa receber os primeiros metros de asfalto. Na manhã desta quinta feira, (28-08-14), as maquinas começaram a colocar a primeira camada de asfalto, na entrada da Sussuanha, próximo do comércio do senhor José Balacó.

Para os que ainda duvidavam, e falavam que esta obra ficaria apenas no papel, eis o resulto de todo o esforço do grupo de políticos que trabalham pelo crescimento de nossa cidade e de todo o município.

A luta por esse asfalto vem desde a administração do Ex. prefeito Dr. Egberto Martins, onde foram feitos os primeiros contatos com o governo do Estado e inclusive as primeiras tomadas de preço da obra. Agora na administração do prefeito Regivaldo a obra se torna realidade, vale ressaltar o empenho do prefeito Regivaldo Cavalcante e toda a sua equipe de governo, pois foram muitas as viagens e audiências públicas com autoridades estaduais, para que esse sonho se tornasse realidade.

Parabéns a administração por esta grande conquista para o povo guaraciabense e para aos moradores daquela região que irão se livrar de vez da poeira. Agora fica um alerta ao condutores de carros e motos, não abusem da sorte, pois estrada boa oferece mais riscos de que as ruins, pois muita das vezes se abusa da velocidade e isso pode causar acidentes e quase sempre fatais.


Reportagem: Diassis Lira