JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Cid Gomes se esquiva ao falar sobre Segurança Pública

01/09/2014 11h19 (editada em 01/09/2014 13h39)
AVALIAÇÃO DE GESTÃO                                                                                                                                                          
Maurício Moreira
jornalismo@cearanews7.com.br postado por junior ximenes em 1/9/2014
Compartilhar no Facebook  Compartilhar isto em Twitter Enviar por e-mail
O governador Cid Gomes (PROS) falou, na manhã de hoje (01),na rádio Verdes Mares, sobre os pontos altos e baixos que marcaram seus oitoanos à frente do Estado. Cid não poupou adjetivos ao comentar sobre Saúde eEducação em sua gestão, mas se esquivou bastante quando o assunto foi SegurançaPública.

À vontade no estúdio, o governador contou histórias paraexemplificar cada passo do atendimento de saúde no Estado. Falou sobre acriação de unidades de atendimento no interior e na Capital, mas não comentou emuito menos foi indagado sobre a falta de médicos em muitos desses hospitais.As filas de espera por atendimento também não fizeram parte das declarações dogovernador durante a entrevista.

Em relação á Educação, o governador ressaltou os resultadosobtidos através do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que alcançou oíndice de 81,6% de crianças alfabetizadas no final do 2º ano do EnsinoFundamental. Em 2007, quando o programa começou, o índice era de 39,8%. Osucesso do programa chamou atenção do Governo Federal, que o adotou comoreferência para o País.

Escassez de água

Diante do atual quadro de escassez de água no Ceará, CidGomes destacou a construção de adutoras “em tempo recorde” e cisternas parasolucionar, ao menos por agora, os problemas de falta d’água.

Segundo  CidGomes,  o interior do Estado aindaprecisa de mais atenção, mas a Capital “está garantida”.  "Fortaleza está segura até 2030. Aqui,na região metropolitana, em matéria de provimento de água, está seguro até2030, o que São Paulo não tem", garantiu o governador.

Segurança

Quando o assunto foi segurança pública, Cid explicou que oaumento nos índices de violências são motivos por diversos fatores, além de seruma responsabilidade tanto estadual como municipal. O governador citou, comocausas do grande número de homicídios e assaltos no Estado, problemassocioeconômicos e o que definiu como “natureza humana”.

Em relação à segurança, Cid dividiu a responsabilidade comconflitos no trânsito, desentendimentos banais, falta de iluminação pública,problemas na educação primária e opções de lazer que afastem os jovens dasdrogas. 

"O Poder Judiciário tem Primeira, Segunda, Terceira e,às vezes, quarta Instância. Então os processos, às vezes duram, 10 anos, 20anos, acaba prescrevendo e a pessoa não tem sua punição", afirmou ogovernador, anunciando mais um responsável, que não o seu governo, paraexplicar os problemas de sua gestão com a segurança pública.

Em sua defesa, Cid destacou a criação de novas unidades depoliciamento e os investimentos no serviço de inteligência da polícia cearense.No primeiro semestre de 2014, foram registrados 2.367 homicídios no Ceará, deacordo com estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social(SSPDS). No mesmo período do ano passado, foram 2.124, apontando um aumento de11,4%.

No começo deste ano, foi lançado o programa Em Defesa daVida, que dividiu o Estado em 18 Áreas Integradas de Segurança (AIS), prevendoremuneração financeira para os policiais que conseguirem reduzir o número deassaltos e homicídios em cada área. Das 18, seis áreas atingiram a meta deredução de 6% no segundo trimestre de 2014.

fonte ceará news 7

Comerciante testemunha assalto à mão armada na Ponte da Beínha em Ipu





A comerciante conhecida pelo nome de Fafá Decorações, relatou para o repórter e radialista Francisco José assim como também publicou em sua rede social, ter sido testemunha ocular de um assalto à mão armada, ocorrido na madrugada desta, sexta-feira (29/08) por volta dás 04h30'. 


"Quero falar sobre um assalto que presenciei hoje (madrugada de quinta para sexta). O assalto foi às 04h30' da manhã, a vítima foi o Gaguinho Peixeiro. Eu estava indo buscar uma amiga para irmos trabalhar na feira das frutas, quando ao passar na Ponte da Beínha, me deparei com a vitima no chão e dois bandidos; um deles armado de revólver, levaram o short da vítima deixaram ele nu no chão. Daí a vítima veio em minha direção pedindo ajuda, eu com muito medo, ainda com os bandidos no local acelerei a moto e fui embora.

Fonte: Repórter Francisco José
Caderno: CIDADE IPU

Morre a reriutabense Vanessa Mendes, após dias de luta pela vida


Faleceu em um hospital em Fortaleza, por volta de 1h da manhã deste domingo(31/08), a jovem Vanessa Mesquita Mendes(26 anos), filha do Dadal Mendes e Dona Fátima Mesquita, residentes em Reriutaba.
Vanessa estava internada há vários dias em uma UTI do Hospital Antonio Prudente, na capital cearense, por consequência de uma pneumonia, mas infelizmente neste período a moça sofreu um AVC, mesmo assim continuou lutando pela a vida e chegou a animar a família em certo período do tratamento, com uma melhora no quadro clinico, mas nos últimos dias foi acometida por uma grave infecção hospitalar, não resistiu e veio a óbito deixando amigos e familiares chocados com a morte prematura da jovem, que antes desta enfermidade era tão saudável e cheia de vida.
Conforme o perfil no facebook, ela era Fisioterapeuta.
O prefeito de Reriutaba e o Secretário de Saúde comunica que a Secretaria de Saúde está de luto e não haverá atendimento nas UBS's, Secretaria de Saúde e Fisioterapia nesta segunda-feira(01/09).
O corpo de Vanessa está sendo velado na Funerária Paz Eterna, no bairro Dionísio Torres em Fortaleza, até as 14 horas deste Domingo de onde será feito o translado para Reriutaba, onde será velado. O sepultamento está previsto para a manhã desta segunda-feira(01/09), no cemitério da cidade.

Foram dias de lutas, com melhoras e pioras. Toda a população de Reriutaba acompanhava a todo instante as notícias que eram repassadas via facebook, e ficou sensibilizada com a grave doença que acometia a jovem. As igrejas tanto católica como evangélicas faziam correntes de orações em prol do restabelecimento da saúde da moça. Amigos, familiares e até mesmo pessoas que não a conheciam postavam nas redes sociais a todo momento mensagens de otimismo e pensamentos positivos à ela e aos familiares.
Amigos de Vanessa se mobilizaram e criaram a Campanha #vivavanessa, a fim de arrecadar recursos para tratamento da saúde da jovem e ajudar a família.
"O blogdojuniorximenes traz os votos de pesares a todos da família e que Deus dê o conforto necessário."
Veja alguns cometários das centenas que há no facebook após a morte de Vanessa:


Reriutaba amanheceu de luto, todos acompanhamos o caso de Vanessa Mesquita Mendes e acreditávamos em sua melhora, mesmo que fosse acontecer de forma lenta. A dor da perda é imensurável, mesmo não sendo tão próxima passei a noite sem querer acreditar, o coração aperta e começamos a pensar como nossa vida é passageira e que nunca sabemos o dia de amanhã. O medo de perdermos pessoas que amamos aumenta e cada dia queremos viver mais e mais. Meus sentimentos a toda família e que na GLÓRIA DE DEUS essa dor seja abrandada e que vocês acalmem o coração e os momentos bons sejam lembrados. #RERIUTABAdeLUTO#FORÇA
RERIUTABA ESTÁ COM VOCÊS
Tania Mendes Fatima Mesquita Janser Mayrla Rodrigues
   .

Lucielma Mariapublicou emTania Mendes
Sabemos bem como é essa dor, insuportavel, palavra nenhuma ameniza, ninguem consegue confortar agora porque ta tudo muito escuro e nublado ainda, mas Deus quis assim e infelizmente nao podemos mais perguntar, resta agora orar e pedir muito a Deus que Ele a receba de braços abertos e que ela Vanessa esteja o mais proximo d'Ele possivel, e Ele sim trará o conforto que for preciso para toda a familia, amigos e conhecidos que além de conhece-la e ama-la acompanhamos essa luta dessa grande guerreira! Em nome de minha familia, nossos sentimentos a vc, aos pais, irmaos, sobrinhos, cunhados, parentes, amigos e a todos que estao sentidos assim como eu, o Senhor na sua infinita misericordia se encarregara de recebe-la, e dar o conforto e a força que se precisa!

#1VIVAAVANESSA
Homenagem de todos que fazem o Ceb João Furtado Filho aos Familiares e amigos de nossa Vanessinha, principalmente sua mãe Dona Fatima, seu pai Dadal, irmãos Janser, irmã Marcelly e tia Tania. Nossa Campanha continuar #1VIVAAVANESSA para ajudar a família nessa hora tão difícil, que Deus proteja e dê forças hoje e sempre.
 — com Edna Magalhaes e outras 32 pessoas.

IPUEIRAS: AGRICULTOR PRATICA SUICÍDIO EM LINHA FÉRREA


Neste domingo, por volta das 17h40min, praticou suicídio,Deodoro Alves Marques, 57 anos, solteiro, natural de Ipueiras, residente na localidade de Mirador, zona rural de Ipueiras.No momento do ocorrido, a vítima estava nas proximidades da linha férrea, quando o Trem de Empresa Transnordestina de prefixo “K160”, com 65 vagões e 03 maquinas, conduzido pelo maquinista Álvaro Mendes de Oliveira, 52 anos, residente na Rua Francisco Sá, Centro de Crateús, estava passando na localidade, a vítima jogou-se contra o trem, isso segundo informações de populares e do próprio maquinista, ocasionando o óbito. 

Os Policiais Militares, Cb Luzier, Sd R. Andrade e Sd Denilsonestiveram no local e acionaram a Pericia Forense para adotar as devidas providências.

FONTE: RADIALISTA DENES LIMA

FORTALEZA: Carros da PM batem em perseguição e um suspeito morre

Postado por JUNIOR XIMENES, em 31 de agosto de 2014

Equipes perseguiam carro com quatro suspeitos.
Carro virou e parou na calçada.
Do G1 CE

Carro da PM bateu em outro e ficou danificado  (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Carro da PM bateu em outro e ficou danificado (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Dois carros da Polícia Militar do Ceará bateram durante uma perseguição na madrugada deste sábado (30), no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza.  Um carro bateu no outro, que foi jogado na calçada. As equipes que continuaram a perseguição conseguiram deter os suspeitos.
Por volta das 4 horas, uma equipe do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e outra do Ronda do Quarteirão seguiam um carro na Avenida Pasteur e, depois de uma troca de tiros, os suspeitos furaram o cerco. A autarquia de trânsito teve de bloquear a via durante a retirada dos carros.
Outras equipes policiais continuaram a perseguição e pararam o veículo no Bairro Moura Brasil. Dos quatro ocupantes do carro perseguido, dois foram encaminhados para o 30º DP, um morreu e um ficou ferido em troca de tiros com a polícia.
  •  
Segundo veículo foi jogado na calçada  (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Segundo veículo foi jogado na calçada (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Fonte: G1 CE

PLANETA BIZARRO: Lista reúne tartaruga de duas cabeças e outros animais estranhos

Postado por JUNIOR XIMENES, em 31 de agosto de 2014

Na Turquia, professor encontrou golfinho de duas cabeças.
Nos EUA, pescadores acharam tubarão-touro de duas cabeças.
Do G1, em São Paulo


Tartaruga
Uma tartaruga de duas cabeças nasceu em um criadouro em Amagon, no estado do Arkansas (EUA). O animal foi descoberto entre 30 mil tartarugas que seriam exportadas para a China (leia a matéria).

Tartaruga de duas cabeças nasceu em criadouro no Arkansas (Foto: Sarah Morris/AP)Tartaruga de duas cabeças nasceu em criadouro no Arkansas (Foto: Sarah Morris/AP)
Golfinho
A carcaça de um golfinho de duas cabeças foi encontrada em uma praia na Turquia. O animal morto foi flagrado pelo professor Tugrul Metin flutuando na costa de Izmir, oeste do país (leia a matéria).

Carcaça de um golfinho de duas cabeças foi encontrada em uma praia na Turquia (Foto: Tugrul Metin/AP)Carcaça de um golfinho de duas cabeças foi encontrada em uma praia na Turquia (Foto: Tugrul Metin/AP)
Jacaré
Uma foto publicada no Facebook que mostraria um aligátor (jacaré americano) com duas cabeças fez sucesso na internet. O americano Justin Arnold escreveu em seu perfil que fotografou o réptil no dia 27 de junho (leia a matéria).

Foto publicada no Facebook que mostraria jacaré com duas cabeças (Foto: Reprodução/Facebook/Justin Arnold)Foto publicada no Facebook que mostraria jacaré com duas cabeças (Foto: Reprodução/Facebook/Justin Arnold)
Tubarão
Um tubarão-touro (ou tubarão-cabeça-chata) de duas cabeças, encontrado no Golfo do México, foi confirmado como o primeiro desse tipo na espécie. O peixe foi encontrado por pescadores locais (leia a matéria).

Tubarão-touro (ou tubarão-cabeça-chata) de duas cabeças foi encontrado no Golfo do México (Foto: Shark Defense/Florida Keys Community College)Tubarão-touro (ou tubarão-cabeça-chata) de duas cabeças foi encontrado no Golfo do México (Foto: Shark Defense/Florida Keys Community College)
Cobra
Uma rara cobra real californiana (Lampropeltis getula californiae) de duas cabeças foi exibida no ano passado pelo zoológico de Moscou, na Rússia. A chance de ocorrência de uma cobra com duas cabeças é de uma e um milhão  (leia a matéria).

Cobra de duas cabeças é exibida nesta terça-feira (19) em zoo de Moscou, na Rússia (Foto: Katya Abramkina/AFP)Cobra de duas cabeças foi exibida em zoo de Moscou, na Rússia (Foto: Katya Abramkina/AFP)
Salamandra
Uma salamandra-de-fogo morta de duas cabeças foi exibida em 2013 em um espaço de coleções científicas da universidade de Halle, na Alemanha. A salamandra de sete centímetros foi criada por um produtor na cidade alemã de Plauen (leia a matéria).

A salamandra vista de baixo (à esq.) e de cima (Foto: Jan Woitas/AFP)A salamandra vista de baixo (à esq.) e de cima (Foto: Jan Woitas/AFP)Fonte: G1

FORTALEZA: Homicida é preso pelo Ronda Tático

Postado por JUNIOR XIMENES, em 01 de setembro de 2014
Image-0-Artigo-1690905-1
Jean Alisson Abreu dos Santos, 25, confessou o crime, mas disse que foi provocado pela vítima
Um homem suspeito de um homicídio foi preso minutos após o crime, no bairro Sapiranga. De acordo com a patrulha do Ronda Tático, do Núcleo de Policiamento Comunitário (NPC) 1, que efetuou a prisão, Jean Alisson Abreu dos Santos, 25, teria matado Reginaldo Lima de Sousa com uma pistola, modelo PT 840, calibre .40, que pertence à Polícia Militar do Ceará. Por enquanto, ainda não se sabe em que circunstâncias a arma chegou nas mãos de um civil.
Conforme o soldado PM Rafael Pereira, a vítima e o suspeito estavam bebendo juntos em um bar, na Rua José Félix de Lima, e houve um desentendimento, que desencadeou uma luta corporal. "Eles trocaram insultos e chegaram as vias de fato (violência contra pessoa). Depois disso, o Jean foi em casa pegar uma arma e já voltou atirando contra o Reginaldo, que caiu morto na calçada do bar".
A PM foi acionada e iniciou as diligências a procura do suspeito. "Uma testemunha do fato nos chamou e informou onde ele estaria. Fomos até o local e o encontramos escondido entre o forro e o telhado de um colégio público, que fica a algumas ruas de onde o homicídio aconteceu", declarou o soldado Pereira.
O acusado, que já respondia por dois portes ilegais de arma, foi conduzido ao 2ºDP (Aldeota), onde foi autuado em flagrante por homicídio pela delegada Socorro Portela. Ele confessou ter atirado, mas disse que foi provocado pela vítima.
A Polícia ainda não sabe como a pistola saiu do controle da Instituição. "O suspeito disse que conseguiu a arma com um homem que vende armas na Sapiranga, mas não revelou quem seria", esclareceu o soldado Pereira.
Fonte: Diário do Nordeste

INVESTIGAÇÃO: Polícia apreende fuzil em Quixadá

Postado por JUNIOR XIMENES, em 01 de setembro de 2014

Uma operação conjunta da Polícia Civil e da PM culminou em prisões e apreensões de armas e entorpecentes

Image-0-Artigo-1690936-1
O material apreendido durante a operação, que deu cumprimento a uma ordem judicial de busca e apreensão, no bairro Campo Novo, foi recolhido e encaminhado à Delegacia Regional de Quixadá, bem como os quatro presos
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Image-1-Artigo-1690936-1
Natanael Brito estava em posse do fuzil 762, apreendido pelo Cotar, durante a operação
Image-2-Artigo-1690936-1
'Nem' foi preso, na Rua da Lavanderia, com um revólver, calibre 38, munição do mesmo calibre e droga
Image-3-Artigo-1690936-1
'Hardim' foi pego em flagrante com drogas e uma quantidade de dinheiro, em cédulas de pequeno valor
Image-4-Artigo-1690936-1
'Haroldo' portava drogas e tentou escondê-las, quando avistou os militares, segundo a Polícia
Uma operação conjunta da Delegacia Regional de Quixadá (DRQ), do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP) e do Comando Tático Rural (Cotar) resultou em quatro pessoas presas, armas de grosso calibre e drogas apreendidas. A ação desencadeada, na manhã de ontem, em Quixadá (a 158 Km de Fortaleza), foi autorizada por um mandado de busca e apreensão para 13 casas, situadas no bairro Campo Novo, expedido pelo juiz da 3ª Vara da Comarca de Quixadá, Fabiano Damasceno Maia.
De acordo com o delegado Alexandre Ferraz, titular da DRQ, as investigações começaram depois de denúncias anônimas sobre a prática de tráfico de drogas naquele bairro. "Os inspetores investigaram as denúncias dos informantes e realmente flagraram as atividades ilegais. Fizemos campanas e conseguimos, inclusive, fotografar as negociações das drogas. Em posse de todas as provas, nós as enviamos à Justiça e conseguimos este mandado de busca e apreensão, contra as casas dos principais alvos. Aguardamos o melhor momento e partimos para o cumprimento, na hora em que achamos que seria apropriada para as apreensões", afirmou.
Todas as pessoas que foram encontradas em posse de material ilícito nas residências revistadas foram presas. São elas, Márcio José Soares de Lima, o 'Nem'; Hardison da Silva Sousa, o 'Hardim'; Natanael Aprígio Brito; e Anderson da Silva Chagas, o 'Haroldo'. Um adolescente foi apreendido para averiguação. Segundo Alexandre Ferraz, os quatro detidos eram pessoas que realmente movimentavam o tráfico na área. "Mesmo sendo vizinhos e tendo uma pessoa, que eventualmente, levava drogas de um até outro, eles não faziam parte de uma quadrilha, nem agiam juntos. Eram criminosos independentes", disse Ferraz.
Apreensão
Em uma casa, na Rua Dalva Holanda, onde Natanael Brito estava, foi apreendido um fuzil, modelo Mosquefal, calibre 7.62, com uma caixa completa de munição, do mesmo calibre; na Rua da Lavanderia foi encontrada uma espingarda artesanal, calibre 12; e na Rua Peri Barroca foi achado um revólver 38, R$ 2.003 em espécie e uma motocicleta Honda, modelo Titan, sem nenhum documento.
Além disto, a Polícia apreendeu, ainda, seis celulares, relógios e pulseiras, que teriam sido dados com o pagamento pelas drogas, pelos usuários. "Por tudo o que foi achado e pelo que já havíamos visto nas investigações, a principal atividade dos presos era o tráfico. Até onde sabemos, eles não têm relação com outros tipos de crimes, como homicídios ou roubos", declarou o delegado regional.
Conforme informações da assessoria de comunicação da Secretaria da Segurança Pública, foram apreendidos também, máquinas para misturar outras substâncias à cocaína pura e aumentar seu volume, ação que é conhecida no mundo do crime, como "desdobrar drogas"; e um moinho utilizado para moer maconha prensada.
Fuzil
O delegado Alexandre Ferraz informou que há algum tempo a Polícia estava a procura do fuzil, que foi apreendido. Segundo ele, a arma de grosso calibre já estava sendo monitorada pelo DIP, que deu conta de seu transporte para a cidade de Quixadá.
"Uma informação chegou ao Cotar dando conta de que dois fuzis estavam sendo usados por criminosos, no Município de Pedra Branca. Os policiais foram até lá, mas só encontraram um. Depois disto, o DIP recebeu a informação de que o outro tinha sido levado para Quixadá. Possivelmente, esta arma apreendida é a mesma que estava sendo procurada. A partir de agora, vamos investigar como o transporte foi feito e quem foi o responsável por trazer e por receber este fuzil aqui", disse Ferraz.
O delegado salientou que existe um traficante da Cidade, que não foi preso nesta operação, mas que está sendo investigado. "Sabemos das atividades dele, mas não conseguimos provar nada, ainda. Recebemos informações que poderão ajudar na prisão dele, posteriormente", disse.
Márcia Feitosa
Repórter
Fonte:Diário do Nordeste

SITUAÇÃO DE RUA: Crianças e adolescentes cooptados pelo tráfico de drogas

Postado por JUNIOR XIMENES a, em 01 de setembro de 2014

O perfil mudou. Em vez das ruas, as crianças permanecem na própria comunidade, sendo coagidas pelo tráfico

CIDADE 1
Na disputa por território, quando não matam rivais, morrem
FOTOS: KID JÚNIOR
Image-0-Artigo-1677883-1
Sem nada para comer em casa, os meninos vão buscar o alimento nas ruas, dormindo, muitas vezes, em terminais de ônibus. Hoje, servem ao tráfico, pois perceberam que ele lhe dá condições de permanecer na própria comunidade
FOTOS: KID JÚNIOR
Invisíveis aos olhos da sociedade, crianças e adolescentes, após passarem por conflitos familiares ou, de alguma forma, serem negligenciados pelos pais, acabam optando por viver nas ruas. A falta de afeto e, muitas vezes, até do essencial, como o alimento, é o que os leva às ruas, onde passam por todo tipo de adversidade. Sem que tenham opção de escolha, acabam tendo a infância e a adolescência - entre as fases mais bonitas da vida - furtadas pela miséria. De uns anos para cá, entretanto, observa-se uma mudança no perfil da situação de rua de Fortaleza.
Antigamente, era muito comum encontrá-los cheirando cola ou solvente pelas ruas do Centro da cidade. Geralmente, estavam em grupos, concentrados, principalmente, nas praças da Estação, Lagoinha, José de Alencar e Igreja da Sé. Hoje, continuam saindo de casa pelos mesmos motivos: os laços fragilizados com a família. No entanto, em vez de irem para os tradicionais pontos do Centro, permanecem na própria comunidade, sendo cooptados pelo tráfico de drogas, onde assumem o pior "serviço".
Para descrever essa mudança de perfil da situação de rua de Fortaleza, o Diário do Nordeste publica, a partir de hoje, sempre às segundas-feiras, a série "Vidas nas sombras da rua". O material se debruçará sobre a questão do crack, dos homicídios na população jovem e destacará, ainda, a as carências da área, desde a exatidão dos dados sobre o tema até a precariedade.
Status
"Eles são ludibriados de tal forma que não se veem nesse papel. Para eles é status, um respeito moral. Mas, na verdade, estão sendo induzidos para ficar na linha de frente, sendo os 'soldados da guerra'. Tentam matar os rivais e, quando não matam, morrem, quando não morrem, cometem deslizes no sentido de quebrar alguma regra imposta pelo tráfico.
Às vezes, a gente encontra meninos nas ruas do Centro ou da Beira-Mar vindos dessa situação, por estarem ameaçados de morte. Estavam muito envolvidos na criminalidade ou perderam droga", explica Antônio Carlos da Silva, educador social da organização O Pequeno Nazareno.
Mesmo que sejam apreendidos pela Polícia e percam a droga, eles ficam com a dívida. "Não há um perdão", explica o educador. Como não têm como pagar, para não morrerem, eles acabam buscando refúgio nas ruas. "Já me deparei com vários casos desses. Eles chegam desnorteados. Têm vergonha de pedir, então passam muita fome. Aos poucos, vão se adaptando e encontrando estratégias de viver naquele espaço e, às vezes, ficam. Ou a família vai atrás e consegue mandar para outro local. Esses meninos acabam não entrando para as estatísticas, apesar de ser neste contexto onde está acontecendo esse extermínio da juventude", denuncia.
Outra característica do crack é que trata-se de uma droga que segrega os meninos, diferente da cola, que agregava. "A cola tinha uma característica de ser compartilhada. Ela é muito barata, então rapidamente eles conseguiam juntar dinheiro para comprar e passavam o dia inteiro cheirando, entravam pela noite. Não existia essa fissura do crack de usar mais e mais", explica.
O educador social comenta que o crack acaba criando um distanciamento entre as crianças e adolescentes em situação de rua. Em outros tempos, eles ficavam concentrados em grupos de 30 e até 40 pessoas. Enquanto hoje, se tornaram escravos da droga. Para conseguirem dinheiro para usar crack o dia inteiro, como desejam, vão para bairros e outros locais menos povoados por pessoas em situação de rua. Foi essa a estratégia que encontraram de conseguir dinheiro para manter o vício.
Impacto
Por não estarem mais aglomerados em grandes grupos, muitas vezes eles acabam passando despercebidos. Para a sociedade, não é tão impactante. Por isso, tornou-se comum encontrar pessoas vagando pelas ruas da cidade, parecendo zumbis. Essa mudança de perfil, na qual predomina o uso do crack, dificulta o trabalho dos educadores sociais - que fazem abordagem de rua, através das chamadas busca-ativa.
Por não terem inserção dentro das comunidades, eles encontram dificuldade de chegar até esses meninos, em decorrência da situação incômoda imposta pelo tráfico de drogas. "A presença de educadores interferindo na dinâmica deles não é bem vista. Os traficantes têm interesse que os meninos fiquem do lado deles. Já aconteceu, inclusive, situações de colegas serem ameaçados de morte", afirma Antônio Carlos. Em alguns casos, o educador tem que pedir permissão ao chefe do tráfico, e só quando ele concede é que conseguem realizar algum trabalho com os meninos.
Quais as artimanhas para driblar a miséria?
Sem nada para comer em casa, João Pedro (nome fictício), com apenas 9 anos, se viu obrigado a buscar o alimento para matar a fome nas ruas. Sem rumo certo, vagava pela cidade, entre os terminais do Antônio Bezerra e do Siqueira pedindo a transeuntes alguns trocados. "A minha mãe não tinha nada para me dar para comer, então eu fui mesmo. Eu gostava de ficar no terminal. Pedia dez, 50 centavos. Se visse uma pessoa comendo eu pedia. Chegava em um restaurante e eles quase que não davam. Pensavam que nós 'ia' roubar", relata o menino, hoje com 14 anos.
Muitas de suas dormidas foram no Terminal do Siqueira, debaixo de um banco onde passou fome e, principalmente, frio. O único objeto que dispunha era um papelão que utilizava para cobrir o chão. E, apesar de conhecer outros meninos, preferia ficar sozinho. Assim Pedro viveu durante meses, até ser abordado por um educador social.
Passou por três instituições. Chegou, inclusive, a ficar abrigado durante quatro anos em um sítio do Pequeno Nazareno, em Maranguape. Porém, quando retornou para casa, pouca coisa havia mudado. Foi quando começou a enveredar para o mundo do crime. Tornou-se avião (comercializa a droga) e começou a praticar assaltos dentro da comunidade em que reside, no Planalto Ayrton Senna. Ele percebeu que o tráfico lhe dava condições de permanecer no próprio bairro e, dessa forma, deixou de ir aos terminais. Pedro tem outros 14 irmãos. O mais velho também está envolvido com o mundo do tráfico. Já um mais novo, de 12 anos, está internado no sítio em Maranguape.
A sua mãe, após visitar um irmão que está preso, conheceu um presidiário e, desse relacionamento, já teve sete filhos. Ao conhecer a morada de Pedro fica muito fácil entender o porquê de ele ter ido parar nas ruas. A casa, um pequeno vão de chão batido e paredes sem reboco, toda esburacada, é onde vive com a mãe e os demais irmãos e irmãs. As camas ficam uma ao lado da outra.
Apenas uma pequena cômoda, caindo aos pedaços, acomoda as roupas e brinquedos das irmãs pequenas. A casa não tem fogão e nem geladeira. O espaço destinado ao banheiro, pelo mal cheiro, dá indício da situação de insalubre que a família vive.
Apesar da pouca idade, Pedro tem uma lista de amigos que perdeu para o tráfico. "Foi um bocado. Tem o finado Leandro (nome fictício) e um primo também. 'Nós' não pode andar para muito longe, só por aqui. Se passar, pode ser que um do outro lado pegue. 'Nós' não pode se bater de frente com os outros meninos que conhecem 'nós'. Até outro dia, a gente jogava bola na quadra, mas 'crescemo' e 'tamo' aí". Sem saber falar sobre o futuro, vive um dia de cada vez. "O amanhã só quem sabe é Deus. Não sei se eu vou sobreviver. Ando com um bocado de amigos e não sei nem se eles têm treta", diz.
Envelhecida demais para os seus 32 anos, a mãe de Pedro (identidade preservada) sonha com um futuro diferente para os seus filhos. "Espero que o futuro deles seja melhor que o meu. Eu nunca estudei, nunca tive oportunidade, queria que eles estudassem para ser alguma coisa na vida, porque é difícil", desabafa.
Luana Lima
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste