JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

terça-feira, 28 de outubro de 2014

ESTIAGEM PROLONGADA: Nível de reservatórios atinge 24%

Postado por JUNIOR XIMENES, em 28 de outubro de 2014

Com os reservatórios comportando pouca água, espera-se que a próxima quadra chuvosa seja melhor

Image-0-Artigo-1729052-1
O açude Castanhão encontra-se atualmente em situação crítica
FOTO: ELLEN FREITAS
Image-0-Artigo-1729071-1
A moradora de Lagoa do Mato, Elinice Ferreira, diz que há dias está sem água
FOTO: EDUARDO SOUSA
Sobral. Nesse segundo semestre, o nível dos açudes no Estado já caiu mais 4%. No mês de Agosto, a média geral do Ceará era de 28%, contra os 24% atuais. Dos 114 açudes monitorados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mais de 60 estão abaixo de 10% de sua capacidade, sendo que as piores situações se encontram no Sertão de Crateús e Sertão Central, com alguns dos reservatórios já completamente vazios, ou abaixo de 0,5%. Apenas o Açude Gavião, no Município de Pacatuba, apresenta mais de 90% de sua capacidade.
É possível que o volume médio dos açudes em dezembro chegue a 20% em decorrência da perda por evaporação e consumo, que é mais intenso nesse período do ano. No início de junho passado, o acumulado era de 32%. Após o fim da quadra chuvosa (fevereiro a maio) houve uma redução de 9% na média geral dos reservatórios. O Ceará enfrenta três anos seguidos de seca e 113 açudes estão com volume inferior a 30%.
No fim da estação chuvosa de 2013, o volume médio acumulado no Estado era de 42%. No início deste ano estava em 31,20%. Isso significa que houve uma redução em torno de 11%, ao longo do segundo semestre de 2013. São dados comparativos que servem de projeção para este ano. No fim da quadra chuvosa deste ano, o nível médio dos açudes era de 32%. Decorridos cinco meses, o índice caiu para 24%.
O Estado vivenciou baixo volume acumulado nos açudes em 1992 e 1993, mas naquela época não havia o Açude Castanhão e o reservatório Orós, que era o maior do Estado, chegou a ter volume inferior a 5%. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) faz monitoramento e simulações periódicas para definir, juntamente com outros órgãos, medidas a serem adotadas, como a implantação de adutoras, transferência e controle de liberação de água.
Das 12 bacias monitoradas pela Cogerh as situações mais críticas se encontram em Crateús, com 2,8%; Curu com 5,9% e Baixo Jaguaribe, com 7,6%. Já a que está em melhores condições de abastecimento é a Bacia da Serra da Ibiapaba, com 40,1% de sua capacidade.
Na região do Sertão de Crateús, o Açude Carnaubal, é o principal de abastecimento da cidade. Atualmente, está com volume de 170.000 m³ da sua capacidade total, que é de 80.65 hm³, o que representa 0,21% da sua capacidade máxima. Já a Barragem do Batalhão, outro açude da Cidade, tem volume de 700.000 m³ com capacidade total para 1.55 hm³. Está com volume de 45.03% da sua capacidade máxima, porém, possui uma capacidade de armazenamento bem inferior ao Carnaubal. O Açude Sucesso, em Tamboril, no Sertão de Crateús já secou.
Uma adutora está prevista para reforçar o abastecimento da região, saindo do Açude Araras, em Varjota, e atendendo a Crateús e Nova Russas, a 150 quilômetros de distância. A previsão inicial do governo para entrega é Dezembro.
Na Bacia do Vale do Curu, os açudes Desterro, no município de Caridade; Jerimum, em Irauçuba; e São Domingos, em Caridade, também secaram. Os açudes São Mateus e Souza, em Canindé, se encontram com 0,76% e 0,06% respectivamente.
Emergência
Todos os 21 município da região Jaguaribana pediram apoio auxiliar à Defesa Civil do Estado, por meio de decreto de situação de emergência. O principal objetivo é abastecer as comunidades rurais, diante da estiagem que deixou vários pequenos açudes secos. No caso do município de Potiretama, faltou água também na sede, que desde o começo do ano vem sendo abastecida por caminhões-pipa. O açude Potiretama, que abastecia o município, secou em dezembro do ano passado.
A região possui duas bacias. A primeira é a do Médio Jaguaribe, onde há 13 açudes. Sua capacidade é de 7,3 milhões de metros cúbicos e está apenas com dois milhões de metros cúbicos, 28% da sua capacidade. Nesta bacia está o Açude Castanhão, com 30,25% da sua capacidade. A segunda é a bacia do Baixo Jaguaribe, que conta com apenas um açude, no município de Russas. Este se encontra com apenas 4,3% da sua capacidade total.
As cidades que do Baixo Jaguaribe são abastecidas pelo Rio Jaguaribe, que, por sua vez, recebe água do Castanhão e do Açude Banabuiú. A cota desses dois açudes mantém os rios da região perenes e asseguram a agricultura irrigada.
As cidades de Iguatu e de Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará, são abastecidas por água do Açude Trussu, localizado no distrito de Suassurana, zona rural de Iguatu. O reservatório está com 52% de sua capacidade. De acordo com o Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), responsável pelo tratamento e distribuição de água para Iguatu. O nível atual assegura abastecimento por mais de um ano. "A nossa situação é regular, mas a população precisa economizar", disse o diretor, Edval Lavor. "Vamos esperar para que, na próxima quadra invernosa, em 2015, ocorram boas chuvas".
Moradores de Itatira já precisam racionar
Itatira. Os municípios do Sertão Central sofrem com a possibilidade de desabastecimento. A projeção de técnicos da Defesa Civil que monitoram os açudes da região é de que, caso não chova, os açudes sequem completamente nos próximos meses. Nesta cidade, donos de residências e empresas já foram solicitados a reduzir voluntariamente a água que utilizam, e o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) realiza medidas obrigatórias de racionamento que são impostas aos moradores.
O açude João Guerra, que atende cerca de 10 mil pessoas no distrito de Lagoa do Mato, vai demorar para se recuperar caso chova dentro da média histórica na região das represas do sistema no próximo ano. Simulações mostram que o reservatório deve secar nos próximos meses. A Defesa Civil considera o nível do reservatório pelo volume atual, com 8% de sua capacidade, útil, mas a reserva deve alcançar níveis insuficientes para abastecer a população deixando o distrito itatirense em colapso hídrico.
De acordo com o coordenador da defesa civil em Itatira, Antonio Armando da Silva, mesmo com algumas chuvas registradas no início do ano, vários reservatórios de Itatira vêm atingindo índices cada vez mais baixos. "As bacias que alimentam vários sistemas não possuem mais água ou já secaram. O município passa por uma crise sem precedentes", diz. Ele lembra que, no início do ano, o reservatório João Guerra se encontrava com 15% de sua capacidade. O índice de armazenamento de água no sistema caiu para 8% neste mês. Trata-se do menor patamar registrado desde que o açude foi construído. "A queda no nível do João Guerra é resultado da falta de chuva", explica.
A possibilidade de colapso está forçando grandes mudanças de comportamento. Moradores já começaram a reduzir drasticamente os banhos de chuveiro, a lavagem de carros e as regas de calçadas. A moradora do conjunto habitacional, Elenice Ferreira Sales, afirma que há oito dias está sem água devido ao racionamento. "Está tudo seco e temos que pegar água em um tanque comunitário. A situação está muito difícil. Temos que pedir a Deus que mande chuva", diz.
A auxiliar administrativa do Sisar, Evanilda de Paiva Alves, explica que existem locais em Lagoa do Mato onde o abastecimento realmente enfrenta dificuldades por causa do baixo volume do reservatório.
Jéssyca Marques / Sucursais
Colaboradora
d
Fonte: Diário do Nordeste

NASCIDO NO CRATO: Conheça a história do governador eleito Camilo Santana

Postado por JUNIOR XIMENES, em 27 de outubro de 2014

Chefe do Executivo nos próximos quatro anos deu os primeiros passos na vida política ao participar movimento estudantil

Camilo Santana
Camilo Santana também venceu em Lavras Da Mangabeira, terra de Eunício Oliveira
O novo governador do Ceará tem suas raízes no Cariri. Nascido na cidade do Crato, Camilo Santana (PT) é filho de Eudoro Santana e Ermengarda Santana. Ele é casado, tem 46 anos de idade e é pai de dois filhos. 
Ainda na faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Camilo deu os primeiros passos na vida política ao participar movimento estudantil. Ocupou os cargos de presidente do Centro Acadêmico (CA) de Agronomia e de diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Além de engenheiro agrônomo, o novo gestor é mestre em em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC.
O novo gestor é servidor público federal concursado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tendo exercido a função de analista ambiental e professor do curso de Saneamento Ambiental do  Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), em Juazeiro do Norte, onde foi coordenador. Foi também  superintendente adjunto do IBAMA no Estado do Ceará em 2003 e 2004. 
A primeira disputa 
Camilo disputou um cargo político pela primeira vez em 2000, quando se candidatou à Prefeitura de Barbalha, mas não obteve sucesso. Na segunda, em 2004 recebeu 9.925 votos, mas ficou em segundo lugar.  
Em 2006, ele participou da campanha que ajudou Cid Gomes a chegar ao Governo do Ceará. Já no ano seguinte, no início da nova gestão, em 2007, assumiu a da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, permanecendo como titular por três anos.
A primeira vitória 
O petista decidiu tentar uma vaga no Legislativo Estadual em 2010 e obteve sucesso pela primeira vez em uma corrida eleitoral. Foi o deputado estadual mais votado do Ceará, recebendo 131.171 votos no Estado. No segundo mandado de Cid Gomes como governador, ele assumiu a Secretaria das Cidades partir de 2011. 
A candidatura do petista ao Governo do Estado foi oficializada na manhã do dia 29 de junho deste ano, durante convenção coletiva do PROS, PT e outros partidos aliados à coligação liderada pelo governador Cid Gomes. 
Fonte: Diário do Nordeste

HIDROLÂNDIA: Colisão frontal entre carro e moto na CE 257, deixa uma vítima fatal e outra com ferimentos graves

Postado por JUNIOR XIMENES em 27 de outubro de 2014


Foi registrado na tarde desta segunda-feira (27-10), por volta das 15h20min, na CE 257, na localidade de Bom Banho, mais um acidente de trânsito que deixou uma vítima fatal e outra gravemente ferida.

Segundo as primeiras informações, as duas vítimas se deslocavam em sentido a cidade de Hidrolândia em uma moto Honda Titan, placa HXI-0552, quando na parede do Açude Bom Banho, um carro, de modelo S10, placa HWU-7348, que vinha no sentido contrário, colidiu com as duas vítimas, ocasionando o acidente.


O condutor da moto, Francisco Helder dos Santos Farias, conhecido como Dedi, não resistiu aos ferimentos e faleceu na hora, já o garupeiro ficou gravemente ferido e foi levado para o Hospital Municipal de Hidrolândia.


O corpo da vítima fatal ficou no local do acidente agradando ser recolhido pelo IML da cidade de Canindé.

TAMBORIL: Três detentos fogem da cadeia após abrirem buraco na perede

Postado por JUNIOR XIMENES em 28 de outubro de 2014
buraco-presidio
Na madrugada desta terça-feira (28), três detentos, fugiram da unidade prisional de Tamboril. Dois deles respondem por tráfico de drogas.
ANTONIO ANDRÉ DE MOURA, amasiado, natural de Tamboril-CE, 39 anos, filho de (pai ignorado) e Maria Valdete Rosa de Moura, residente em Tamboril-CE, o qual responde por Tráfico de Drogas. 
FABRÍCIO DE MORAIS CORDEIRO, solteiro, natural do Rio de Janeiro, 18 anos, filho de Luiz Alves Cordeiro e Cássia do Nascimento de Morais, residente na cidade de Hidrolândia-CE, responde pelo crime de Furto.
MATHEUS BEZERRA DE MORAIS CRUZ, solteiro, natural do Rio de Janeiro, 19 anos, filho de Antonio Gildo Morais Cruz e Rosângela Maria Alves Bezerra, endereço não informado, responde pelo crime de Tráfico de Drogas.
Segundo informações da Polícia Militar, os detentos teriam fugido após abrirem um buraco em uma das paredes de uma das celas (cela 01), que dava acesso à parte externa da cadeia pública, e o buraco teria sido percebido por guardas-noturnos daquela cidade, que acionaram o Destacamento Polícia Militar.
A ocorrência foi atendida pela CP 7201, composta pelos Soldados Teixeira, Agenaro, Barros e Lima. Diligências estão sendo realizadas com o intuito de localizar e recapturar os foragidos.
Fonte: Blog do Manuel Sales

Padre distribui mais de mil rapaduras em troca de lixo eleitoral em Fortaleza

Trabalho é realizado no Bairro do Mucuripe. Vigário pretende trocar três mil rapaduras até o fim da eleição.
O padre Aylson Bessa trocou mais de mil rapaduras por lixo eleitoral, neste domingo (26), em Fortaleza, em frente a um local de votação, no Bairro Mucuripe. As rapaduras foram doadas para a igreja da comunidade, a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde.
O sacerdote diz que o objetivo foi conscientizar a população a preservar o meio ambiente. 'Vim morar aqui em Fortaleza este ano, aí percebi que a cidade é muito suja, os quintais das casas também', disse.

O trabalho começou na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Na cidade mineira, Bessa começou a juntar material reciclável e trocar por produtos escolares.  O trabalho continuou na cidade de Monte Claros, em Minas Gerais. Neste município o sacerdote viu a possibilidade de utilizar a troca de uma iguaria da região, o pequi. A partir de então, ele começou a circular pelas ruas de Monte Claros no 'Pequimóvel' trocando a fruta por material reciclável.
Antes de vir para Fortaleza, Aylson Bessa, morou em Brasília de Minas, também em Minas, e, nesta cidade, ele teve a ideia de trocar o pão de queijo por  produtos recicláveis que poluem o meio ambiente e que servem de foco para o mosquito da dengue.
Em Fortaleza a ação é feita duas vezes por semana. Para isso, ele conta a ajuda de jovens da comunidade. “Peço a ajuda voluntariamente de moradores da comunidade do Mucuripe. Nós não temos nenhuma identificação partidária aqui", afirmou.
O estudante Pedro Yan, 15 anos, participa do projeto de distribuição de rapaduras em Fortaleza. Ele ressalta a importância da conscientização que esse trabalho proporciona. “ Acho muito importante. Sigo a lição do padre. Vou tentar disseminar essa prática de preservar o planeta com meus colegas, afirmou.

G1 CE
 
Caderno: CEARA

Juízes eleitorais fazem o balanço geral do 2º turno das eleições em Ipu e Pires Ferreira


Os juízes eleitorais MM Dr Lúcio Alves Cavalcante presidente da 21ª zona eleitoral sediada em Ipu e MM Dr. Edísio Tejo presidente da Junta Eleitoral da cidade de Pires Ferreira, após o final da apuração nas respectivas cidades, concederam com exclusividade entrevista para a Rádio Regional 1520 AM de Ipu e fizeram um balanço geral do pleito nessas duas cidades. 

Dr. Lúcio titular da comarca de Ipu e presidente da 21ª zona eleitoral, ressaltou o bom comportamento do eleitor ipuense e destacou a estratégia de segurança montada em parceria com o promotor de justiça de Ipu Dr. José Ribeiro, o delegado da Polícia Federal Dr Jonas, capitão Bruno da Polícia Militar e o delegado regional da Polícia Civil Dr. Miguel Sales filho. A estratégia consistia no giro intenso dessas autoridades nas seções em tese consideradas complicadas.

Meritíssimo juiz da comarca de Ipu avaliou como tranquilo o transcurso do pleito, exceto duas ocorrências de desobediência a portaria da lei seca, comerciantes foram conduzidos a delegacia para a lavratura de TCOs (Termo Circunstanciado de Ocorrência), por estarem vendendo bebida alcoólica durante a votação.

 Dr. Lúcio destacou todo o trabalho da equipe que esteve engajada para o sucesso do pleito.

Conversamos também com o presidente da Junta Eleitoral da cidade de Pires Ferreira, o juiz titular da cidade de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza Dr. Edísio Tejo, requisitado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O meritíssimo também salientou a tranquilidade do pleito e o bom comportamento do eleitor daquela cidade, ele que teve a parceria do promotor de justiça oriundo de Fortaleza Dr. Erton Cabral.

Resultado final do 2º turno na cidade de Ipu:
Presidente:
Dilma- 17.858 / 84,13%
Aécio- 3.369 / 15,87%
Governador:
Camilo- 13.454 / 64,22%
Eunício- 7.497 / 35,78%
Abstenção: 10.516 / 31,87%
Resultado final do 2º turno na cidade de Pires Ferreira:
Presidente:
Dilma- 4.543 / 83,34%
Aécio- 908 / 16,66%
Governador:
Camilo- 3.571 / 65,95%
Eunício- 1.844 / 34,05%
Abstenção: 1.964 / 25,73%
 Confira entrevista na íntegra com os juízes MM Dr Lúcio Alves Cavalcante e MM Dr Edísio Tejo:



 Repórter Francisco José
Caderno: CIDADE

OPINIÃO DO PADRE EMÍDIO MOURA PÁROCO A CIDADE DE BELA CRUZ SOBRE DISCRIMINAÇÃO POLÍTICA CONTRA NORDESTINOS

LAMENTO profundamente os brasileiros do Sul, Sudeste e Centro Oeste do País aproveitarem a reeleição de Dilma para destilarem seu ódio nos nordestinos, culpando-os pelo atraso do país. 
Gostaria de considerar o seguinte:
1. Em todos os povos e em todos os tempos as pessoas procuram seus interesses próprios e nunca o da sociedade, pátria, etc. A situação de miséria a que os nordestinos foram submetidos durante séculos, fez com que a sua grande maioria - ainda neste momento - pense somente em ter o que comer como garantiu e universalizou o bolsa família.
2. As pessoas não viam muita diferença entre Dilma e Aécio porque ele estabeleceu em Minas Gerais o Lulaécio e o Dilmaécio. Quando os tucanos de São Paulo diziam que o PT estava errando em alguns pontos, o Aécio continuava abraçado com Lula e depois com Dilma. Só quando chegou o tempo em que conseguiu reunir no partido mais forças que José Serra e sair candidato a presidente, passou a dizer que Serra, Alckmin e FHC estavam com a razão. Se ele que é um homem culto, rico e alto político levou tempo para descobrir os erros dos petistas, não pode exigir que os pobres descubram isto rapidamente.
3. Quem deu a vitória à Dilma foram os mineiros que se acostumaram a ver Aécio ao lado de Dilma e Lula, elogiando-os. O PT cresceu em Minas Gerais com as bênçãos do governador e depois senador. Se ele tivesse o apoio dos mineiros teria comido a gordura que Dilma conseguiu no Nordeste. Ela obteve mais votos em Minas que sua maioria no geral do país.
4. Tenho minhas reservas com relação a algumas ideologias petistas que são restos do marxismo leninista. No entanto, a Dilma é a petista não muito alinhada com estas táticas. Ela é mais uma executiva de tendência militarista no sentido de que o chefe manda e os outros não discutem e apenas cumprem. Isto até causou incômodo dentro do PT e no Congresso que vive de barganha.
5. Quanto aos votos nordestinos e sulistas votaram pensando na mesma coisa - O PRÓPRIO BOLSO. Os sulistas achando que o governo deve pegar dinheiro para acelerar o crescimento econômico investindo na indústria pesada que está no Sul e os nordestinos achando que crescimento econômico é dinheiro do bolsa família que se garante a sobrevivência sem esforço.
NADA DE ÓDIO PORQUE TODOS SOMOS IGUAIS - cada um puxando brasa para a sua sardinha.

O DESABAFO DO ATOR VETERANO GLOBAL ARY FONTOURA APÓS A VITÓRIA DE DILMA

Me culpa! Ao saber do apertado resultado da eleição e ouvir o discurso da Presidente, cercada do seu “staff passado, presente e futuro”, achei que o cenário preparado para esta explanação estava mal ajeitado. A claque, muito agitada e histérica, impedindo que os acordes finais da voz de Dilma pudessem ser ouvidos, aplaudindo freneticamente o Lula que lá estava feito papagaio de pirata, lambendo a cria e sonhando com a transposição do São Francisco, e viajando no Trem Bala que a a comadre Dilma, depois que esteve na Disney, inventou. E lá estava ele, sem saber pra onde ia, o que fazia e o que sabia.
Dilma devia ter limpado o espaço e ficado sozinha no apelo que fez a outra metade da população que nela não votou, prometendo coibir a corrupção; prometendo fazer mudanças que a sociedade clama, para reformar a política. Enfim, tudo que já prometeu e não fez! Devia dizer que agora sua governança não estava mais designada ao partido, apenas para manter o Lula sempre presente, mas, sim, para governar como nunca fez!
Eu deveria ficar profundamente triste com a vitória da Dilma e a derrota do Aécio, meu candidato. Eu que nesta página apregoei mudanças, que achava que deveriam ser feitas. Fui vítima como a maioria dos brasileiros que pagam impostos. Fui vítima do prestigio involuntário que dei ao programa eleitoreiro do Bolsa Família, pagando religiosamente os impostos a mim atribuídos, ousando lhes dizer que podem consultar minhas declarações de imposto sobre a renda e constatar que tudo o que possuo está lá declarado; que tudo o que tenho é descontado de mim além da minha própria renda. E lhes faço uma pergunta: Será que o Presidente Lula, e muitos outros políticos, e muitos outros eleitores, podem fazer o mesmo? Vivemos no País do jeitinho, do levar vantagem em tudo. Mas eu posso! Tudo o que ganhei e ganho está lá declarado como fruto do meu trabalho. Pago quatro meses de impostos por ano pro Governo se apossar e fazer assistencialismo às minhas custas. Sou contra a perenização do Bolsa Família. Deveria ser emergencial, jamais permanente. Ele mata a fome e escraviza! Usa a ignorância do povo e o prende numa armadilha desonesta.
Por isso, nem eu nem os que pagam impostos neste país temos o direito de chorar a derrota do Aécio. Temos que chorar pela nossa inoperância, pelo descuido de sermos honestos; de patrocinar esta fissura petista de manter o poder por vinte ou mais anos; da manutenção deste mar de lama que dia a dia cresce mais; de manter os ignorantes como boi a caminho do corte.
Hoje não é um dia de luto, é um dia de reflexão. Até que ponto vale a pena ser honesto? Até que ponto vale a pena ser brasileiro, ter esperanças?
E, para finalizar, como nas novelas, nossas velhas companheiras, quero lhes dizer que emoções mais fortes ainda estão por acontecer no capítulo de amanhã. Uma delas será quando o povo, personagem principal do folhetim, descobrir que vive a jornada de um imbecil, até o entendimento.