JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Câmara Municipal protocola interdição do matadouro público de Catunda

A Câmara Municipal de Catunda protocolou na manhã desta quarta (10/12), o encaminhamento, solicitando a interdição imediata do matadouro público daquele município.
Segundo o documento, a Casa Legislativa vem recebendo inúmeras denúncias, dando conta da situação de abandono em que se encontram as instalações, pertencentes ao Município.
O ofício estipula o prazo de 05 dias para que os responsáveis se posicionem sobre o assunto. Há alguns dias atrás, fotos do local foram divulgadas nas redes sociais, mostrando as péssimas condições.

Fonte: A Voz de Santa Quitéria

Bandido armado assalta loja de celulares no centro de Hidrolândia e leva 15 aparelhos

Uma loja de aparelhos celulares e acessórios foi roubada na tarde desta quinta-feira (11), por volta das 14h30min, no centro da cidade de Hidrolândia.
A loja Raimundo e Raíssa Acessórios, situada na Rua 7 de Setembro, um dos trechos mais movimentados do centro da cidade, foi invadida por um indivíduo, não identificado, de posse de uma arma de fogo.
Carregando uma mochila escolar, o indivíduo levou da loja 15 aparelhos celulares da vitrine de várias marcas no valor de R$ 4 mil. O proprietário do estabelecimento disse a Polícia Militar, que o marginal utilizou uma moto CG 150 ccl e placa não anotada, para fugir. A Polícia Militar está realizando buscas no intuito de encontrar o autor do crime.

Corpo de seminarista é encontrado por pescadores em Camocim, no CE

O corpo do seminarista Thiago Handrey de Medeiros Braga, de 30 anos, foi encontrado na manhã desta quarta-feira, (10),  na praia do Guriú, no município de Camocim, a 340 Km de Fortaleza.

De acordo com a Delegacia Municipal  de Jijoca de Jericoacoara (4° Região) que atendeu a ocorrência, o seminarista estava com amigos na Pedra Furada, em Jericoacoara, quando foi arrastado pelo mar no fim da tarde de terça-feira (9). Pescadores e moradores ajudaram nas buscas imediatamente, mas o corpo só foi encontrado no dia seguinte.

Segundo a inspetora Katiúcia Ribeiro, da Delegacia de Jijoca de Jericoacoara, os amigos do seminarista disseram que o mar estava agitado e que não havia socorristas.

Thiago foi seminarista da Arquidiocese de Fortaleza. Tinha terminado os estudos de teologia e esperava ser enviado para o estágio pastoral em preparação para o diaconato.

Na manhã desta quinta-feira (11), foi celebrada a missa de corpo presente, presidida pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José  Antônio Aparecido Tosi Marques e concelebrada pelos padres de Fortaleza.
 
G1/CE

Paróquia de Ipu inicia campanha Natal Sem Fome

Assim como acontece todos os anos no mês de dezembro, desde que o atual pároco de Ipu assumiu a paróquia de Ipu, teve início a campanha Natal Sem Fome.


Campanha Solidária que consiste na arrecadação de alimentos para doar na noite de natal às famílias carentes do município. O cadastramento dessas famílias e a distribuição das cestas básicas é feito através dos agentes pastorais que compõem os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.

Durante a campanha os alimentos são arrecadados através de postos de arrecadação ou na arrecadação porta a porta que é feita juntamente com o grupo de escoteiros Águias do Ipuçaba em carros de som que passam pelos bairros da cidade de Ipu.

Os fiéis  podem contribuír trazendo os alimentos nas celebrações eucarísticas realizadas diariamente na Igreja Matriz de segunda à sábado a partir das 17h e aos domingos nas missas de 7 e 9h, além das missas celebradas nos bairros e capelas da paróquia.

Postos de Arrecadação: Rádio Regional AM, Comércios Baratão São Francisco e Belíssima Eletrônicos, Igreja Matriz e Secretaria Paroquial.

Mais Informações.:
Paróquia São Sebastião de Ipu
Rua Dr. Chagas Pinto, 525 - Centro Ipu – CE - Fone: (88) 9827.6172 fonte ipu noticias

MENSAGEM DO DIA 12/12 O colo imenso de Deus, Pe. Zezinho, scj


12/12 O colo imenso de Deus, Pe. Zezinho, scj

O colo imenso de Deus
Pe. Zezinho, scj

Os religiosos costumam tratar o Deus em quem acreditam, ou com reverência, ou com temor, ou com intimidade. Depende muito do conceito que fazem de poder, de amor e de justiça. Para nós vale a profecia de Oséias até nos pontos e virgulas. Nosso Deus é como pai que se inclina para conversar com seus filhos pequenos e, quando isso ajuda, faz por eles e os toma no colo.
Falar de Deus sem falar do seu colo é omitir o aspecto fundamental do amor de Deus. Ele nos ama profundamente e gosta dos filhos que criou, mesmo quando não correspondemos ao seu amor. Acostumamo-nos com muitos outros cristãos a chamar o Deus em quem acreditamos, de Pai, porque a figura preeminente, em todos os tempos e na maioria dos povos e culturas foi sempre a do pai. Embora toda a responsabilidade, carinho, ternura e processo de educação dos filhos ficassem com a mãe, na maioria dos povos, a autoridade cabia ao pai. Nada estranho, portanto, que a maioria das religiões considere Deus um ser masculino e o chame de Pai. A palavra Deus é para nós um nome masculino, mas o ser Deus para nós não é masculino.
A evolução dos costumes e do pensamento universal está levando muitos grupos e religiões a dizer que Deus também é mãe. A partir do conceito de um Deus que não seja nem homem nem mulher e está acima de toda e qualquer figura, feição e contingência humana, toma vulto hoje idéia de Deus Pai-Mãe.

O radicalismo pode levar a atitudes não muito compreendidas, mas é interessante lembrar que não deixa de ser um progresso. Entendemos que Deus não é um ser masculino, como também não é um ser feminino. Ele está acima da masculinidade e da feminilidade. Por isso, há povos que, para designar Deus, usam uma palavra feminina, enquanto outros se fixam na palavra masculina ou neutra. Da mesma forma, existem povos para quem a palavra Terra é masculina, enquanto para outros ela é masculina. Os romanos usavam tellus e terra, os gregos diziam gaia.
Se nos acostumarmos com esta idéia de que Deus não é um ser masculino e sim, simplesmente Deus, compreenderemos a mística da paternidade e da maternidade, ambas vindas daquele que é pai e mãe, e cuida e ama, como todo pai e toda mãe deveria fazê-lo. Acostumemo-nos a imaginar Deus não como um ser humano, mas como o ser primeiro, para quem nenhuma forma ou descrição é suficiente. Pai imenso, pai-mãe imenso, Deus é amor. Chamando-o de pai ou mãe, o importante é nunca imaginá-lo com rosto de gente. Ele é pessoa, mas não é pessoa humana. Seu colo, porém, que não é um colo humano, é infinito. Cabemos perfeitamente dentro dele: todos os indivíduos e povos que já passaram ou passarão por este mundo.

www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br

SANTO DO DIA 12 de Dezembro - Nossa Senhora de Guadalupe


Nossa Senhora de Guadalupe
Padroeira da América Latina

12 de Dezembro - Nossa Senhora de Guadalupe

Como toda aparição de Nossa Senhora, a que é venerada hoje é emocionante também. Talvez esta seja uma das mais comoventes, pelo milagre operado no episódio e pela dúvida lançada por um bispo sobre sua aparição a um simples índio mexicano.

Tudo se passou em 1531, no México, quando os missionários espanhóis já haviam aprendido a língua dos indígenas. A fé se espalhava lentamente por essas terras mexicanas, cujos rituais astecas eram muito enraizados. O índio João Diogo havia se convertido e era devoto fervoroso da Virgem Maria. Assim, foi o escolhido para ser o portador de sua mensagem às nações indígenas. Nossa Senhora apareceu a ele várias vezes.

A primeira vez, quando o índio passava pela colina de Tepyac, próxima da Cidade do México, atual capital, a caminho da igreja. Maria lhe pediu que levasse uma mensagem ao bispo. Ela queria que naquele local fosse erguida uma capela em sua honra. Emocionado, o índio procurou o bispo, João de Zumárraga, e contou-lhe o ocorrido. Mas o sacerdote não deu muito crédito à sua narração, não dando resposta se iria, ou não, iniciar a construção.

Passados uns dias, Maria apareceu novamente a João Diogo, que desta vez procurou o bispo com lágrimas nos olhos, renovando o pedido. Nem as lágrimas comoveram o bispo, que exigiu do piedoso homem uma prova de que a ordem partia mesmo de Nossa Senhora.

Deu-se, então, o milagre. João Diogo caminhava em direção à capital por um caminho distante da colina onde, anteriormente, as duas visões aconteceram. O índio, aflito, ia à procura de um sacerdote que desse a unção dos enfermos a um tio seu, que agonizava. De repente, Maria apareceu à sua frente, numa visão belíssima. Tranqüilizou-o quanto à saúde do tio, pois avisou que naquele mesmo instante ele já estava curado. Quanto ao bispo, pediu a João Diogo que colhesse rosas no alto da colina e as entregasse ao religioso. João ficou surpreso com o pedido, porque a região era inóspita e a terra estéril, além de o país atravessar um rigoroso inverno. Mas obedeceu e, novamente surpreso, encontrou muitas rosas, recém-desabrochadas. João colocou-as no seu manto e, como a Senhora ordenara, foi entrega-las ao bispo como prova de sua presença.

E assim fez o fiel índio. Ao abrir o manto cheio de rosas, o bispo viu formar-se, impressa, uma linda imagem da Virgem, tal qual o índio a descrevera antes, mestiça. Espantado, o bispo seguiu João até a casa do tio moribundo e este já estava de pé, forte e saudável. Contou que Nossa Senhora "morena" lhe aparecera também, o teria curado e renovado o pedido. Queria um santuário na colina de Tepyac, onde sua imagem seria chamada de Santa Maria de Guadalupe. Mas não explicou o porquê do nome.

A fama do milagre se espalhou. Enquanto o templo era construído, o manto com a imagem impressa ficou guardado na capela do paço episcopal. Várias construções se sucederam na colina, ampliando templo após templo, pois as romarias e peregrinações só aumentaram com o passar dos anos e dos séculos.

O local se tornou um enorme santuário, que abriga a imagem de Nossa Senhora na famosa colina, e ainda se discute o significado da palavra Guadalupe. Nele, está guardado o manto de são João Diego, em perfeito estado, apesar de passados tantos séculos. Nossa Senhora de Guadalupe é a única a ser representada como mestiça, com o tom de pele semelhante ao das populações indígenas. Por isso o povo a chama, carinhosamente, de "La Morenita", quando a celebra no dia 12 de dezembro, data da última aparição.

Foi declarada padroeira das Américas, em 1945, pelo papa Pio XII. Em 1979, como extremado devoto mariano, o papa João Paulo II visitou o santuário e consagrou, solenemente, toda a América Latina a Nossa Senhora de Guadalupe.