JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

terça-feira, 19 de maio de 2015

SITUAÇÃO PREOCUPANTE: El Niño abrevia estação chuvosa

Postado por JUNIOR XIMENES, em 19 de maio de 2015

A Funceme ressalta que ainda teremos chuvas de forma pontual e de baixa intensidade em várias regiões do Estado

1
O Arrojado Lisboa, terceiro maior açude do Estado, está com 1,27% da capacidade
FOTO: ALEX PIMENTEL
Fortaleza. A quadra chuvosa de 2015 chegou ao fim antes do tempo graças ao fenômeno do El Niño que, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), começou a atuar antes do esperado no Ceará. Apesar disso, teremos ainda algumas precipitações pontuais e isoladas. O baixo índice pluviométrico em 2015 foi prognosticado com antecedência pela Fundação, apesar de algumas críticas que se mostraram infundadas.
O principal sistema indutor de chuvas regulares na quadra chuvosa (fevereiro, março, abril e maio) no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), começou a se afastar da região precipitando o fim do período chuvoso. "A ZCIT costuma perdurar até o fim de maio. Isso, quando estamos no chamado ano bom. Provavelmente, por influência do fenômeno El Niño, ela se afastou, encurtado a estação chuvosa", explicou o meteorologista Raul Fritz.
Oceano Atlântico
Além desse fator preponderante, segundo Raul Fritz, "as condições do Oceano Atlântico evoluíram negativamente em meados de abril. Os dois fatores juntos contribuíram para a diminuição das chuvas antes do previsto. Vale ressaltar que ainda teremos algumas precipitações que, no geral, serão fracas, localizadas e bem pontuais".
No período que vai do fim deste mês ao início de junho é possível que tenhamos algumas chuvas vindas do leste do Oceano Atlântico e da costa do Rio Grande do Norte e Paraíba. "Normalmente, chove bem nesses locais. É possível que algumas dessas precipitações alcancem o Ceará. Mas, não serão muito significativas para nós", acrescentou.
Raul Fritz alertou para a necessidade de todos começaram a adotar medidas para guardar água. "É preciso poupar de todas as formas. Creio que se deve até pensar em racionamento. Se, nesse instante, a situação dos açudes é preocupante, no segundo semestre deve piorar bastante com o consumo e a evaporação", apontou Fritz.
Pode piorar
A situação, que é das mais críticas, pode piorar mais ainda. Segundo Raul Fritz, há uma possibilidade bem considerável nesse instante de que o El Niño prossiga até o fim de 2015 e início de 2016. "É uma possibilidade e, como tal, não pode ser desprezada. Não estamos vendo nenhum sistema meteorológico importante que possa trazer chuvas nos próximos dias", explicou.
Em relação à previsão não confirmada até aqui da Funceme para o mês de maio, de que se aproximaria da média histórica, Fritz acredita que "nossos modelos climáticos podem não ter captado com tanta precisão a ação do El Niño".
Nos últimos dias, a Funceme tem recebido ligações de agricultores desesperados com a perda da safra. "As pessoas nos procuram relatando o problema. Muita gente já fala em se desfazer dos animais. Nem todo mundo está conseguindo armazenar água suficiente para suportar o restante do ano", contou.
Média histórica
Choveu em apenas cinco municípios das 7h de sexta-feira até as 7h de ontem. A defasagem hídrica nos 18 primeiros dias de maio é de 54.9%. A média histórica do período é de 89 milímetros e tivemos o registro de apenas 40,6% disto. Se persistir a tendência atual, o último mês da quadra chuvosa será tão negativo quanto janeiro, até agora o pior dos quatro.
Conforme a Funceme, "observam-se poucas nuvens sobre o Ceará. A pouca nebulosidade está associada à atuação de uma massa de ar seco sobre parte do setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, padrão observado nos últimos dias". Para hoje, "áreas de instabilidade atmosférica devem deixar o céu com nebulosidade variável entre a madrugada e a manhã. No decorrer do dia, céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões cearenses".
Já amanhã, segundo a Funceme, "o Ceará deverá ficar sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica. Por isso, o céu ficará com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas no centro-sul, principalmente entre a madrugada e manhã. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado passando a claro longo do dia".
Açudes
A pouca incidência de chuvas em maio fez com que o nível dos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) baixasse nos últimos dias. Atualmente, os equipamentos apresentam uma média de 19,7% da capacidade acumulada. O mais preocupante é que, nesse instante, ainda em plena quadra chuvosa (pelo menor na teoria), nenhum reservatório está mais sangrando. Apenas seis açudes estão com sua capacidade acima de 90%. O Açude Arrojado Lisboa, terceiro maior do Estado, atrás do Castanhão e do Orós está com 1,27% da sua capacidade.
Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário