JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

terça-feira, 25 de agosto de 2015

SANTA QUITÉRIA: Com 17%, acude Serrote segue no pior calvário de sua história

Postado por JUNIOR XIMENES, em 25 de agosto de 2015


Prosseguindo a sua rota pelos açudes de nossa região, o AVSQ percorreu 16 km até o açude Edson Queiroz, o divisor de águas que abastece o município de Santa Quitéria e o distrito de Taperuaba, em Sobral e a situação é bastante preocupante.

Com apenas 17% de sua capacidade, o Serrote vem seguindo no pior calvário de toda a sua história.

O que era o puro líquido precioso ficou com uma coloração esverdeada, totalmente imprópria para o consumo humano, que aos poucos, está secando.

Uma das localidades mais prejudicadas é a localidade de São Cosmo, que fica vizinha ao açude. No semblante dos moradores, a tristeza, por terem o visto sangrar a quatro anos atrás e hoje enfrentar essa dura realidade.
O abandono tem sido uma das piores sensações daquela população.
Quem passa pela parede do açude, trafega com dificuldade por conta do forte desgaste. Além disso, os moradores reclamam da falta de atenção das autoridades municipais e estaduais, que nos últimos três anos, nunca foram à localidade para conferir de perto a real situação.

Outra indignação geral é em relação às comportas, que ficam ligadas 24 horas por dia, jorrando cerca de 50 mil litros por minuto, sendo aproveitado pouco mais de 10%, para as localidades circunvizinhas.
A proposta é de que sejam abertas em apenas alguns dias da semana.
Em meio a todas as dificuldades, pessoas como o Sr. Bartolomeu conseguem tirar o seu sustento, através da piscicultura. “É muito difícil, peixe pouco, pouca água e aquele sofrimento de cada dia. 
É pedindo a Deus pra encher nosso açude”, afirmou.
O momento é de todos unirem-se e cobrar veemente dos poderes públicos, para apresentarem soluções concretas e não meros cálculos incertos, para que um dia, não possamos sentir a dor que os nossos municípios vizinhos já sofrem.





Fonte: A Voz de Santa Quitéria

0 comentários:

Postar um comentário