UM MARCO HISTÓRICO!
Autor Dr Haroldo MacielNeste dia, 14 de julho, no ano de 1789, a França mostraria para o mundo uma nova forma de governo livre do poderio do clero, dos reis e da burguesia. Com a queda da bastilha, o rei foi destronado, a burguesia isolada e o clero voltaria à sua missão cristã.
Tudo isto seria muito belo se não houvesse o orgulho, a vaidade e a sede de poder. Aquilo que deveria unir, separou e provocou inúmeras e cruéis execuções entre os revolucionários que discordavam, entre si, de métodos e atitudes pós-revolucionárias.
Mas o legado da Revolução Francesa mostrou para o mundo que todos poderiam ser iguais, livres e irmãos, numa nova ordem mundial que traria o progresso da humanidade.
A realidade mostrou e ainda revela que a civilização pouco caminhou no sentido destes ideais revolucionários. Verificou-se que, além destes princípios insculpidos na constituição francesa, havia também um que mostraria que não se pode tratar os indivíduos de forma iguais num regime de produção capitalista, onde o lucro e a propriedade estão acima de tudo.
O princípio da equidade veio pra demonstrar que os governos têm de tratar os indivíduos iguais como iguais e os desiguais como desiguais, ou seja, os mais pobres não podem ser taxados com impostos como os mais ricos; a riqueza não pode pertencer a uma população ínfima em detrimento dos mais desprovidos. Portanto, todo poder deveria ser dado ao povo para estabelecer as relações que premiassem e assegurassem a todos uma vida digna, sem preconceitos, sem discriminação e sem esta desigualdade gritante!
(DR HAROLDO MACIEL)
Postado por Jr Ximenes Quinta Feira 14 Julho de 2022 as 10:38 Hs














Nenhum comentário:
Postar um comentário