JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

terça-feira, 8 de outubro de 2013

FOTOS SENSORES DA SERRA DA IBIAPABA DESTIVADOS POPULAÇÃO EM RISCO

MORADORES DA CIDADES DE SÃO BENEDITO, GUARACIABA DO NORTE E IPU NA SERRA DA IBIAPABA ZONA NORTE DO CEARA,ESTÃO COBRANDO DAS AUTORIDADE COMPETENTES PROVIDENCIAS COM RELAÇÃO AO CONCERTO E MANUTENÇÃO DOS FOTOS SENSORES QUE FORAM COLOCADOS EM LOCAIS DE GRANDE RISCO ONDE JÁ ACONTECERAM ACIDENTES FATAIS,POR SABEREM QUE OS EQUIPAMENTOS ESTÃO DESATIVADOS MOTORISTAS PASSAM EM ALTA VELOCIDADE COLOCADO EM RISCO A SEGURANÇA DE PEDESTRES E MOTORISTAS.
RIBAMAR FONTINELE COORDENADOR DAS ESCOLAS ISASIAS DAMACENO E FILONILA, ESCOLAS QUE FICAM NA AVENEIDA SALMITO FERREIRA SAIDA DE SÃO BENEDITO PARA GUARACIABA DO NORTE,NO LOCAL JÁ ACONTECERAM ACIDENTES FATAIS,SEGUNDO RIBAMAR OS CARROS E MOTOS PASSAM EM ALTA VELOCIDADE, POIS MUITOS JÁ SABEM QUE OS EQUIPAMENTOS ESTÃO DESLIGADOS,NO HORÁRIO DE MOVIMENTAÇÃO NA ESCOLAS NO ÍNICIO E NO FINAL DAS AULAS A  SITUAÇÃO É PREOCUPANTE,COBRA QUE O GOVERNO DO ESTADO  TOME AS DEVIDAS PROVIDENCIAS,E APELA PARA AS AUTORIDADES DE SÃO BENEDITO ACIONAREM O ORGÃO COMPETE DO GOVERNO ESTADUAL,QUE ESTA PROVIDENCIA SEJA TOAMADA LOGO ANTES QUE ACONTEÇA UMA TRAGEDIAAdicionar legenda
 GREGÓRIO DO SITIO MATO GROSSO SUBIDA DA SERRA, NA CE 187 EM FRENTE A CASA DO SR PEDRO CAL ASSO E DA ESCOLA LOCAL, TEM MUITA CRIANÇA E A QUALQUER HORA PODE ACONTECER FATALIDADE,PELO AMOR DE DEUS FAÇAM ALGUMAS COISA JÁ


 EM FRENTE AO HOSPITAL DE GUARACIABA DO NORTE SAÍDA PRA SÃO BENDITO
 EVILASIO SANTANA DIZ---TEM CARRO QUE PASSA VOADO,E VÁRIOS ACIDENTES FATAIS JÁ ACONTECERAM NÃO PODEMOS ESPERA MAIS...A COISA TÁ FEIA,NÃO SEI O QUE ESTÃO EPSRANDO
                                              DJALMA FERNADES,DIZ--- EM GUARACIABA COISA NÃO É DIFERENTE O GOVERNO DO ESTADO TEM QUE CONSERTAR LOGO,POIS MUITOS ACIDENTES JÁ ACONTECERAM CHEGA!!!!

SÃO BENEDITO





09/10 Procura-se uma alma de criança




Procura-se uma alma de criança que foi vista, pela última vez, dentro de nós mesmos, há muitos anos...
Ela pulava, ria e ficava feliz com seus brinquedos velhos...
Exultava quando ganhava brinquedos novos, dando vida a latinhas, barbantes, tampinhas de refrigerantes, bonecas, soldadinhos de chumbo e figurinhas...

Batia palmas quando ia ao circo, quando ouvia músicas de roda, quando seus pais compravam sorvete: "chikabon, tombon, eskibon"... tudo danado de bom!

Ela se emocionava ao ouvir histórias contadas pela mãe ou quando lia aqueles livrinhos de pano que a madrinha lhe dava quando ia visitá-la...

Chorava quando arranhavam seus brinquedos, aquele aparelho de chá cheio de xícaras com que servia as bonecas ou os carrinhos de guindaste, tratores e furgões.

Fazia beiço quando a professora a colocava de castigo, mas era feliz com seus amigos, sua pureza, sua inocência, sua esperança, sua enorme vontade de ser uma grande figura humana, que não somente sonhasse, mas que realizasse coisas importantes em um futuro que lhe parecia ainda tão longínquo.

Onde ela está? Para que lado ela foi?

Quem a vir, que venha nos falar...
Ainda é tempo de fazermos com que ela reviva, retomando um pouco da alegria da nossa infância e deixando a alma dar gargalhadas, pois, afinal, "ainda que as uvas se transformem em passas, o coração é sempre uma criança disposta a pular corda".

Para não deixar morrer a criança que todos temos dentro de nós...
deixe-a sair, brincar e sonhar...

Uma das poucas coisas que ainda podemos fazer sem ter de pagar impostos!

O tempo é muito lento para quem espera.
Muito longo para quem sofre.
Muito rápido para quem aproveita.
Mas para quem ama o tempo não existe.


Autor Desconhecido

Santo do Dia 9 de outubro

Santo do Dia


São João Leonardo
1550-1609

09 de Outubro - São João Leonardo

O fundador do Instituto dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus e da Congregação De Propaganda Fide foi inexplicavelmente recusado pela ordem franciscana. Ou melhor, foi uma providencial recusa, pois que este luquês, filho de Tiago e Joana Lippi — aprendiz de farmácia e estudante por conta própria, refugiado em Roma durante alguns anos, depois da ordenação sacerdotal —, teve ocasião de travar amizade com dois grandes santos: Filipe Néri e José Calasanz, e de fazer-se apreciar pelo papa, que lhe confiou delicadas missões. No desempenho destas, suas qualidades de homem prudente e caritativo eram as mais indicadas para que ele servisse de mediador e restabelecesse a disciplina em antigos conventos onde se infiltrara o espírito alegre e gozador da vida do Renascimento.

Na juventude, João Leonardo, embora longe de casa e dos olhos vigilantes dos pais, estudante de medicina em Lucca, não se perdeu atrás de alegres companhias estudantis, mas, sob a guia do frade dominicano Bernardini, recolheu em torno de si alguns companheiros. Com estes, dedicou-se ao voluntariado para a assistência aos idosos abandonados e aos peregrinos.

Ordenado sacerdote, foi-lhe confiada a igreja de São João della Magione, onde pôs em prática um de seus audaciosos projetos, instituindo uma escola para o ensino da religião — primeiro núcleo da Congregação dos Clérigos Regulares, com sede junto à igreja de Santa Maria da Rosa.

O instituto foi aprovado em 1593, embora, como ficou dito, ele tivesse sido levado a afastar-se de Lucca por causa das manifestações de incompreensão (não raras na vida dos santos).

Em Roma, impelido pelo espírito missionário, excogitou e programou com o espanhol Vives uma congregação de sacerdotes que desenvolvessem seu apostolado entre os infiéis. Nascia assim a Congregação De Propaganda Fide, de Roma, destinada a influir profundamente na história missionária da Igreja universal.

João morreu em Roma a 8 de outubro; beatificado em 1861, foi inscrito no elenco dos santos em 17 de abril de 1938.

Elemento com vasta ficha criminal é preso em flagrante tentando roubar moto em Ipueiras

Os ferimentos na coba do homem foi ocasionados pela vítima

Os policiais militares CB Luzier, e SD’s Everland, Ramos e Barbosa estavam em patrulhamento de rotina pelas ruas da cidade de Ipueiras quando visualizaram um homem tentando roubar uma motocicleta em Ipueiras, que estava em luta corporal com a vítima. 
Por volta de 17h40min., na Rua Cel. José Pompeu, bairro Centro/Ipueiras, uma comerciante de 40 anos, natural de Nova Russas, encontrava-se na residência de seus parentes quando resolveu seguir destino a sua casa, que ao ligar sua moto CG Honda 150 Titan, cor vermelha, quando foi surpreendida pelo individuo Francisco Antônio Rodrigues Santana, vulgo Chico do Trato, 21 anos, onde o mesmo anunciou o assalto colocando sua mão dentro de sua camisa, e ao tentar sair com a moto, foi impedido pelo filho da vítima travando uma luta corporal. 
 
Na Delegacia foi checado junto ao CIOPS de Sobral, os dados do infrator, o mesmo responde aos seguintes artigos do CPB: 03 (três) 155; 02 (dois) 150; 04 (quatro) 157; 03 (três) 163; 01 (um) 180; 01 (um) 213; 01 (um) 224; 01 (um) 288; 01 (um) 299; 01 (um) 307; 01 (um) 311; 01 (um) 329 e 01 (um) 268; Artigo 10 da lei 9437/1997; artigo 14 e 16 da lei 10.826/2003; Artigo 33 e 35 da lei dos entorpecentes.O detento foi conduzido a DPC de Crateús, para os procedimentos de praxe.

CÂNCER DE MAMA: PREVENÇÃO PODE SIGNIFICAR CURA


O ano de 2013 deve contabilizar 1.800 novos casos de câncer de mama no Ceará. O Ciência & Saúde alerta para a importância de a mulher prestar atenção em si. Se descoberto e tratado cedo, o potencial de cura é de mais de 60%
Prevenção pode significar cura
Com cerca de 630 mil mulheres cearenses com idade de realizar exames mastológicos (acima de 30 anos), somente um quarto delas fazem o acompanhamento adequado das mamas. O mais grave, explica o médico, é que mais de 50% dessas mulheres só procuram os hospitais em estágios avançados da doença, quando as chances de cura regridem consideravelmente. O comportamento preventivo das mulheres, relata o médico, está distante do ideal. “A maioria delas não faz a mamografia, nem mesmo o autoexame regularmente”, lamenta Porto.
 
 
O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer na mulher cearense, segundo dados do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon) e do Comitê Estadual de Controle do Câncer. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, ao fim de 2013, aproximadamente 1.800 novos casos tenham sido diagnosticados no Ceará. A incidência da doença no Nordeste, em comparação com outras regiões brasileiras, é considerada elevada, de acordo com o chefe do Serviço de Mastologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand e do Hospital das Clínicas, Luiz Porto.
Ele acrescenta um agravante: o Estado não possui mamógrafos suficientes e os que estão disponíveis são mal distribuídos nos municípios. “Só em Fortaleza, mais de 3 mil mulheres com achados suspeitos de câncer na mamografia aguardam exames complementares, como as biópsias, há um tempo acima do prazo máximo de 60 dias. Não se tem uma estruturada adequada para esses diagnósticos”, descreve Luiz Porto.
O médico alerta também que o envelhecimento da população e a exposição das mulheres, cada dia mais, a fatores de risco têm conduzido os números a um aumento preocupante, e incidência maior em mulheres mais jovens. “A situação é grave e o poder público ainda não dá a esse problema a atenção necessária”.
“Se diagnosticado e tratado cedo, o potencial de cura é de mais de 60%”, lembra o oncologista clínico do Inca José Bines. O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - regional Ceará, Antônio de Pádua acrescenta que todas as mulheres devem fazer mamografia anual e mostrar o exame ao mastologista, após os 40 anos.
Outubro Rosa 
 
São nessas realidades que se respalda a luta da enfermeira Gilze Francisco, 53. Ela é presidente do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, em São Paulo, responsável pelas primeiras ações do Outubro Rosa no Brasil, em 2008. “Nossa luta é pela desmistificação do tema, de modo verdadeiro e menos alarmista, fazendo com que as mulheres compreendam a importância do diagnóstico precoce da doença”, declara. 
 
Neste domingo, o Ciência & Saúde está iluminado de rosa, como toda a edição de O POVO de hoje, para lembrar quão importante é prestar atenção a si e não protelar os cuidados necessários à mama.
Números
1.800 novos casos de câncer de mama são estimados pelo Inca, no Ceará, em 2013
50 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados por ano no Brasil
40 anos é a idade média com que a mulher deve iniciar a mamografia
Saiba mais
No dia 23 de maio deste ano, entrou em vigor a lei 12.732/12. Válida para toda a rede pública do País, ela prevê que pacientes com câncer deverão começar o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico da doença, seja por meio de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.

Dois meses antes, o SUS passou a realizar a cirurgia plástica reparadora de mama imediatamente após sua retirada por decorrência de câncer, preferencialmente no mesmo procedimento cirúrgico. A determinação foi publicada no dia 25 de março no Diário Oficial da União.

A mamografia anual deve ser iniciada, em média, após os 40 anos. A filha de uma mãe que teve câncer de mama deve iniciar o exame 15 anos antes da idade da mãe quando o tumor foi detectado.
Fonte: O Povo

PAI E FILHO SÃO PRESOS EM SÃO BENEDITO ACUSADOS DE PRATICAREM HOMICÍDIO NO FINAL DE SEMANA

terça-feira, 8 de outubro de 2013 PAI E FILHO  Pai e filho menor de idade são acusados de praticar um homicídio na cidade de São Benedito, na Serra da Ibiapaba. De acordo com a Polícia, o crime aconteceu na noite do último domingo (06/10), e vitimou Francisco Araújo Tavares, de 33 anos. A vítima estava em um bar quando os acusados Orlane Rodrigues Lima, de 31 anos, e F.A.P.L, de 14 anos, chegaram no local e o atingiram com vários golpes de faca. Francisco foi socorrido em um hospital local, mas não resistiu os ferimentos e morreu. Já os acusados foram detidos logo após cometerem o crime.

Iguatu: Início de semana violento com duas tentativas de homicídios, roubos e furtos

terça-feira, 8 de outubro de 201 Contrapondo-se ao fim de semana calmo, sem nenhum registro de homicídios ou tentativas, quebrando assim, uma marca de quatro finais de semana consecutivos com mortes violentas na cidade de Iguatu, a segunda-feira (07) apresentou-se violenta, com registros de furtos, roubos e duas tentativas de homicídio. A primeira tentativa aconteceu por volta das 18h30 no bairro Alto do Jucá. O detendo do regime semiaberto, Wairley Adriano Teixeira de Oliveira, tentou assassinar com três tidos de revólver o auxiliar de mecânico Francisco Alves de Oliveira, de 24 anos. Nenhum dos disparos atingiu à vítima. Wairley está foragido. Já no início da madruga, a jovem Patrícia de Melo, de 30 anos, foi atingida com um tiro no ombro direito após ser vítima de um assalto em um bar, localizado na Rua Alzira Bandeira. Segundo relatos da moça, o assaltante teria chegado em uma moto – sem placa – e subtraído cerca de R$ 400,00 mediante ameaças com um revolver calibre 38. Patrícia foi socorrida ao Hospital Regional de Iguatu pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiro. Seu estado de saúde não inspira maiores cuidados. O acusado de cometer o crime foi preso horas depois na localidade do Sítio Juazeirinho, zona rural da cidade. Francisco Alves de Oliveira, de 24 anos, foi capturado com a moto usada no delito, porém, a arma utilizada não fora encontrada. Horas antes da tentativa de homicídio, um posto de combustíveis localizado na Avenida Cruzeiro do Sul (bairro Alto do Jucá) foi assaltado por uma dupla armada. Os dois homens chegaram em uma moto CG Azul e, munidos com revólver, subtraíram R$ 400,00 do frentista. O técnico agrícola Raimundo Andrade também foi vítima da violência nesta segunda. Bandidos furtaram sua motocicleta que estava estacionada próximo à sua residência. A moto não foi capturada. Ninguém foi preso. Fonte: Site Miséria

Acopiara: Agricultora é assassinada a bala e filha também foi alvejada

terça-feira, 8 de outubro de 20 Crime com requintes de crueldade. Mãe e filha foram alvejadas à bala na noite desta segunda-feira, 07, no sítio pedra do encosto, na região de Santa Felícia, no município de Acopiara. Os crimes aconteceram, segundo informações preliminares da Polícia Militar, que esteve no local, devido a uma briga por terras. A mãe de nome Maria Nilda de Lemos (foto), de 62 anos de idade, viúva, já chegou morta ao Hospital Regional de Iguatu, inclusive com as duas pernas quebradas na altura dos tornozelos, enquanto sua filha Maria Irandir de Lemos, 34 anos, foi gravemente ferida abaixo do peite esquerdo e corre risco de morrer. A mesma se encontra no Hospital Regional de Iguatu. Há pouco mais de 30 dias o marido de Irandir de Lemos foi assassinado no mesmo local. A polícia ainda não tem suspeitos do crime. Somente as investigações da polícia civil poderão afirmar quais os motivos para tal crime. Segundo a polícia, Irandir se negou a prestar qualquer informação, não informando quem prestou socorro e nem como se deu os fatos. Fonte: Acopiara.com

ENGENHOS FECHAM E EMPORBRECEM A SERRA DA IBAPABA,DESENPREGO E QUEDA DA PRODUÇÃO, VEJA