JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

27 DE SETEMBRO DIA DO CANTOR; CURIOSIDADES, REGULAMENTAÇÃO E DICAS

27 DE SETEMBRO DIA DO CANTOR; CURIOSIDADES, REGULAMENTAÇÃO E DICAS

Oi seus moços e donas moças; Tudo bom!
Vim hoje para falar do dia destes queridos que fazem nossa vida ser mais gostosa e divertida, estes que podem salvar uma festa, um concerto ou um festival... Os nossos queridos Cantores.

Quem canta seus males espanta, já diz o ditado popular. Além de espantar os males, é capaz de reunir multidões. E é por isso que o cantor faz tanto sucesso: no uso de sua bela voz, diverte o público e ajuda a trazer a lembrança momentos, pessoas, lugares, Não acham?!
Alguns consideram o dia 13 de julho já outros comemoram o dia do cantor no dia 27 de setembro(hoje). Mas para o vocalista isso não importa: o que vale é celebrar, cantar. Na música, um cantor, ou vocalista, é o músico que canta, ou seja, usa a voz como seu instrumento musical.
Um cantor principal, ou solista, é aquele que canta a voz primária de uma música, enquanto o cantor de apoio (ou, o grupo coral) canta a voz de apoio (ou, à parte do canto coral) de uma música.
REGULAMENTAÇÃO DA CARREIRA - A Lei Nº 3.857, de 22/12/1960, dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de músico e para tal foi criada a Ordem dos Músicos do Brasil. É ela que exerce, em todo o país, a seleção, a disciplina, a defesa da classe e a fiscalização do exercício da profissão do músico, mantidas as atribuições específicas do respectivo sindicato.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reconhece a ocupação como 'Músico intérprete cantor' e registra atualmente 797 em todo o país. Número pequeno para a multidão de profissionais que se vêem nos bares, festas e shows. Isso porque muita gente acha que para ser músico não precisa ter registro. Embora não seja obrigatório, o registro é importante para aqueles que desejam seguir a carreira.

Fala sério! é irresistível cantar no banheiro, eu mesmo me jogo com o celular ligado ouvindo e acompanhando, e quase todos nós fazemos isto. Daí a ter dotes naturais de cantor ou profissionalizar-se, é uma outra história. Como qualquer outra profissão, a de cantor não foge ao trinômio "esforço, dedicação e perserverança", que rege o caminho do sucesso. Ser cantor não é simplesmente saber cantar; é sentir a música, sofrer e se alegrar com ela. O cantor precisa, acima de tudo, entender o propósito do compositor no momento em que a música foi escrita, e passar para o público esse sentimento.
O verdadeiro cantor precisa manter suas características individuais mesmo quando interpreta a música de outro artista. Precisa ter empatia com o público e ter consciência de que sua função é passar uma mensagem, fazendo uso da beleza melodiosa de sua voz.
O que é levar a sério a profissão de cantor/ cantora?

DICAS PARA VOCÊ QUE ESTÁ COMEÇANDO AGORA

1º - Seja pontual.

Sim, uma das coisas que um respeitado profissional faz é aparecer na hora marcada para entrevistas, ensaios, gravações, performances e, claro, aulas de canto!

Se um cantor/ cantora não consegue ser pontual nas suas aulas de canto, como espera ser pontual na sua vida profissional?

2º - Faça sua "lição de casa".

A prática é uma das coisas mais importantes, senão a mais importante de sua carreira profissional.

Levar a sério suas horas diárias de prática vocal só irá trazer benefícios para você como profissional, pois por maior que seja o dom natural que você tenha, ele é um diamante bruto que precisa ser lapidado.
Saber disso e continuar praticando para seu aprimoramento é o que vai diferenciá-lo de um amador!

3º - Sempre faça o melhor que puder e tenha mais a oferecer do que as pessoas esperam de você.

E, sempre que puder, faça mais do que é solicitado, dê mais de si! Isso irá diferenciá-lo, torná-lo mais que um profissional, um profissional brilhante!
Nunca faça nada mais ou menos ou de má vontade. Se você achar que precisa de ajuda não se sinta envergonhado de solicitá-la.

4º - Tenha uma atitude profissional.

Em relação ao seu trabalho, às pessoas com quem você trabalha e com você mesmo.
Muitas vezes ouvimos falar de artistas que vendem muitos discos e fazem muitos shows, mas que são extremamente temperamentais, ou estão sempre atrasados, ou são irresponsáveis em seus contratos de trabalho.
Mesmo com toda a fama e dinheiro desses artistas eles acabam por criar uma má reputação que atingirá mais dia ou menos dia suas vidas profissionais.

0 comentários:

Postar um comentário