JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

domingo, 8 de setembro de 2013

Mensagem do Dia


08/09 Nem lixo nem luxo (2)- Padre Zezinho scj

Hoje há pregadores que vieram da pobreza e garantem que Deus abençoa a busca da prosperidade. Não são adeptos do desprendimento. Mas houve milhares de santos que vieram da riqueza, viveram de maneira desprendida e garantem que Deus abençoa os que se fazem pobres com os pobres, como Jesus o foi. Jesus tinha uma casa:

E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras? Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima ( Jo 1,28-39)

Mas era como se não tivesse:

E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covas, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça ( Lc 9 57-58)

Não prometia conforto nem sucesso material. O "cem por um" do qual ele falava não estava nos bancos. Estava no coração.

E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; (Mateus 6, 28)

E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. (Mateus 19, 29)

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; (Mateus 6, 19)

***
Não somos chamados à nulidade. Corre por aí um exercício falso e errôneo de humildade: a da pessoa que, querendo mostrar os seus limites, teima em dizer que não é nada e ninguém. Não deixa de ser um ato de ingratidão para com Deus, porque Ele é alguém e criou pessoas para ser alguém. É desdenhar da obra de Deus se até as pedras têm sentido e de certa forma sua individualidade, se arvores são individuais e diferentes, até mesmo as da mesma espécie, por que negar que Deus nos tenha dado valores especiais e individualidade?

Não somos chamados à ganância e ao conforto. Tomar a cruz e segui-lo subentende uma vida desconfortável. Quando os apóstolos falam em sobriedade e jejuns, de subjugar o corpo e de saber viver na pobreza e na riqueza falam de equilíbrio no ser e no possuir.

Somos desejados e criados por Deus, para acrescentar algum valor ao mundo, viemos por alguma razão. Por isso é que não podemos dizer que somos um nada. Somos alguém e não voltaremos no nada. Se quisermos ser humildes -e devemos querer-, digamos: -Estou longe de ser o alguém que Deus queria de mim; estou longe de ser a pessoa que poderia ser. Mas tenho consciência, dos meus limites e dos meus valores. Espero que você me ajude a melhorar os meus valores. Eu existo, sou alguém e nunca voltarei serei um nada. Deus me pôs aqui para acrescentar. Anotemos: acrescentar valores ao mundo e não à nossa conta bancária. Esta precisa ter limites porque sobre o pregador que "devora as casas das viúvas" a pretexto de longas orações paira uma ameaça: a punição para eles será bem maior. ( Mc 12.40)
www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br

0 comentários:

Postar um comentário