JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

terça-feira, 17 de setembro de 2013

MENSAGEM DO DIA


17/09 O preço da comunicação - Pe. Zezinho, scj

O mundo tem 40 mil empresas transnacionais, mas 0,3% delas são tão poderosas que detém a terça parte do estoque de capital do mundo. Das 100 maiores, 32 são americanas e 19 japonesas. A receita anual das 220 maiores corporações do planeta somam US $ 7,1 trilhões, isto é, mais do que 80% do dinheiro do mundo. As matrizes delas situam-se no grupo G-8. O campo da comunicação e dos direitos de utilizar (copy rights) é um dos que mais riqueza aportam a estes países. Vinte conglomerados faturam entre US$ 5 a 35 bilhões só com a indústria da mídia global. Dois terços das informações e do conteúdo cultural disponíveis no planeta são veiculados por estas vinte empresas que possuem estúdios, produtoras, gravadoras, distribuidoras, parques de diversões, TVs abertas e pagas, emissoras de rádio, revistas, jornais, serviços on line, portais e provedores de Internet, vídeos , videogames, jogos, softwares, CD-ROMs, DVDs,equipes esportivas, megastores, agências de publicidade e marketing, telefonia celular, telecomunicações, transmissão de dados, agências e noticias e casas de espetáculos. Só a VIACOM controla 40% da TV norteamericana e 150 estações de rádio. A MTV um de seus canais a cabo alcança 400 milhões de lares em 164 paises. A Simon & Schuster é a holding de 10 editoras que publicam por ano 2.100 títulos. 

Estes dados se encontram no excelente livro " Por uma outra comunicação" organizado por Denis de Morais . Ler estes autores competentes e bem informados pode mudar nossa opinião a respeito de democracia. Alguém com enorme poder econômico está fazendo a cabeça da humanidade e não são as igrejas nem as escolas. É a industria da comunicação que se vale da publicidade para quase tudo e por isso quer o lucro 400% acima do custo de seus produtos porque, divulgar uma canção ou uma marca custa caro. Nós pagamos também a divulgação do tênis ou da bebida que compramos.

Donos do dinheiro que não foram eleitos por nós, conseguem direitos de vender e negociar, num país onde os cidadãos que elegemos não têm outra escolha senão permitir que venham, porque caso contrário o país não terá a telefonia, a informação, os espetáculos, o conhecimento, ou aqueles bens que o que o resto do mundo possui. Saber alguma coisa hoje custa caro. E quem fornece conhecimento, diversão e comunicação aufere um lucro fantástico. O discurso da vida que por muito tempo esteve nas mãos dos religiosos e educadores está nas mãos desses homens. O que você quer saber passa por eles e custa muito dinheiro. É por isso que um livro que poderia custar 8 reais acaba custando 80 e um CD que pode ser vendido a 3 reais custa mais de 20. Aquele conteúdo tem preço!

www.padrezezinhoscj.com
Comentários: online@paulinas.com.br

0 comentários:

Postar um comentário