JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Papa quer que a Igreja acompanhe os gays e os divorciados


O papa Francisco, na primeira entrevista à imprensa no pontificado, publicada ontem pela revista jesuíta italiana La Civiltà Cattolica, recomendou à Igreja Romana o acompanhamento de gays e divorciados “com misericórdia e a partir de suas condições de vida reais”. O santo padre também explicou que nunca foi de direita, mas que sua “maneira autoritária de tomar decisões criou problemas”. Foi uma referência de quando ainda era um jovem provincial (superior) dos jesuítas em Buenos Aires. “Minha maneira autoritária e rápida de tomar decisões me trouxeram problemas sérios e cheguei a ser acusado de ultraconservador. Teve um momento de grande crise interna quando estava em Córdoba”. 
 O chefe da Igreja Católica também falou sobre as reformas que a instituição necessita passar. Assegurou que considera urgente “curar feridas”, “dar calor” e “acompanhas as pessoas a partir de sua condição”, o que inclui os homossexuais e os divorciados. “Em Buenos Aires, recebia cartas de pessoas homossexuais que são verdadeiros ‘feridos sociais’, porque me diziam que sentiam que a Igreja os condenava. Mas a Igreja não quer isso”, comentou. “Temos que encontrar um novo equilíbrio, porque de outra maneira o edifício moral da Igreja corre o risco de cair como um castelo de cartas, de perder o frescor e o perfume do Evangelho”, insistiu.
Francisco também falou da atuação das mulheres dentro do Catolicismo: “É necessário ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja”, assegurou Francisco, ressaltando que ”o gênio feminino é necessário nos locais onde se tomam decisões importantes”. (O Povo)

0 comentários:

Postar um comentário