JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

domingo, 6 de outubro de 2013

BIOGRANFIA DO CANTOR FERNANDO MENDES

biografia
                   


No final de 1972 entrava no cená¡rio musical o cantor mineiro Fernando Mendes. "A Desconhecida", gravada recentemente pelo cantor Leonardo,  foi a canção que projetou o cantor em todo território nacional. Lançada em compacto simples, subiu rapidamente Às paradas de sucesso e com força total!  Sua primeira apresentação na TV, foi no programa do Chacrinha, e a partir daí o jovem Fernando Mendes não parou mais, seguiu a carreira musical, interpretando suas próprias canções, que fazem sucesso não só no Brasil, mas em muitos paí­ses do mundo!

  
A música "Recordações", foi o segundo sucesso de Fernando Mendes. Faixa de seu primeiro LP que, em menos de três meses, chegou à casa dos 100 mil discos vendidos.  Ao mesmo destino chegaria o compacto-duplo que projetaria seu novo sucesso: "Caminho Incerto".   


Em 1974, Fernando Mendes fazia excursões pelo Brasil numa média de 10 a 15 cidades por mês. Verdadeiro Í­dolo das massas populares, o artista teve seu segundo LP lançado no final de 1974 que voltou a repetir o feito dos anteriores, com a música: "Ontem, Hoje, Amanhã".  Fernando chegou no auge de sua carreira em 1975, quando seu terceiro LP apresentou a faixa "Cadeira de Rodas" que teve  mais de 250 mil LPs vendidos em poucos meses, rendendo-lhe vários prêmios inclusive discos de ouro.   Em 1976, dois novos sucessos: "A menina da Calçada" e "Sorte tem quem acredita nela", tema da novela "Duas Vidas" exibida pela Rede Globo de Televisão.




Aos que acreditavam no seu bom gosto musical, Fernando Mendes presenteou o público brasileiro gravando também "Quero andar nas minhas pernas", um pot-pourri com músicas de Milton Nascimento, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Ednardo. Também gravou outros mestres da música como Chico Buarque e Vinicius de Moraes.  Em 1977, Fernando faz outra homenagem aos seus ídolos da Jovem Guarda, gravando uma adaptação para "Festa de Arromba" de Roberto e Erasmo Carlos.   Em 1978, Fernando Mendes lança seu sexto LP,  e agora com as musicas "Sádico Poeta", "Eu vim da Roça" contando com a participação especial de nada mais nada menos que o inesquecí­vel Luiz Gonzaga, que tocou e cantou uma seleção de baião que ficaram na história da música popular brasileira: o "Baiao Collection".



1979 foi o ano que Fernando compôs e lançou "Você não me ensinou a te esquecer",  gravada atualmente por Caetano Veloso, Bruno e Marrone, Cristian e Half dentre outros.  Devido ao grande sucesso, a canção cheia de romantismo foi prêmio da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos) e Prêmio Villa Lobos como o disco mais vendido! Tema do Filme Lisbela e o Prisioneiro, a canção foi indicada para Gremmy Latino 2004 e rendeu ainda mais prestigio e reconhecimento à  sua carreira.


As canções de Fernando Mendes continuaram desde então, a ser lançadas em versões mais atuais. Em 1999 Fernando reuniu seus maiores sucessos  em um único CD ao vivo! E para 2007, o músico traz uma novidade aos fãs de todo Brasil, um DVD ao vivo que contará com a participaçã de cantores consagrados pela MPB. Um trabalho feito com carinho que, certamente, vai agradar à  todos que acompanham a arte e a carreira de Fernando Mendes.   

Nome
Luiz Fernando Mendes Ferreira
Aniversário
07 de maio
Passatempo preferido
Televisão
Um cantor
Roberto Carlos
Uma cantora
Maria Bethânia
Um tipo de mulher
Todas!
Prato Preferido
Frango com quiabo.
Como se define
Caseiro e interiorano.
O que pensa dos  fãs
É Impossível viver sem eles
Um sonho
Um mundo melhor
Com a música “Cadeira de Rodas”, gravada em 1975, Fernando Mendes atingiu o ápice de sua carreira.

A canção que fazia parte de seu terceiro LP vendeu mais de 250 mil cópias e lhe rendeu diversos prêmios, entre eles discos de ouro.

Mineiro de Conselheiro Pena, Luiz Fernando Mendes Ferreira, seu nome de batismo, apresentou-se pela primeira vez na televisão no programa do Chacrinha, logo após gravar ‘A desconhecida’, música que estava presente num compacto simples, lançado em1972.

A partir daí sua carreira deslanchou. O cantor e compositor passou a figurar nas paradas e fez sucesso em outros países. Em seu primeiro LP, gravou ‘Recordações’ e num compacto-duplo, ‘Caminho incerto’.

Em 74, o artista repetia o êxito com ‘Ontem, hoje, amanhã’, e dois anos depois, com ‘A menina da calçada’ e ‘Sorte tem quem acredita nela’, tema da novela ‘Duas Vidas’.

Fernando Mendes gravou também músicas de outros artistas consagrados como Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes e Ednardo.

Em homenagem para o movimento da Jovem Guarda, regravou no final dos anos 70, ‘Festa de arromba’.

No ano de 78, o sexto LP contou com a participação especial de Luiz Gonzaga em ‘Baiao collection’.

Um ano mais tarde, recebeu os prêmios Villa Lobos e da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos) pela composição ‘Você não me ensinou a te esquecer’, que impulsionou as vendas d0 LP de mesmo nome, tornando-se o mais vendido naquele ano.

O artista também foi alvo da censura, em 74, ao gravar ‘Meu pequeno amigo’, referência ao caso do sequestro do menino Carlinhos.

Ao todo, Fernando Mendes lançou mais de 25 LPs, sendo seis coletâneas, cerca de 20 CDs e um DVD.
 Corrigir Biografia
  

0 comentários:

Postar um comentário