JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Bica do Ipu: Atrativo cearense em série filatélica da ECT

O "Salto do Ipuçaba" vai compor selo duplo com paisagem queniana. O filatelista Olívio Martins mobilizou os ipuenses
Dentre as belezas naturais da Chapada da Ibiapaba, na Zona Norte do Ceará, a Bica do Ipu é um dos destaques. A queda d´água de 120 metros de altura, formando um véu de noiva, se sobressai em meio à paisagem verdejante e fascina os visitantes. Hoje, o cartão-postal da chapada ganha um presente especial. Será inserida na série filatélica "Cachoeiras Brasileiras", criada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
O "Salto do Ipuçaba" (Bica do Ipu) é um dos mais altos do mundo, com 120 metros de altura e forma, às vezes, o fenômeno chamado de véu de noiva FOTO: DIVULGAÇÃO

O selo "Salto do Ipuçaba (Bica do Ipu) será lançado, simultaneamente, em Brasília-DF e na cidade do Ipu - a 296 quilômetros de Fortaleza -, em eventos promovidos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e ECT para consagrar as relações diplomáticas entre o País e o Quênia. A Bica do Ipu comporá um selo duplo com uma bela paisagem queniana.

A luta para inserir a Bica do Ipu na série filatélica foi iniciada pelo ecologista ipuense e filatelista Olívio Martins de Souza Torres. Ele mobilizou filhos e amigos da cidade em torno do objetivo comum. No ano passado, o grupo formalizou solicitações aos Correios, através de cartas e e-mail. Foram cerca de 1300 pedidos pela homenagem à beleza cearense. A participação foi conduzida pela Academia Ipuense de Letras e pela Associação dos Filhos e Amigos de Ipu (Afai) e contou com o apoio da classe política.

"Agora, a Bica do Ipu recebe o merecido reconhecimento", ressalta Martins. Ele diz que o selo oficial da ECT é de difícil consecução, considerando que milhares de temas/motivos são apresentados à empresa, anualmente. Por outro lado, a emissão de selos especiais é limitada.

Para Martins, a emissão do selo contribuirá para o incremento do turismo na Chapada da Ibiapaba, levando em conta que é um veículo cultural. "Por não precisar de visto das embaixadas e dos consulados dos diversos países, entra em todos eles sem pedir licença".
Diário do Nordeste
Caderno: CEARA

0 comentários:

Postar um comentário