JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Casos de Catapora estão sendo registrados na Ibiapaba

Na maioria da cidades da Ibiapaba como  Guraciaba do Norte, Ubajara e Tianguá,  dezenas de crianças estão sendo acometidas pela catapora.
O médico, Dr. Artur Frazão  explica o que é esta doença:     
A catapora é uma doença viral que se pega pelo ar ao inalar gotículas de saliva, tosse ou espirro do indivíduo infectado. E como o vírus da catapora pode permanecer no ar durante muita horas o contato direto com o indivíduo contaminado deve ser evitado.
Por exemplo: O indivíduo com catapora sabendo ou não da doença pode espirrar ou tossir espalhando gotículas de saliva pelo ar. Se ele estiver no shopping ou cinema, por exemplo, todos os que inalarem aquele ar contaminado poderão desenvolver a doença se ainda não tiverem tido catapora antes.

Por isso é muito importante que o indivíduo com catapora fique numa espécie de quarentena, sem sair de casa, para evitar a transmissão da doença para outros.
Prevenção da catapora
Como formas de prevenção da catapora recomenda-se evitar o contato com indivíduos contaminados e tomar a vacina contra catapora. Quem já teve catapora antes também deve evitar o contato com os afetados.
Os sintomas da catapora, em geral, começam entre 10 e 21 dias após o contágio da doença. Confira quais são eles e como tratar esta doença.              

Sintomas iniciais da catapora
Os sintomas iniciais da catapora são:
  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Falta de apetite
E, após aproximadamente 2 ou 3 dias, surgem pequenas erupções vermelhas na pele. A erupção cutânea é caracterizada por pequenas manchas vermelhas e planas, que rapidamente formam bolhas redondas, cheias de líquido, acompanhadas por coceira e seguidas por formação de crostas.
Em torno do 5º dia de manifestação da doença, deixam de surgir manchas e, já no sexto dia, a maioria delas já formaram crostas. Quase todas desaparecem em menos de 20 dias.

Tratamento para catapora

O tratamento da catapora é feito com o uso de uma pomada antialérgica, para evitar a coceira e as lesões na pele causadas por ela. Para baixar a febre recomenda-se o Paracetamol.
A fim de evitar a transmissão da catapora, deve-se vacinar todas as crianças. Mas, se não for possível, deve-se evitar ao máximo o contato com indivíduos contaminados com a catapora.

Quanto tempo dura a catapora


A catapora dura, em média, 10 dias e, a partir do 6º dia do início dos sintomas, as feridas ganham crosta e a doença deixa de ser contagiosa. Mas, enquanto isto não acontece, o indivíduo deve evitar ao máximo o contato com os outros para evitar a transmissão da doença.
(Com informações do portal Tua saúde)

0 comentários:

Postar um comentário