JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

“Profetas da chuva” se reúnem em Quixadá para apontar perspectivas para o inverno de 2014

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Um grupo de 35 “profetas da chuva” - homens e mulheres da zona rural nordestina que elaboram previsões de tempo e de clima, baseados em observações de mudanças na natureza -, é aguardado no próximo dia 11 de janeiro, em Quixadá, para apresentar suas avaliações sobre o inverno de 2014 na região Nordeste. É o 18° Encontro dos Profetas da Chuva que, nesta edição, homenageará o atual ministro da Integração Nancional, Francisco Teixeira.
“Esperamos que os profetas nos apresentem boas informações, uma vez que o Ceará está sofrendo muito com essa seca prolongada”, diz Helder Cortez, coordenador do evento organizado há 7 anos e aberto ao público.
Os profetas se baseiam na leitura de plantas, insetos, ventos e nuvens para arriscar seus palpites. Mesmo que a Funceme seja o órgão oficial de estudos meteorológicos, as observações dos “estudiosos da natureza” são respeitadas pelos sertanejos, especialmente os agricultores. Helder conta que, até agora, os estudos apontam para uma bom quadro em 2014. “Eu ando sempre em Quixadá, conversando com os profetas e a perspectiva é boa. Vamos torcer para que seja um bom inverno”, espera.
O encontro acontece no parque de exposições da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Ceará (Acocece) e também conta com a presença de estudiosos, pesquisadores e professores da área.

Fonte: Rádio Verdes Mares

0 comentários:

Postar um comentário