JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 21 de março de 2014

Quixadá: Açudes e rios enchem e internautas registram espetáculo das águas

sexta-feira, 21 de março de 2014


Dois dias após as homenagens ao padroeiro do Ceará, São José, a intensidade das chuvas está começando a cair no Estado. Na segunda-feira, 17, choveu em 133 municípios; na terça, 18, foram 91 cidades, na quarta, dia 19, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Fuceme) registrou precipitações em 122, e ontem, dia 20, até o encerramento desta edição, os dados oficiais eram de 77 cidades. A maior chuva foi registrada em Salitre, na Chapada do Araripe, com 64mm.
Mesmo assim algumas barragens já encheram e cascatas voltaram a surgir nos rios e riachos do Interior. No Maciço de Baturité, já é possível tomar banho de cachoeira nos balneários da região, principalmente em Pacoti, considerada a “Suíça cearense”. O rio Piranji, com nascente na lagoa Carnaúba, no distrito de Daniel de Queiroz, na zona rural de Quixadá, também encheu. No município vizinho, Ibaretama, cortado pelo afluente com deságua no Oceano Atlântico, a corredeira está sendo apreciada pelos moradores do distrito que recebe o nome do rio.
Em Pacoti, no Maciço de Baturité, já é possível tomar banho de cascata novamente nos balneários. A Budega do Atélio é um deles.  Foto > Atelio Barros
Conforme a meteorologista da Funceme, Dayse Moraes, não há perspectiva de chuvas generalizadas nos próximos três dias no Ceará. A temperatura do oceano Atlântico Sul não está favorável à influência do principal ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema que ocasiona chuvas no Ceará durante o período da quadra chuvosa que é de fevereiro a maio. Este sistema está mais atuante no Norte do país, principalmente no Amapá e Pará. A tendência é de chuvas mais isoladas nesta sexta-feira, 21, e nos próximos dois dias. Mesmo assim deve chover no Sul e no Centro-Norte do Estado.
Atualmente dois sistemas meteorológicos estão atuando no Ceará. Um deles é o Cavado de Altos Níveis, sistema meteorológico de área alongada de baixa pressão atmosférica que está associada a circulação ciclônica. Esse sistema deve provocar chuvas isoladas na região do Cariri. Entre hoje e amanhã há tendência de formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) ainda podendo atuar de forma desfavorável as chuvas, acrescenta a meteorologista.

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário