JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

VAMOS AJUDAR: Família faz campanha em busca de doador de medula óssea para criança

Postado por Junior Ximenes, em 03 de setembro de 2014
Marcos Dias Viveiros, o Marquinhos, tem nove anos e luta contra leucemia. Depende de um transplante de medula óssea. Por isso, família criou campanha nas redes sociais que motiva o cadastro de novos doadores
Marquinhos está tendo sessões de quimioterapia e encara tudo com pensamento positivo e bom humor
A chance de Marquinhos pode estar em alguém que ele nunca imaginou conhecer. A leucemia tem dessas coisas. Quando exige transplante como tratamento, faz a vida depender de compatibilidade genética, um “acordo” que apenas acontece. E como a medula que ele precisa pode estar em qualquer lugar, a família de Marquinhos, de nove anos, criou campanha para incentivar o cadastro de novos doadores de medula. Com a “Força, Marquinhos” querem aumentar as chances do salvador aparecer.
O pai de Marquinhos, o advogado Marcos Viveiros, 42, conta que o diagnóstico chegou há dois meses. Porém, problemas de saúde sem causa aparente começaram no ano passado. Com a confirmação da doença, Marquinhos e a mãe seguiram para São Paulo para o tratamento. Ele está tendo sessões de quimioterapia e encara tudo com pensamento positivo e bom humor, segundo o pai, que visita o filho semanalmente.

Segundo Marcos, o pai, a campanha encanta o menino. “Ele acha tudo muito legal, fica feliz com as manifestações de carinho”, comenta. A iniciativa surgiu nas redes sociais e já incentivou muitos novos doadores, conforme Marcos, que lembra que tudo é feito em parceria com o Hemoce, responsável pelos cadastros e pelas doações de sangue e plaquetas. “A gente não tem total controle sobre resultados objetivos da campanha, mas tem ouvido do Hemoce um feedback positivo. A gente vem sendo procurado por pessoas com quem tínhamos pouco ou nenhum contato. Do ponto de vista de movimentação tem sido extraordinário”, frisa.

Por causa da ação, além dos postos de coleta tradicionais do Hemoce, empresas e projetos têm se empenhado em procurar o hemocentro em busca de informações sobre o cadastro.

Marcos lembra que o objetivo primeiro da campanha é encontrar o doador do Marquinhos, mas que os cadastros não são direcionados. “É uma campanha pra todo mundo e segue até a gente encontrar o doador. Mas temos interesse em continuar depois para ajudar outras pessoas”.

Hemoce
Coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima reforça que campanhas como a “Força, Marquinhos” contribuem para os próprios protagonistas, mas também para pacientes que não têm a mesma visibilidade. Os dados do cadastrado, ela lembra, são disponibilizados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Qualquer unidade do Hemoce realiza o cadastro de doadores.

Segundo Nágela, desde o ano 2000, quando o cadastro começou no Ceará, mais de 126 mil cearenses já fizeram o processo.

Serviço
Hemoce

Entre em contato com o Hemoce e faça seu cadastro para doação de medula óssea.


Hemocentro coordenador em Fortaleza
Telefone:

(85) 3101 2296

Hemocentro regional do Crato

Telefone:

(88) 3102 1260


Hemocentro regional de Iguatu
Fonte: www.opovo.com.br
Telefone:

(88) 3581 9409

Hemocentro regional de Quixadá
Telefone:

(88) 3445 1006


Hemocentro regional de Sobral

Telefone:

(88) 3677 4624



Hemocentro regional de Juazeiro do Norte
Telefone:

(88) 3102 1169


Multimídia
Veja mais postos de cadastro para doadores e saiba mais sobre a campanha emwww.facebook.com/forcamarquinhos

0 comentários:

Postar um comentário