JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

terça-feira, 28 de abril de 2015

BIOGRAFIA DE HAROLDO MARTINS O HOMEM QUE FEZ SANTA QUITÉRIA APARECER NO MAPA


 Amigos quiterienses! Para quem não conhece a história de um grande prefeito do nosso município, aí está sua biografia. Um exemplo de ADMINISTRAÇÃO,O HOMEM QUE FEZ  SANTA QUITÉRIA O MAIOR MUNICÍPIO EM EXTENSÃO TERRITORIAL  DO CEARÁ APARECER NO MAPA
JOSÉ HAROLDO MAGALHÃES MARTINS
PRT – PARTIDO REPUBLICANO TRABALHISTA
Nasceu a 23.12.1924 em Santa Quitéria/CE. Filho de Raimundo Martins de Mesquita e Maria Araci Magalhães Martins. Faleceu a 14.07.1996.
Agropecuarista/Comerciante. Iniciou os estudos na sua cidade natal, concluindo o curso ginasial em Fortaleza. Retornou posteriormente a Santa Quitéria, formando parceria nos negócios com seu genitor. Em 1952, juntamente com seu pai, reestruturou e modernizou a Yara Indústria de Beneficiamento de Algodão, tornando-a uma das mais modernas do interior do Ceará.
Eleito Deputado Estadual em 1954 pelo PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, sob a liderança de Francisco de Almeida Monte, chefe político da Zona Norte do Estado. Foi destaque em seu primeiro mandato o Projeto de Lei da emancipação política do Distrito de Batoque. Lançou e elegeu em 1958 o seu amigo Pedro Correia Filho para Prefeito do novo município. Reeleito para a legislatura de 1959/62. Na Assembléia Legislativa exerceu as relevantes funções de Primeiro Secretário em 1955, 1956, 1957, 1958 e 1963; Segundo Vice-presidente em 1962; e Terceiro Secretário em 1964.
Formou então novo grupo político, tendo à frente seu cunhado Francisco de Assis Parente, político atuante em Santa Quitéria. Reeleito novamente em 1962 e 1966. Em 1969 teve seu mandato e seus direitos políticos interrompidos por força do Ato Institucional da dita-dura militar. Apesar de passar dez anos sem mandato político, jamais deixou de exercer militância política partidária e manter permanentes contatos com seus amigos correligionários.
Nesse período dedicou-se a atividades agropecuárias em seu município até 1974, quando voltou a prestar assessoria política no escritório dos Deputados Jorge Furtado Leite (federal) e Antônio dos Santos (esta-dual), em Fortaleza.
Prefeito de Santa Quitéria eleito para o mandato de 31.01.1983 a 31.12.1988. Destacam-se entre suas realizações: aquisição do prédio para instalação do Paço Municipal; implantação do cheque-salário para o funcionalismo municipal; descentralização administrativa através da implementação de administrações regionais nos distritos de Macaraú, Trapiá e Catunda; construção do aeroporto municipal; implantação da coleta de lixo domiciliar; construção de três médios açudes nos distri-tos de São José dos Mocós, Raimundo Martins e Macaraú e do matadouro público; implantação de um posto médico odontológico de urgência e de farmácia; construção de Hospital Maternidade no distrito de Catunda, Hospital Materno Infantil na sede e do Centro Educacional Rural no distrito de Macaraú. Sempre buscando a modernização e o desenvolvimento do seu município, conseguiu a implantação em 1987, da Rádio Itataia.
Concluído o seu mandato, voltou ao convívio de sua família e amigos, e o seu verdadeiro ideal: a política, ou seja, ajudar sempre aqueles que o procuravam. Quando de seu falecimento, foi sepultado, a pedido seu, em Santa Quitéria, terra a que tanto amou.

0 comentários:

Postar um comentário