JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

CEARÁ: NÚMERO DE CASOS DE SARAMPO NO CEARÁ CHEGA A 164, DIZ BOLETIM

Data: 03/08/2015
Ministro da Saúde destaca desaceleração de novos casos da doença. Surto da doença no Ceará ocorre há 18 meses.

O número de casos confirmados em 2015 no Ceará chegou a 164, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (31) pela Secretaria da Saúde. São 20 casos a mais em relação ao último boletim divulgado no final de maio. São três casos a mais em relação ao boletim divulgado em junho. De acordo com o boletim, os municípios que tiveram mais casos foram Fortaleza e Caucaia, ambos com 70 registros.

O Ceará vive um surto de sarampo que já dura 19 meses, sendo este considerado extensão do surto de sarampo de Pernambuco que ocorreu nos anos de 2013 e 2014. Mesmo com novos casos, a incidência de sarampo desacelera no Ceará. Em 2014, o estado havia registrado 694 casos.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, em visita a Fortaleza nesta sexta-feira, destaca o desaceleramento no número de casos da doença no estado. "Nós estamos caminhando muito bem, estou muito satisfeito com os resultados. Nós já temos algumas semanas que não identificamos novos casos e precisamos completar o tempo necessário para dizer que conseguimos controlar o sarampo", diz.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. É transmitida diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

De acordo com especialistas, essa forma de transmissão é responsável pela elevada contagiosidade da doença. Entre os sintomas da doença estão febre, tosse, manchas brancas na parte interna das bochechas, coriza, conjuntivite, mal-estar e perda de apetite.

Vacina

A vacina é eficaz em cerca de 97% dos casos. Deve ser aplicada em duas doses a partir do nono mês de vida da criança. Exceção feita às mulheres grávidas e aos indivíduos imunodeprimidos, adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença na infância também devem tomar a vacina.



Fonte: G1 CE

0 comentários:

Postar um comentário