JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Ipu 175 anos: Eventos culturais comemoram os 150 anos do Romance Iracema em Ipu


Como parte da programação dos 175 anos de emancipação política e Ipu o Governo Municipal de Ipu, través da secretaria de cultura de Ipu, realizou na noite de ontem, quinta-feira (20/08) um especial Iracema 150 anos. 

O evento contou com apresentações artísticas culturais e musicais, espetáculo teatral, de José de Alencar, apresentação do livro "Iracema Curuminha", por Francisca Ferreira,  além do lançamento dos livros: "A Matemática dos Colégios militares" autor Issac Luís Farias Passos e "Memórias que não se apagam" do escritor e religioso Francisco Antônio Cavalcante (Pe. Tula).

Representações políticas, amantes da cultura e saudosistas participaram do evento organizado e idealizado pela secretária executiva de cultura, Sônia Pontes e pela primeira Dama do município Ana Rufino. O evento lotou as dependências da Casa de Cultura Professora Valderez Soares.

Outro momento marcante da noite fui o ato de denominação do auditório da Casa de Cultura que a partir da data de ontem, se chamara "Auditório Iracema - Em alusão aos 175 anos de emancipação política de Ipu e aos 150 anos de obra literária Iracema do poeta José de Alencar, publicado em 1865 e traduzido para diversas línguas.

Grupo teatral que encenou a Peça: Iracema
 "A obra é considerada de caráter único e universal, e se confunde com a própria historia de nosso município. Iracema é também uma declaração de amor ás plagas cearenses, aos seus primeiros habitantes e suas paisagens. Mas nós, ipuenses, especialmente temos uma admiração, um carinho, uma vibração indescritível por ser a índia formosa, filha deste nosso rincão. Por isso, o Governo Municipal preparou este Especial de Iracema 150 anos!" ressalta Sônia.

Galeria de fotos    



Leia também

0 comentários:

Postar um comentário