JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

UBAJARA GANHA DESTAQUE NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS

Data: 26/08/2015 postado junior ximenes
No Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que contempla todas as professoras do ciclo de alfabetização, um dos destaques deste ano no Ceará foi Marizete Sousa Mendes, da Escola Ênio Braga de Carvalho. A contribuição no desafio de alfabetizar crianças rendeu à professora, autora do projeto "De pingo em pingo, vou lendo e escrevendo" desenvolvido na sua turma de 1° Ano, uma apresentação no Seminário Final das atividades do Pnaic na cidade de Fortaleza.

O Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), do Governo do Estado, que tem por meta alfabetizar todas as crianças até os sete anos de idade, também rendeu destaque nas turmas da Educação Infantil ao 5º Ano. O avanço foi observado nos resultados obtidos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) que, em 2014 premiou Ubajara com o 3º lugar na Serra da Ibiapaba.

Mas os bons resultados não se limitam às escolas da sede. Entre os três distritos: Araticum, Nova Veneza e Jaburuna, este último conquistou o 1º lugar na 1ª Amostra de Literatura e Leitura do PAIC realizada em Ubajara, no eixo Literatura Infantil, com a Escola Luís Ribeiro da Silva. A obra literária apresentada foi História de Vaqueiro, de Pedro Campos. O resultado garantiu sua participação na 11ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, em Fortaleza, este ano.

Iniciado em 2013, o projeto "Nas Ondas da Leitura" também tem mudado a realidade dos alunos de Ubajara, principalmente os do 9º ano, no que diz respeito à leitura e interpretação textual. As atividades são realizadas por meio de cordéis, teatro, versos, paródia, e poesia. A cada dois meses é trabalhada, em cada escola, uma obra literária, para que seja interpretada da forma mais adequada pelos participantes. Segundo a titular da Secretaria de Educação, Rejane Romão, "cerca de 80% de nossos alunos de 9 a 14 anos têm demonstrado melhora em sua leitura. Esse é o sinal de que estamos no caminho certo" garantiu.

Outro destaque para a Educação de Ubajara foi a premiação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), deste ano, que agraciou o aluno Afonso Araújo de Mesquita Júnior, com a medalha de bronze.



Fonte: DN

PUBLICIDADE


0 comentários:

Postar um comentário