JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

.GUARACIABA: PAIS SE MOBILIZAM EM VÁRZEA REDONDA CONTRA O FECHAMENTO DE MAIS UMA ESCOLA


       Uma grande polêmica em torno do sistema e planejamento da educação pública municipal em Guaraciaba do Norte vem sendo destaque na atual administração. 


A politica pública pensada pela gestão acredita em uma mudança que está sendo veementemente rechaçada pela comunidade escolar. A secretaria de educação estaria impondo o que chama de nucleação, ou seja, acabar com as turmas multisseriadas sob alegativa de melhorar a condição ensino-aprendizagem do alunado. A ação unilateral leva a duas polêmicas:

  1. Retirar as crianças de suas comunidades, levando-as ainda muito pequenas e indefesas para longe de suas famílias, expondo os pequeninos ao risco de uma viagem embora que realizada em transporte fechado e adequado, e acompanhado de monitor, como promete a gestão.
  2. O fechamento e consequente abandono da estrutura física e de equipamentos dos prédios onde funcionam as escolas nas comunidades, onde exite um vínculo histórico e emotivo pela própria história das comunidades. Em muitas delas, os hoje pais, foram alunos como seus filhos são hoje.
Além da questão legal, pois existem leis que regem o assunto e não estão sendo respeitadas segundo o Vereador José Mário (PDT), tem existido segundo os pais, uma ação truculenta e impositiva por parte do poder público. As "reuniões" que vêm sendo realizadas, tem produzido um efeito único de informar sobre a decisão já tomada e não como uma forma de construir um dialogo com os membros da comunidade escolar do município de Guaraciaba.

Algumas comunidades "engoliram" a imposição, mas recentemente, outras escolas cujas comunidades previamente foram informadas de seus destinos, estão recebendo apoio com o objetivo de mantê-las em funcionamento, preservando a história local e mantendo os pequeninos por perto.

Os pais mobilizados prometem impedir que seus filhos sejam levados para outras escolas, mesmo que para isso os alunos deixem de assistir as aulas e venham a perder o ano letivo, o que prejudicaria várias crianças e seria totalmente reprovável. Aliás, a diminuição do número de matrículas por conta dessas escolas fechadas, afetaria a arrecadação do município já que o município recebe por aluno matriculado, portanto além de perder os alunos, Guaraciaba perderia também recursos financeiros. 

No município de Croatá por exemplo, com a reabertura de Escolas que haviam sido fechadas nas últimas administrações, o sistema percebeu um aumento significativo do número de matriculas, fato este que destinará mais recursos financeiros para Croatá em curto prazo.

Os pais da comunidade de Descoberta em Guaraciaba do Norte, não aceitaram a decisão unilateral da secretaria de educação e não estão permitindo que os seus filhos sejam levados para a escola de Várzea dos Espinhos. O transporte vai pegar os alunos mas os pais não deixam seu filhos irem. 

O mesmo deve acontecer com os alunos de Várzea Redonda. Em reunião na segunda-feira, 09, os pais foram informados da transferência dos alunos para Várzea dos Espinhos. Os pais recusaram o recado e prometem resistir alegando que além do deslocamento desnecessário, a escola que receberia os alunos não tem sequer condições de abrigar seus próprios alunos. Vejam alguns comparativos:








Uma mãe de Várzea Redonda que pediu pra não ser identificada enviou-nos um apelo que nos serviu como sugestão de reportagem. Leiam o texto:
 "Amigo Cyro, me diga aqui uma coisa , como você já sabe, aqui em Guaraciaba está uma bagunça danada sobre fechamento de escolas. Segunda agora tivemos uma reunião, mas a secretária de Educação não veio e mandou o porta voz. A comunidade deixou bem claro que não aceita a transferência das nossas crianças pra outra escola. Eles alegam que a escola em momento algum se fechará, e que o intuito é acabar com os multisseriados, ou seja, aqui em Várzea Redonda, todas as salas são multisseriados, então no caso como todas as salas são multisseriados e vão acabar com os multisseriados então vão acabar todas as turmas e fechar as escolas. Mostramos a ele umas fotos da escola da Várzea dos Espinhos para onde querem levar nossas crianças e não tem estrutura alguma pra receber e ter alunos, pois está toda danificada, com rachaduras, infiltrações, banheiros sem porta, sem vaso, o teto praticamente caindo, uma verdadeira cena de horror. Ele disse que ia repassar pra secretaria sobre tudo o que foi discutido na reunião, só que ontem tivemos a informação que a secretária foi na escola da Várzea dos Espinhos e disse que as crianças daqui vão pra lá, isso sem ouvir pessoalmente e pedir opinião dos pais. E agora o que devemos fazer? Só vão se pronunciar quando virem pedir votos daqui a três anos? Até agora, nós aqui de Várzea Redonda, ainda não sabemos como vai ser. Estamos esperando o comunicado oficial da coordenação aqui da escola. Estamos esperando a resposta da secretaria, e caso ela continue a insistir nesse absurdo, vamos por a boca no trombone e fazer valer a força do nosso povo de várzea Redonda em defesa de nossas crianças. O transporte pode vir, mas voltará vazio porque não deixaremos nossos filhos sair de nossa comunidade onde tem escola e profissionais qualificados. NOS AJUDE POR FAVOR!"

Em tempo, vale ressaltar que o Vereador Cícero da Martinslândia nos afirmou que tinha a confirmação da secretária de que as Escolas de Estivado, Descoberta e Várzea Redonda, não seriam fechadas. O texto acima, escrito pela mãe de um aluno, é conclusivo. Se vão acabar os multisseriados, e todas as turmas da escola são multisseriadas, em breve não haverá mais turmas, e sem turmas, a escola vai fechar.

Os pais também nos enviaram o plano de governo do atual prefeito para a área da educação onde pode facilmente se observar que os itens 4 e 5 estão em desencontro a ação real de hoje da administração. Veja o plano:

  
Enviamos o texto escrito pela mãe para o whatsapp de algumas autoridades de Guaraciaba do Norte. Somente o Vereador José Mário se pronunciou conforme citado acima pela questão da legalidade. Os Vereadores Eliane Passos e Gerardo Marques, não receberam a mensagem. O Vereador Cícero visualizou mas não respondeu. O Vereador Ariecílio nos disse que iria se inteirar do caso. O prefeito Adail recebeu a mensagem, mas não podemos afirmar que visualizou. A proporção que venhamos a receber a posição destas autoridades, publicaremos nas atualizações.

DIRETO DA REDAÇÃO POR CYRO LEOPOLDO.
COM INFORMAÇÕES E FOTOS ENVIADAS PELO WHATSAPP.

Nenhum comentário

0 comentários:

Postar um comentário